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Propósito da taxa de entrada em Veneza é um fracasso porque número de turistas aumentou

A introdução da taxa que gere os fluxos turísticos em Veneza é contrariada pelos factos. A cidade recebe cada vez mais turistas, diz o vereador Giovanni Andrea Martini, líder do grupo da lista ‘Cidade inteira junta’, durante uma conferência de imprensa no Palazzo Grazioli, na sede da Associação de Imprensa Estrangeira em Roma.

Carolina Morgado
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Propósito da taxa de entrada em Veneza é um fracasso porque número de turistas aumentou

A introdução da taxa que gere os fluxos turísticos em Veneza é contrariada pelos factos. A cidade recebe cada vez mais turistas, diz o vereador Giovanni Andrea Martini, líder do grupo da lista ‘Cidade inteira junta’, durante uma conferência de imprensa no Palazzo Grazioli, na sede da Associação de Imprensa Estrangeira em Roma.

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Convocado precisamente para falar dos primeiros resultados da contribuição para o acesso a Veneza – cinco euros – introduzida em abril passado a título experimental, o vereador Giovanni Andrea Martini afirmou que “o bilhete para Veneza é um fracasso sensacional. Mais turistas chegam todos os dias”.

Uma medida que, segundo disse, não abranda o turismo de massa, pelo contrário, e que teria sido implementada “para evitar que Veneza fosse colocada na lista negra da UNESCO”. As chegadas registadas, sublinha, “são numericamente superiores às dos anos anteriores”.

“Olhando para os dados disponíveis, só no dia 19 de maio Veneza registou 70 mil inscrições, enquanto no dia 23 de abril do ano passado foram 66 mil e no dia 2 de junho de 2023, feriado nacional, foram 65 mil”, apontou Martini, destacando que a medida serve “apenas para arrecadar dinheiro”.

Como reiterado diversas vezes durante o encontro com a imprensa estrangeira, Veneza representa o emblema da cidade aberta, mas que hoje se encontra “fechada por vontade política de uma administração que com esta medida traz para casa um pouco de dinheiro”. Mas isso não salva, segundo o vereador da oposição, “a alma da cidade”.

A solução para gerir o turismo de massa deve ser de longo prazo. Na conferência de imprensa em Roma, a medida da administração Brugnaro foi contestada pelo vereador: “A cidade está em desordem, é necessária uma solução a longo prazo”.

Poderia-se pensar também – destacou o vereador – num número limitado com reserva gratuita e sem pedido de dados para salvaguarda da privacidade, além do regresso dos residentes permanentes. Isto numa cidade que tem 49 mil cidadãos no centro histórico e que em média duplica o número de turistas que chegam todos os dias.

Defendeu que “se quisermos que a vida da cidade mude, devemos permitir que a cidade mude a sua vida”, para concluir que “devemos superar a desertificação social criada por esta floresta de arrendamentos de curta duração e de habitações públicas que não são atribuídas”.

Refira-se que nos primeiros 11 dias da nova taxa, a cidade italiana arrecadou cerca de 977.430 euros com a venda de 195 mil bilhetes. Mesmo assim, este montante é inferior ao custo de implementação do sistema de reservas, campanhas informativas e verificação de bilhetes, estimado em três milhões de euros.

A medida, inicialmente em fase experimental, será aplicada em 29 dias específicos durante os meses de maio, junho e julho, incluindo fins de semana e feriados.

Após o período experimental, a taxa pode ser aumentada para 10 euros por dia, com multas de até 300 euros para quem tentar visitar a cidade sem bilhete. A eficácia da medida continuará a ser avaliada, mas as críticas indicam que podem ser necessários ajustes significativos para alcançar os objetivos desejados.

 

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Etihad Airways oferece noites gratuitas para passageiros em conexão em Abu Dhabi

A Etihad Airways e o Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi (DCT Abu Dhabi) acabam de anunciar o lançamento do programa Abu Dhabi Stopover para incentivar os passageiros em conexão a explorar o emirado.

O Abu Dhabi Stopover, exclusivo da Etihad Airways, convida os passageiros que passam pelo seu hub em Abu Dhabi a transformar a sua conexão numa estadia gratuita em hotel. Ao reservar voos com a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, os passageiros têm agora a opção de adicionar uma escala e selecionar um hotel gratuito. Os hóspedes podem escolher uma estadia gratuita de uma ou duas noites numa variedade de unidades hoteleiras de quatro ou cinco estrelas em toda a cidade. Observe que esta oferta está disponível apenas para reservas diretas no site da Etihad Airways.

