Estudo: Hoteleiros de luxo confiam na tecnologia para melhorar proposta de valor
Um estudo comissionado pela Communications Specialist Ltd, a cargo da agência Pure Profile, concluiu que os executivos sénior dos hotéis de luxo de gama alta esperam que o setor utilize mais tecnologia para ajudar a reduzir os custos e melhorar a experiência do cliente.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Para este estudo foram entrevistados 50 executivos seniores de cadeias de hotéis de luxo e de gama alta, com receitas anuais de quatro mil milhões de dólares na Ásia, África, Europa, EUA e América do Sul.
Destes entrevistados, 94% espera que nos próximos cinco anos os hotéis utilizem mais tours digitais que permitam que os futuros clientes possam imaginar-se no ambiente das unidades hoteleiras, com 32% dos entrevistados a antecipar um aumento drástico da utilização desta ferramenta.
Já no que respeita à utilização de QR Codes, 30% dos entrevistados espera um aumento exponencial da sua utilização no setor, enquanto 68% antecipa um ligeiro aumento.
Cerca de 86% dos entrevistados antecipa o aumento da utilização de aplicações disponíveis para hóspedes para aceder a mais serviços no setor hoteleiro, com 22% a antecipar um aumento dramático desta utilização.
Já 88% dos hoteleiros entrevistados espera que os hotéis utilizem mais os serviços de self-checkout e tecnologia para requisitar serviço de quartos ou pagar à mesa de jantar ou no bar – com 34% dos entrevistados a antecipar um aumento dramático da utilização deste tipo de tecnologia no setor hoteleiro.
No que diz respeito ao impacto da inteligência artificial do chatbot ChatGPT no setor, 16% acredita que esta terá um impacto muito positivo na melhoria da experiência do hóspede, com 74% dos entrevistados a considerar que terá um ligeiro impacto positivo. Apenas 2% pensa que terá um impacto negativo.
“A nossa investigação mostra que muitos hotéis estão a adotar a tecnologia mais recente para melhorar a sua proposta e garantir que os clientes têm a melhor experiência possível. A tecnologia tem o potencial de personalizar ainda mais as experiências dos clientes, acelerar os níveis de serviço e também reduzir os custos”, afirma Kevin Buchler, Chief Marketing Officer na Communications Specialist Ltd em comunicado.