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Marina de Vilamoura recebe 27ª edição do International Boat Show

O Marina de Vilamoura International Boat Show decorre entre 8 e 16 de junho, das 11h00 às 21h00, e conta com entrada gratuita.

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Entre 8 e 16 de junho, a Marina de Vilamoura volta a ser palco do International Boat Show, um dos principais eventos dedicados à indústria náutica em Portugal e que, este ano, integra as comemorações do meio século da abertura da marina de Vilamoura, a primeira do país e a mais premiada internacionalmente.

Num comunicado enviado à imprensa, a Marina de Vilamoura explica que o evento conta com organização conjunta da Marina de Vilamoura e da FIL – Feira Internacional de Lisboa, voltando a apresentar os “principais lançamentos e novidades do setor náutico, permitindo testar os equipamentos de forma prática e cómoda, em ambiente real de marina”.

A 27ª edição do Marina de Vilamoura International Boat Show volta a contar com uma mostra de barcos que reúne todas as tipologias, desde novos e seminovos, num total de mais de uma centena de embarcações.

Além das embarcações, o evento vai reunir também muitos dos fabricantes do setor, a exemplo da Limatla, Home Port Yachts, Nautiser, Boat Center, Golden Boats, Grupo Angel Pilot, Sopromar, Neptune Pirate, MCM Yachts, MotorYachts Portugal, Azimut Yachts Algarve, Tecni Marine, Axopar Sunseeker Yachts, Lux Yacht, Skyboat, Alphayate, Nauticolour, Sky Clean ou da FaroMotor.

“Compradores, investidores, parceiros de negócio, profissionais e amantes do mar e das atividades náuticas de recreio, meios de comunicação, reguladores do sector, turistas e público em geral fazem parte dos cerca de 80 mil visitantes que todos os anos, desde 1997, passam pelo evento, confirmando a sua posição de liderança como o ponto de encontro dos profissionais e dos entusiastas da náutica em Portugal”, acrescenta a Marina de Vilamoura, na informação divulgada.

O International Boat Show conta ainda com a participação de cerca de meia centena de marcas associadas à indústria náutica, assim como com um Lounge Institucional onde vão estar presentes os parceiros institucionais do evento, a exemplo da própria Marina de Vilamoura, do Vilamoura Bureau, da Estação Náutica de Vilamoura, da DocaPesca, do Turismo do Algarve, do CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura e do projeto Vela Solidária, enquanto no Sailor’s Lounge marcam presença as marcas parceiras do Boat Show, como os vinhos Desobediente – Subtil & Sublime, a LivingPlus, a BDR ou a Eoneo.

“A participação neste evento impulsiona a dinamização do tecido empresarial e a economia nacional, através da apresentação de um vasto leque de produtos e serviços de alta qualidade, permitindo aproveitar o alto potencial turístico da região e do país e captar cada vez mais o mercado internacional”, acrescenta a Marina de Vilamoura.

O evento arranca no sábado, 8 de junho, dia em que tem lugar, a partir das 12h30, a tradicional Regata do Cimav – Clube Internacional da Marina de Vilamoura, com a entrega de prémios aos vencedores a decorrer no final do dia, no Sailors Lounge.

Entre 8 e 16 de junho, o Marina de Vilamoura International Boat Show decorre entre as 11h00 e as 21h00, com entrada gratuita.

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Foto: Depositphotos.com

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Maio traz aumento de 10,7% na procura por viagens aéreas e maior load factor

A IATA indica que, em maio, a procura internacional por viagens aéreas subiu 10,7% e todas as regiões do mundo registaram um aumento de passageiros internacionais, assim como do load factor, com exceção da América do Norte.

Em maio, a procura por viagens aéreas registou um aumento de 10,7%, avança a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que destaca ainda o load factor, que chegou aos 83,4%, valor que representa um recorde para o  quinto mês do ano.