“Esperamos trazer mais de 100 mil visitantes a Abu Dhabi através do programa Stopover no próximo ano e estamos confiantes de que depois de provarem o que a capital tem para oferecer, voltarão para saber mais”, garante Antonoaldo Neves, CEO da Etihad Airways, citado pelo Air Journal.

“O Abu Dhabi Stopover é parte integrante da nossa missão de compartilhar o melhor de Abu Dhabi com viajantes de todo o mundo”, aponta Saleh Mohamed Al Geziry, diretor geral do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi (DCT Abu Dhabi)”, de acordo com o mesmo meio de comunicação social, realçando que “esta iniciativa inovadora fornece uma visão geral das diversas experiências disponíveis aqui – desde entretenimento e cultura ao lazer e muito mais – para inspirar os viajantes a regressar e mergulhar na experiência completa de Abu Dhabi”.

Na verdade, a estratégia da DCT Abu Dhabi visa aumentar o número de visitantes internacionais de 3,8 milhões em 2023 (principalmente da Índia, Rússia, Reino Unido, China e Arábia Saudita) para 7,2 milhões em 2030, com 7% de crescimento ao ano. Ao mesmo tempo, o setor hoteleiro está a crescer para responder à procura, passando de 34 mil quartos de hotel em 2023 para 52 mil em 2030.

Quanto à Etihad Airways, planeia servir até 110 destinos em 2030 a partir do seu novo hub em Abu Dhabi, o Aeroporto Internacional de Zayed. Recém-inaugurado, este último conta com infraestrutura de ponta para otimizar significativamente a viagem do viajante, com capacidade para 45 milhões de passageiros por ano, o dobro da do antigo aeroporto. Além da Etihad Airways, que responde por 60% do seu tráfego de passageiros, o Aeroporto Internacional de Zayed acolhe 29 transportadoras internacionais e pode contar com as ambiciosas perspetivas de crescimento de duas empresas de baixo custo para acomodar um público crescente: Wizz Air Abu Dhabi e Air Arabia, que atraem nomeadamente uma clientela da Europa Central e Oriental e do subcontinente indiano. Uma estratégia vencedora para o destino Abu Dhabi, uma vez que o aeroporto regista um aumento no seu tráfego ponto a ponto, que hoje é de 51% – a outra metade diz respeito ao tráfego de ligação.

 

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Porto Business School lança Observatório do Talento Migratório no Turismo

O novo Observatório do Talento Migratório no Turismo da Porto Business School (PBS) visa “destacar a importância do talento oriundo da migração para a competitividade da economia portuguesa, particularmente no setor do turismo”.

A Porto Business School (PBS) lançou o Observatório do Talento Migratório no Turismo, iniciativa inovadora que visa “destacar a importância do talento oriundo da migração para a competitividade da economia portuguesa, particularmente no setor do turismo”.

Em comunicado, a PBS explica que “esta iniciativa pretende identificar os desafios, as oportunidades e as práticas exemplares de integração e gestão dos talentos imigrantes no setor”, que já conta com 120 mil trabalhadores entre os 785 mil imigrantes existentes em Portugal.

Da responsabilidade do Tourism Futures Center, que integra o Innovation X Hub da Porto Business School, este observatório vai permitir ainda “entender como os talentos imigrantes têm sido valorizados e qualificados em comparação com os talentos nacionais”, já que mais de 20% dos trabalhadores estrangeiros em Portugal estão empregados nas atividades de alojamento, restauração e similares.

A PBS lembra que, segundo o o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo, no ano passado, registou-se um aumento da população estrangeira residente em Portugal, numa subida de 33% face a 2022, o que levou o número de estrangeiros residentes em Portugal a aumentar de 781.247 para 1.040.000 em 2023, representando já mais de 10% da população total.

“Estes migrantes asseguram uma parte significativa da atividade económica do país, particularmente no turismo, que em 2023 bateu todos os recordes de dormidas em território nacional”, destaca ainda a PBS.

