Cabo Verde vai lançar nova marca turística para reforçar promoção
O ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, Carlos Santos, anunciou que o país vai ter uma nova marca turística com vista a reforçar a promoção do destino, com olhos postos na competitividade e no crescimento do setor de forma mais sustentável. A “Marca Cabo Verde” será lançada em fevereiro.
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Em entrevista à Inforpress, o governante explicou que a “Marca Cabo Verde” vai ser “uma nova lufada de ar fresco para a promoção do país lá fora. E fazemos isso partindo do princípio de que nós temos que olhar cada vez mais para a qualidade do turista, olhando também para aquilo que é o potencial que nós temos, o que está por descobrir, que são todos os outros nichos de turismo que nós podemos desenvolver”, disse.
O ministro apontou o turismo da natureza, o turismo dos grandes eventos, que também vai ganhando força, bem como o turismo urbano e o turismo de circuito, precisamente para complementar com aquilo que é o maior produto de Cabo Verde, o turismo de sol e praia.
“Fazendo essa composição, criando este grande puzzle do turismo, nós estaremos a dar robustez ao turismo, estaremos a diversificar e estaremos, inevitavelmente, a ganhar competitividade e a crescer. E a crescer de uma forma mais saudável e a fazer com que haja uma maior utilização de recursos endógenos na cadeia do turismo”, indicou à agência cabo-verdiana de notícias.
Carlos Santos indicou que para este há um conjunto de outras medidas, designadamente legislativas, como sejam a implementação da regulamentação do alojamento complementar ou o chamado turismo residencial, e também a nível do turismo náutico, adiantando que “vamos trabalhar também a nível dos percursos pedestres de interesse turístico”.
O ano de 2024 será também da implementação do Programa Operacional do Turismo, que tem nas infraestruturas turísticas o seu principal pilar, e que envolve um pacote financeiro “muito interessante” para desenvolvimento de muitos projetos, nomeadamente o de valorização das aldeias turísticas com o rearranjo e a requalificação de cerca de 18 aldeias, na lógica de criar esse destino de turismo de natureza.
Citando dados ainda não oficiais, a Inforpress refere que Cabo Verde recebeu mais de 900 mil turistas, em 2023, superando em cerca de 12% os números de 2019, que tinha sido o melhor ano de sempre para o setor turismo daquele país.