“A forte procura por viagens continua com as companhias aéreas a registarem um aumento anual de 10,7% nas viagens em maio. As companhias aéreas preencheram 83,4% dos seus assentos, um recorde para este mês. Com as vendas de bilhetes em maio para viagens no início da época alta a subirem quase 6%, a tendência de crescimento não mostra sinais de abrandamento”, congratula-se Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Os dados da IATA relativos ao mês de maio mostram que também a capacidade oferecida pelas companhias aéreas aumentou globalmente 8,5% face ao mesmo mês de 2023, enquanto o load factor, que chegou aos 83,4%, aumentou 1,7 pontos percentuais face ao mesmo período do ano passado.

A procura interna cresceu 4,7% comparativamente a maio de 2023 e a capacidade aumentou 0,1%, enquanto a taxa de ocupação dos voos internos chegou aos 84,5%, numa subida de 3,8 pontos percentuais face a maio de 2023.

Em maio, o destaque foi, contudo, para a procura internacional, que aumentou 14,6% em comparação com maio de 2023, enquanto a capacidade subiu 14,1% em relação ao ano anterior e a taxa de ocupação melhorou para 82,8%, depois de um crescimento de 0,3% pontos percentuais.

Passageiros internacionais crescem em todas as regiões

A IATA indica que, em maio, todas as regiões do mundo registaram um aumento de passageiros internacionais, assim como do load factor, com exceção da América do Norte.

No que diz respeito à procura internacional, o destaque vai para a região da Ásia-Pacífico, onde este indicador subiu 27.0% face a maio de 2023. Já a capacidade subiu 26.0% nesta região e o load factor chegou aos 81.6%, depois de um aumento de 0,6 pontos percentuais face a maio do ano passado.

“Este desempenho mantém as transportadoras asiáticas como o maior contribuinte para
crescimento de toda a indústria em maio, respondendo por 42% do aumento anual”, destaca a IATA, no comunicado que acompanha os números relativos ao mês de maio.

Na América Latina, o aumento da procura internacional foi de 15.9% em maio, enquanto a capacidade subiu 14.3% e o load factor chegou aos 85.1%, depois de um aumento de 1,2 pontos percentuais, assumindo-se como a ocupação mais elevada entre todas as regiões do mundo.

Em África, a procura internacional subiu ainda 14.1% e a capacidade cresceu 8.2%, enquanto o load factor aumentou 3,7 pontos percentuais, fixando-se nos 72.3%, com a IATA a sublinhar que este foi “o aumento mais rápido no load factor entre todas as regiões”, ainda que África continue a apresentar o load factor mais baixo a nível global.

Na Europa, a procura internacional cresceu ainda 11,7% face a maio de 2023, enquanto a capacidade cresceu 11.3% e o load factor subiu 0,3 pontos percentuais, fixando-se nos 84.7%.

No Médio Oriente, o aumento da procura internacional por viagens aéreas chegou aos 9.7% e a capacidade registou um acréscimo de 9.0%, enquanto o load factor aumentou 0.5 pontos percentuais, subindo para 80.7%, com a IATA a destacar as rotas asiáticas que têm como destino o Médio Oriente, que estão já 32% acima de 2019.

“Outro desenvolvimento notável é a rota Europa-Médio Oriente, que registou um aumento do RPK entre abril e maio durante dois anos consecutivos, revertendo o histórico anterior. Nos próximos meses, ficará mais claro até que ponto estas tendências poderão estar relacionadas com a guerra Rússia-Ucrânia”, acrescenta a IATA.

Já a região da América do Norte apresentou uma performance mais modesta e cresceu apenas 8.1% na procura internacional, enquanto a capacidade subiu 9.7% e o load factor passou para os 84.0%, caindo 1,2 pontos percentuais face a maio do ano passado.

 

 

 

 

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Plataformas da Abreu vão divulgar as Estações Náuticas do Centro de Portugal

Durante duas semanas, os canais de comunicação da Agência Abreu vão divulgar as Estações Náuticas do Centro de Portugal, ao abrigo de uma colaboração com a entidade regional de turismo, que visa aumentar a visibilidade e a procura deste produto turístico do Centro de Portugal.

A campanha vai estar ativa durante as próximas duas semanas, com promoção nas lojas Abreu, através de cartazes digitais, flyers nas montras e ainda um led na loja do Saldanha, em Lisboa. Paralelamente, a campanha será divulgada nas plataformas de marketing da Agência Abreu, abrangendo um público amplo e diversificado.