Segundo Rita Marques, coordenadora do Tourism Futures Center da Porto Business School, “é essencial capacitar todos aqueles que estão envolvidos no setor de turismo, sejam imigrantes ou não”.

“Ao focar na qualificação e inclusão dos migrantes, que representam já 20% da força de trabalho no turismo, o Observatório contribuirá para o crescimento económico sustentável do setor e para a promoção de práticas inclusivas e alinhadas aos princípios de responsabilidade social corporativa e ESG”, defende a responsável.

Já José Esteves, dean da Porto Business School, diz que “a Porto Business School está empenhada em promover a inclusão e a qualificação dos talentos migrantes no turismo”, pelo que, defende, o lançamento “deste Observatório é um passo crucial para garantir que Portugal continue a ser um destino acolhedor e competitivo, onde todos os profissionais têm a oportunidade de prosperar e contribuir para o desenvolvimento económico e social do país”.

Desenvolvido pelo Innovation X Hub da Porto Business School, este Observatório vai coligir e analisar dados sobre a participação dos migrantes no turismo em Portugal, bem como desenvolver programas de formação específicos para migrantes no setor turístico e incentivar práticas inclusivas, garantindo que os migrantes tenham acesso a oportunidades de desenvolvimento profissional.

O Observatório visa ainda estabelecer colaborações com empresas, instituições de ensino e outras entidades para promoção da inclusão e qualificação dos trabalhadores migrantes, estando também preparado para estudar o impacto da migração na autenticidade dos destinos turísticos, bem como a proposta de estratégias para a construção de um setor turístico mais responsável e integrador, gerador de valor para todos.

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Quatro milhões de italianos vão viajar este verão, revela pesquisa da Assoviaggi

A inflação, os aumentos de preços e as guerras não impediram o desejo dos italianos de viajar este verão. Uma pesquisa da Assoviaggi (Associação Italiana de Agências de Viagens e Turismo) dá conta que, entre junho e agosto, cerca de quatro milhões de pessoas viajarão graças aos serviços das agências de viagens, para um aumento global nas reservas de 3,5% em relação ao verão de 2023.

A associação revela que cerca de 70% das reservas para o verão foram feitas para serviços para destinos transfronteiriços, avançando que “segundo as nossas estimativas, os pedidos para o estrangeiro apresentam uma subida de 6,7% face ao período junho-agosto de 2023, contra uma quebra de 3,1% nos pedidos para destinos italianos, um fenómeno que é afetado pela concorrência dos destinos estrangeiros, pela redução do poder de compra das famílias e pelo aumento dos preços registados em Itália, a começar pelos preços dos transportes”. Assim, 2,8 milhões escolherão uma viagem fora da Itália, enquanto 1,2 milhão ficarão em “Bel Paese”.

No que diz respeito às viagens de ‘curta distância’ ao estrangeiro, o maior número de pedidos foi verificado para a Grécia e Espanha, mas também suscitaram interesse para Portugal, França, Marrocos, Tunísia e Albânia.

Nas viagens de “médio curso”, o Egito confirma a sua posição, tendo compensado a queda da procura devido à explosão das tensões geopolíticas na zona do Médio Oriente com uma política de preços acessíveis, seguido, com menos frequência, pela Noruega e pela Islândia.

Para quem optou por um destino ‘longo curso’, porém, destaca-se a viagem aos EUA, além do Japão, Caraíbas, Tailândia e Madagascar. No entanto, nos relatórios dos empresários foram indicados mais de 30 países diferentes, incluindo Tanzânia, Malásia, Polinésia, Vietname, Índia, Austrália, Peru e Namíbia, destinos caracterizados por experiências e serviços de alta qualidade.

A Assoviaggi indica ainda que os excelentes resultados dos primeiros quatro meses do ano (+9,5% face a 2023) foram seguidos de um período de abrandamento, abaixo das expectativas das empresas de turismo organizado.

Segundo indicações dos empresários, o volume de negócios da primeira parte do ano deverá fechar positivamente, com um crescimento estimado em 9,5%, com resultados acima da média do Nordeste e Centro, mas a tendência desenvolveu-se a velocidades alternadas: uma fase inicial apoiada por uma procura robusta de viagens de lazer, seguida por um abrandamento acentuado da procura durante maio e junho. Prevê-se que as viagens de lazer representem cerca de 60% do volume total de negócios, enquanto a percentagem da venda de transportes e outros serviços turísticos deverá ascender a 18%, e as viagens de negócios a 14%, seguidas por 8% por cento dos seguros.

