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Caves Graham’s estreiam nova sala de provas

Uma nova sala de provas é a sugestão da reconhecida casa de Vinho do Porto para este verão.

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Caves Graham’s estreiam nova sala de provas

Uma nova sala de provas é a sugestão da reconhecida casa de Vinho do Porto para este verão.

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As Caves da Graham’s – casa de Vinho do Porto, propriedade da Symington Family Estates – propõe uma viagem imersiva pelo universo do Vinho do Porto, que tem início com uma visita guiada por um especialista na área, culminando com as provas, que contam agora com novas sugestões, assim como com uma nova sala.

Descobrir o Vinho do Porto, com calma, conforto e privacidade, é a proposta da recém-inaugurada Sala Trilogia, um espaço totalmente novo, dedicado a provas especiais. O nome da sala encontra inspiração na coleção “The Cellar Master’s Trilogy”, da Graham’s, um conjunto de três vinhos Single Harvest Tawny – The Master, The Artisan e The Apprentice –, que pretende refletir a caminhada de aprendizagem de um (futuro) enólogo.

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Mas as novidades na “casa” secular da Graham’s, em Vila Nova de Gaia, não ficam por aqui. No seguimento do lançamento, no início do mês de maio, dos novos Graham’s Porto Tawny 40 e 50 Anos, que integram a exclusiva Aged Tawny Collection, a Sala Vintage das Caves Graham’s dispõe, agora, de um espaço dedicado a estes vinhos. A nova instalação, assinada pelo Flórida Studio, evoca os elementos da fauna e flora da paisagem do Vale do Douro que adornam, em ilustrações assinadas por Mariana Rodrigues, as caixas renovadas dos Graham’s 40 e 50 anos.

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Ambos os espaços foram pensados para acolher uma variedade de provas exclusivas, que prometem uma viagem pelo portefólio de vinhos da Graham’s. Os visitantes poderão escolher entre a prova Graham’s (55 euros), as provas Super Premium Tawny e Super Premium Vintage (ambas com o valor de 65 euros), e, para uma experiência alargada ao portefólio de vinho do Porto da família Symington, a prova Symington (135 euros).

Refira-se, em alternativa, a possibilidade de conhecer um dos restantes espaços de provas das Caves Graham’s. Na Sala de Provas Principal, com opções a partir de 25 euros, também há novidades: a nova prova Port Essentials, disponível por 40 euros, inclui quatro vinhos de diferentes tipos – Graham’s Blend Nº5, Six Grapes, Quinta dos Malvedos e Porto Tawny 30 Anos –, convidando à descoberta das múltiplas facetas do Vinho do Porto.

Durante a época alta (1 de abril a 31 de outubro), é possível visitar as Caves Graham’s entre as 10h00 e as 17h30, sublinhando-se que o horário das provas se prolonga até às 18h00. A realização das visitas e as provas está sujeita a reserva prévia, que poderá ser efetuada através do site, por e-mail ([email protected]) ou por telefone (+351 223 776 490).

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Foto: Diana Quintela/Portal do Governo

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OE2025: Regiões de Turismo voltam a receber 16,4M€ do IVA mas verbas do Turismo de Portugal mais que duplicam

Segundo a proposta de Orçamento do Estado de 2025 (OE2025), as Entidades Regionais de Turismo (ERT) vão voltar a receber uma verba de 16,4 milhões de euros provenientes das receitas do IVA, a que acresce o financiamento por parte do Turismo de Portugal, que ultrapassa os 9,8 milhões de euros, mais que duplicando o valor deste ano.

As Entidades Regionais de Turismo (ERT) vão voltar a receber uma verba de 16,4 milhões de euros provenientes das receitas do IVA, a que acresce o financiamento por parte do Turismo de Portugal, que ultrapassa os 9,8 milhões de euros, mais que duplicando o valor deste ano, segundo a proposta de Orçamento de Estado de 2025 (OE 2025), que foi entregue pelo Governo esta quinta-feira, 11 de outubro.

“A transferência a título de IVA destinada às entidades regionais de turismo é de € 16 403 270,00”, estipula a proposta que foi entregue pelo Governo na Assembleia da República e que mantém um valor que se encontra inalterado desde o Orçamento de Estado de 2016.

