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Consultia diz que sustentabilidade é fator indispensável para as empresas no MICE

As empresas estão cada vez mais alertas ao fator sustentabilidade quando se trata de organizar os seus eventos corporativos, optando por empresas que se diferenciem no setor MICE, de acordo com dados da Consultia Business Travel, empresa especializada na gestão integrada e no aconselhamento das viagens empresariais e MICE.

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Consultia diz que sustentabilidade é fator indispensável para as empresas no MICE

As empresas estão cada vez mais alertas ao fator sustentabilidade quando se trata de organizar os seus eventos corporativos, optando por empresas que se diferenciem no setor MICE, de acordo com dados da Consultia Business Travel, empresa especializada na gestão integrada e no aconselhamento das viagens empresariais e MICE.

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De acordo com os dados da Consultia Business Travel cada vez mais empresas solicitam aos organizadores de eventos corporativos que concedam prioridade à seleção de locais amigos do ambiente, sendo que muitos deles exigem a implementação de práticas sustentáveis durante os seus eventos. Percebe-se, assim, que o compromisso das empresas com a sustentabilidade está a tornar-se cada vez mais importante, especialmente no que diz respeito à organização de eventos MICE.

Neste sentido, Renato Peña, diretor de MICE da Consultia Business Travel, sublinha que “as empresas estão particularmente atentas à sustentabilidade do seu evento corporativo e escolhem, na organização dos mesmos, empresas organizadoras que lhes possam trazer valor no domínio da sustentabilidade, incluindo os vários intervenientes ao longo de toda a cadeia de valor, como o transporte, o alojamento, os espaços para eventos, etc., que correspondam a esses pedidos.”

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Algumas ações que fazem a diferença para as empresas que querem ser mais sustentáveis são, por exemplo, a proximidade dos destinos de um evento: optar por realizar o evento numa cidade próxima ou, por exemplo, na cidade onde a empresa está localizada, trará uma redução considerável na pegada de carbono. No entanto, as empresas que optam por organizar o evento noutra cidade devem ter em conta que, de todos os meios de transporte existentes, o comboio é normalmente o menos poluente de todos. Isto porque emite menos CO2 e transporta um maior número de pessoas.

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Há ainda outros pormenores, de acordo com o estudo. Há uma tendência para a seleção de produtos de origem local, embalagens reutilizáveis ou recicláveis e uma gestão correta dos resíduos, através da quantificação exata dos participantes e do seu compromisso de presença.

Por outro lado, muitas empresas começam já a implementar ações de comunicação interna que visam sensibilizar os seus colaboradores para o respeito pela natureza ou pela história do local visitado. Estas ações sublinham que não se deve tocar em edifícios, monumentos e templos antigos para os preservar e, no caso de ecossistemas sensíveis, como os recifes de coral ou as florestas tropicais, informam os participantes sobre como causar o menor impacto possível e não os degradar. Salientam igualmente a importância de respeitar as pessoas, a cultura, os costumes, a gastronomia e as tradições das populações locais, indica a Consultia.

Em suma, o setor MICE continua a crescer e tudo aponta para que seja uma tendência que se manterá nos próximos anos. No entanto, “a sustentabilidade entra no tabuleiro do jogo e torna-se uma peça fundamental nos eventos MICE”, conclui Renato Peña.

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DIT leva II Macro Convenção, mas também “esperança” a Cuba

Com a realização da II Macro Convenção, que se realiza em Cuba de 5 a 12 de outubro, a DIT liderou uma campanha humanitária, em colaboração com a ONG Unidos Infinity. Denominada “Coração Cubano”, a iniciativa conseguiu reunir uma grande quantidade de produtos de primeira necessidade para apoiar as comunidades mais desfavorecidas do país.

Segundo a DIT, a campanha superou todas as expectativas ao recolher mais de 25 paletas de medicamentos, roupa, material sanitário, material médico, comida e outros produtos essenciais, alcançando um total aproximado de 5.500 kg de ajuda humanitária para a ilha caribenha.

Através da Unidos Infinity, ONG criada pela Lovers Travel, uma agência associada DIT em Espanha e ao operador Fly For Vacations, estabeleceu-se uma ponte de solidariedade internacional que canaliza os recursos para projetos sustentáveis, destinados a melhorar as condições de vida das comunidades mais necessitadas na ilha. Esta colaboração, indica o grupo de gestão de agências de viagens, em nota de imprensa “é um exemplo inspirador de como o turismo pode converter-se num motor de mudança e bem-estar para os destinos que visitamos”.