Para os próximos meses estima-se também um aumento moderado dos pedidos para o período de verão, mas não aos níveis esperados pelas empresas do setor. Uma parcela significativa das reservas para o verão também foi registada com reservas antecipadas nos primeiros quatro meses do ano, sendo evidente um abrandamento da procura durante os meses de maio e junho. “Assistimos a uma queda no interesse em particular pelo produto “Mare Italia”, bem como a um aumento de pedidos para destinos curtos para conter custos de transporte, mas especialmente para destinos próximos com uma oferta competitiva”, aponta o inquérito da Assoviaggi Confesercenti, realizado pelo Centro de Estudos Turístico de Florença, numa amostra de 671 agências de viagens.

Ainda em 2024, os cruzeiros estão entre as modalidades de viagem que mantêm o interesse dos italianos. Há também um forte aumento nos pedidos de viagens à medida, em pacotes ‘sob medida’ de acordo com os tempos e interesses dos viajantes, graças à competência profissional das agências. As viagens intercontinentais e as viagens para estâncias balneares nos países mediterrânicos estão a aumentar ligeiramente. Também se registou um forte crescimento do interesse nas viagens em grupo, em particular, nas viagens organizadas que também permitem a quem sai sozinho – um pedido que vem principalmente de mulheres viajantes – juntar-se a um pequeno grupo acompanhado por um especialista no destino. Entre os outros tipos de produtos, confirmam-se as escolhas para as Capitais Europeias e Cidades de Arte Italianas, enquanto a fórmula Fly & Drive também está a aumentar – mesmo que ainda seja uma participação minoritária: soluções combinadas, que permitem chegar a um destino de avião e depois deslocar-se sobre quatro (ou duas) rodas pelas diversas etapas do itinerário planeado em conjunto com a agência de viagens.

“Estamos confiantes de que 2024 pode representar uma viragem decisiva para as empresas que operam no setor do turismo organizado”, comenta Gianni Rebecchi, presidente da Assoviaggi Confesercenti. “Após anos de desafios sem precedentes, o objetivo é ver um impulso renovado e uma recuperação robusta que possa trazer o setor de volta aos níveis anteriores à pandemia, e talvez até mais além”.

Acrescenta que “trabalhamos assiduamente para inovar a oferta e melhorar a experiência do viajante e para fortalecer a colaboração com os fornecedores”, no entanto, “estamos preocupados com o abrandamento das reservas nos últimos meses, um sinal que, em nossa opinião, deve ser monitorizado com atenção: o risco é que o aumento dos preços, a começar pelos dos transportes e dos serviços turísticos, mas não só, possa levar a uma contração da procura”.

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Kilimanjaro é o novo destino da Air France para o inverno

Os voos da Air France para Kilimanjaro arrancam a 18 de novembro e decorrem às segundas, quartas e sábados, em continuação das ligações para Zanzibar, também na Tanzânia, e vão ser operados num avião Airbus A350-900.

A Air France anunciou que, este inverno, vai abrir uma nova rota para Kilimanjaro, na Tanzânia, cuja inauguração está prevista para 18 de novembro e que vai contar com três voos por semana, substituindo as ligações a Dar Es Salam.

Segundo um comunicado da companhia aérea, os voos para Kilimanjaro decorrem às segundas, quartas e sábados, em continuação das ligações da Air France para Zanzibar, também na Tanzânia, e vão ser operados num avião Airbus A350-900, com 34 assentos na Business, 24 em Premium Economy e 266 em Economy.

“A rota Paris – Zanzibar – Kilimanjaro vai substituir a Paris – Zanzibar – Dar Es Salam, operada pela Air France até agora. Dar Es Salam permanece acessível via Amesterdão com a parceira KLM, que opera 7 voos/semana para a capital da Tanzânia”, indica a Air France.

Os voos vão partir de Paris-CDG às 10h10 para chegar a Zanzibar às 21h10, de onde voltam a partir às 22h55, chegando a Kilimanjaro às 23h55. Em sentido contrário, os voos decorrem às terças, quintas e domingos, com partida de Kilimanjaro pelas 1h25 e chegada a Paris-CDG às 8h50.

