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Novo ranking dos aeroportos europeus: Lisboa em 13º lugar na Cirium

A consultora de inteligência de aviação Cirium acaba de elaborar um novo ranking dos aeroportos europeus e revela quais são os hubs das principais companhias aéreas europeias que mais crescem. Lisboa, principal hub a TAP, está na 13ª posição.

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Novo ranking dos aeroportos europeus: Lisboa em 13º lugar na Cirium

A consultora de inteligência de aviação Cirium acaba de elaborar um novo ranking dos aeroportos europeus e revela quais são os hubs das principais companhias aéreas europeias que mais crescem. Lisboa, principal hub a TAP, está na 13ª posição.

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No topo da tabela da consultora Cirium, com dados de maio de 2023, está o hub da Turkish Airlines em Istambul. Assim, a Turquia destronou os principais mercados tradicionais do continente e o maior hub da Europa em 2023 é agora o Istanbul Arnavutköy Airport.

A Turkish ofereceu mais de 35 milhões de assentos de e para Istambul durante os 12 meses até maio deste ano, enquanto London Heathrow, é agora o segundo aeroporto mais movimentado da Europa, com um número é inferior a 21 milhões.

Este documento vem demonstrar que a evolução do sector da aviação durante a pandemia de Covid-19 e dos fluxos e diferentes mercados após a crise determinaram alterações no mapa da indústria aérea europeia e no ranking dos hubs das principais companhias aéreas, surgindo novos líderes.

A Pegasus Airlines, que concorre com a Turkish, também ampliou o seu hub em Istambul, mas no aeroporto secundário da cidade. Outros hubs ou “bases” que cresceram desde a crise da Covid incluem easyJet em LondresGatwick,  Ryanair em Dublin, Ryanair em Milão Bergamo e Air Europa em Madrid. Notavelmente, a Aegean Airlines e a subsidiária da Air France/KLM Transavia praticamente dobraram a sua capacidade desde a crise, em Atenas e Paris Orly, respetivamente.

Em relação ao ano passado, quase todos os polos cresceram. Duas exceções são a Aeroflot em Moscou Sheremetyevo, devido ao conflito na Ucrânia, e a Turkish Airlines no aeroporto secundário de Istambul.

A Cirium destaca ainda que os hubs de Frankfurt e Munique da Lufthansa são hoje muito menores do que há quatro anos. A companhia aérea no mesmo grupo, a Swiss, também é muito menor no aeroporto de Zurique.

O hub da TAP Air Portugal, em Lisboa está classificada em 13º lugar com mais de nove milhões de assentos nos últimos 12 meses e até maio.

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Azul coloca novo A330-200 a voar para os EUA

Segundo a Azul, o novo avião começou esta sexta-feira, 13 de setembro, a voar para Fort Lauderdale, nos EUA, sendo também possível que venha a ser utilizado nos voos da companhia aérea para a Europa.

A Azul anunciou que o seu mais recente avião, um aparelho A330-200, começou esta sexta-feira, 13 de setembro, a voar entre Campinas e Fort Lauderdale, na Flórida, EUA, sendo possível que o novo avião venha também a ser utilizado nas operações da companhia aérea brasileira para a Europa.

“O avião A330-200, de prefixo PR-AIN, estreia na malha da companhia no voo AD8702, ligando Campinas a Fort Lauderdale, na Flórida, às 9h25. Eventualmente, ele poderá também realizar voos para a Europa”, lê-se num comunicado divulgado pela Azul.

O novo aparelho da transportadora brasileira, que apresenta a pintura clássica da Azul, conta com capacidade para 255 passageiros, incluindo 21 em classe executiva e 234 em económica.

“Antes de chegar ao Brasil, a mais recente aeronave incorporada à frota da Azul já voou nas cores de empresas dos Emirados Árabes e da Alemanha”, explica a Azul, revelando que, por causa disso, o sistema de entretenimento individual localizado nos assentos da aeronave só estará em funcionamento durante o primeiro trimestre de 2025.

Segundo a Azul, a chegada da aeronave “reforça a projeção de crescimento da companhia, que já recebeu neste ano três aeronaves de longo alcance, para atender a malha internacional da Azul, além de mais duas que deverão ser incorporadas até o final de 2024”.

