Procura por seguros de viagem cresce 300% no primeiro trimestre de 2023
Dados da MUDEY, mediadora de seguros digital em Portugal, mostram um crescimento de 300% nas pesquisas de seguros de viagem, no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior, indicando que o volume deverá subir com a aproximação do período de férias.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Com o turismo a recuperar para níveis pré-pandemia, as viagens voltaram a ser frequentes, mas não ficaram isentas de preocupações face a cancelamentos e imprevistos. Uma tendência sentida pela MUDEY, que registou, na sua plataforma 100% digital de procura, comparação, compra e gestão de seguros, um aumento de 300% nas pesquisas de seguros de viagens, no primeiro trimestre deste ano, em termos homólogos.
Nos primeiros três meses de 2023, os destinos mais pesquisados na plataforma da MUDEY foram Estados Unidos da América, Brasil, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Marrocos, Tailândia, Indonésia e Turquia, com os três últimos a serem uma novidade em comparação com o mesmo período de 2022. Em média, os utilizadores da MUDEY procuraram seguros para viagens com uma duração de 15 dias, apesar de a maioria das viagens ser de oito dias.
“A COVID-19 sensibilizou as pessoas para a importância do acesso a cuidados médicos, próximos e de qualidade, mediante imprevistos de saúde, assim como para os seus custos em países com reduzido sistema nacional de saúde. Identificámos, junto dos nossos utilizadores, a preocupação de obter uma proteção eficaz e abrangente, nomeadamente, quanto a despesas médicas e acesso a serviços de saúde, bem como a assistência em viagem disponível 24/7”, refere Ana Teixeira, cofundadora da MUDEY.
Apesar de os dados da MUDEY indicarem que 30% dos seguros são adquiridos nos sete dias anteriores ao início da viagem, existe cada vez mais um reconhecimento, por parte dos clientes, da importância de garantir uma viagem segura e protegida. Como resultado, esses mesmos dados revelam que 60% dos seguros de viagem adquiridos na MUDEY são do produto de seguro mais completo, que incluí coberturas como despesas médicas, assistência em viagem, cancelamento ou atraso de voo, cancelamento de viagem, perda ou danos nas bagagens e proteção COVID-19.
A cofundadora da MUDEY refere que “apesar de, na compra do seguro, ter de se indicar a data de início e fim da viagem, dependendo das coberturas, o seguro adquirido através da MUDEY começa a produzir efeitos a partir do momento em que é pago. Ou seja, se acontecer um imprevisto, como um acidente pessoal, que impeça a viagem, o seguro pode ser usado. Se o acidente acontecer antes da compra do seguro de viagem, tal deixa de ser possível. É por isso importante comprar o seguro o mais próximo possível da data de aquisição da viagem e não deixar para o último minuto. Para além disso, os valores do seguro podem sofrer atualizações, pelo que só existem benefícios em adquiri-lo o quanto antes”, acrescenta.
A plataforma da insurtech portuguesa permite ao utilizador simular, selecionar diferentes coberturas e subscrever, de forma 100% digital e em poucos minutos, um seguro de viagem. Este fica imediatamente ativo e pronto a ser usado, após pagamento via meios digitais. Os documentos e informações do seguro subscrito podem ser consultados, em qualquer altura e dispositivo, através da “Wallet MUDEY”, a área particular dedicada a cada utilizador.
Até dezembro do próximo ano, a insurtech prevê triplicar o atual número de utilizadores, chegando a 60 mil inscritos na plataforma, entre clientes particulares e empresariais. Já em fevereiro deste ano, a MUDEY superou o segundo objetivo de crescimento traçado para o terceiro ano de atividade (julho de 2023): chegar a 20 mil utilizadores.