O montante que o Orçamento do Estado volta a atribuir às ERT será, como se lê no documento, “transferido do orçamento do subsetor Estado para o Turismo de Portugal, I. P”.

Às verbas resultantes do IVA, junta-se ainda o financiamento atribuído pelo Turismo de Portugal às ERT e que, segundo esta proposta de Orçamento do Estado, será superior a 9,8 milhões de euros, o que representa um aumento de mais de 5,4 milhões de euros face aos 4,4 milhões de euros que tinha sido transferidos do Turismo de Portugal para as regiões.

O documento diz que esta verba que será transferida do Turismo de Portugal para as ERT se destinam “ao desenvolvimento turístico regional e ao reforço da atratividade e da promoção dos territórios do interior, em articulação com a estratégia nacional da política de turismo e de promoção do destino, nos termos e condições a acordar especificamente com o Turismo de Portugal, I. P., e a formalizar em contratos a celebrar entre as partes”.

Prevista está ainda a transferência de uma verba de 11 milhões de euros “proveniente do Turismo de Portugal, I. P., para a AICEP, E. P. E., destinada ao desenvolvimento de ações de promoção de Portugal no exterior que se encontrem alinhadas com a estratégia de promoção desenvolvida pelo Turismo de Portugal, I. P., nos termos a contratualizar entre as duas entidades”.

O Governo quer ainda reforçar o capital do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, sendo que, para esse fim, está prevista também a “transferência de uma verba até ao montante de € 12 000 000,00, proveniente do saldo de gerência do Turismo de Portugal, I. P., com origem em reembolsos de beneficiários de fundos europeus, e de uma verba de € 2 000 000,00, proveniente do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Cultural”.

Já o NEST – Centro de Inovação do Turismo deverá receber a “transferência de uma verba até ao montante de € 1 000 000,00, proveniente do salgo de gerência do Turismo de Portugal”, valor que se destina à “celebração de um contrato-programa, para a dinamização da inovação no setor do turismo”.

A proposta de OE2025 prevê ainda a “transferência de uma verba até ao montante de € 4.500.000,00, proveniente do saldo de gerência do Turismo de Portugal, I. P., com origem em verbas dos reembolsos dos sistemas de incentivos comunitários” e que se destina à Web Summit Portugal.

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Bruna Montolar Westphal é a nova delegada comercial da Iberia em Portugal

A Iberia nomeou Bruna Montolar Westphal para delegada comercial em Portugal para “continuar a reforçar a presença e as operações da Iberia em Portugal e aumentar o compromisso da companhia aérea com o país”.

A Iberia anunciou a nomeação de Bruna Montolar Westphal como sua nova delegada comercial em Portugal, indicação que, segundo a companhia aérea, pretende “continuar a reforçar a presença e as operações da Iberia em Portugal e aumentar o compromisso da companhia aérea com o país”.

“Esta mudança visa também reforçar e dar continuidade à estratégia que a companhia tem vindo a desenvolver em Portugal nos últimos anos para consolidar a sua posição de liderança na conetividade do país através do hub aeroportuário Adolfo Suárez Madrid-Barajas”, lê-se num comunicado enviado à imprensa pela companhia aérea.

Segundo a Iberia, “Bruna Montolar Westphal tem uma década de experiência no sector da aviação comercial com a LATAM, onde começou no Brasil e depois continuou em Portugal”.

“Ao longo da sua carreira especializou-se na resolução de problemas em ambientes multiculturais, proporcionando uma visão estratégica, focada na gestão comercial e de equipas e sempre com o objetivo de alcançar a satisfação do cliente”, acrescenta a transportadora.

Bruna Montolar Westphal diz que a entrada para a equipa da Iberia e British Airways em Portugal no ano em que se celebram os 85 anos do início dos voos entre Lisboa e Madrid é “uma honra”.

“Venho com o objetivo de reforçar o nosso posicionamento, fortalecer a nossa relação com os nossos clientes e ser a opção preferida para os voos para a América Latina”, refere a nova delegada comercial da Iberia para Portugal.

