Atividade de negócios global no setor do turismo cai 38,8% no primeiro semestre de 2023
Segundo as contas da GlobalData, a atividade de negócios no setor do turismo a nível global continua a cair. Nos primeiros seis meses de 2023, a queda foi de quase 39% face a igual período de 2022.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A atividade de negócios global no setor do turismo a nível global registou nos primeiros seis meses de 2023, um total de 365 negócios (fusões e aquisições, private equity e negócios de financiamento de risco), o que representa uma queda de 38,8% em comparação com 596 negócios anunciados durante o mesmo período do ano anterior, revela a GlobalData.
A análise da GlobalData revela, igualmente, que todos os tipos de negócios sob cobertura testemunharam um declínio na atividade de negócios. O número de fusões e aquisições (M&A), private equity e negócios de financiamento de risco diminuíram 41,6%, 33,3% e 30,4%, respetivamente, na comparação anual – primeiro semestre de 2023 vs primeiro semestre de 2022.
Aurojyoti Bose, analista da GlobalData, refere que “várias economias globais estão a enfrentar atividades de negócios difíceis no setor do turismo e viagens. Existem vários fatores que afetam a atividade do negócio e, entre eles, destacam-se o aumento das taxas de juros, o medo iminente de uma recessão e as tensões geopolíticas em andamento”.
A região da Europa representou a maior parcela do número de negócios anunciados no setor do turismo globalmente, seguida pela Ásia-Pacífico, América do Norte, Médio Oriente e África e América do Sul e Central.
Enquanto a Europa testemunhou um declínio anual de 46% no volume de negócios, as regiões Ásia-Pacífico, América do Norte, Médio Oriente e África e América do Sul e Central registaram declínios no volume de negócios em 19%, 47,6%, 20% e 23,1%, respetivamente, em comparação com o primeiro semestre de 2022.
Vários mercados importantes registaram uma desaceleração na atividade de negócios relacionados ao setor do turismo durante o primeiro semestre de 2023 em comparação com o primeiro semestre de 2022. EUA, Reino Unido, Índia, Austrália, França, Coreia do Sul, Japão e Espanha testemunharam declínios no volume de negócios em 47,7%, 44,8%, 21,4%, 21,1%, 33,3%, 20%, 62,1% e 69,2%, respetivamente, durante o primeiro semestre de 2023 face ao primeiro semestre de 2022.
Já a China emergiu como uma exceção notável à tendência de queda e registou um crescimento de 18,2% no anúncio de negócios no setor do turismo durante o primeiro semestre de 2023.