Os Especialistas acreditam num bom 2024 tendo em conta as reservas antecipadas no início do ano
Os organizadores de Os Especialistas acreditam que as empresas que constituem este grupo de viagens e turismo vão ter um bom ano, tendo em conta que “estas primeiras semanas do ano revelaram-se, em termos de reservas antecipadas, bastante boas”.
Carolina Morgado
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Com “casa cheia”, desde o dia 5 de fevereiro no Porto, tendo depois passado por Braga, Coimbra e Lisboa, para terminar esta sexta-feira em Albufeira (Algarve), Os Especialistas fazem um balanço positivo da edição de 2024 do seu roadshow anual.
Miguel Jesus, um dos organizadores de Os Especialistas, e diretor-geral do operador turístico Image Tours, disse aos jornalistas, à margem da sessão que teve lugar esta quinta-feira, em Lisboa que “nos últimos anos tem sido este o mote, temos tido casa cheia em todos os locais. Em apenas uma semana as inscrições esgotaram tanto no Porto, Braga, Coimbra e Lisboa, exceto o Algarve, que pela sua dimensão, não aconteceu, mas de qualquer forma, temos para esta sexta-feira 62 agências de viagens confirmadas, o que não é mau para a zona que é”.
Segundo a organização, da qual faz também parte Artur Sousa, diretor geral da ATR, o roadshow anual de Os Especialistas “é um evento em que o agente de viagens procura não faltar e segue um pouco o nosso lema que é “Soluções para agentes de viagens”, e vem ao nosso encontro para saber as novidades um pouco em todas as áreas das viagens, querem saber como está o mercado e o que temos de novo para este ano”.
O pulso do mercado começa-se a sentir no início do ano. Assim, Miguel Jesus revelou que, neste momento, as empresas que constituem Os Especialistas “estão bastante otimistas porque, estas primeiras semanas do ano revelaram-se, em termos de reservas antecipadas, bastante boa”, acentuando que “costumo dizer que a 31 de dezembro ninguém quer ouvir falar de férias, mas a partir de 1 de janeiro toda a gente quer marcar as suas viagens, então começam também as campanhas que animam o mercado, e estamos a sentir bastante procura”.
Apesar do também diretor do operador turístico Image Tours, especializado no médio e extremo Oriente sentir alguma retração de vendas neste início do ano para os seus destinos estrelas como a Turquia, o Egito, sem falar da Jordânia ou Israel, mas que, em contrapartida está a crescer em termos da Grécia, e a Turquia está a recuperar nas últimas semanas, “pelo feedback que temos dos nossos parceiros de Os Especialistas, sentimos que toda a gente está a trabalhar bem”, dando como exemplo, as Caraíbas e os circuitos. As operações que a Image Tours tem para a Páscoa, na Turquia já estão quase completas de Lisboa e do Porto, e “isso são bons sinais”.
Assim, no conjunto de parceiros que formam Os Especialistas “há um grande otimismo em relação ao ano de 2024”. Miguel Jesus avançou ainda que “falando com o nosso parceiro, o consolidador Magnet, verificamos um crescimento a nível de emissões, e isso são bons sinais”.
Este ano, Os Especialistas passaram a contar com um novo parceiro, a Amadeus, lembrando que, em tempos, contaram com a Travelport. Para a organização “é isso, no fundo, que queremos, desde seguros a consolidador, passando pelo GDS, operadores turísticos, companhias aéreas e de cruzeiros e destinos internacionais, para que, quando o agente de viagens se desloca ao nosso roadshow saiba que vai encontrar soluções para alguns dos seus problemas”.
Miguel Jesus garantiu que este grupo é para continuar e o modelo do seu contacto com os agentes de viagens em Portugal é para manter, mas “queremos melhorar, inovar e trazer coisas novas, mas aquilo que temos feito nos últimos anos é aquela que funciona para os nossos parceiros”, para avançar que, enquanto expositores, conseguimos passar a mensagem no workshop e, para o agente de viagens, o facto de sermos apenas 15 empresas, há a possibilidade de falar com cada um dos fornecedores”.
Os parceiros de Os Especialistas, para além do roadshow anual, juntam-se várias vezes ao ano em reuniões para discutirem e trocarem opiniões, bem como para analisarem a evolução do mercado. “A organização é nossa, mas não somos nós que decidimos tudo”, apontaram.
A principal regra de Os Especialistas é que não haja concorrência entre os parceiros e, segundo a organização, não aumentar o número porque “queremos dar ao agente de viagens possibilidade e tempo para falar com todos. Se tivermos muitos parceiros isso não vai acontecer e nós não vamos conseguir passar as nossas mensagens”.