Início da ITB Berlim condicionada por greve na Lufthansa
Começou esta terça-feira, 5 de março, a maior feira de turismo da Europa e uma das maiores do mundo. Com uma área de exposição ocupada a rondar os 150.000 metros quadrados, o que equivale a 90% do total, as participações internacionais, incluindo Portugal, representam 87% da área. Contudo, a feira está condicionada pela greve do pessoal de terra da Lufthansa nos dias 7 e 8 de março.

Victor Jorge
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
Os números impressionam: 5.500 expositores de 170 países, 1.300 ‘senior buyers’ e uma área de exposição ocupada em 150.000 metros quadrados, o que equivale a 90% da área total, ocupando as participações internacionais 87% do espaço.
Mario Tobias, CEO da Messe Berlin, referiu na abertura da feira que “a ITB Berlim é o ponto de encontro para toda a cadeia de valor da indústria do turismo de todo o mundo”. Segundo Tobias, “apesar do aumento da procura das viagens, o nosso setor também enfrenta muitos desafios, como as alterações climáticas, uma crise energética, o avanço da IA e a escassez de competências. Estes desafios só podem ser ultrapassados em conjunto. É por isso que é tão importante para nós reunir todos os atores em Berlim, para que possamos beneficiar de inspiração mútua, aprender uns com os outros e trabalhar em soluções em conjunto”.
Com o mote da ITB Berlim deste ano a ser “Pioneer the Transition in Travel & Tourism. Together”, e com Omã como país convidado, a feira tem a17 temas e quatro palcos ao vivo, 200 sessões com especialistas a discutir tópicos como tecnologia de viagens, marketing e vendas, viagens do futuro, MICE, sustentabilidade, gestão de destinos, hospitalidade, responsabilidade social, viagens de negócios, trabalho do futuro, IA, web 3.0 e chatbots, participando mais de 400 oradores.
A participação de Portugal faz-se, novamente, com o stand do Turismo de Portugal onde a expectativa é grande e, como alguns dos participantes referiram ao Publituris, “é uma feira obrigatória e com um enorme potencial”.
Contudo, é possível verificar que existem stands que não têm qualquer ocupação, com os expositores a preferirem não vir à ITB do que arriscar e ficar em terra, devido à greve dos trabalhadores de terra da Lufthansa marcada para os dias 7 e 8 de março.