Profissionais do Enoturismo analisam desafios do setor em encontro anual
A Rentabilidade, Internacionalização e Legislação do Enoturismo serão os temas em destaque na segunda edição do Encontro dos Profissionais do Enoturismo organizado pela Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO).

Publituris
FLY – Feira das Viagens no Porto superou expectativas, diz a organização
Portugal é o terceiro destino mais atrativo para investimento hoteleiro na Europa
Rotas para Fortaleza e Recife são novidade na operação da Iberia para o inverno
Emirates coloca avião Boeing 777 remodelado na rota de Lisboa a 1 de junho
TAAG recupera avião Boeing 777-200 com apoio de engenheiros e técnicos de manutenção angolanos
Maioria dos portugueses prefere regressar a destinos que já visitou, diz eDreams
Iberia reforça operação para a América Latina e programa 355 voos semanais no inverno
Operação da Transavia em Portugal conta com 2,5 milhões para o verão
Air France abre nova rota para a capital da Arábia Saudita
Ponta Delgada ganha novo empreendimento turístico
O 2º Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo será realizado no dia 31 deste mês de janeiro, com o apoio da Universidade Europeia, no polo de Carnide, em Lisboa, a partir das 14h00.
Neste evento anual, que reúne profissionais do setor a trabalhar em adegas, agências de viagens, empresas de animação turística, restaurantes, garrafeiras, hotéis ou outros espaços que pratiquem Enoturismo, em ambiente rural ou urbano, serão também revelados novos projetos, parcerias e outras novidades para 2024.
O encontro conta com a presença de profissionais experientes que nos trazem contributos e visões para a melhoria do setor, além de influentes personalidades públicas ligadas ao mundo do vinho e do turismo, com poder de decisão nesta área.
“O nosso objetivo é discutir e debater temas que contribuam para elevar o nível de qualidade dos serviços de Enoturismo em Portugal”, revelou Maria João de Almeida, Presidente Executiva da APENO.
Este ano , segundo a responsável, “vamos mostrar que o Enoturismo é um negócio rentável, vamos abordar a internacionalização do Enoturismo português, e revelar projetos e parcerias que terão um impacto positivo no setor”, bem como “dar a conhecer, em primeira mão, os passos que estamos a dar em direção à criação de uma legislação nacional para o setor, falar da legislação mundial já existente, entre outros temas pertinentes e urgentes”.
O programa este ano inclui, além dos painéis nacionais que vão focar-se em dois temas fortes do Enoturismo – a internacionalização e a rentabilidade do setor – vai contar com a presença (on-line) de dois convidados internacionais especiais, a professora Chiara Tincani, da Universidade de Verona (Itália) e o advogado Oscar Barney (da Cruz Barney Perez Cuellar Abogados), que vão dar a conhecer a legislação relativa ao Enoturismo já existente nos seus respetivos países.
“Sabemos que a legislação para o Enoturismo em Portugal acabará por surgir, e que o Enoturismo será um dia um setor organizado, é uma evolução natural, a APENO e os seus associados já reclamam por isso há muito tempo”, considera Maria João Almeida que acrescenta ser pena “que o Governo teime em não abrir os olhos e que tenhamos de ir atrás de outros países, quando podíamos ter sido pioneiros nesta matéria. Mas, mais vale tarde do que nunca”.
Por último, o encontro contará ainda com um momento especial – a Bolsa de Emprego APENO. Durante este momento, que decorrerá no final do evento, candidatos de todo o país terão a oportunidade de se inscrever para trabalhar em Enoturismo, e também de conhecer alguns dos associados da APENO. “Existe uma grande procura por profissionais de Enoturismo, por essa razão, a Associação investiu nesta plataforma onde estão inscritos profissionais que já trabalham no setor há algum tempo, mas também pessoas com formação que querem começar a dedicar-se a esta área”. disse Salvador Salazar Leite, um dos vice-presidentes da APENO e responsável pela gestão da plataforma.