Confiança no desempenho turístico atinge valor mais elevado desde 2016, apura IPDT
Segundo o 71.º Barómetro do Turismo do IPDT, os profissionais do setor acreditam num verão promissor em 2024 para Portugal e antecipam um crescimento da procura externa, principalmente do mercado dos EUA.
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A 71ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo apurou que o nível de confiança médio no desempenho do turismo atingiu os 84,2 pontos, o segundo valor mais elevado registado desde abril de 2016, com os profissionais do setor turístico a anteciparem um verão promissor em 2024 para Portugal.
“Em março, o nível de confiança médio no desempenho do turismo atingiu os 84,2 pontos, o segundo valor mais elevado registado desde abril de 2016 e um acréscimo em relação ao valor apresentado na edição passada, em outubro de 2023. Refira-se, também, que as últimas seis edições do Barómetro do Turismo retratam um crescimento do indicador e a recuperação do nível de confiança no setor no pós-pandemia, que, desde a edição de maio de 2022, se encontra acima dos 80 pontos”, lê-se num comunicado divulgado pelo IPDT, esta quinta-feira, 27 de junho.
Os profissionais do setor preveem também “um crescimento significativo no emprego, na procura externa e na atividade turística, com pontuações entre 59 e 63, numa escala total de 100”.
No que diz respeito aos mercados externos, as perspectivas são igualmente positivas, com sete em cada 10 respondentes a considerar que o mercado externo vai registar um aumento do número de turistas, de dormidas, de receitas e também de RevPar (Revenue per Available Room, ou seja, receita por quarto disponível) nos próximos meses, revelando um crescimento mais acentuado do que a procura interna.
“Comparando com o verão de 2023, 84% dos respondentes consideram que o mercado norte-americano irá aumentar a sua representatividade como mercado emissor de turistas no verão de 2024, liderando no crescimento dos principais mercados emissores”, acrescenta o IPDT, revelando que também o Canadá (69%), Brasil (66%) e Espanha (58%) são vistos como mercados que vão apresentar crescimento.
Já o mercado nacional deverá “manter um desempenho semelhante ao período homólogo em análise”, com cerca de metade dos respondentes a considerarem que o mercado interno vai registar “um aumento das receitas e do RevPar no verão de 2024, comparativamente com o de 2023”, sendo que a mesma percentagem indica que “o número de turistas e de dormidas de origem interna vai manter-se”.
Os mercados japonês, italiano e alemão deverão igualmente “manter um desempenho semelhante ao do verão passado”, sendo que, no caso do mercado alemão, em específico, 30% dos respondentes preveem a possibilidade de um ligeiro decréscimo.
De acordo com os membros do painel que responderam a esta edição do Barómetro do IPDT, sol e mar (34%), gastronomia e vinhos (18%), e património (13%) serão os três principais produtos turísticos de eleição no verão de 2024, com a natureza, cultura, saúde e bem-estar, eventos e desporto a surgirem também referidos, embora com menor destaque.
O Barómetro do IPDT foi também saber quais são as expectativas relativamente às prioridades políticas do novo Governo no que respeita ao setor do turismo, com a redução da carga fiscal a liderar as expectativas de mais de 60% dos inquiridos.
“Além disso, mais de 40% dos inquiridos destacou a necessidade de decisão governamental em relação à localização do novo aeroporto de Lisboa”, concluiu também o Barómetro do IPDT.
No que concerne às restantes prioridades, 31% dos respondentes apontam a necessidade de reforço das campanhas e linhas de apoio para a promoção turística, de modo a fomentar a notoriedade, a mesma percentagem dos que consideram que a retenção e captação de novos talentos também deve ser uma prioridade, nomeadamente através do aumento salarial, da melhoria das condições de trabalho e de outros benefícios.
Por fim, refere ainda o IPDT, a aposta nas acessibilidades (apontada por 28% dos participantes) não deverá ser negligenciada, propondo-se “um maior investimento nas infraestruturas aeroportuárias e ferroviárias em todo o país”.
A 71ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT decorreu entre 26 de março e 2 de abril de 2024, onde se obteve um total de 51 respostas válidas, de profissionais em funções de direção e administração em várias áreas que integram o setor do turismo.