Marco Sansavini é o novo presidente da Iberia
O novo presidente da Iberia já estabeleceu várias prioridades para o futuro da transportadora espanhola, com destaque para a manutenção dos bons resultados e para a elevação do hub de Madrid ao nível dos melhores da Europa.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Iberia passou a ser liderada por Marco Sansavini, que substituiu Fernando Candela como presidente da companhia aérea e já estabeleceu várias prioridades para o futuro da transportadora espanhola, com destaque para a manutenção dos bons resultados e para a elevação do hub de Madrid ao nível dos melhores da Europa, avança a companhia aérea, em comunicado.
Marco Sansavini destaca, desde logo, a liderança de Fernando Candela, que foi marcada por “questões muito importantes” e ao longo da qual a Iberia alcançou “os melhores resultados da sua história em 2023”.
Para o novo presidente da Iberia, os resultados recorde de 2023, que se traduziram em 940 milhões de euros e consolidaram a “excelência operacional, tanto no índice de satisfação do cliente (NPS) como em termos de pontualidade”, mostram que “a transformação que começou com Luis Gallego, há mais de dez anos, está a dar frutos”.
Além de manter os bons resultados, o novo presidente da Iberia está também focado em elevar o hub de Madrid ao nível dos melhores da Europa, fazendo com que “Espanha e a Península Ibérica façam parte da Liga dos Campeões da aviação”.
“Isto só pode ser alcançado por uma companhia aérea forte que possa ligar Espanha a muito mais destinos, daí a importância vital da operação de compra da Air Europa”, acrescenta o responsável, citado no comunicado divulgado pela Iberia.
Marco Sansavini acredita que a Iberia e o Grupo IAG, que também inclui a British Airways, a Vueling e a Aer Lingus, fizeram “uma oferta muito ambiciosa para garantir a concorrência” nas rotas operadas, mostrando-se, por isso, confiante de que a Comissão Europeia “aprovará a operação, que é fundamental para a conectividade do hub de Madrid, para os consumidores, para o emprego e turismo, e para a economia espanhola”.
O novo presidente da Iberia realça que a companhia aérea está ainda empenhada em “garantir a competitividade e o desenvolvimento futuro do negócio de handling”, motivo pelo qual a transportadora espanhola está a criar uma nova empresa de handling, assim como da manutenção.
Marco Sansavini diz ainda que tem “muita confiança no futuro” e que acredita que a Iberia “superará todos os seus desafios graças ao enorme profissionalismo e espírito da equipa da empresa”.
A chegada de Marco Sansavini à Iberia ditou ainda mudanças no Comité de Gestão da transportadora aérea, que é agora composto por Rafael Jiménez Hoyos como diretor de Produção; María Jesús López Solás como diretora Comercial, Desenvolvimento de Redes, Alianças e Clientes; Gabriel Perdiguero como diretor Financeiro, Transformação e Tecnologia; Juan Cierco como diretor Corporativo; José Luis de Luna como diretor de Relações Trabalhistas, Jurídico e Gestão de Recursos Humanos; Maria Bello como diretora de Pessoas e Diversidade; e Enrique Robledo como diretor de Manutenção.
Já a Direção de Gestão Aeroportuária passa a estar incluída no Comité de Gestão sob a liderança de José Luis de Luna até que seja criada a nova empresa de handling, enquanto a anterior diretora Financeira, Elena Baillo, que foi nomeada para cobrir a gestão de Fernando Candela, regressa ao seu anterior cargo de diretora Financeira da Iberia Express.
No comunicado divulgado, a Iberia diz ainda que, com as novas funções, Marco Sansavini regressa à companhia aérea e à Peninsula Ibérica, onde já tinha trabalhado entre 2012 e 2020, como diretor Comercial e parte da equipa liderada por Luis Gallego, que desenhou e levou a cabo a bem-sucedida transformação da empresa.
Em 2020, o responsável mudou-se para a Vueling, onde ocupou as funções de CEO e liderou “um processo de transformação que a tornou numa das melhores empresas low cost da Europa”.
Marco Sansavini trabalha em avião desde 1995, quando ingressou na KLM, onde ocupou diversos cargos até à fusão da transportadora dos Países Baixos com a Air France.
Em 2004, o novo presidente da Iberia ingressou na Air France-KLM como vice-presidente de Negócios Globais e desempenhou diversas funções no grupo e na sua subsidiária Alitalia até 2012.
A nível académico, Marco Sansavini conta com um bacharelato em Economia pela Universidade de Bolonha e é mestre em administração de empresas pelo IMD de Lausanne.