 

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Foto: Clément Alloing

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Portugal volta a ser “um dos três mercados com melhor desempenho” para a Transavia no verão

A Transavia transportou 661.161 passageiros de/para Portugal nos meses de julho e agosto, número que voltou a colocar Portugal no Top3 dos mercados com melhor desempenho para a companhia aérea low cost do Grupo Air France/KLM no pico do verão.

Portugal voltou a ser “um dos três mercados com melhor desempenho” para a Transavia durante o pico do verão, com a companhia aérea low cost do grupo Air France/KLM a transportar 661.161 passageiros de/para Portugal nos meses de julho e agosto.

Segundo um comunicado enviado à imprensa, a Transavia disponibilizou, neste verão, 420 mil lugares entre França e Portugal e 220 mil lugares de/para Países Baixos e Bélgica (Bruxelas).

“O mercado português continua a ser um mercado estratégico e um continuado sucesso comercial para a Transavia, e os resultados no pico de verão de 2024 são mais uma prova desta posição. Ao mesmo tempo, rotas populares como Porto – Paris-Orly, Lisboa – Paris-Orly ou Faro – Amesterdão continuam a estar no topo das preferências dos nossos clientes. Continuamos totalmente empenhados neste mercado dinâmico e aprimorado, um mercado que desempenha um papel importante na nossa própria história, especialmente no que toca à nossa operação francesa”, afirma Nicolas Hénin, Chief Commercial Officer da Transavia France.

Por rotas, Porto – Paris Orly (64.399 assentos), Lisboa – Paris-Orly (50.719), Faro – Paris-Orly (30.879), Faro – Amesterdão (27.970) e Faro – Roterdão (16.606) foram as cinco principais (top5) entre Portugal e os dois mercados domésticos da Transavia.

Já a taxa de ocupação dos voos da companhia aérea low cost da Air France/KLM em Portugal foi, em média, de 90%, o que significa que permaneceu “idêntica à verificada no mesmo período de 2023”, com destaque para as rotas Lisboa – Roterdão (97%), Porto – Amesterdão (97%), Lisboa – Eindhoven (95 %), Lisboa – Amesterdão (94%) e Faro – Amesterdão (94%).

Neste final de verão, acrescenta a Transavia, as vendas estão a decorrer de forma tardia mas estão “em ascensão”, com a companhia aérea a indicar ainda que está a assistir a um “aumento de 3% em termos de ocupação em setembro, face a período homólogo”.

“A este respeito, sublinha-se a forte procura de bilhetes para a nova ligação entre o Porto e a soberba Bordéus, um serviço inaugurado a 13 de dezembro próximo com 2 voos semanais (segundas e sextas-feiras) e tarifas a partir de 34 euros (só ida)”, destaca ainda a Transavia.

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Turkish Airlines começa a voar para Sidney a 4 de dezembro

A nova rota da Turkish Airlines para a Austrália tem destino a Sidney, arranca a 4 de dezembro e conta com quatro voos por semana, via Kuala Lumpur, na Malásia.

A partir de 4 de dezembro, a Turkish Airlines começa a voar para Sidney, maior cidade das Austrália, numa operação via Kuala Lumpur, na Malásia, que vai contar com quatro voos por semana, informou a companhia aérea de bandeira turca, em comunicado.

“Estamos felizes em anunciar o lançamento da nossa rota para Sidney, que abre outro capítulo para nós neste continente. Esta nova rota não só expande a nossa rede de voos, como também reafirma o nosso compromisso a Austrália”, congratula-se  Ahmet Bolat, presidente do Conselho de Administração e do Comitê Executivo da Turkish Airlines.

Os voos da Turkish Airlines para Sidney vão ser operados em aviões A350-900 e partem de Istambul às segundas, quartas, quintas e sábados, pelas 15h30, chegando a Kuala Lumpur pelas 06h20. A partida da capital da Malásia acontece no dia seguinte, pelas 07h40, estando a chegada a Sidney prevista para as 18h30.