Recorde-se que Lisboa foi o primeiro destino internacional da Iberia, cujos voos arrancaram a 1 de maio de 1939. Atualmente, a companhia aérea espanhola conta com até seis voos diretos por dia para a capital portuguesa.

Além de Lisboa, a Iberia voa para outras quatro cidades portuguesas – Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada – contando com uma média de 130 voos por semana, o que faz deste o segundo país europeu com mais destinos com voos diretos de/para Espanha.

No total, a Iberia oferece mais de 1,1 milhões de lugares entre os dois países, o que representa um aumento de 7% em relação a 2019 e um nível semelhante ao de 2023.

 

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United Airlines começa a voar para Faro em maio e lança nova rota sazonal para a Madeira em junho

A United Airlines começa a voar entre Faro e  Nova Iorque/Newark a partir de 25 de maio de 2025, numa operação sazonal com quatro voos por semana e que vai ser acompanhada por outro serviço sazonal para a Madeira, com início a 8 de junho.

A United Airlines começa a voar entre Faro e  Nova Iorque/Newark a partir de 25 de maio de 2025, numa operação sazonal com quatro voos por semana e que vai ser acompanhada por outro serviço sazonal para a Madeira, com início a 8 de junho.

“A United será a primeira e única companhia aérea dos EUA a oferecer voos diretos de Faro para os EUA, oferecendo mais voos entre Portugal e os EUA e servindo mais destinos em Portugal do que qualquer outra transportadora americana”, lê-se numa nota da transportadora norte-americana.

Os voos para Faro decorrem às segundas, terças, quintas e sábados, entre 17 de maio e 23 de setembro de 2025, partindo da capital algarvia às 11h40 para chegar a Nova Iorque/Newark às 15h00, enquanto em sentido contrário os voos decorrem às segundas, quartas, sextas e domingos, partindo pelas 21h30 para chegar a Faro às 09h50 do dia seguinte, entre 16 de maio e 22 de setembro. Os voos são operados em aviões Boeing 757-200, com capacidade para 176 passageiros.

“Estamos entusiasmados por anunciar a data de início do nosso muito aguardado primeiro serviço entre Faro e Nova Iorque/Newark, expandindo ainda mais a nossa rede de rotas de Portugal para os EUA”, afirma Marcel Fuchs, diretor-geral de Vendas Internacionais da United Airlines.

Além do arranque dos voos para Faro, a United Airlines anunciou ainda uma nova operação sazonal entre a Madeira e Nova Iorque/Newark, que tem início previsto para 8 de junho do próximo ano.

A companhia aérea explica que estes voos fazem parte “da maior expansão internacional da United na sua história, adicionando 11 novos voos e oito novos destinos” à sua rede neste verão.

Em Portugal, a companhia aérea torna-se na “primeira e única companhia aérea dos EUA a oferecer voos diretos de Faro para os EUA, oferecendo mais voos entre Portugal e os EUA e servindo mais destinos em Portugal do que qualquer outra transportadora americana”.

Os voos de Faro e da Madeira juntam-se à operação que a United Airlines realiza durante todo o ano de Lisboa para Nova Iorque/Newark, bem como ao voo diário durante quase todo o ano de Lisboa para Washington D.C., e ainda aos voos sazonais do Porto e Ponta Delgada, Açores, para Nova Iorque/Newark.

“Para o verão de 2025, os nossos clientes em Portugal beneficiarão de uma escolha de viagens ainda maior, com a oportunidade de voar diretamente de Faro para os Estados Unidos pela primeira vez, bem como a possibilidade de usufruir de ligações cómodas através do nosso aeroporto de Nova Iorque/Newark a 58 destinos em toda a América”, acrescenta Marcel Fuchs.

Além dos destinos portugueses, a United Airlines vai abrir, a partir de maio de 2025, voos desde Newark/Nova Iorque para destinos “que nenhuma outra companhia aérea dos EUA serve”, incluindo Nuuk, na Gronelândia; Palermo, em Itália; e Bilbau, em Espanha.

