Profissionais do Enoturismo analisam desafios do setor em encontro anual
A Rentabilidade, Internacionalização e Legislação do Enoturismo serão os temas em destaque na segunda edição do Encontro dos Profissionais do Enoturismo organizado pela Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO).
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O 2º Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo será realizado no dia 31 deste mês de janeiro, com o apoio da Universidade Europeia, no polo de Carnide, em Lisboa, a partir das 14h00.
Neste evento anual, que reúne profissionais do setor a trabalhar em adegas, agências de viagens, empresas de animação turística, restaurantes, garrafeiras, hotéis ou outros espaços que pratiquem Enoturismo, em ambiente rural ou urbano, serão também revelados novos projetos, parcerias e outras novidades para 2024.
O encontro conta com a presença de profissionais experientes que nos trazem contributos e visões para a melhoria do setor, além de influentes personalidades públicas ligadas ao mundo do vinho e do turismo, com poder de decisão nesta área.
“O nosso objetivo é discutir e debater temas que contribuam para elevar o nível de qualidade dos serviços de Enoturismo em Portugal”, revelou Maria João de Almeida, Presidente Executiva da APENO.
Este ano , segundo a responsável, “vamos mostrar que o Enoturismo é um negócio rentável, vamos abordar a internacionalização do Enoturismo português, e revelar projetos e parcerias que terão um impacto positivo no setor”, bem como “dar a conhecer, em primeira mão, os passos que estamos a dar em direção à criação de uma legislação nacional para o setor, falar da legislação mundial já existente, entre outros temas pertinentes e urgentes”.
O programa este ano inclui, além dos painéis nacionais que vão focar-se em dois temas fortes do Enoturismo – a internacionalização e a rentabilidade do setor – vai contar com a presença (on-line) de dois convidados internacionais especiais, a professora Chiara Tincani, da Universidade de Verona (Itália) e o advogado Oscar Barney (da Cruz Barney Perez Cuellar Abogados), que vão dar a conhecer a legislação relativa ao Enoturismo já existente nos seus respetivos países.
“Sabemos que a legislação para o Enoturismo em Portugal acabará por surgir, e que o Enoturismo será um dia um setor organizado, é uma evolução natural, a APENO e os seus associados já reclamam por isso há muito tempo”, considera Maria João Almeida que acrescenta ser pena “que o Governo teime em não abrir os olhos e que tenhamos de ir atrás de outros países, quando podíamos ter sido pioneiros nesta matéria. Mas, mais vale tarde do que nunca”.
Por último, o encontro contará ainda com um momento especial – a Bolsa de Emprego APENO. Durante este momento, que decorrerá no final do evento, candidatos de todo o país terão a oportunidade de se inscrever para trabalhar em Enoturismo, e também de conhecer alguns dos associados da APENO. “Existe uma grande procura por profissionais de Enoturismo, por essa razão, a Associação investiu nesta plataforma onde estão inscritos profissionais que já trabalham no setor há algum tempo, mas também pessoas com formação que querem começar a dedicar-se a esta área”. disse Salvador Salazar Leite, um dos vice-presidentes da APENO e responsável pela gestão da plataforma.