Funchal ganha nova atração cultural e turística
O Funchal acaba de ganhar nova atração cultural e turística com a reabilitação e restauro do Convento de Santa Clara, monumento nacional onde também foi criado um projeto de museologia, que integra um circuito visitável.

Publituris
Fiordes do Norte da Europa são o itinerário “mais querido” da Costa Cruzeiros no mercado português
Picos de Aventura reorganiza estrutura interna
Disney anuncia sétimo parque temático em Abu Dhabi
2025 promete trazer novos e cada vez melhores navios de cruzeiro
Cruzeiros esperam verão positivo e já navegam rumo ao inverno e a 2026
Marina de Vilamoura volta a ser palco do International Boat Show
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Estratégia do turismo de VRSA mantém foco na sustentabilidade, inovação e valorização do território
Movimentação de passageiros na Europa impulsionada por voos internacionais com tráfego doméstico estagnado
V Convenção do Grupo DIT marcada para 30 de outubro a 2 de novembro em Huelva
O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, que foi, recentemente, conhecer o resultado da obra, afirmou que “fizemos mais uma reabilitação exemplar do nosso património edificado e do nosso património móvel, disponibilizando, agora, zonas visitáveis para os madeirenses e àqueles que nos visitam e que queiram conhecer esta maravilha do nosso património nacional”.
Trata-se de um investimento do Governo Regional, agora concretizado, foi apoiado por fundos europeus e ascendeu aos 2,3 milhões de euros.
Segundo a página oficial do Governo Regional da Madeira, os trabalhos desenvolveram-se a dois níveis – implementação do projeto de museologia/museografia das áreas visitáveis e a beneficiação global da Igreja e do Convento – tendo, contemplando, entre outros aspetos, conservação e restauro do património artístico, móvel e integrado, designadamente conservação e restauro de pintura, escultura e talha dourada, conservação e restauro de azulejos do Convento e escavação arqueológica dos poços-cisterna.
O projeto museologia incluiu ainda a elaboração de um guia bilingue sobre o Convento de Santa Clara e a implementação de suportes gráficos, nomeadamente no circuito visitável.
O Convento de Santa Clara constitui um dos mais importantes testemunhos do património cultural e histórico da região, estando classificado como Monumento Nacional desde 1940.
Construído no período manuelino (século XV), é um imóvel gótico tardio que, apesar das profundas transformações artísticas e arquitetónicas ocorridas nos séculos XVII e XVIII, em plena época barroca, conserva ainda testemunhos da sua traça primitiva.
Este é o único convento do século XV da região – as suas obras iniciaram-se em 1492 –, sendo uma das casas religiosas mais importantes a nível nacional, à época, e contém, no seu espólio pinturas, esculturas, azulejos, talha, mobiliário, elementos construtivos e decorativos únicos. Tendo, originalmente, pertencido a uma ordem religiosa de clausura, atualmente encontra-se aberto aos visitantes. Na época, o objetivo da construção destas instalações passava, então, por recolher as filhas da nobreza local.