Para os passageiros portugueses, a nova rota vai estar disponível através das rotas que a Air France disponibiliza desde Lisboa ou do Porto, via hub em Paris-CDG.

Além da oferta da Air France, também a KLM conta com várias ligações à Tanzânia, como Dar Es Salam, Kilimanjaro (5 voos/semana) e Zanzibar (2 voos/semana), numa oferta que pode ser coordenada com a da Air France.

Segundo a Air France, “o Monte Kilimanjaro é a montanha mais alta do continente” e conta com três picos vulcânicos principais, Mawenzi, Kibo e Shira, oferecendo “uma ampla variedade de itinerários para os caminhantes”.

Além do Monte Kilimanjaro, os turistas podem também visitar o Parque Nacional do Kilimanjaro, que está classificado como Património Mundial da UNESCO, e que é o ponto de partida ideal para um safari no Quénia ou na Tanzânia.

Todos os detalhes sobre a operação podem ser consultados aqui.

 

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Depois de percorrer Portugal de Norte a Sul do país, a empresa de recursos humanos inaugura uma nova delegação, agora no Funchal

A Timing, empresa líder no setor de recursos humanos anuncia a inauguração da nova delegação no Funchal

Com esta expansão, a empresa visa fortalecer a sua presença na Região Autónoma da Madeira e oferecer serviços de alta qualidade a um número ainda maior de clientes.

Desde a sua abertura, em 2015, a empresa estabeleceu-se como uma referência no mercado de recursos humanos, especialmente no setor da hotelaria. Com uma forte presença no Algarve, desde Tavira a Lagos, e também em Setúbal, Lisboa, São João da Madeira e Porto, a empresa procura um compromisso constante com a excelência e a satisfação dos seus clientes.

“Estamos entusiasmados com a abertura da nossa nova delegação, no Funchal.”, refere Ricardo Mariano, CEO da empresa. “A expansão para a Madeira representa um passo importante na nossa estratégia de crescimento e reflete o nosso compromisso em oferecer soluções de recursos humanos em todas as regiões de Portugal.”, remata.

A abertura da Timing, no Funchal assinala o 9.º aniversário da marca. Com uma grande presença em diversos setores, desde a hotelaria à construção, retalho, indústria, logística, entre outros, entra na Madeira com a certeza de que “vamos ajudar as empresas da Madeira e do Porto Santo, com mão-de-obra qualificada, formação e soluções personalizadas, adaptadas a cada setor de atividade.”, destaca Eva Quitério, Coordenadora de Recursos Humanos do Algarve e Ilhas.

“Abrirmos a nossa primeira delegação fora do continente, no Funchal, é sinónimo da confiança na nossa equipa da Madeira. A formação na área da hotelaria é um dos nossos trunfos e o acompanhamento regular da satisfação dos nossos clientes é uma mais valia na implementação de melhorias constantes.”, remata Eva Quitério, Coordenadora de RH do Algarve e Ilhas.

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Solférias lança novo canal de WhatsApp para agentes de viagens

O operador turístico Solférias anuncia o lançamento do seu novo canal de WhatsApp, permitindo ao agente de viagens acesso exclusivo a novidades, ofertas e muito mais, tudo na palma da mão.

Com este novo canal de WhatsApp, o agente de viagens encontrará informações exclusivas sobre novos destinos e produtos, ou seja, será o primeiro a saber sobre as últimas ofertas e pacotes da Solférias, perfeitos para os seus clientes.

Estarão, igualmente, disponíveis promoções e ofertas imperdíveis, permitindo ao agente de viagens não perder oportunidade de garantir preços incríveis para os seus clientes.

Por outro lado, os eventos e webinares exclusivos do operador turístico para agentes de viagens serão conhecidos através deste novo canal.

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Turquia lança nova rota turística ferroviária

O Expresso Mesopotâmia consiste numa viagem 1.051 quilómetros, que liga Ancara a Diyarbakır ao longo de 24 horas, incluindo várias paragens em localidades de interesse turístico.

A Turquia lançou uma nova rota turística ferroviária para que os turistas possam conhecer o país, o Expresso Mesopotâmia, uma viagem 1.051 quilómetros, que liga Ancara, capital da Turquia, a Diyarbakır, cidade turca localizada no sudeste do país.