Em sentido contrário, as partidas de Sidney são às terças, quintas, sextas e domingos, pelas 20h40, chegando a Kuala Lumpur pelas 01h55, de onde o voo volta a sair no dia seguinte pelas 03h55, chegando a Istambul às 10h15.

“Esta nova rota não só fortalece a presença da Turkish Airlines no mais recente continente da sua rede de destinos, mas também continua a impulsionar os laços entre a Turquia e a Austrália, promovendo o crescimento do turismo, do comércio e do intercâmbio cultural”, salienta a Turkish Airlines, no comunicado divulgado.

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Pegasus Airlines mantém rotas entre Ancara, Izmir e Lisboa no inverno

A Pegasus Airlines vai manter, durante a temporada de inverno, as rotas que opera entre a capital portuguesa e as cidades turcas de Ancara e Izmir, com duas ligações por semana para a capital turca e três para Izmir.

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A Pegasus Airlines, companhia aérea de baixo custo da Turquia, anunciou que as rotas que opera entre a capital portuguesa e as cidades turcas de Ancara e Izmir se vão manter durante o inverno, com duas ligações por semana para a capital turca e três para Izmir.

No caso da rota para Ancara, os voos da Pegasus Airlines decorrem aos sábados e quartas-feiras, com início a 27 e 31 de outubro, respetivamente, partindo da capital turca pelas 18h50 para chegar a Lisboa às 21h05 aos sábados, enquanto os voos de quarta-feira partem de Ancara às 15h10, chegando a Lisboa às 17h25.

Em sentido contrário, o voo de sábado parte de Lisboa às 21h50 e chega a Ancara às 05h45, enquanto o voo de quarta-feira tem partida prevista para as 18h10, chegando à capital turca pelas 02h05.

Na rota de Izmir, os voos decorrem aos domingos, terças e sextas-feiras, com início a 28 e 30 de outubro, bem como a 2 de novembro, respetivamente, com os voos de domingo a partirem de Izmir às 08h55 e a chegarem a Lisboa às 10h45. Já os voos de terça-feira partem às 09h15, chegando à capital portuguesa às 11h05, enquanto às sextas-feiras as partidas são pelas 11h15, com chegada a Lisboa pelas 13h05.

À saída de Lisboa, as partidas aos domingos decorrem às 11h40, chegando a Izmir pelas 19h25, enquanto às terças-feiras estão marcadas para as 11h50, chegando à cidade turca pelas 19h35, e às sextas-feiras decorrem às 13h50, chegando a Izmir às 21h35.

Os voos para o inverno da Pegasus Airlines, que é representada pela ATR – Atividades Turísticas e Representações em Portugal, já se encontram disponíveis para reserva através dos GDS.

Recorde-se que a Pegasus Airlines opera voos para 143 destinos, incluindo 35 destinos domésticos na Turquia e 108 internacionais, em 53 países.

 

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Etihad Airways atualiza período e horários do reforço de voos para o inverno

No total, a Etihad Airways vai disponibilizar, entre 1 de novembro de 2024 e 29 de março de 2025, seis voos por semana entre Lisboa e Abu Dhabi, que decorrem às segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos.

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A Etihad Airways veio atualizar o período e os horários dos voos extra que a companhia aérea de Abu Dhabi vai operar para Lisboa durante a temporada de inverno, ao longo da qual a transportadora vai realizar mais duas frequências por semana entre a capital portuguesa e os Emirados Árabes Unidos.

No total, a Etihad Airways vai disponibilizar, entre 1 de novembro de 2024 e 29 de março de 2025, seis voos por semana entre Lisboa e Abu Dhabi, que decorrem às segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos.

Os voos partem de Lisboa pelas 08h25 e chegam a Abu Dhabi às 19h35, enquanto em sentido contrário a partida é às 02h20, chegando à capital portuguesa pelas 07h00, sendo, em ambos os sentidos, operados por aviões Boeing 787-9 Dreamliner.

As duas novas frequências da Etihad Airways já se encontram disponíveis para reserva através dos GDS.

