Tecnologia é a grande arma de negócio da Go4Travel
A tecnologia é a grande arma de negócio da Go4Travel, e a sua plataforma de reservas interna exclusiva para os seus acionistas, a 4Book espelha isso, permitindo oferecer preços competitivos e melhorar a experiência de utilização, declararam em exclusivo ao Publituris, Vasco Pinheiro e Joana Silveira, CEO e membro do conselho de administração da Go4Travel, respetivamente, durante a sua convenção 2023 que decorreu na região do Oeste.
Carolina Morgado
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
“Para nós a tecnologia é o elemento essencial do negócio, sobretudo no que refere ao 4Book a nossa plataforma de reservas interna, que em 2023 vai ter o melhor ano de sempre em linha com os resultados que o grupo vai ter e que continua a crescer, na qual continuamos a investir muito sempre numa perspectiva de melhoramento para dar o preço mais competitivo de sempre, a melhor experiência de utilização e que seja o mais eficiente possível. Para nós é o fator primordial do uso da tecnologia”, afirmou ao Publituris o CEO da Go4Travel, Vasco Pinheiro.
Joana Silveira, membro do conselho de administração do agrupamento acrescentou que esta plataforma “usada exclusivamente pelos acionistas traz mais valias porque a todos são disponibilizados os melhores preços do mercado, crédito, e isso, em vez de irmos a várias plataformas à procura de quem tem o melhor preço para todas as componentes das viagens, dá-nos muita otimização de tempo dos colaboradores, pois neste local temos tudo.
Embora as agências de viagens do grupo sejam diferentes em dimensão e segmento, a administradora considera que “todos necessitamos de hotelaria, seja para viagens de lazer ou corporate, e na plataforma conseguimos aceder às melhores tarifas e a todo o conteúdo de hotelaria a nível global”.
Vasco Pinheiro realça que “existe uma preocupação nossa, desde o início, em encontrar os fornecedores que melhor se adaptam a essa realidade. A Go4Travel tem sobretudo um pendente corporate, mas ao longo dos tempos temos vindo a complementar a nossa oferta com fornecedores que nos permitem ter a capacidade de responder também às necessidades de lazer”.
Refira-se que, através da 4Book, os acionistas da Go4Travel podem fazer negócio diretamente através da plataforma, assegurando rapidez e eficiência na sua prestação de serviço, uma vez que foram estabelecidos acordos com as melhores cadeias hoteleiras e os melhores hotel providers do mundo para disponibilizar uma plataforma completa e uma oferta diferenciadora.
O 4Book integra, ainda, serviços de assistência a reservas, suporte técnico, apoio ao cliente e uma linha de emergência 24h – garantindo uma plataforma pronta para responder às necessidades mais prementes dos acionistas e dos seus clientes.
Aos acionistas da Go4Travel, conforme refere o site da organização, “asseguramos as melhores soluções tecnológicas do mercado, para que possam reforçar a sua cadeia de valor e garantir uma prestação de serviço de referência. Através de uma postura atenta às tendências e inovações do setor, apoiamo-nos no melhor da tecnologia para consolidar a posição de liderança da Go4Travel no mercado nacional”.
A fazer 16 anos de existência, a Go4Travel é um grupo consolidado, e a melhor prova disso, segundo Vasco Pinheiro “é o sucesso que este evento tem. Se não fossemos um grupo consolidado não teríamos a participação massiva não só das equipas das agências e dos acionistas, como dos parceiros que reconhecem na Go4Travel o valor, reputação e capacidade de entrega de negócio, que se calhar é ímpar em Portugal”.
Já Joana Silveira lembra que “no último evento na Madeira quisemos levar o `together’ porque estivemos afastados por causa da pandemia e conseguimos levar muitos acionistas e colaboradores das empresas. Este ano ainda reforçou mais isso: estamos cá, estamos todos”.
A consolidação passa também pela estabilidade. Vasco Pinheiro realçou que “a Go4Travel não perdeu nem ganhou novos acionistas. Desde 2018 que a estrutura acionista do agrupamento se mantém igual, e não buscamos novos acionistas, mas não deixamos nunca de procurar oportunidades que possam existir no sentido de aumentar a sua estrutura. Não temos pressa, temos uma estrutura estável, identificada claramente com os valores do grupo e isso faz com que seja um dos pilares para que o crescimento continue a existir e que as empresas consigam articular-se todas entre elas a vários níveis”.
Fazendo um balanço turístico deste 2023 quase a terminar, a Go4Travel, e sem revelar números Joana Silveira destacou que, “ao contrário das expectativas, vai ser um dos melhores anos de sempre do grupo, e isso é uma das razões que nos enche de orgulho, por isso é que temos tantos parceiros a apoiarem-nos e a estarem presentes nos nossos eventos”, acrescentando que, apesar do 2024 ser ainda uma grande incógnita “esperamos que também seja um bom ano, mas com algumas preocupações que ainda estão presentes”.
A convenção deste ano teve como ponto alto a assinatura de um acordo de intenções com o grupo Ávoris. Sobre esta questão, a administradora do agrupamento de agências de viagens descreveu que “é uma colaboração que visa beneficiar ambos os grupos. A Go4Travel não trabalha muito o mercado de lazer e se calhar conseguimos ter acesso a melhores condições nesta área de negócio, e por sua vez, o grupo Ávoris fica com uma rede de distribuição importante em Portugal”.
