Centro de Portugal aposta no turismo sustentável na Naturcyl
Durante a apresentação, realizada em Segóvia, Espanha, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo do Centro, deixou a certeza que a região está a “trabalhar ativamente para cumprir os objetivos de sustentabilidade e de preservação dos recursos do nosso território”.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Turismo Centro de Portugal (TCP) participou na apresentação da 7.ª edição da Naturcyl – Feira de Ecoturismo de Castela e Leão, em Segóvia, Espanha. O evento, que decorreu esta quarta-feira, 10 de julho e em que o Centro de Portugal é o destino internacional convidado, tem como tema “Reservas da Biosfera, soluções locais para problemas globais”.
A edição deste ano da Naturcyl contará com um programa extenso e diversificado, para todos os públicos, que inclui conferências e workshops temáticos, atividades em família e ecoturismo gastronómico. O astroturismo terá também especial destaque e haverá espaço para encontros profissionais entre agentes de viagens e profissionais do setor de Turismo de Natureza.
A vice-presidente Anabela Freitas representou a TCP na sessão de apresentação do evento que se realizará de 20 a 22 de setembro juntamente com o conselheiro da Cultura, Turismo e Desporto da Junta de Castela e Leão, Gonzalo Santonja; o vice-presidente da Província de Segóvia, José María Bravo Gozalo; o presidente do município do Real Sitio de San Ildefonso, Samuel Alonso Llorente; e o diretor da Naturcyl, Carlos Sánchez.
Durante a apresentação, o ministro Gonzalo Santonja enfatizou a crescente relevância da feira, que se tem consolidado como “uma referência internacional enquanto feira especializada na observação da natureza” e que “impulsiona o aproveitamento turístico dos recursos naturais, sob critérios de sustentabilidade e respeito pelo património natural”.
Anabela Freitas destacou, por sua vez, a importância do Ecoturismo na região Centro de Portugal, assim como as práticas sustentáveis para a atividade turística. “Hoje, cada vez mais turistas desejam participar na vida das comunidades que visitam e têm a preocupação de preservar a natureza envolvente. Para a Turismo do Centro, é essencial garantir a sustentabilidade dos destinos. Estamos a trabalhar ativamente para cumprir os objetivos de sustentabilidade e de preservação dos recursos do nosso território”, sublinhou. “Espero que esta feira seja o primeiro de muitos passos conjuntos para o desenvolvimento sustentável dos territórios e das economias locais, em benefício das populações”, concluiu.
O Centro de Portugal, como destino internacional convidado, terá uma participação e notoriedade especial na feira, com um stand próprio de 27m2, onde divulgará e promoverá o vasto património da região ao nível do Turismo de Natureza.
Recorde-se que o território do Centro de Portugal inclui, parcial ou totalmente, quatro Reservas da Biosfera da UNESCO, que são o tema desta edição da feira: as Reservas da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, Transfronteiriça do Tejo, das Berlengas e do Paul do Boquilobo. Outros destaques da participação do Centro de Portugal serão o projeto Starlight Aldeias do Xisto, focado no astroturismo, e os Geoparques Mundiais da UNESCO, Estrela, Naturtejo, Oeste e Arouca (em parte), entre muitas outras áreas protegidas.
A Naturcyl é um evento anual que, desde a sua primeira edição, em 2018, se tem afirmado como um fórum essencial para a troca de ideias e oportunidades de negócios entre profissionais e amantes do ecoturismo e do meio rural. Na última edição, no Parque Nacional da Serra de Guadarrama, a feira atraiu 10.500 visitantes.