Neste sentido, a II Macro Convenção de Cuba não será apenas um encontro no qual as agências de viagens da familia DIT poderão conhecer as novidades da rede, partilhar conhecimentos, conhecer e desfrutar das potencialidades turísticas da ilha (nomeadamente uma zona menos conhecida) e fomentar a colaboração entre elas, mas também uma plataforma para que os participantes se envolvam ativamente numa causa solidária.

Desta forma, “Coração Cubano” reforça a ideia de que o turismo responsável não consiste apenas em desfrutar de um destino de forma sustentável, mas também em contribuir para o seu desenvolvimento e bem-estar.

Destacando que o êxito desta iniciativa demonstra que o setor turístico pode desempenhar um papel crucial na promoção da solidariedade internacional, a DIT ressalva a importância de combinar a atividade turística com ações de impacto local, sublinhando que o turismo é uma poderosa ferramenta para melhorar a realidade social dos lugares que se visitam.

“Coração Cubano” também foi desenhado para gerar um impacto duradouro. As doações não proporcionarão apenas alívio imediato às pessoas mais necessitadas, mas também serão geridas em colaboração com entidades locais em Cuba para assegurar que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente e sustentável. Este método garante que a ajuda chegue a quem mais necessita e que se maximizem os benefícios para as comunidades.

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Soltrópico anuncia campanha especial de Réveillon para destinos nacionais, Brasil e Cabo Verde

A Soltrópico acaba de colocar no mercado uma campanha especial de Réveillon, que vai decorrer em três fases distintas: destinos nacionais, Brasil e Cabo Verde, até 23 de outubro.

A primeira fase da campanha do operador turístico, que arrancou esta quinta-feira, 3 de outubro, é dedicada ao território nacional, com destaque para o Funchal, Porto Santo, São Miguel e Terceira. Para o Funchal, na operação charter com partida de Lisboa e do Porto a 28 de dezembro, o pacote de quatro noites tem o valor desde 834€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas Dorisol Estrelicia. Para o Porto Santo, na operação charter com partida de Lisboa a 30 de dezembro, o pacote de três noites tem o valor desde 667€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no quatro estrelas Vila Baleira Porto Santo.

Na operação com lugares garantidos para São Miguel, com partida de Lisboa e do Porto a 29 de dezembro, o pacote de quatro noites tem o valor desde 499€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no quatro estrelas VIP Executive Azores Hotel, enquanto para a Terceira, na operação com partida de Lisboa e do Porto a 29 de dezembro, o pacote de quatro noites custa desde 655€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no quatro estrelas Azoris Angra Garden Plaza Hotel.

Na segunda fase da campanha, que arranca dia 10 de outubro, o operador turístico sugere o Brasil no fim de ano. Assim, para Fortaleza, na operação com partida de Lisboa a 27 de dezembro, o pacote de sete noites tem o custo desde 1 818€, em regime alojamento e pequeno-almoço, na Pousada Jardim dos Orixás, enquanto o pacote de oito noites em Natal, na operação com partida de Lisboa a 29 de dezembro, o valor é a partir de 1 544€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas Arituba Park Hotel. Para Recife, na operação com saída de Lisboa a 26 de dezembro, o pacote de sete noites custa desde 1 556€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três Hotel Enseada dos Corais. Ainda no que diz respeito ao Brasil, na operação com partida de Lisboa a 30 de dezembro, o pacote de sete noites para Salvador custa a partir de 1 498€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas B Hotel.

A campanha termina com foco especial na Ilha do Sal, em Cabo Verde. Na operação com saída de Lisboa a 27 de dezembro, o pacote de sete noites tem o valor desde 1 363€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas Hotel Central Santa Maria e na operação com partida do Porto a 26 de dezembro, o valor é desde 1 270€, em regime alojamento e pequeno-almoço, na mesma unidade hoteleira.

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APG-IET passa a incluir AnimaWings

A AnimaWings é uma companhia aérea romena, que foi fundada em 2020 e que conta com sede em Otopeni.

A APG Portugal anunciou a integração da companhia aérea romena AnimaWings no programa APG-IET, passando a oferta desta transportadora a estar disponível para emissões interline com a chapa GP.