O principal objetivo desta campanha é promover as Estações Náuticas do Centro de Portugal, um produto turístico forte e diferenciador, associando-o à venda de estadias contratadas entre os empreendimentos turísticos da região e a Agência Abreu.

Até ao final do ano, estão planeadas mais duas campanhas promocionais em parceria com a Agência Abreu. Em setembro, o foco será no Turismo Religioso, enquanto em outubro a campanha será dedicada ao período festivo do Natal e Passagem de Ano.

“A estratégia promocional da Turismo Centro de Portugal passa por nos associarmos a marcas relevantes, que assegurem visibilidade e notoriedade para os produtos turísticos da região e que, por outro lado, gerem um retorno positivo nas vendas por parte dos empreendimentos”, explica Sílvia Ribau, diretora do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística da Turismo Centro de Portugal.

“Escolhemos a Agência Abreu para promover as Estações Náuticas neste verão, devido ao seu alcance e capacidade de chegar a diversos públicos através de múltiplas plataformas. Esta é uma parceria que queremos continuar a desenvolver”, acrescenta Sílvia Ribau.

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APAL com novas ações promocionais até final do ano

A APAL – Agência de Promoção de Albufeira, que realizou uma sessão pública para apresentar o balanço do primeiro semestre de 2024, deu também a conhecer aos associados as próximas atividades promocionais agendadas até ao final do ano.

A APAL deu a conhecer algumas atividades agendadas até ao final de 2024, nomeadamente a presença na Feira IFTM – Internacional & French Travel Market, em setembro; a realização de uma famtrip focada no mercado britânico, prevista para outubro; e a organização de uma conferência, agendada para novembro. A apresentação do novo website do VisitAlbufeira, a divulgação do estudo encomendado à Universidade Algarve sobre a APAL e a implementação de campanhas de marketing digital, para impulsionar a época baixa, Natal e Fim de Ano foram também referenciados.

Durante a iniciativa, que teve lugar na sede da AHETA, Desidério Silva, presidente da Direção da APAL, sublinhou que “este é um ano importante para a Associação, não só porque comemora o seu 20.º aniversário, como também porque temos procurado crescer em dimensão e em relevância, agregando associados e procurando implementar ações e estratégias que valorizem Albufeira e os negócios aqui existentes”.

Por sua vez, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, referiu-se à necessidade de haver uma maior exigência junto de todos os que vivem do setor turístico, recordando que Albufeira não pode perder a reputação de excelência conseguida ao longo dos anos. O autarca salientou, ainda, a importância de integrar a estratégia da APAL no novo Plano de Desenvolvimento, Promoção e Captação de Novos Turistas, documento orientador que o município apresentou em abril.

Para Carla Simões, representante do Turismo de Portugal, a implementação de ações promocionais, em parceria com agentes do setor, entidades públicas, privadas ou associativas, deve obedecer a uma lógica de coordenação entre todos, pois a valorização dos territórios ganha com uma estratégia comum.

Olhando para o primeiro semestre, Desidério Silva destacou a nova imagem institucional da APAL, que resultou num novo posicionamento para reforçar a comunicação desta entidade junto dos associados e parceiros. Também nesse sentido, a APAL apresentou um novo website, onde dá conta do trabalho realizado. Na mesma data, foi apresentada a identidade visual do ‘VisitAlbufeira’, marca promocional da APAL, cujo novo website será lançado ainda durante este ano.

Realizado no dia 15 de fevereiro, o Dia de Albufeira em Sevilha foi outro dos momentos destacados. Esta ação contemplou um conjunto de iniciativas promocionais na capital andaluza, tendo reunido mais de 150 participantes, entre agências, operadores, imprensa e representantes locais.

A presença da APAL na BTL foi igualmente mencionada. Para o dirigente, este continua a ser um ponto de encontro importante para o setor, tendo esta presença servido de suporte para muitos dos associados que ali promoveram os seus negócios. Foi possível desenvolver, num novo stand, várias ações promocionais relacionadas com o destino Albufeira. O certame acolheu também o lançamento do novo vídeo da APAL, focado nas potencialidades de Albufeira fora da época balnear.