A companhia aérea vai também adicionar três novas rotas a partir de Washington D.C./Dulles, incluindo o seu primeiro voo de sempre para Dakar, Senegal, que opera durante todo o ano, e novos voos sazonais para Nice, França e Veneza, Itália.

Novos voos de Tóquio-Narita para Kaohsiung, Taiwan; Ulaanbaatar, Mongólia; e Koror, Palau, que são igualmente “destinos que nenhuma outra companhia aérea dos EUA serve”, merecem igualmente destaque.

“No total, no próximo verão, a United oferecerá 800 voos diários de e para 147 destinos internacionais – incluindo 40 que nenhuma outra companhia aérea dos EUA serve”, afirma a companhia aérea.

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Azul já recebeu 4.º aparelho Airbus A330-200 para reforçar frota internacional

O novo avião A330-200 da Azul foi batizado como “Encanto Azul”, conta com capacidade para transportar 255 passageiros e vai realizar as rotas internacionais da companhia aérea para os EUA e Europa.

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A Azul – Linhas Aéreas Brasileiras recebeu esta quinta-feira, 10 de setembro, o seu quarto avião A330-200, aparelho que foi batizado como “Encanto Azul” e que vai reforçar a frota internacional da companhia aérea brasileira.

“O novo avião, de prefixo PR-AIL e batizado de “Encanto Azul”, está a caminho de Confins para o processo de nacionalização e, em breve, passará a integrar a frota internacional da companhia, operando rotas para destinos nos Estados Unidos e na Europa”, explica a Azul, num comunicado enviado à imprensa.

A companhia aérea explica que a introdução deste aparelho na sua frota só foi possível porque a Azul estabeleceu um “acordo com arrendadores e fabricantes de aeronaves que será fundamental para que a empresa siga o seu plano de crescimento para os próximos anos”.

A Azul indica que, antes de chegar à sua frota, este aparelho, que tem capacidade para 255 passageiros, incluindo 21 lugares em classe executiva, já tinha sido operado por companhias aéreas dos Emirados Árabes Unidos e da Alemanha.

“A chegada dessa nova aeronave faz parte do plano de expansão da frota internacional da companhia, que já recebeu quatro aviões de longo alcance em 2024. Além destes, neste ano, a companhia também adicionou à frota um ATR 72-600, dois Airbus A320 e quatro Embraer 195-E2, que já estão em operação na malha de voos domésticos da Azul, que é a líder em conectividade aérea no Brasil”, acrescenta a Azul, revelando que, até março de 2025, espera receber outros oito Embraer 195-E2, que vão permitir servir um total de 200 destinos.

Segundo Jason Ward, vice-presidente de Pessoas, Clientes e ESG da Azul, a companhia aérea está entusiasmada com a chegada do novo aparelho, que é o “quarto widebody do ano” a juntar-se à frota da Azul, contribuindo para fortalecer a rede internacional da companhia aérea, em plena temporada alta.

“Isso nos permite oferecer mais opções de voos para os clientes, refletindo a nossa confiança no mercado e o compromisso de proporcionar viagens inesquecíveis aos nossos clientes”, acrescenta o responsável.

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PLAY Airlines começa a voar para a Madeira na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira, 15 de outubro, a PLAY Airlines dá início aos voos entre a Madeira e a Islândia, numa operação que conta com um voo por semana.

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O voo inaugural da rota que a PLAY Airlines vai abrir para a Madeira vai ter lugar na próxima terça-feira, 15 de outubro, assinalando o arranque de uma operação que vai contar com um voo por semana, às terças-feiras, entre a Islândia e o arquipélago português.

“Estamos entusiasmados com a introdução de voos entre a Islândia e a deslumbrante ilha da Madeira. Esta rota é mais do que uma simples ligação – é uma oportunidade para os viajantes conhecerem dois destinos únicos e belos”, afirma Einar Örn Ólafsson, CEO da PLAY.

O responsável mostra-se confiante no sucesso da operação, esperando que esta rota gere “um forte interesse por parte daqueles que estão ansiosos por explorar a beleza natural da Islândia e da Madeira”.