De acordo com a APG Portugal, a AnimaWings é uma companhia aérea fundada em 2020 e que conta com sede em Otopeni, na Roménia, voando para vários destinos domésticos em território romeno, assim como para França, Grécia, Chipre e Dubai.

A AnimaWings está presente no GDS com o código A2 e conta com uma frota composta apenas por aparelhos Airbus 320-200.

Com a integração da AnimaWings, o programa APG-IET passa a contar com 148 companhias aéreas, cuja oferta já está disponível para emissões interline com a chapa GP-275, através dos sistemas Galileo, Sabre, Amadeus e Worldspan.

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FlixBus chega a Pombal e aumenta ligações de Fátima e Coimbra ao Aeroporto de Lisboa

A partir de 7 de outubro, a FlixBus chega a Pombal, disponibilizando viagens desde Lisboa, Coimbra e de Aveiro, ao mesmo tempo que vai reforçar as ligações ao Aeroporto de Lisboa desde Fátima e Coimbra.

A FlixBus vai continuar a expandir a sua rede em Portugal e, a partir de 7 de outubro, vai chegar também a Pombal, disponibilizando viagens desde Lisboa, Coimbra e de Aveiro, ao mesmo tempo que anunciou um reforço das ligações desde Fátima e Coimbra para o Aeroportos de Lisboa.

De acordo com uma nota informativa da FlixBus, a linha de Pombal vai contar com “quatro ligações diárias à cidade, ligações estas que serão reforçadas a partir do dia 17 de outubro”.

Além da nova linha de Pombal, a operadora de autocarros expresso de passageiros vai ainda reforçar a operação com destino ao Aeroporto de Lisboa, que passa a contar com 10 ligações por dia desde Fátima e outras 10 desde Coimbra.

“A FlixBus reforçou algumas das suas ligações domésticas ao aeroporto de Lisboa. Assim, a partir de agora, Fátima passa a ter 10 ligações diárias ao aeroporto Humberto Delgado, cinco em cada sentido, e em Coimbra, as ligações ao aeroporto da capital foram reforçadas no final do mês de setembro, passando a cidade a ter, também, dez rotas diárias para o aeroporto de Lisboa”, lê-se na informação divulgada.

Segundo Pablo Pastega, vice-presidente da FlixBus para a Europa Ocidental, “estas novas linhas fazem parte do plano de desenvolvimento da operação doméstica em Portugal”, na âmbito do qual a empresa pretende levar este “meio de transporte sustentável a cada vez mais portugueses”.

“Por outro lado, continuamos com a nossa estratégia de reforçar as ligações diretas aos aeroportos nacionais”, refere ainda o responsável, explicando que o objetivo é “facilitar as viagens de ligação a todos os que viajam de avião”.

Os bilhetes para as novas ligações da FlixBus já se encontram disponíveis para aquisição aqui, assim como na app da operadora, e os preços começam nos 1,99 euros para viagens entre Pombal e Coimbra ou Aveiro, bem como nos 2,99 euros para viagens entre Pombal e Lisboa.

 

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Qatar Airways abre voos para Toronto a 11 de dezembro

A partir de 11 de dezembro, a cidade canadiana de Toronto passa a contar com voos da Qatar Airways, numa nova rota que vai contar com três voos por semana e que será a segunda da companhia aérea no país, depois de Montreal.

A Qatar Airways anunciou a abertura, a 11 de dezembro, de uma rota para Toronto, o segundo destino da companhia aérea do Qatar no Canadá e o 14.º no continente americano, que vai contar com três voos por semana.

Num comunicado enviado à imprensa, a Qatar Airways explica que Toronto vai ser o seu segundo destino no Canadá, depois de Montreal, para onde a companhia aérea já transportou mais de 1,6 milhões de passageiros nos sete voos por dia que disponibiliza nos dois sentidos.

Os voos da Qatar Airways para Toronto têm destino ao Toronto Pearson International Airport (YYZ) e vão ser realizados em aviões Boeing 777-300ER, com capacidade para 42 passageiros em executiva e 312 em económica.

“A rota de Toronto representa um forte e duradouro compromisso para oferecer aos passageiros canadianos da Qatar Airways melhores conexões”, afirma Badr Mohammed Al-Meer, CEO do grupo Qatar Airways.

Os voos para Toronto vão decorrer às quartas, sextas e domingos, com partida de Doha, capital do Qatar, pelas 09h50, chegando à cidade canadiana às 15h55, enquanto em sentido contrário as partidas são às 20h00, chegando a Doha às 16h30.

