Aldeias Históricas de Portugal certificadas pelas boas práticas de eficiência hídrica
As Aldeias Históricas de Portugal foram distinguidas com o certificado AQUA+, um referencial de classificação e promoção da eficiência hídrica em edifícios, desenvolvido pela ADENE – Agência para a Energia.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
As Aldeias Históricas de Portugal foram distinguidas com o certificado AQUA+, um referencial de classificação e promoção da eficiência hídrica em edifícios, desenvolvido pela ADENE – Agência para a Energia.
Num comunicado enviado à imprensa, as Aldeias Históricas de Portugal congratulam-se com a distinção, que vem atestar as “boas práticas de eficiência hídrica” deste destino, que pretende ser o primeiro a nível nacional neutro em carbono.
“A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT) acaba de tornar-se a primeira entidade a ter edifícios classificados com os três referenciais de avaliação e classificação da eficiência hídrica de edifícios AQUA+ – AQUA+ Residencial, AQUA+ Comércio & Serviços-Hotéis e AQUA+ Comércio & Serviços-Escritórios –, posicionando-se assim na vanguarda da eficiência hídrica em Portugal”, lê-se num comunicado divulgado esta quarta-feira, 12 de junho.
O AQUA+ é um referencial de classificação e promoção da eficiência hídrica em edifícios, desenvolvido pela ADENE – Agência para a Energia, em colaboração com entidades do sistema científico e tecnológico nacional e que visa a avaliação e classificação, numa escala de F a A+, do desempenho dos edifícios nos seus diversos usos de água e a identificação de oportunidades de melhoria da eficiência hídrica e da eficiência energética no âmbito do nexus água-energia.
“Em parceria com a ADENE, as Aldeias Históricas de Portugal procederam a uma experiência em três tipologias distintas de edificado, resultando deste processo uma análise cuidada dos pontos ótimos e a melhorar, observando-se a sua importância enquanto mecanismo de poupança económica e de um recurso cada vez mais escasso – a água. Reconhecida a mais-valia, o objetivo é avançar para a replicação”, acrescentam as Aldeias Históricas de Portugal.
O AQUA+ Residencial foi atribuído a uma moradia unifamiliar em Almeida, distrito da Guarda, enquanto a certificação AQUA+ Comércio & Serviços – Hotéis foi para o empreendimento turístico do INATEL de Linhares da Beira Hotel Rural, tendo o edifício da Câmara Municipal de Almeida sido um dos edifícios-piloto de calibração da metodologia AQUA+ Comércio & Serviços – Escritórios.
“Este é, sem dúvida, um passo marcante rumo à neutralidade carbónica. Em linha com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e com o Pacto Ecológico Europeu (Green Deal), a Rede Aldeias Históricas de Portugal pretende tornar-se a primeira Rede, a nível europeu, a beneficiar de um estatuto de eficiente nos domínios hídrico e energético, assente na visão estratégica: “Aldeias Históricas de Portugal: uma rede urbana sustentável e pioneira no seu contributo para o crescimento verde dos territórios de baixa densidade””, referem ainda as Aldeias Históricas de Portugal.