Novo ranking dos aeroportos europeus: Lisboa em 13º lugar na Cirium
A consultora de inteligência de aviação Cirium acaba de elaborar um novo ranking dos aeroportos europeus e revela quais são os hubs das principais companhias aéreas europeias que mais crescem. Lisboa, principal hub a TAP, está na 13ª posição.

Publituris
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
No topo da tabela da consultora Cirium, com dados de maio de 2023, está o hub da Turkish Airlines em Istambul. Assim, a Turquia destronou os principais mercados tradicionais do continente e o maior hub da Europa em 2023 é agora o Istanbul Arnavutköy Airport.
A Turkish ofereceu mais de 35 milhões de assentos de e para Istambul durante os 12 meses até maio deste ano, enquanto London Heathrow, é agora o segundo aeroporto mais movimentado da Europa, com um número é inferior a 21 milhões.
Este documento vem demonstrar que a evolução do sector da aviação durante a pandemia de Covid-19 e dos fluxos e diferentes mercados após a crise determinaram alterações no mapa da indústria aérea europeia e no ranking dos hubs das principais companhias aéreas, surgindo novos líderes.
A Pegasus Airlines, que concorre com a Turkish, também ampliou o seu hub em Istambul, mas no aeroporto secundário da cidade. Outros hubs ou “bases” que cresceram desde a crise da Covid incluem easyJet em LondresGatwick, Ryanair em Dublin, Ryanair em Milão Bergamo e Air Europa em Madrid. Notavelmente, a Aegean Airlines e a subsidiária da Air France/KLM Transavia praticamente dobraram a sua capacidade desde a crise, em Atenas e Paris Orly, respetivamente.
Em relação ao ano passado, quase todos os polos cresceram. Duas exceções são a Aeroflot em Moscou Sheremetyevo, devido ao conflito na Ucrânia, e a Turkish Airlines no aeroporto secundário de Istambul.
A Cirium destaca ainda que os hubs de Frankfurt e Munique da Lufthansa são hoje muito menores do que há quatro anos. A companhia aérea no mesmo grupo, a Swiss, também é muito menor no aeroporto de Zurique.
O hub da TAP Air Portugal, em Lisboa está classificada em 13º lugar com mais de nove milhões de assentos nos últimos 12 meses e até maio.