Recorde-se que a PLAY Airlines é uma companhia aérea low-cost islandesa que opera entre a América do Norte e a Europa, tendo a Islândia e a sua capital como hub central, onde os passageiros podem fazer uma paragem durante alguns, sem custos adicionais, ao abrigo do programa de stopover da companhia aérea.

Atualmente, a PLAY voa para Baltimore, Boston, Nova Iorque e Washington DC,  nos EUA, assim como para Toronto, no Canadá, além de vários destinos europeus, sendo que, em Portugal, a transportadora já voa para Lisboa e Porto, destinos aos quais se juntam agora a Madeira.

 

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Soltour lança charters para Cancún no Natal e Réveillon

Nesta época festival de Natal e Réveillon, a Soltour vai apostar em Cancún, no México, disponibilizando voos charters diretos desde Lisboa para o destino, entre 19 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025.

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A Soltour anunciou que, nesta época festival de Natal e Réveillon, vai apostar em Cancún, no México, disponibilizando voos charters diretos desde Lisboa para o destino, entre 19 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025.

“Neste Natal e Ano Novo, a Soltour convida os portugueses a encerrar 2024 e dar as boas-vindas a 2025 nas águas quentes de Cancún, no México. O operador turístico contará com voos diretos, a partir de Lisboa, entre 19 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025.

Segundo a Soltour, Cancún é um destino “perfeito para os viajantes que preferem celebrar esta época festiva fora de casa”, uma vez que oferece uma “conjugação de riqueza cultural e praias caribenhas de referência”, que garante uma “experiência de fim de ano inesquecível”.

“Com uma oferta de hospitalidade de nível mundial, célebre pelos resorts luxuosos, que é ideal para quem procura uma experiência de tranquilidade nas águas quentes das Caraíbas, o destino é igualmente convidativo para os viajantes que preferem experiências culturais. Cancún permite fácil acesso a locais de grande importância histórica, como Tulum e Chichén Itzá, esta última considerada uma das sete maravilhas do mundo”, refere ainda o operador turístico.

De acordo com Luís Santos, diretor Comercial da Soltour para Espanha e Portugal, a aposta em Cancún surge porque o operador turístico quer “dar aos viajantes a chance de encerrar 2024 com experiências inesquecíveis”.

“Sabemos que esta é uma altura eleita por muitos portugueses para viajar, mas que estes procuram opções seguras, que lhes deem garantias de uma experiência tranquila e memorável para fechar o ano com chave de ouro. Por isso, quisemos disponibilizar às agências de viagens uma operação atrativa, para um destino em que temos longa tradição a nível de operação, assegurando assim o selo de qualidade da Soltour”, explica o responsável.

A oferta da Soltour para o Natal e Réveillon já está disponível no website do operador turístico e pode ser consultada aqui.

 

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Lusanova lança circuitos Ibéricos de Natal e Fim-de-Ano

A Lusanova lançou uma série de circuitos especiais em Portugal e Espanha para o Natal e Fim-de-Ano, que já se encontra disponível online, através do website do operador turístico.

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A Lusanova lançou uma série de Circuitos Ibéricos especiais para o Natal e Fim-de-Ano, oferta que, segundo comunicado do operador turístico, inclui propostas para Portugal e Espanha e que já se encontra disponível no website da Lusanova.

Para o Natal, a Lusanova disponibiliza um circuito temático por Fátima e Óbidos, que inclui jantar de Consoada e a possibilidade de assistir à Missa do Galo no Santuário de Fátima, cujos preços começam nos 225 euros e contempla também transporte em autocarro de turismo, alojamento e algumas refeições, com estada no Hotel Santa Maria.

Para o Fim-de-Ano, as propostas da Lusanova passam por destinos em Portugal e em Espanha, com destaque para os circuitos de Fim-de-Ano em território nacional para Castelo Branco, a partir de 465 euros, com estada no Hotel Rainha Dona Amélia Arts & Leisure e partida de Lisboa, e para Lagos, em combinação com Albufeira, com saídas de Lisboa e Setúbal, a partir de 550 euros.

