Observanatura em Setúbal para promover turismo de natureza
Decorre de 28 de outubro a 5 de novembro, a 12ª edição da feira ObservaNatura, que conta com workshops, palestras, observação de aves e passeios – pedestres e de barco.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
As atividades decorrem em Setúbal – Herdade da Mourisca de 28 a 29 de outubro, em Tróia de 30 de outubro a 3 de novembro e em Vila Nova de Santo André – Monte do Paio de 4 a 5 de outubro. A iniciativa junta ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e várias entidades locais.
De Setúbal a Sines, pela Reserva Natural do Estuário do Sado à Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, a 12ª edição da Observanatura partilha a natureza em estado puro.
A feira dedicada ao turismo de natureza realiza-se de 28 de outubro a 5 de novembro, organizada pelo ICNF, a TróiaNatura e os municípios de Setúbal, Santiago do Cacém e Sines.
Estão programadas várias atividades, desde workshops, visitas guiadas, percursos pedestres, passeios de barco, observação de aves, entre muitas outras, conjugadas com os expositores permanentes no recinto da feira, num total de três dezenas de ligados ao turismo de natureza e de animação, associações e organismos públicos, além de um mercado de produtos locais, com vinhos da região, doçaria, ostras, azeite, padaria e licores.
O evento tem como objetivo a promoção do turismo ornitológico e pretende ainda dar a conhecer o património do Parque Natural da Arrábida e da Reserva Natural do Estuário do Sado.
Observanatura contempla, igualmente, um conjunto de palestras com a participação de especialistas em ambiente, biodiversidade e turismo de natureza.
A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) marca presença neste evento, nos dias 28 e 29 de outubro, no Moinho de Maré da Mourisca, no Estuário do Sado, para promover o turismo de natureza, com destaque para o turismo ornitológico como ofertas turísticas e experiências que enriquecem a região, dando destaque às cinco áreas protegidas no seu território (Sintra/Cascais; Arrábida; Tejo; Sado; Arriba Fóssil da Caparica), com particular ênfase para o Sado e o Tejo.
“A Observanatura é sempre uma oportunidade para dar a conhecer o melhor da região de Lisboa no que ao turismo de natureza se refere. A nossa oferta é verdadeiramente ímpar e as áreas protegidas em torno doo Tejo e do Sado, são por si só um tesouro natural”, afirmou Carla Salsinha, presidente da ERT-TL.
Nas onze edições anteriores, a Observanatura teve a participação de mais de 200 entidades, entre as quais empresas de animação turística, associações e organismos públicos. Mais de 16 mil visitantes puderam usufruir de passeios pela área protegida, workshops, minicursos em diversas temáticas, ateliês, sessões de anilhagem e atividades de educação ambiental.