Estudo: Hoteleiros de luxo confiam na tecnologia para melhorar proposta de valor
Um estudo comissionado pela Communications Specialist Ltd, a cargo da agência Pure Profile, concluiu que os executivos sénior dos hotéis de luxo de gama alta esperam que o setor utilize mais tecnologia para ajudar a reduzir os custos e melhorar a experiência do cliente.

Publituris
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
Para este estudo foram entrevistados 50 executivos seniores de cadeias de hotéis de luxo e de gama alta, com receitas anuais de quatro mil milhões de dólares na Ásia, África, Europa, EUA e América do Sul.
Destes entrevistados, 94% espera que nos próximos cinco anos os hotéis utilizem mais tours digitais que permitam que os futuros clientes possam imaginar-se no ambiente das unidades hoteleiras, com 32% dos entrevistados a antecipar um aumento drástico da utilização desta ferramenta.
Já no que respeita à utilização de QR Codes, 30% dos entrevistados espera um aumento exponencial da sua utilização no setor, enquanto 68% antecipa um ligeiro aumento.
Cerca de 86% dos entrevistados antecipa o aumento da utilização de aplicações disponíveis para hóspedes para aceder a mais serviços no setor hoteleiro, com 22% a antecipar um aumento dramático desta utilização.
Já 88% dos hoteleiros entrevistados espera que os hotéis utilizem mais os serviços de self-checkout e tecnologia para requisitar serviço de quartos ou pagar à mesa de jantar ou no bar – com 34% dos entrevistados a antecipar um aumento dramático da utilização deste tipo de tecnologia no setor hoteleiro.
No que diz respeito ao impacto da inteligência artificial do chatbot ChatGPT no setor, 16% acredita que esta terá um impacto muito positivo na melhoria da experiência do hóspede, com 74% dos entrevistados a considerar que terá um ligeiro impacto positivo. Apenas 2% pensa que terá um impacto negativo.
“A nossa investigação mostra que muitos hotéis estão a adotar a tecnologia mais recente para melhorar a sua proposta e garantir que os clientes têm a melhor experiência possível. A tecnologia tem o potencial de personalizar ainda mais as experiências dos clientes, acelerar os níveis de serviço e também reduzir os custos”, afirma Kevin Buchler, Chief Marketing Officer na Communications Specialist Ltd em comunicado.