Outro dos pontos apresentados foi o anuário da APAL – ‘Destino Albufeira’ -. Esta publicação dá a conhecer as atividades realizadas em 2023 pela Associação, bem como alguns dos projetos mais recentes implementados em Albufeira. São os casos da exposição subaquática ‘Art Reef by VHILS’, do Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa, ou da candidatura do território Algarvensis à Rede Mundial de Geoparques da UNESCO.

A comemoração dos 20 anos da APAL, que decorreu a 19 de abril, teve uma referência especial. Refira-se que nesse dia a Associação juntou centenas de participantes à volta de uma mostra de associados, e da conferência sobre os ‘Caminhos do Turismo’, marcada pela presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. Esta celebração terminou com um jantar que juntou dirigentes, associados e parceiros. Um dos pontos altos da efeméride foi a criação da Bolsa de Estudo Carlos Silva e Sousa, em homenagem ao falecido autarca, que visa apoiar um estudante da Licenciatura de Turismo.

Ainda em abril, Desidério Silva destacou a famtrip direcionada ao mercado irlandês, que contou com a presença de 20 agentes de viagens e operadores da República da Irlanda e Irlanda do Norte.

Em maio, a Associação apostou no mercado do Porto e Norte de Portugal, através de um workshop realizado na Alfândega do Porto, com a presença de mais de 250 participantes.

Foi também em maio que mais de duas dezenas de associados acompanharam a ação promocional realizada nos Estados Unidos, através de um roadshow com paragem para workshops em Boston e Nova Iorque, com o objetivo de reforçar a aposta num mercado que valoriza a cultura e a natureza.

 

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Lufthansa autorizada a comprar ITA Airways mas com condições

A Comissão Europeia autorizou esta terça-feira, 2 de julho, a compra de 41% da ITA Airways pela Lufthansa, ainda que o negócio esteja sujeito a algumas condições por forma a evitar restrições à concorrência e preços mais altos.

A Comissão Europeia autorizou esta terça-feira, 2 de julho, a compra de 41% da ITA Airways pela Lufthansa, ainda que o negócio esteja sujeito a algumas condições por forma a evitar restrições à concorrência e preços mais altos.

De acordo com a Lusa, que cita um comunicado divulgado pelo executivo comunitário, Bruxelas aprovou a “aquisição conjunta da ITA Airways pela Lufthansa e pelo Ministério da Economia e das Finanças de Itália”, ao abrigo das regras da União Europeia (UE) para fusões.

A Comissão Europeia diz, no entanto, que “a aprovação está condicionada ao cumprimento integral das medidas corretivas propostas pela Lufthansa e pelo Ministério da Economia e das Finanças”, assentando elas no acesso das companhias concorrentes às rotas de curta e longa distância através de acordos e na cedência de ‘slots’ (faixas horárias para descolagem e aterragem) no aeroporto de Milão Linate.

Recorde-se que, em março passado, o executivo comunitário indicou, a título preliminar, que o negócio poderia restringir a concorrência em determinadas rotas (de curto e longo curso) no mercado dos serviços de transporte aéreo de passageiros com origem e destino em Itália, o que poderia levar a um aumento dos preços ou uma diminuição da qualidade dos serviços.

Foi para evitar este cenário que a Comissão Europeia impôs estes ‘remédios’, argumentando na nota hoje divulgada que “a Lufthansa e a ITA exploram uma vasta rede de rotas a partir dos seus respetivos aeroportos centrais na Áustria, Bélgica, Alemanha, Suíça e Itália”.

A Comissão Europeia argumenta ainda que, “embora a ITA apresente atualmente bons resultados, a sua sustentabilidade a longo prazo enquanto transportadora autónoma continuaria a ser muito incerta na ausência da operação”, motivo pelo qual foi dada ‘luz verde’ à transação.