 

 

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Finnair lança tarifa promocional desde 213 euros para visitar a Lapónia no inverno

Esta tarifa promocional da Finnair é relativa a voos de ida e volta e aplica-se às saídas de Lisboa, via Helsínquia, cujas vendas decorram até 26 de setembro, para viagens que tenham lugar entre 1 de outubro de 2024 e 13 de fevereiro de 2025.

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A Finnair lançou uma tarifa promocional, a partir de 213 euros, para visitar a Lapónia, na Finlândia, durante o inverno, informou a APG Portugal, que representa a companhia aérea finlandesa em território nacional.

O preço é relativo a voos de ida e volta e aplica-se às saídas de Lisboa, via Helsínquia, cujas vendas decorram até 26 de setembro, para viagens que tenham lugar entre 1 de outubro de 2024 e 13 de fevereiro de 2025.

A tarifa promocional já inclui taxas e aplica-se apenas a voos para Rovaniemi, na Lapónia finlandesa, operados pela Finnair, excluindo ligações em codeshare, e conta com lugares limitados.

Recorde-se que a Finnair é a companhia aérea de bandeira da Finlândia e conta com uma frota de 70 aviões, que realizam ligações a diversos destinos na Europa e Ásia.

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Bruxelas obriga Ryanair a devolver entre 13 e 14 M€

A Comissão Europeia ordenou a Ryanair e o aeroporto de Frankfurt-Hahn a devolver auxílios estatais considerados “incompatíveis”.

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A Comissão Europeia (CE) ordenou a Ryanair a devolver entre 13 e 14 milhões de euros de auxílios estatais alemães incompatíveis concedidos à companhia aérea low cost irlandesa, incluindo juros.

Além da Ryanair, também o aeroporto de Frankfurt-Hahn se vê obrigado a devolver 1,25 milhões de euros, acrescidos de juros.

Por uma questão de princípio, as regras da UE em matéria de auxílios estatais exigem que os auxílios estatais incompatíveis sejam recuperados sem demora, a fim de eliminar a distorção da concorrência criada pelo auxílio.

Em outubro de 2018, a Comissão deu início a uma investigação aprofundada para avaliar se o financiamento público concedido pela Alemanha ao aeroporto de Frankfurt-Hahn e à Ryanair estava em conformidade com as regras da UE em matéria de auxílios estatais.

A investigação da Comissão abrangeu duas medidas a favor do aeroporto de Frankfurt-Hahn, nomeadamente: i) uma garantia concedida pelo Land da Renânia-Palatinado relativamente a uma venda de terrenos e ii) a devolução ao aeroporto de Frankfurt-Hahn de um terreno anteriormente adquirido pelo Land da Renânia-Palatinado sem que o aeroporto de Frankfurt-Hahn pagasse qualquer indemnização.

A Comissão investigou igualmente quatro medidas a favor da Ryanair, a saber: i) dois acordos de comercialização celebrados em 2005 e 2017 com o Land da Renânia-Palatinado, ii) três acordos de serviços aeroportuários celebrados em 2013, 2015 e 2016 com o aeroporto de Frankfurt-Hahn, iii) um apoio à formação e iv) o aluguer de uma escola de tripulantes e pilotos e de uma sala de manutenção.

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A4E considera que decisores políticos da UE e Estados-Membros “devem fazer tudo” para setor de aviação europeu manter-se competitivo

Conhecido que está o relatório elaborado por Mario Draghi, o economista italiano, ex-primeiro-ministro do seu país, antigo presidente do Banco da Itália e do Banco Central Europeu, diz que a Europa precisa de mobilizar pelo menos 750 a 800 mil milhões de euros por ano. O setor da aviação é um dos visados.

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Depois de apresentado o relatório “O futuro da competitividade da Europa”, no qual Mario Draghi revela as ações que a União Europeia deve implementar sem demora, a Airlines for Europe (A4E) apela à Comissão Europeia, liderada por Ursula Von der Leyen, ao Parlamento Europeu e aos Estados-Membros para que sejam corajosos e assegurem que as recomendações sobre aviação constantes do relatório de 400 páginas.