 

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Porto é o Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa

Tal como Lisboa, também o Porto foi distinguido nos World Culinary Awards, arrecadando o titulo de Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa, em reconhecimento pela oferta e experiências portuenses no campo da gastronomia.

Tal como Lisboa, também o Porto foi distinguido nos World Culinary Awards, arrecadando o titulo de Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa, em reconhecimento pela oferta e experiências portuenses no campo da gastronomia.

“A escolha do Porto confirma a riqueza turística, cultural e gastronómica da região do Porto e Norte, um destino capaz de atrair tanto ‘gourmets’, como viajantes em busca de cultura e autenticidade”, justifica a organização dos World Culinary Awards.

A cidade do Porto ultrapassou as cidades europeias de Batumi (Geórgia), Berlim (Alemanha), Cannes (França) e Dubronvik (Croática), num resultado que, segundo a Câmara Municipal do Porto, é “o reflexo da aposta que o Município tem feito neste setor”.

A autarquia recorda o lançamento de projetos como o Global Kitchen, uma “viagem gastronómica à volta do mundo” e que tem “trazido à cidade grandes nomes da culinária internacional”, assim como a participação no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, no Brasil, no qual o Porto o primeiro convidado internacional, e no Fórum Mundial de Turismo Gastronómico, iniciativa conjunta da Organização Mundial de Turismo e do Basque Culinary Center.

“O investimento do posicionamento da cidade a nível internacional neste segmento, que constitui um dos eixos da Visão de Futuro para a Sustentabilidade do Destino Porto, tem sido feito em conjunto com diversas entidades, entre elas o Turismo do Porto e Norte, e levou a que o Porto fosse, recentemente, escolhido como anfitrião da gala do Guia Michelin que, em 2025, voltará a distinguir os melhores restaurantes nacionais”, refere ainda a autarquia.

Recorde-se que os World Culinary Awards são um evento “irmão” dos World Travel Awards (WTA), celebram este ano a quinta edição e têm com objetivo promover a cultura culinária global e incentivar o turismo gastronómico.

 

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Azul reforça operação em 12% durante o pico do verão brasileiro

Entre 16 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, a Azul vai reforçar a sua operação em 12% face ao mesmo período do ano passado, num total de 3.048 voos adicionais que, segundo a companhia aérea brasileira, visam dar resposta ao aumento da procura durante a temporada de verão no Brasil.

A Azul anunciou que, entre 16 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, vai reforçar a sua operação em 12% face ao mesmo período do ano passado, num total de 3.048 voos adicionais que, segundo a companhia aérea brasileira, visam dar resposta ao aumento da procura durante a temporada de verão no Brasil.

“Esse aumento será muito importante para comportar a procura, oferecer novas possibilidades de rotas e conexões diretas, além de ser essencial para que, mesmo com a alta procura, os preços se mantenham acessíveis. Teremos uma oferta de cerca de 460 mil assentos a mais na alta temporada, em comparação ao último verão”, afirma Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planeamento Estratégico e Alianças da Azul.

No total, a Azul vai disponibilizar 43,3 mil voos durante o pico do verão no Brasil, incluindo regulares, voos extras e ligações dedicadas da Azul Viagens, com a companhia aérea a indicar que as regiões do Sudeste e Nordeste vão ser as maiores beneficiadas, ainda que também existam novidades ao nível das ligações internacionais.

“Ao todos serão 1.471 voos na região, que contempla os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já o Nordeste é a região mais procurada como destino de férias, recebendo 1.159 voos durante o período, com destaque para Recife, Maceió e Porto Seguro, as cidades que mais terão voos”, revela a Azul, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 2 de outubro.

Segundo a companhia aérea, os aeroportos mais movimentados no período serão os hubs de Viracopos, em Campinas (SP), Confins – BH Airport (MG) e Recife (PE), importantes para a conexão dos clientes com os mais de 160 destinos atendidos pela Azul”.

A temporada alta no Brasil vai ficar ainda marcada pela abertura de 10 rotas domésticas diretas, que segundo a Azul são “inéditas” e vão ligar os aeroportos de Guarulhos e Ilhéus (BA), “além de Navegantes, que contará com voos direto para Recife (PE), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ)”.