A Lufthansa pretende adquirir uma participação de 41% na ITA Airways, companhia aérea de bandeira italiana, que sucedeu à Alitalia, por 325 milhões de euros, com o restante a dizer respeito à participação do Estado italiano.

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ANAV aponta falta de clareza da diretiva da Comissão Europeia sobre descarbonização na aviação

A ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens, manifesta preocupação com o facto de as regras propostas pela Comissão Europeia para compensação e redução de emissões de carbono na aviação se apresentarem pouco claras e poderem dificultar, ou mesmo atrasar, a necessidade urgente de descarbonizar a aviação.

Em comunicado de imprensa, a ANAV confirma que apoia as iniciativas da Comissão Europeia para descarbonizar os transportes, especialmente a aviação, e acolhe favoravelmente o conceito de compensação e regras de redução, no entanto, está preocupada com o facto de as regras propostas se apresentarem pouco claras e poderem dificultar, ou mesmo atrasar, a necessidade urgente de descarbonizar a aviação. A Comissão Europeia pretende fazer o offset das emissões de CO2 para viagens de avião dentro da Europa, mas, à partida, caberá aos governos decidir como aplicarão a diretiva.

A ANAV diz que quer estar na linha da frente desta discussão e pretende reunir com companhias de aviação e com a tutela, com o objetivo de clarificar o impacto negativo que tal decisão poderá trazer para o setor das viagens, em particular nas agências de viagens.

Segundo Miguel Quintas, presidente da ANAV, “a diretiva proposta carece de transparência e deverá ser clarificada”, destacando que, atualmente “muitas empresas já pagam a sua taxa de offsetting de CO2 e, assim sendo, não será justo que desta ambiguidade resulte uma duplicação de custos para com os clientes das agências de viagens, afetando a competitividade do setor”.

Adicionalmente, avança o dirigente, “não está prevista uma normalização do método de cálculo dos custos de compensação, pelo que poderá existir maior ou menor competitividade de preços, dependendo da localização geográfica de cada agência de viagens”.

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Transavia alarga Flying Blue a todos os passageiros

Até agora, este programa de passageiro frequente do Grupo Air France/KLM apenas estava disponível para as tarifas Plus e Max da Transavia.

A Transavia anunciou que o programa de fidelização Flying Blue passou a estar disponível para todos os passageiros, uma vez que, até agora, este programa de passageiro frequente do Grupo Air France/KLM apenas estava disponível para as tarifas Plus e Max.

“Os membros Flying Blue já podem acumular Milhas em todas as tarifas (Basic, Plus e Max) e ganhar XP (ou Pontos de Experiência) ao reservarem um voo operado pela Transavia. Até agora, apenas as tarifas Plus e Max permitiam essa acumulação”, adianta a companhia aérea low cost do Grupo Air France/KLM, em comunicado.

A Transavia explica que o número de Milhas acumuladas “é progressivo e depende do estatuto”, sendo que, por cada voo de ida e volta reservado, cada cliente da Transavia France acumula 200 Milhas e 4 XP”, que podem ser usados para comprar um bilhete-prime numa das companhias parceiras do Flying Blue ou beneficiar de ofertas de outros parceiros do programa de fidelização.

“Além disso, os clientes da Transavia podem agora pagar todas as tarifas em Milhas Flying Blue. Até agora, apenas a tarifa Basic poderia ser paga em Milhas”, lê-se ainda na informação divulgada pela companhia aérea.

Segundo Nicolas Hénin, Chief Commercial Officer da Transavia France, “a relação com o cliente está no centro da estratégia comercial da Transavia”, pelo que a transportadora low cost do Grupo Air France/KLM pretende “construir uma relação duradoura” com os seus clientes, fidelizando-os aos seus voos.

“É por isso que estamos muito felizes por fazer evoluir o programa Flying Blue. Esta evolução de produtos vem responder às necessidades dos nossos clientes de negócios e lazer, aos quais pretendemos oferecer os melhores serviços”, explica o responsável.

 

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Jantar dos Eventos volta a reunir profissionais da indústria a 9 de julho

Porto volta a receber mais uma edição do Jantar dos Eventos, que é já um dos momentos de networking mais importantes do ano para os profissionais desta indústria. O local do evento mantém-se secreto, mas estão garantidas muitas surpresas para todos os participantes.