O operador turístico disponibiliza ainda outras opções para o Fim-de-Ano que incluem Vila Real, em combinação com Chaves, e Guimarães, com Braga, cujas partidas decorrem de Lisboa, Coimbra e Porto.

Já em Espanha, as propostas da Lusanova incluem Madrid, num combinado com a cidade de Toledo, assim como Sevilha e Córdoba, Granada e a Serra Nevada, tendo estes circuitos partidas de Lisboa e Setúbal, e incluindo transporte em autocarro de turismo, alojamento e pequeno-almoço, guia acompanhante e seguro de viagem.

Toda a programação da Lusanova para a época festiva do Natal e Fim-de-Ano está disponível online, atraves do website do operador turístico, que pode ser consultado aqui.

 

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Turismo indígena injecta 67 mil milhões de dólares na economia mundial, diz WTTC

Durante o último dia do Global Summit, o World Travel & Tourism Council (WTTC) lançou um relatório sobre turismo indígena, revelando que este contribuirá com 67 mil milhões de dólares para a economia global até 2034.

Victor Jorge

O turismo indígena está a emergir rapidamente como um motor económico fundamental, apontando o mais recente relatório do World Travel & Tourism Council (WTTC), apresentado durante o Global Summit, em Perth (Austrália), que este turismo cria emprego e valor económico em áreas remotas, além de promover e proteger as culturas, as línguas e as terras dos povos indígenas, assim como possibilita aos visitantes uma oportunidade única de conhecer e aprender sobre a história e a tradição indígenas.

Com o mercado global do turismo indígena a crescer a uma taxa de crescimento anual de 4,1% durante a próxima década, atingindo 67 mil milhões de dólares (cerca de 62 mil milhões de euros), “este setor está a capacitar as comunidades para assumirem o controlo do seu futuro económico”, diz o relatório.

Só no Canadá, o setor do turismo indígena apoia quase 2.000 empresas e mais de 39.000 empregos, contribuindo com 1,7 mil milhões de dólares (cerca de 1,5 mil milhões de euros) para a economia em 2017.

Da mesma forma, na região de Guna Yala, no Panamá, o turismo é o principal motor económico, sustentando o povo Guna e a sua cultura, ao mesmo tempo que cria uma economia autossuficiente.

Este boom económico é alimentado pela crescente procura de experiências culturais autênticas em países como o Canadá, a Austrália e os Estados Unidos da América (EUA), entre outros.

Na Austrália, mais de 1,4 milhão de visitantes internacionais participaram em experiências de turismo indígena em 2019, marcando um crescimento anual de 6% desde 2010.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, reconhece que o turismo indígena “não é apenas mostrar ricas tradições culturais, trata-se de capacitar as comunidades, criar empregos sustentáveis e garantir que os povos indígenas tenham o controle de suas próprias histórias e futuros económicos”.

O relatório demonstra o imenso potencial do turismo indígena para impulsionar o crescimento económico, especialmente em regiões remotas, preservando simultaneamente um património cultural de valor inestimável. “Como a procura global de experiências autênticas continua a aumentar, é crucial que apoiemos as empresas indígenas e asseguremos que têm acesso aos recursos e ao financiamento necessários para prosperar”, conclui a responsável do WTTC.

Preservar a cultura através do turismo
O relatório “Supporting Global Indigenous Tourism” mostra como o turismo indígena também desempenha um papel crucial na preservação do património cultural, das línguas e das práticas tradicionais.

O povo Sámi do norte da Europa (Lapónia), por exemplo, desenvolveu marcas de certificação como “Sámi Duodji” para proteger as suas ricas tradições, enquanto o inovador robot Kipi do Peru ajuda a preservar línguas em vias de extinção como a Kukama, falada por apenas 2.000 pessoas.

Ao incorporar elementos como estes no turismo, as comunidades indígenas podem salvaguardar as suas identidades culturais.

O turismo indígena permite, também, uma carreira sustentável, exemplificada pela Indigenous Tourism Association of Canada (ITAC) do Canadá, possibilitando às comunidades controlar o seu futuro através do turismo.

Entretanto, países como a Austrália e os EUA estão a incorporar cada vez mais experiências indígenas no marketing turístico nacional, assegurando uma representação autêntica.