A companhia aérea vai contar ainda com novos voos realizados durante a madrugada e que vão ligar Campinas aos aeroportos de Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Galeão (RJ), Goiânia (GO), Londrina (PR), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG) e Chapecó (SC), num total de 68 ligações, entre 21 e 28 de dezembro, bem como a 4, 6, 11 e 13 de janeiro de 2025.

Este verão, a Azul vai ainda abrir novas rotas internacionais, nomeadamente entre Campinas e Punta del Este, no Uruguai, disponibilizando dois voos por semana entre 18 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, bem como de Florianópolis e Montevidéu, capital do Uruguai, que também vai contar com duas ligações por semana, de 16 de dezembro de 2024 a 7 de março de 2025.

“Ambas as operações serão realizadas em aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 clientes”, acrescenta a Azul, revelando que também para Orlando vão ser realizados voos extraordinários.

No caso de Orlando, a Azul vão acrescentar um voo aos sábados, entre 16 e 23 de novembro, que se junta à operação de um voo por dia que a companhia aérea já realiza para este destino dos EUA desde Campinas e que passa a diário a partir de 30 de novembro, aumentando a oferta da Azul para dois voos por dia desde Campinas.

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Filme promocional do Turismo Centro de Portugal é finalista em competição internacional de filmes de turismo

O mais recente filme promocional do Turismo Centro de Portugal, denominado  “Vou Só 3 Dias”, é um dos candidatos a Melhor Filme de Turismo do Ano, sendo finalista nos “People’s Choice Awards” do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo. A votação para escolher os vencedores decorrer até 18 de outubro.

O mais recente filme promocional do Turismo Centro de Portugal, denominado  “Vou Só 3 Dias”, é um dos candidatos a Melhor Filme de Turismo do Ano, sendo finalista nos “People’s Choice Awards” do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo.

Segundo a Turismo Centro de Portugal, esta competição internacional “reúne as melhores criações audiovisuais exibidas no circuito mundial de festivais dedicados ao turismo” e, este ano, conta com 66 filmes finalistas, de 23 países.

A votação está a decorrer e pode ser realizada aqui, no máximo de um voto por pessoa e por dia, até às 12h00 de dia 18 de outubro. Os vencedores são conhecidos após essa data e vão ser anunciados no website e nas redes sociais do CIFFT.

“Estar entre os finalistas dos Prémios CIFFT é um reconhecimento do trabalho contínuo feito pela Turismo Centro de Portugal para promover de forma criativa a região. O filme ‘Vou Só 3 Dias’ é um convite para explorar a riqueza humana e cultural do Centro de Portugal, e ter a possibilidade de ver esta produção distinguida internacionalmente é motivo de grande orgulho para todos nós. Contamos com o apoio do público para elevar ainda mais a notoriedade da nossa região no panorama turístico global”, considera Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.

Todos os 66 filmes finalistas destes prémios vão poder participar no circuito CIFFT 2024, uma competição global que determinará os melhores filmes de turismo do mundo deste ano. A produção vencedora do voto do público terá a oportunidade de participar na gala dos “World Tourism Film Awards”, que terá lugar em novembro em Valência, Espanha, onde receberá o troféu.

Recorde-se que o filme promocional da Turismo Centro de Portugal que é finalista nestes prémios narra a aventura de um protagonista que planeia passar três dias a descobrir o território do Centro de Portugal, mas que rapidamente percebe que necessita de mais tempo para conhecer a verdadeira essência da região.

“Com uma abordagem envolvente e humanizada, o filme destaca as pessoas, os saberes, a proximidade e as tradições únicas que compõem a identidade singular do Centro de Portugal. A campanha criativa é assinada pela Lobby Films and Advertising”, explica a Turismo Centro de Portugal.

O filme pode ser visualizado aqui.

Além deste filme, a região Centro de Portugal conta com outras produções de destaque entre os finalistas dos “People’s Choice Awards”, nomeadamente os filmes do Município das Caldas da Rainha, do Município da Covilhã, do Município da Nazaré, da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. Estes filmes podem ser vistos aqui, onde é também possível votar nos preferidos.

 

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APECATE acusa CM Porto de criar “problema grave” ao proibir veículos  de animação turística na Baixa e Centro Histórico

Num comunicado enviado à imprensa, a APECATE acusa a autarquia de ter criado o novo regulamento sem ouvir parceiros, nem as associações do setor, o que cria um “problema grave” que “compromete o Porto como destino turístico”.

