Aldeias Históricas de Portugal certificadas pelas boas práticas de eficiência hídrica
As Aldeias Históricas de Portugal foram distinguidas com o certificado AQUA+, um referencial de classificação e promoção da eficiência hídrica em edifícios, desenvolvido pela ADENE – Agência para a Energia.

Publituris
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Vila do Conde vai sediar primeira loja física da Flair Travel
Sabre com oferta NDC da Air France e KLM
Candidata à liderança da UN Tourism quer Cimeira Global de Investimento para desbloquear milhares de milhões de dólares
Investigadoras do Politécnico de Leiria premiadas a nível internacional no campo do turismo
Maioria dos franceses está a pensar viajar este verão e apenas 23% diz que vai ficar em casa
Marrocos contabiliza 5,7 milhões de visitantes até final de abril
Fiordes do Norte da Europa são o itinerário “mais querido” da Costa Cruzeiros no mercado português
As Aldeias Históricas de Portugal foram distinguidas com o certificado AQUA+, um referencial de classificação e promoção da eficiência hídrica em edifícios, desenvolvido pela ADENE – Agência para a Energia.
Num comunicado enviado à imprensa, as Aldeias Históricas de Portugal congratulam-se com a distinção, que vem atestar as “boas práticas de eficiência hídrica” deste destino, que pretende ser o primeiro a nível nacional neutro em carbono.
“A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT) acaba de tornar-se a primeira entidade a ter edifícios classificados com os três referenciais de avaliação e classificação da eficiência hídrica de edifícios AQUA+ – AQUA+ Residencial, AQUA+ Comércio & Serviços-Hotéis e AQUA+ Comércio & Serviços-Escritórios –, posicionando-se assim na vanguarda da eficiência hídrica em Portugal”, lê-se num comunicado divulgado esta quarta-feira, 12 de junho.
O AQUA+ é um referencial de classificação e promoção da eficiência hídrica em edifícios, desenvolvido pela ADENE – Agência para a Energia, em colaboração com entidades do sistema científico e tecnológico nacional e que visa a avaliação e classificação, numa escala de F a A+, do desempenho dos edifícios nos seus diversos usos de água e a identificação de oportunidades de melhoria da eficiência hídrica e da eficiência energética no âmbito do nexus água-energia.
“Em parceria com a ADENE, as Aldeias Históricas de Portugal procederam a uma experiência em três tipologias distintas de edificado, resultando deste processo uma análise cuidada dos pontos ótimos e a melhorar, observando-se a sua importância enquanto mecanismo de poupança económica e de um recurso cada vez mais escasso – a água. Reconhecida a mais-valia, o objetivo é avançar para a replicação”, acrescentam as Aldeias Históricas de Portugal.
O AQUA+ Residencial foi atribuído a uma moradia unifamiliar em Almeida, distrito da Guarda, enquanto a certificação AQUA+ Comércio & Serviços – Hotéis foi para o empreendimento turístico do INATEL de Linhares da Beira Hotel Rural, tendo o edifício da Câmara Municipal de Almeida sido um dos edifícios-piloto de calibração da metodologia AQUA+ Comércio & Serviços – Escritórios.
“Este é, sem dúvida, um passo marcante rumo à neutralidade carbónica. Em linha com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e com o Pacto Ecológico Europeu (Green Deal), a Rede Aldeias Históricas de Portugal pretende tornar-se a primeira Rede, a nível europeu, a beneficiar de um estatuto de eficiente nos domínios hídrico e energético, assente na visão estratégica: “Aldeias Históricas de Portugal: uma rede urbana sustentável e pioneira no seu contributo para o crescimento verde dos territórios de baixa densidade””, referem ainda as Aldeias Históricas de Portugal.