O Jantar dos Eventos é uma das datas mais aguardadas pelos profissionais da indústria. Este ano, o encontro realiza-se a 9 de julho. O local, como habitualmente, será revelado apenas no próprio dia, sendo certo que acontecerá na cidade do Porto.

No ano passado, o evento realizou-se nos jardins do ISAG, no Porto, contando com mais de 600 participantes e a representação de mais de 20 áreas que atuam no setor, tais como catering, agências de comunicação e eventos, audiovisuais, artistas, hotéis e transportes.

À semelhança do que aconteceu em 2023, Filipe Trindade, um dos fundadores do Jantar dos Eventos e do Clube dos Eventos, estima que a edição deste ano registe “uma forte adesão de profissionais do setor”, a avaliar “pelo número de inscritos até ao momento”. As inscrições são limitadas e podem ser feitas em www.clubedoseventos.pt.

Estão já confirmadas as presenças de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal e Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

O Jantar de Eventos é organizado pelo Clube dos Eventos. Networking e partilha de experiências são os ingredientes principais desde o início, em 2008, num encontro informal de profissionais da área, impulsionado por Filipe Trindade, do Centro de Congressos da Alfândega do Porto, Jorge Ferreira, da empresa Best Events, Francisco Viana Brito, dos hotéis NH, e João Cardoso, da New Audiovisuais.

 

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Portugal ganha Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade

A Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade foi formalizada esta terça-feira, 2 de julho, numa cerimónia na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, por iniciativa do Turismo de Portugal.

Portugal vai passar a contar com uma Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade, iniciativa que foi formalizada esta terça-feira, 2 de julho, numa cerimónia na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, por iniciativa do Turismo de Portugal.

A Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade é constituída pelo Turismo de Portugal, que esteve representado no evento pelo presidente, Carlos Abade, assim como pelas Secretarias Regionais do Turismo dos Açores e da Madeira e pelas cinco entidades regionais de turismo do continente, concretamente Turismo do Porto e Norte, Turismo Centro de Portugal, Turismo de Lisboa, Turismo do Alentejo e Turismo do Algarve.

“No protocolo, os parceiros comprometem-se a desenvolver os Observatórios Regionais de Turismo Sustentável, alocando os recursos necessários para a sua atividade, desenvolvendo projetos de investigação conjuntos e partilhando os resultados das investigações. Entre as medidas acordadas, destaca-se também a definição de métricas padrão para monitorizar a sustentabilidade no turismo”, lê-se num comunicado divulgado pela Turismo Centro de Portugal, cujo Observatório do Turismo Sustentável (OSTCP) é um dos fundadores da nova rede.

Os parceiros da Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade contam vir a “colaborar ativamente com a Rede de Observatórios da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (INSTO), promovendo a troca de conhecimentos e boas práticas com observatórios internacionais congéneres e participando em projetos da UNWTO relacionados com turismo sustentável”.

Segundo a informação divulgada, a rede INSTO é “uma iniciativa da UNWTO, criada para apoiar a monitorização e a avaliação do turismo sustentável em vários destinos em todo o mundo” e que tem como objetivo “auxiliar os destinos a tomar decisões informadas para minimizar os impactos negativos do turismo e, ao mesmo tempo, maximizar os benefícios para as comunidades locais, o meio ambiente e a economia”.

Durante a cerimónia de lançamento da rede, Francisco Dias, coordenador do OSTCP, apresentou o projeto do Centro de Portugal aos restantes parceiros da rede, explicando que este organismo constitui um “apoio fundamental à tomada de decisão dos protagonistas da atividade turística no território”.

“A Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade é uma iniciativa muito positiva, que vai possibilitar uma integração maior das informações sobre a atividade turística no país, permitindo colmatar lacunas que existem a esse nível. É difícil gerir e tomar decisões quando a informação é escassa. O conhecimento resultante desta colaboração irá, seguramente, ser uma mais-valia para os empresários e para as instituições públicas ligadas ao turismo. Assim, poderemos promover um turismo mais sustentável e resiliente, beneficiando as comunidades locais e preservando os nossos recursos naturais”, acrescenta Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal.