Vasco Pinheiro adianta que “é também para a 4Book uma oportunidade de negócio muito importante, ou seja, conseguimos expandir e testar a nossa comprovada capacidade de sermos competitivos, e com isso, crescer”.
Por outro lado, acentuou, que há outra vertente que é dos sistemas de informação, que passa pela tecnologia. Existe uma oportunidade de serem criadas sinergias neste campo de modo a melhorar a eficiência e o acesso ao produto por parte das duas organizações”.
No entanto, o CEO da Go4Travel aponta que, neste momento “é um acordo de intenções, ou seja, identificámos que existe uma base de trabalho que nos permite estudar estes pontos, para uma possibilidade de acordo mais profundo. Nos próximos meses vamos estudar estes pontos mais a fundo e tentar chegar a um entendimento que seja materializável em coisas mais concretas”.
A Go4travel é constituída por 44 acionistas, conta com 100 balcões de venda, distribuídos por todo o território nacional, incluindo os Açores e a Madeira, e com uma equipa de 700 profissionais. Todas as agências de viagens do grupo são credenciadas pela IATA, detendo um total de 66 acreditações.
Região do Oeste foi a protagonista
A Região Oeste foi a grande protagonista da Go4Travel Summit23, cimeira de turismo organizada pela Go4Travel, um dos maiores grupos de viagens no mercado português, e que contou precisamente com o apoio da OesteCIM.
Foram três dias dedicados a explorar os pontos principais da região, o que explicou a denominação Best West. De 17 a 19 de novembro, os mais de 230 participantes tiveram direito a experiências locais imersivas para um conhecimento do melhor que o Oeste tem para oferecer a todos os níveis, numa agenda focada a reforçar o valor acrescentado deste setor fundamental para a economia local e nacional. Bombarral e o seu teatro Eduardo Brazão, Óbidos eOlhalvo foram os privilegiados nesta desta descoberta da essência e diversidade do Oeste.
O “quartel-geral” foi o Hotel Dolce Campo Real, em Torres Vedras, mas a intenção da Go4Travel foi tirar as pessoas da unidade hoteleira, para não só fortalecer o networking e criar maiores laços entre todos os intervenientes, como dar a oportunidade de experienciar uma região, bem perto de Lisboa, mas que esconde um elevado património cultural, gastronómico e natural, apresentado de forma imersiva aos participantes.
Um destes exemplos foi que, as habituais reuniões de negócio entre agências de viagens e parceiros foram espalhadas por vários espaços icónicos de Óbidos, permitindo aos participantes descobrir a vila. Efetivamente, as “Together Meetings” foram as mais dinâmicas alguma vez vistas neste tipo de convenção, um formato inovador que deixou visitar a Vila de Óbidos entre reuniões de trabalho e convívio. A Casa da Música, a Livraria do Mercado, a Galeria Nova Ogiva, o Museu Municipal, a Casa José Saramago, e a Igreja de São Santiago, hoje transformada em livraria, hospedaram, por algumas horas, os diversos parceiros da Go4Travel para os habituais encontros com as agências de viagens que integram o grupo. Conheceram-se novos produtos, novos programas, tiraram-se dúvidas, mas acima de tudo, houve interação e aprendeu-se um pouco mais sobre uma das localidades mais visitadas do país pela sua história, e em que todos tiveram a oportunidade de recordar através de uma encenação por artistas locais.
Numa mensagem deixada a todos os participantes, João Matias, presidente do Conselho de Administração da Go4Travel, frisou que “o Summit Go4Travel 2023 é mais do que um evento; é uma oportunidade para revermos parceiros e amigos, para discutirmos o presente e o futuro, para preservarmos o espírito de união que está na base” do agrupamento.
Tanto Vasco Pinheiro, como Joana Silveira fazem um balanço muito positivo da Go4Travel Summit 2023. Ao Publituris, o CEO do agrupamento afirmou que “tivemos uma participação a um nível excecional de acionistas, bem como de parceiros. Este é o ano em que tivemos o número mais elevado de parceiros”.
Já a administradora revelou que “foi um evento muito bem conseguido, conseguimos trazer as nossas equipas, dinamizar o grupo, e criar experiências e memórias que é importante. Foi um fim de semana de trabalho, mas ao mesmo tempo, houve muitos momentos em que as pessoas apreciaram porque os levámos para a rua, saímos dos hotéis e fizemos um bocado de turismo”.
Refira-se que esta Summit foi também a primeira sob a nova marca Go4Travel. Com um posicionamento mais dinâmico e próximo, a edição de 2023 deu continuidade à mensagem lançada em 2022, na Madeira, e integrada na nova identidade do grupo: “together” que, aliás, o grupo pretende manter o formato, e que agradou a todos os participantes com quem o Publituris teve a oportunidade de falar durante o fim de semana no Oeste.
Segundo Joana Silveira, a Go4Travel, que já está a pensar na convenção de 2024, pretende juntar todos, mas inovando sempre. “Queremos que as pessoas que participem, gostem do evento. Não queremos que seja uma obrigação, mas um prazer. Isto é muito bom na relação que conseguimos entre colaboradores da Go4Travel e os parceiros do agrupamento”.
Organizadas desde 2017, as Summits Go4Travel são espaços de discussão da indústria do turismo e das viagens, criação de sinergias entre agências e parceiros, servindo também como uma plataforma para oportunidades de networking e team building.