77% dos portugueses vão viajar nas férias de verão
Um estudo da Jetcost apurou que a maioria dos portugueses (77%) conta viajar nestas férias, sendo apenas 12% os que não pretendem viajar neste verão.
Publituris
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Este verão promete trazer a recuperação do setor das viagens e turismo, aponta um estudo da Jetcost, que apurou que a maioria dos portugueses conta viajar nestas férias, sendo apenas 12% os que não pretendem viajar neste verão.
O estudo da Jetcost, realizado com o objetivo de conhecer as perspectivas de férias dos portugueses durante o verão de 2023, indica que oito em cada 10 portugueses têm planos para viajar, o que corresponde a 77% dos cidadãos nacionais.
“77% dos portugueses planeiam viajar durante as suas férias deste verão, além disso as pesquisas de voos também aumentaram 23%, enquanto as dos hotéis 35% face ao verão de 2022”, indica a Jetcost.
Além dos 77% que contam viajar, há ainda 11% de portugueses que estão à espera do último minuto para decidir, enquanto 12% dizem que não vão viajar para lado nenhum.
O mês de julho parece ser o que recolhe a maioria das preferências para gozar férias, com 40% dos portugueses a preferirem este mês para viajar de férias, enquanto 36% esperam fazê-lo em agosto. Além destes meses, 12% dos inquiridos escolhem o mês de junho, a mesma percentagem dos que elegem ainda setembro.
Já a duração da viagem deverá rondar os cinco dias, segundo 31% dos inquiridos, enquanto 27% indicam que vão gozar uma semana de férias e 23% diz que vai passar entre oito e 15 dias fora. Depois, há ainda 19% dos inquiridos que vão passar férias entre 15 dias e um mês.
Os gastos com as férias de verão deverão rondar, por sua vez, os 1.059 euros por pessoa, em média.
O automóvel particular parece ser o principal meio de transporte escolhido, uma vez que entra nas escolhas de 59% dos inquiridos, seguindo-se o avião, com 28% das preferências, o autocarro, que é eleito por 8% dos portugueses, assim como o comboio e o barco, ambos com 3% das escolhas.
Quanto ao alojamento, o hotel é o tipo escolhido por 50% dos portugueses, seguindo-se o aluguer de apartamentos, que é a preferência de 27% dos inquiridos, assim como os aparthotéis (11%) e casas de campo (9%). Apenas 3% pensa fazer campismo.
49% dos entrevistados neste estudo da Jetcost dizem que vão viajar em família, enquanto em 24% dos casos a viagem será em casal, 20% com amigos e 7% dizem mesmo que vão viajar sozinhos.
Quanto a destinos, 58% dos inquiridos revelaram que preferem destinos nacionais, o que representa cerca de sete em cada 10 portugueses, enquanto 33% preferem viajar para destinos internacionais, existindo ainda 8% de inquiridos que combinam destinos nacionais e estrangeiros.
Já quanto ao tipo de férias, 58% preferem destinos de sol e praia, enquanto 26% escolhem as grandes cidades, existindo ainda 16% que optam por destinos no interior ou na serra.
No caso das viagens internacionais, a maioria das preferências é por destinos na Europa e a cidade de Málaga, em Espanha, surge como a mais procurada, seguindo-se Veneza, Budapeste, Paris e Londres. Na longa distância, os destinos mais procurados são São Paulo, Praia, Rio de Janeiro, Nova York, Marraquexe e Bali.