A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) veio esta quarta-feira, 2 de outubro, criticar a decisão da Câmara Municipal do Porto de proibir a circulação de veículos de animação turística na Baixa e Centro Histórico da cidade, considerando que se trata de uma medida “desadequada e imponderada”, que revela um “profundo desconhecimento da realidade da Operação Turística”.

Num comunicado enviado à imprensa, a associação acusa a autarquia de ter criado o novo regulamento sem ouvir parceiros, nem “construir a solução em conjunto com as Associações do setor”, o que cria um “problema grave” que “compromete o Porto como destino turístico”.

Segundo a APECATE, esta medida é também uma discriminação para os operadores de animação turística, uma vez que proíbe a sua atividade, nomeadamente a realizada por viaturas até nove lugares, enquanto permite “que outros setores continuem a operar no centro da cidade (sem ter apresentado qualquer argumento válido para essa discriminação)”.

A associação diz que, na região Norte, operam cerca de 360 empresas de Animação Turística, que têm o CAE 93293, muitas das quais “prestam serviços diários na cidade do Porto”, pelo que o impacto desta medida “coloca em causa cerca de 3.000 postos de trabalho”.

“A proibição de circulação destes veículos no centro compromete a sustentabilidade destas empresas e coloca em risco a subsistência de milhares de famílias de forma direta e indireta”, acusa a APECATE.

A associação diz que muitos dos serviços que passaram a estar proibidos eram de tomada ou largada de turistas para programas realizados em áreas de baixa densidade de toda a região Norte, como o Minho, Douro ou Trás-os-Montes, pelo que se torna ainda mais grave a existência deste “entrave a estas operações tão essenciais para estas regiões”.

“O Porto, como destino turístico de referência, beneficia amplamente das experiências proporcionadas pelas empresas de Animação Turística, que são parte integrante da oferta turística da cidade. Impedir a sua operação no centro não só limita a experiência dos visitantes como também coloca o Porto em desvantagem face a outros destinos concorrentes, defende a associação.

Por isso, a APECATE defende que a medida deve ser revista com urgência, apelando à “atribuição de licenças de circulação, em caráter excecional, a todas as empresas que já operavam regularmente na cidade do Porto”, o que permitiria “mitigar o impacto económico imediato e evitar a paralisação das atividades, salvaguardando assim os empregos e a vitalidade do setor”.

“Além disso, a APECATE manifesta total disponibilidade para colaborar com as autoridades municipais, à semelhança do que tem feito em outras cidades e espaços naturais que necessitam de ordenamento, contribuindo com ideias e soluções que possam resolver a situação dramática agora criada. O nosso objetivo é garantir que o equilíbrio entre a preservação do centro histórico e o dinamismo económico da cidade seja mantido, permitindo que o Porto continue a ser um destino turístico competitivo e atrativo”, refere ainda a associação.

 

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Grupo Altis vai abrir boutique hotel de luxo no antigo Petit Palais By Olivier

O futuro hotel localizado junto ao Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, será alvo de um investimento de sete milhões de euros por parte do grupo hoteleiro. A empresa tem ainda em vista a gestão de um resort na Madeira, além de planos de expansão para mais unidades no Porto e em Lisboa.

Carla Nunes

O grupo Altis Hotels vai abrir um novo boutique hotel de luxo no local do antigo Petit Palais By Olivier, na Rua Rosa Araújo, em Lisboa. A garantia foi dada pelo diretor-geral de operações dos Altis Hotels, Diogo Fonseca e Silva, que falou com a imprensa no âmbito de uma visita ao mais recente Altis Porto Hotel.

A futura unidade hoteleira, localizada junto ao Museu Medeiros e Almeida, será constituída por 23 quartos e tem data de abertura prevista para o início de 2026. O projeto encontra-se neste momento em fase de demolição, sendo que o edifício vai contar com a adição de mais dois pisos e com a assinatura do atelier de Frederico Valassina. Das valências do hotel farão parte um restaurante, bar, zona de piscina e um pequeno spa, após um investimento de sete milhões de euros.

Além deste hotel, Diogo Fonseca e Silva reforça que o grupo tem interesse em crescer com mais unidade hoteleiras em Lisboa, Porto e Madeira, sendo que neste último destino têm já assinado um contrato para a exploração de um hotel que ainda se encontra em projeto. De acordo com o diretor-geral de operações do grupo Altis este projeto, situado entre o Funchal e o aeroporto, será composto por um hotel de 100 quartos e 248 apartamentos.