Reconhecendo a importância do transporte aéreo para impulsionar a prosperidade económica da Europa, a A4E apoia as recomendações de Draghi para a indústria da aviação europeia, a fim de garantir que tal continue a acontecer, nomeadamente no que diz respeito “ao apoio à transição ecológica e estimulo ao fornecimento de combustíveis com baixo teor de carbono; desbloqueio ao investimento na descarbonização da aviação; reforma do ineficiente espaço aéreo europeu; e abordagem à chamada descarbonização assimétrica e a fuga de informação das empresas”.

Em particular, o relatório confirma que o transporte aéreo é um setor “difícil de descarbonizar” e que tem uma “necessidade crítica” de combustíveis com baixo teor de carbono, reconhecendo que o custo da energia é um fator significativo do fosso de competitividade que está a surgir entre a Europa e o resto do mundo.

Em reação à publicação do relatório, Ourania Georgoutsakou, diretora-geral da A4E, salienta que “a próxima Comissão deve ser corajosa e aplicar políticas que abordem as questões relativas à aviação constantes do relatório Draghi: apoiar os combustíveis com baixo teor de carbono, combater as fugas de informação das empresas e concluir o nosso mercado único. A UE é excelente na elaboração de relatórios, mas só isso não garantirá que a Europa continue a ser uma potência industrial e económica mundial. Com este novo mandato, a Europa precisa agora de se destacar na aplicação de políticas que nos mantenham competitivos.”

De acordo com o relatório, a Europa precisa de mobilizar pelo menos 750 a 800 mil milhões de euros por ano para acompanhar o ritmo de concorrentes como os EUA e a China.

Além de apontar que a China constitui um “problema” para a Europa, Mario Draghi salienta, igualmente, que a Europa tem de reorientar urgentemente os seus esforços coletivos para colmatar o défice de inovação em relação aos EUA e à China, em especial no domínio da alta tecnologia.

“O problema não é a falta de ideias ou de ambição da Europa (…) mas sim o facto de a inovação ser bloqueada na fase seguinte: não estamos a conseguir traduzir a inovação em comercialização”, afirmou Draghi na apresentação do relatório.

Também a necessidade de a Europa ter uma estratégia industrial e de dever evitar as “armadilhas do protecionismo”, Draghi conclui ainda que “a Europa não se coordena onde é importante, e as regras de decisão da Europa não evoluíram substancialmente à medida que a UE se alargou e o ambiente global que enfrentamos se tornou mais hostil e complexo”.

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“Incerteza” e “aparente inércia” na privatização da Azores Airlines preocupam consórcio Newtour/MS Aviation

O impasse no processo de privatização da Azores Airlines está a preocupar o consórcio Newtour/MS Aviation, depois de o Governo Regional dos Açores ter decidido cancelar o processo, em maio, e o vice-presidente do Governo Regional, Artur Lima, ter afirmado, recentemente, que “este ano [2024], naturalmente, não é possível”.

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O consórcio Newtour/MS Aviation está “preocupado” com a incerteza e com a “aparente inércia” em torno do processo de privatização da Azores Airlines.

Apesar de pouco se conhecer sobre o acordo entre o Governo Regional e a Comissão Europeia (CE), é do conhecimento público que a Azores Airlines deve ser privatizada até ao dia 31 de dezembro de 2025. “Este prazo, já de si curto dada a complexidade inerente a uma privatização desta envergadura, torna-se ainda mais exíguo face à falta de decisão da SATA Holding e do Governo”, refere o consórcio em comunicado.

Recorde-se que o Governo Regional dos Açores decidiu, no início de maio, cancelar o processo – decisão essa que não foi contrariada nem confirmada pelo conselho de administração da SATA Holding. Com a privatização em suspenso, a Azores Airlines está num “impasse”, considerando o consórcio que esta situação “pode ter consequências graves para a companhia aérea, para o setor do transporte aéreo na região e, por extensão, para o desenvolvimento económico dos Açores”.

No comunicado, o consórcio admite que a Azores Airlines enfrenta, atualmente, “sérias dificuldades financeiras“, frisando que o adiamento deste processo de privatização “não só ameaça agravar ainda mais a situação precária da companhia, como também coloca em risco a estabilidade económica da região, que depende fortemente de um transporte aéreo eficiente e fiável”.