*O Publituris viajou até Perth (Austrália) para o Global Summit 2024 a convite do World Travel & Tourism Council (WTTC)
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Portugueses crescem nas visitas a Berlim e destacam-se pela estada média

Segundo Christian Tänzler, porta-voz do visitBerlin, a capital alemã registou uma “forte recuperação depois da COVID-19” no que diz respeito ao mercado português, que se destaca também por apresentar uma estada média mais longa.

Inês de Matos

A capital alemã recebeu, entre janeiro e julho de 2024, um total de 18.491, número que representa um crescimento de 16,3% face a igual período de 2023 e que é acompanhado por uma estada média acima dos restantes mercados, segundo dados avançados ao Publituris pelo VisitBerlin.

Segundo Christian Tänzler, porta-voz do visitBerlin, a capital alemã registou uma “forte recuperação depois da COVID-19” no que diz respeito ao mercado português, que se destaca também por apresentar uma estada média mais longa.

“Os hóspedes portugueses têm uma estada média mais longa do que a média dos visitantes de Berlim”, acrescentou o responsável, revelando que, entre os turistas lusos, a estada média em Berlim está nos 2,9 dias, enquanto nas restantes nacionalidades de visitantes a média é de 2,4 dias.

Os números mostram o bom comportamento do mercado nacional, o que leva Christian Tänzler a fazer um balanço positivo, considerando que o ano de 2024 “está a correr bem” e que os turistas portugueses “gostam de visitar Berlim”.

Recorde-se que, entre janeiro e dezembro de 2023, a capital alemã tinha recebido um total de 29.848 turistas portugueses, número que tinha representado um aumento de 8,4% face ao mesmo período de 2022.

No ano passado, a estada média dos portugueses tinha sido, contudo, mais elevada, chegando aos 3,6 dias, enquanto até julho de 2024 desceu para 2,9 dias, ainda assim acima da média das outras nacionalidade.

 

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Holiday Inn Braga já abriu

Com 111 quartos, o Holiday Inn Braga foi oficialmente inaugurado na terça-feira, 8 de outubro, e pretende contribuir para afirmar Braga “como destino próprio”, destinando-se a viajantes de lazer e profissionais.

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O Holiday Inn Braga, unidade de quatro estrelas com 111 quartos, foi oficialmente inaugurado na passada terça-feira, 8 de outubro, e pretende contribuir para afirmar Braga “como destino próprio”.

“Braga já não é apenas uma cidade satélite do Porto. Em anos mais recentes, o território tem crescido na procura direta para o turismo de lazer, pelo que acompanhar esta procura com uma oferta hoteleira ajustada é fundamental para garantir um crescimento contínuo”, destaca Hélder Santos, representante de uma das partes investidoras do consórcio Holy Angels.

A unidade, que resulta de um acordo de franchising entre a empresa Holy Angels, Investment Partnership S.A. e o grupo internacional InterContinental Hotels Group (IHG), está direcionada para viajantes de lazer e profissionais, contando, por isso, com espaços para salas de conferências, um centro de fitness, uma piscina exterior e estacionamento, que disponibiliza postos de carregamento elétrico.

O Holiday Inn Braga está inserido num edifício de sete andares, localizado numa das artérias mais movimentadas da cidade, a Rua Complexo Desportivo, e conta ainda com o restaurante Cervelogia, que faz uma homenagem à cerveja, numa carta que é assinada pelo Chefe minhoto Pedro Canha.

“O nosso entusiasmo guia-se pelo enorme potencial de desenvolvimento local que esta abertura pode trazer para a cidade de Braga. A região, conhecida pela sua forte tradição de bem receber, inspira-nos a refletir a autêntica hospitalidade que caracteriza Braga e o Minho. Além disso, queremos que o restaurante Cervelogia se torne, em breve, um ponto de encontro para os bracarenses”, explica André Dias de Castro, diretor geral do Holiday Inn Braga.

A unidade conta ainda com uma política pet-friendly, em que cães e gatos são bem-vindos, mediante o pagamento de uma taxa de 35 euros por noite.

 

 

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