“Temos neste momento um contrato assinado para a exploração de um hotel, mas é um projeto que tem demorado muito tempo porque houve alterações na parte societária. O promotor é uma empresa formada por uma pessoa da Madeira e por um dinamarquês. Neste momento o dinamarquês saiu, daí a alteração na parte societária. Tem havido mais a questão de conseguirem o financiamento, das autorizações da câmara. Ainda está em pé, temos o contrato assinado, e temos esperança que vá avançar”, explica.

Setembro trouxe 6M€ em faturação para o grupo

Sobre a operação dos hotéis que integram o grupo Altis, Diogo Fonseca e Silva dá conta de que em setembro deste ano conseguiram bater recordes de vendas em quatro hotéis, altura em que a totalidade do grupo rendeu seis milhões de euros em faturação – um crescimento de quase 20% face ao período homólogo.

A estratégia tem passado pela subida do preço médio para combater o decréscimo na procura em alguns meses do ano. Com este indicador a rondar os 260 euros por noite – tendo em conta que em algumas unidades do grupo Altis o preço médio é de 400 euros e, noutras, 140 euros – o objetivo passa por crescer 5% em preço médio.

O orçamento perspectivava-se de “crescimento fácil” para este ano. Contudo, julho e agosto não trouxeram a ocupação esperada, com Diogo Fonseca e Silva a apontar para a ocorrência dos Jogos Olímpicos e do europeu de futebol como uma possível influência para estes resultados.

“O que estamos a notar este ano é que o desafio maior tem a ver com a ocupação. Sentimos que nalguns meses do ano a cidade de Lisboa não teve a mesma procura que teve nos anos anteriores. Apesar das informações que vêm a público [darem conta de que] o número de entrada de turistas está a crescer, o que se nota, pelo menos na nossa realidade em Lisboa, é que apesar de dizerem que entram mais turistas, o tipo de turista que entra não é o turista que vai tanto para os hotéis de cinco estrelas. Entram turistas se calhar com menos capacidade financeira e por isso, apesar de se ver a cidade cheia, nota-se uma diminuição do consumo nestes segmentos mais elevados”, explica o diretor-geral de operações.

Neste sentido, também os próximos anos são vistos como “muito desafiantes” em termos de ocupação hoteleira por Diogo Fonseca e Silva, dada a capacidade limitada do aeroporto de Lisboa a par do ritmo de aberturas hoteleiras na capital, que indica que irá crescer “20% em quatro anos”.

“Os próximos anos vão ser muito desafiantes com este ritmo de aberturas, novos projetos e com a capacidade do aeroporto limitada. Estamos muito focados em pelo menos manter a ocupação que tínhamos – isso exige novas formas de vender, novos canais. Temos de ser agressivos e continuar a apostar muito no serviço”, afirma.

Se em 2023 a taxa de ocupação média do grupo se situava nos 76%, a perspetiva deste ano é a de que este indicador feche entre os 74% a 75%, com Diogo Fonseca e Silva a relembrar que embora seja “um bocadinho menos do que no ano passado, compensou com o aumento do preço médio”.

Aposta no mercado norte-americano

Quanto aos canais de reserva do grupo hoteleiro, a “grande percentagem” cabe aos “canais habituais da Booking e Expedia”, com o canal próprio a representar 25% das vendas totais. Para os próximos dois anos, o objetivo passa por atingir os 35% de vendas em canal direto.

Já relativamente aos mercados do grupo Altis, os Estados Unidos da América (EUA) continuam a liderar “de há dois anos para cá” de acordo com o diretor-geral de operações, que indica ainda que, dependendo das unidades, recebem muito “mercado inglês, alemão, francês e brasileiro”. Para a mais recente unidade hoteleira do Altis no Porto, perspetivam-se “mercados semelhantes aos de Lisboa”, também com a presença de mercado espanhol e nacional. Contudo, para este hotel, o grupo ainda está a estudar a soft brand que vai utilizar para “ajudar a promover [a unidade] nos mercados internacionais”.

“As duas marcas que estamos a ponderar são as duas muito fortes no mercado norte-americano, porque faz sentido. É um mercado muito forte que ainda tem possibilidade de crescer aqui no Porto”, termina Diogo Fonseca e Silva.

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