De resto, o consórcio sublinha que o processo de privatização, que o Governo Regional dos Açores considera encerrado, “ainda não foi concluído”, referindo que teve “apenas conhecimento da decisão [do Governo Regional] anunciada publicamente e que, de forma incorreta, foi assumida como definitiva”.

Além disso, o consórcio diz que, “posteriormente, soube também da existência de um projeto de decisão de cancelamento do concurso do conselho de administração da SATA Holding”.

A este propósito o consórcio clarifica que “cabe ao Conselho de Administração da SATA, e não ao Governo, propor o cancelamento do concurso, ou seja, essa é uma competência de gestão e não política”, destacando que “tal decisão, até ao momento, não ocorreu”.

No final do comunicado, o consórcio Newtour/MS Aviation diz “manter-se firme no seu compromisso de contribuir para uma solução que respeite o acordo estabelecido com a Comissão Europeia, assegurando que o processo de privatização seja concluído dentro do prazo estipulado, devolvendo à SATA o prestígio merecido e dotando-a dos meios necessários para competir eficazmente no mercado”.

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Transporte aéreo de passageiros continuou a crescer no 2.º trimestre com aumento de 4,8%

Os aeroportos nacionais movimentaram 19,3 milhões de passageiros no 2.º trimestre, aumento de 4,8% face ao mesmo período de 2023 e que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), manteve a tendência que já se vinha a registar nos três primeiros meses do ano, quando o aumento foi de 5,9%.

Inês de Matos

No segundo trimestre de 2024, os aeroportos nacionais movimentaram 19,3 milhões de
passageiros, número que traduz um aumento de 4,8% face ao mesmo período de 2023 e que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), manteve a tendência que já se vinha a registar nos três primeiros meses do ano, quando o aumento dos passageiros movimentados nos aeroportos nacionais foi de 5,9%.

Os dados do INE, divulgados esta sexta-feira, 6 de setembro, mostram que os aeroportos nacionais receberam, entre abril e junho, 66,3 mil aeronaves em voos comerciais, o que representa uma subida de 2,0% face ao trimestre homólogo de 2023, superando o aumento registado no trimestre anterior, que tinha sido de 1,2%.

“O número de aeronaves aterradas e o número de passageiros desembarcados diariamente no 2º trimestre de 2024, mantiveram-se, em média, acima dos valores registados no trimestre homólogo. O mês de junho foi o que registou o maior desembarque médio diário de passageiros nos aeroportos nacionais (cerca de 113 mil
passageiros; +5,5%)”, revela o comunicado divulgado pelo INE.

Por aeroportos, foi em Lisboa que se concentrou a maior parte dos passageiros, com a infraestrutura a ser responsável por 47,8% do movimento total de passageiros, o que representa um total de 9,2 milhões de passageiros e um aumento de 5,1% face ao mesmo período de 2023.

Já o aeroporto do Porto registou, segundo o INE, o “segundo maior volume de passageiros movimentados do país”, representando 22,6% do total e 4,4 milhões de passageiros, num aumento de 4,8% face a período homólogo do ano passado.

No aeroporto de Faro, foram ainda movimentados 3,1 milhões de passageiros, o que representa 16,2% do total e um crescimento de 1,8% face aos mesmos três meses do ano passado.

Na Madeira, foi ainda registado o movimento de 1,3 milhões de passageiros, num aumento de 6,3% face ao segundo trimestre de 2023, enquanto em Ponta Delgada houve um aumento de 12,7% comparativamente ao mesmo período do ano passado, num total de 771,6 mil passageiros movimentados.

Maioria dos passageiros correspondeu a tráfego internacional

Os dados do INE mostram que, no segundo trimestre de 2024, a maioria dos passageiros movimentados nos aeroportos nacionais correspondeu a tráfego internacional, que representou 82,0% do tráfego total, somando 15,8 milhões de passageiros, num aumento de 5,3% comparativamente a período homólogo do ano passado.

“O peso do movimento internacional ascendeu a 95,2% em Faro, 88,5% em
Lisboa e 86,7% no Porto”, especifica o INE, na informação divulgada esta sexta-feira, 6 de setembro.

 

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