Recorde-se que o OTSCP – Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal foi criado pela Turismo Centro de Portugal, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, através do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria, contando com um Conselho Técnico-Científico composto por 30 investigadores de várias instituições de ensino superior no Centro de Portugal, designadamente as Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior e os Institutos Politécnicos de Leiria, Tomar, Coimbra, Guarda, Viseu e Castelo Branco.

 

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AdegaMãe conquista prémios no enoturismo

A qualidade e excelência do enoturismo da AdegaMãe foi alvo de duplo reconhecimento. O seu restaurante, o Sal na Adega, acaba de ser eleito o Melhor Restaurante de Portugal nos prémios nacionais atribuídos pela associação do setor, a APENO. Agora, a AdegaMãe arrecadou o prémio “Melhor Enoturismo” no Concurso Vinhos de Lisboa, promovido pela CVR Lisboa.

O enoturismo da AdegaMãe tem sido uma forte aposta desde o arranque do projeto, em 2011, configurando-se na oferta especializada de experiências em torno da vinha e do vinho. Em 2020, os serviços foram reforçados com a abertura do Sal na Adega, um restaurante que apenas quatro anos depois veio alcançar a distinção de Melhor Restaurante de Portugal nos prémios APENO, confirmando assim toda a diferenciação e consistência do espaço de 56 lugares, palco de interpretação da cozinha tradicional portuguesa, em harmonização com os vinhos elegantes, frescos e minerais, nascidos no terroir atlântico da AdegaMãe.

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O restaurante Sal na Adega surge em pleno rooftop do edifício da AdegaMãe, numa área funcional e requintada, desenhada com o objetivo de proporcionar as melhores experiências em torno da gastronomia e do vinho. O espaço é complementado com um winebar e uma loja, orientado para a paisagem de vinhas que domina a região, e onde culminam as experiências de enoturismo (visitas e provas, para grupos privados ou clientes corporate).

“A nossa visão sempre foi olhar o enoturismo como muito mais do que um produto: é o melhor embaixador da nossa marca, do nosso vinho e da nossa região, considera Bernardo Alves, diretor-geral da AdegaMãe, que avança que “não concebemos uma adega sem que esta esteja disponível 365 dias por ano, aberta às pessoas, às experiências de visita, de provas e de harmonizações gastronómicas”, prometendo que “vamos continuar a fazer o máximo, para oferecer o melhor serviço a quem nos visita”.

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World2Fly já abriu voos entre Madrid e Zanzibar

A nova rota da World2Fly para Zanzibar vai decorrer até 30 de agosto, contando com um voo por semana desde Madrid, às sextas-feiras, num avião A330-300, totalizando 4000 lugares no total da operação.

A World2Fly, companhia aérea do Grupo World2Meet (W2M), inaugurou sexta-feira, 28 de abriu, a nova rota que passou a ligar Madrid, em Espanha, a Zanzibar, na Tanzânia, numa operação que vai decorrer até 30 de agosto, com um voo por semana.

De acordo com o jornal espanhol Hosteltur, a nova operação da World2Fly para Zanzibar conta com voos às sextas-feiras, operados num avião A330-300, o que contabiliza cerca de 4000 lugares no total da operação.

A World2Fly mantém um acordo de interline com a Iberia desde Lisboa e Porto, o que permite que os passageiros portugueses viajem para Madrid para apanhar os voos da World2Fly para Zanzibar, com a bagagem a seguir diretamente para o destino.

“Graça à aliança de interline com a Iberia, contribuímos para melhorar a conectividade aérea e o acesso a este destino paradisíaco para um maior número de passageiros”, congratulou-se Guillermo González Vallina, diretor-geral de Distribuição da W2M, explicando que a nova rota cumpre ainda o objetivo de diversificar os destinos oferecidos.

Os voos da World2Fly para Zanzibar estão disponíveis através dos canais oficiais da companhia aérea, assim como através dos pacotes turísticos da Newblue.

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