“Esta aventura ferroviária permite aos viajantes percorrer as icónicas cidades da Anatólia, assim como os fascinantes cenários que atravessam o seu caminho”, destaca a Agência de Promoção e Desenvolvimento Turístico da Turquia, num comunicado divulgado esta terça-feira, 25 de junho.

Ao longo desta viagem, que tem a duração de 24 horas, os passageiros podem visitar várias localidades, como Kayseri, Sivas, Malatya, Elazığ e Bingöl, uma vez que o comboio tem previstas várias paragens

“A rota inclui visitas de três horas em Kayseri e Malatya, e uma excursão de quatro horas em Elazığ, dando aos passageiros tempo para descansar e explorar a arquitetura única e os deliciosos sabores locais de cada uma das cidades. Além disso, o comboio tem capacidade para 180 passageiros e oferece serviços de restauração”, realça a Agência de Promoção e Desenvolvimento Turístico da Turquia.

 

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Transavia abre nova rota entre o Porto e Bordéus a 13 de dezembro

Os voos da Transavia entre o Porto e Bordéus arrancam a 13 de dezembro e vão decorrer duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras, apresentando preços desde 34 euros para voos de ida.

A Transavia vai abrir, a partir de 13 de dezembro, uma nova rota que vai ligar o Porto a Bordéus, numa operação com dois voos por semana e cujos bilhetes têm preços desde 34 euros para voos de ida.

“Com 2 voos/semana (segundas e sextas-feiras), a nova ligação entre as 2 cidades conhecidas globalmente também pelos seus vinhos é uma das 6 novas rotas operadas de/para Bordéus pela companhia low-cost do grupo Air France-KLM”, lê-se no comunicado divulgado pela Transavia, esta terça-feira, 25 de junho.

Segundo Nicolas Hénin, Chief Commercial Officer da Transavia France, o Porto e Bordéus são cidades que “partilham a mesma cultura da gastronomia e do vinho”, pelo que a companhia aérea se mostra satisfeita por oferecer aos seus passageiros “a oportunidade de descobrirem uma nova cidade em França”, enquanto reforça a sua rede à partida do Porto.

Os voos da Transavia entre o Porto e Bordéus vão decorrer duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras, e os preços começam nos 34 euros para voos de ida. Os bilhetes já se encontram disponíveis para aquisição aqui.

 

 

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A Qatar Airways voltou a ser distinguida como a Melhor Companhia Aérea do Mundo nos Skytrax World Airline Awards

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Prémios Skytrax elegem Qatar Airways como melhor companhia aérea do mundo

Além da Qatar Airways, o Top3 dos Skytrax World Airline Awards fica completo com a Singapore Airlines e a Emirates, que ficaram nas segunda e terceira posições deste ranking, respetivamente. A TAP foi a única companhia aérea portuguesa contemplada e ficou na 71ª posição.

Inês de Matos

Os Skytrax World Airline Awards já foram atribuídos e reconheceram a Qatar Airways como melhor companhia aérea do mundo, naquela que foi a 8.ª vez que a companhia aérea de bandeira do Qatar venceu este prémio, considerado um dos mais importantes da indústria da aviação.

Além do prémio de melhor companhia aérea do mundo, a Qatar Airways foi também eleita como a Melhor Companhia Aérea do Oriente Médio, tendo arrecadado ainda os prémios para Melhor Classe Executiva do Mundo e Melhor Lounge de Companhia Aérea da Classe Executiva do Mundo.

“Este é um momento de orgulho para a Qatar Airways. Tenho a honra de compartilhar este prémio com a minha equipa. Este prémio é um testemunho do nosso compromisso incansável em fornecer serviços e inovação incomparáveis. Esperamos continuar a servir os nossos clientes com o mais alto nível de excelência”, congratulou-se Badr Mohammed Al-Meer, CEO do Grupo Qatar Airways.

Além dos prémios diretamente atribuídos à Qatar Airways, a companhia aérea do Qatar viu também o Hamad International Airport, no Qatar, ser eleito como o melhor do mundo e o melhor para compras.

O Top 3 dos Skytrax World Airline Awards fica ainda completo com as companhias aéreas Singapore Airlines e Emirates, que ficaram nas segunda e terceira posições deste ranking, respetivamente.

