Futuroscope investe 300M€ para se tornar num resort à escala europeia em 10 anos
Localizado em Poitiers, o mais antigo parque de diversões francês lançou, em 2021, um ambicioso plano de investimento para se tornar num resort à escala europeia num prazo de 10 anos, ao abrigo do qual vão ser investidos 300 milhões de euros.
Inês de Matos
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
O Station Cosmos, o primeiro hotel temático do Futuroscope, abriu em maio de 2022 e foi investimento que deu início ao plano que prevê tornar o primeiro parque de diversões de França, inaugurado em 1987, ainda antes do Parc Astérix e da Disneyland Paris, que abriram em 1989 e 1992, respetivamente, num resort à escala europeia no prazo de 10 anos.
A nova unidade de quatro estrelas, que veio aumentar o número de hotéis do Futuroscope para 12, foi concebida de forma a recriar uma estação galática, contando, por isso, com uma decoração futurista, inspirada no universo da ficção científica e da alta tecnologia.
Com 76 quartos decorados como cabines de uma nave espacial, que podem acolher entre uma a quatro pessoas, o Station Cosmos é uma unidade direcionada para famílias, que se localiza junto à entrada do Futuroscope e que conta com o restaurante Space Loop, inspirado numa montanha-russa, além do Bar dos Pilotos, com terraço panorâmico.
Apesar de ter sido o primeiro hotel temático do Futuroscope e o primeiro investimento ao abrigo do novo plano de 300 milhões de euros, o Station Cosmos não é a única novidade do Futuroscope, uma vez que, em julho de 2022, foi inaugurada a nova atração “Caçadores de Tornados”, que convida os visitantes a seguirem uma equipa de caçadores de tornados e a viverem todas as emoções associadas a este fenómeno meteorológico a bordo numa nave especial. A ajudar a tornar o conceito real estão várias inovações tecnológicas, como efeitos especiais, de vento forte que é gerado através de oito ventoinhas no teto, pirotecnia, decorações móveis, bem como da presença de uma viatura 4×4 real no cenário.
Apesar de ainda não ter um ano, a nova atração “Caçadores de Tornados” já foi distinguida e ganhou mesmo o prémio de “Melhor atração do mundo”, num título atribuído pela TEA – Theme Entertainment Association, provando que as atrações do Futuroscope são únicas.
Novidades também em 2023
Mas o plano de investimento do Futuroscope não se esgota nas novidades apresentadas no ano passado, uma vez que também em 2023 há novas atrações e mais um hotel.
Quanto a novas atrações, destaque para a “Étincelle, a Maldição da Opala Negra”, inaugurada a 4 de fevereiro e que se baseia nos super-heróis franceses. Esta atração brinda os visitantes com um espetáculo de luz e música, além de um vídeo-mapping que recria um museu e por cujos corredores os visitantes são guiados por Alice, a guia do museu, que os levará numa aventura repleta de reviravoltas e humor, onde não vão faltar efeitos especiais como água, fumo ou jatos de vento. Composta por tecnologia 4K e 3D, além de um espetáculo laser, esta atração custou 2,8 milhões de euros e é a mais recente aposta do parque para atrair visitantes.
No que diz respeito ao alojamento, o Futuroscope pretende inaugurar, em julho de 2023, uma nova unidade hoteleira, o Hotel Ecolodgee. Composto por 120 alojamentos individuais, ao estilo de bungalows, com áreas de 35 metros quadrados e que podem acomodar quatro ou cinco pessoas, o Hotel Ecolodgee vai ser a 13.ª unidade de alojamento do Futuroscope, disponibilizando também terraço com vista para o lago central desta unidade, que vai oferecer ainda recepção, sala de eventos para 100 pessoas, bar e outras instalações técnicas. Já o pequeno-almoço vai ser servido nos quartos do Hotel Ecolodgee, uma vez que não está prevista a criação de qualquer restaurante neste hotel.
Além das áreas cobertas, o Hotel Ecolodgee vai também contar com uma área exterior com 14 mil árvores, dispostas em torno do lago central cuja dimensão se aproxima de um hectare.
Outros motivos de interesse
O Futuroscope aposta em novas atrações a cada ano, no entanto, muitas das atrações do espaço tornaram-se ex-libris do parque, a exemplo das atrações “Dança com os Robots”, “A Viagem Extraordinária” ou da “A máquina do tempo dos Rabbids”.
A atração “Dança com os Robots” é uma das mais icónicas do Futuroscope, uma vez que convida aos visitantes a sentarem-se na palma da mão de um robot que realiza uma coreografia electro-pop, ao som do famoso DJ Solveig.
Destaque merece também a atração “A máquina do tempo dos Rabbids”, que leva os visitantes a bordo de um comboio com efeitos especiais e que viaja no tempo, desde a era dos romanos até à conquista do espaço, numa viagem repleta de animação e humor, com a companhia de irrequietos coelhos que também têm um papel a desempenhar.
Levar os visitantes a viajar é também o objetivo da “Viagem Extraordinária”, inaugurada em 2017, depois de um investimento de 12,5 milhões de euros e que se inspira na obra de Júlio Verne, “Volta ao Mundo em 80 dias”, para levar os visitantes numa viagem à volta do mundo. Esta viagem é, no entanto, realizada em frente a um ecrã de grandes dimensões, onde diferentes partes do mundo vão surgindo diante dos nossos olhos, enquanto o local onde estamos sentados nos dá a sensação de estarmos a voar. É uma experiência realmente imersiva e também foi eleita, em 2017, a Melhor Atração Europeia, nos Paksmania Awards.
No total, o Futuroscope disponibiliza mais de 40 atrações e, a cada ano, recebe perto de dois milhões de visitantes, totalizando já mais de 60 milhões de visitas desde a sua abertura.
Novidades 2023
“Étincelle, a Maldição da Opala Negra” – Inaugurada a 4 de fevereiro de 2023, depois de um investimento de 2,8 milhões de euros, esta é a mais recente atração do Futuroscope e baseia-se nos super-heróis franceses, com o apoio de tecnologia 4K e 3D.
Hotel Ecolodgee – Em julho de 2023, o Futuroscope vai inaugurar mais uma unidade de alojamento, o Hotel Ecolodgee, uma unidade em contacto com a natureza, composta por 120 unidades de alojamento individual e que conta com um lago central com um hectare de área.