Já a Turkish Airlines, que foi a sétima melhor companhia aérea a nível mundial, foi eleita como a melhor companhia aérea da Europa, vencendo ainda o prémio de Melhor Companhia Aérea do Sul da Europa, bem como de Melhor Serviço de Catering de Classe Executiva do Mundo.

No caso de Portugal, a TAP foi a única companhia aérea contemplada neste ranking, figurando na posição 71ª entre as 100 melhores companhias aéreas do mundo.

Premiada foi ainda a Star Alliance, aliança de companhias aéreas à qual pertence a TAP, e que viu o Paris Charles de Gaulle Airport Lounge distinguido como o melhor lounge de alianças de companhias aéreas do mundo, num prémio entregue ao espaço poucos meses depois da sua abertura, já que este lounge está a funcionar desde outubro de 2023.

A Star Alliance viu ainda 16 das suas companhias aéreas reconhecidas com 47 menções honrosas em diversas categorias, incluindo de World’s Best First Class, Best Business Class Catering e vários prémios de melhor companhia aérea regional.

Recorde-se que os Skytrax World Airline Awards, que este ano estão a celebrar o 25.º aniversário, são considerados os Óscares da Aviação, cujos galardões são atribuídos com base na avaliação dos passageiros, tendo a votação desta edição decorrido entre setembro de 2023 a março de 2024, contando com 21,42 milhões de votos.

A lista completa das melhores companhias aéreas do mundo para a Skytrax pode ser consultada aqui.

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Receitas turísticas ultrapassam pela primeira vez 2MM€ em abril

As receitas turísticas ultrapassaram, pela primeira vez, o valor de dois mil milhões de euros num mês de abril, somando 2.058,32 milhões de euros, num aumento de 6,2% face a mês homólogo do ano passado, segundo o Banco de Portugal (BdP).

Inês de Matos

As receitas provenientes da atividade turística cresceram 6,2% no passado mês de abril, somando 2.058,32 milhões de euros, naquela que foi a primeira vez que este indicador ultrapassou os dois mil milhões de euros num mês de abril, de acordo com os dados do Banco de Portugal (BdP), divulgados na semana passada.

Os dados do BdP mostram que, em abril, as receitas provenientes da atividade turística, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal, ficaram 6,2% acima dos 1.938,34 milhões de euros apurados em igual mês do ano passado, bem como 49% acima dos 1.381,15 milhões de euros que tinham sido contabilizados em abril de 2019, antes da pandemia.

“As exportações de viagens e turismo totalizaram 2.058 milhões de euros, o valor mais elevado da série para um mês de abril”, lê-se no comunicado do BdP que acompanha os números de abril, mês que, este ano, não contou com o impulso da Páscoa, que se celebrou a 31 de março.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo – que se encontram pelos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro – cresceram em abril, somando 595,47 milhões de euros, valor que ficou 2,7% acima dos 580,04 milhões de euros apurados em igual período do ano passado e 25,7% acima do mesmo período de 2019, quando este indicador tinha ficado nos 473,77 milhões de euros.

Já o saldo da rubrica Viagens e Turismo somou 1.462,85 milhões de euros em abril, valor que traduz um aumento de 7,7% face a abril do ano passado, quando este indicador estava nos 1.358,30 milhões de euros, e 61,2% face a abril de 2019, quando o saldo da rubrica Viagens e Turismo tinha sido de 907,37 milhões de euros.

Acumulado até abril também traz notícias positivas

Tal como o mês de abril, também o acumulado até ao quarto mês do ano traduz notícias positivas, com as receitas turísticas a somarem já 6.829,11 milhões de euros, o que traduz um aumento de 12,2% face ao acumulado até abril de 2023, quando este valor se ficava pelos 6.084,71 milhões de euros.

Nas importações turísticas, a tendência volta a ser semelhante, uma vez que, até abril, este valor soma já 1.567,34 milhões de euros, quando em igual período de 2023 este valor estava nos 1.482,84 milhões de euros, o que traduz um aumento de 5,7%.

No que diz respeito ao saldo da rubrica Viagens e Turismo, verificou-se a mesma tendência de subida nos primeiros quatro meses do ano, uma vez que o valor deste indicador foi de 5.261,77 milhões de euros, o que representa um aumento de 14,3% face aos 4.601,87 milhões de euros apurados no mesmo período do ano passado.

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