Manchester torna-se na primeira cidade britânica a adotar taxa turística
A taxa turística de Manchester deverá ter o valor de uma libra por noite, por quarto, estimando-se que venha a gerar receitas na ordem dos três milhões de libras por ano.
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A cidade de Manchester vai tornar-se na primeira no Reino Unido a cobrar uma taxa turística, que deverá ter o valor de uma libra por noite, por quarto, estimando-se que venha a gerar receitas na ordem dos três milhões de libras por ano.
De acordo com a BBC, que cita Joanne Roney, chefe executiva do conselho da cidade de Manchester, o montante arrecadado com a nova taxa vai ser aplicado na “melhoria” da experiência dos turistas que visitam a cidade, nomeadamente na criação de “novos eventos e atividades”, mas também ao nível da higiene e limpeza urbana.
Segundo a responsável, o objetivo é que o valor arrecadado com a taxa turística seja “investido diretamente nessas atividades, apoiando o setor da hotelaria de Manchester para proteger e criar empregos e beneficiar a economia da cidade como um todo”.
A criação desta taxa já estava mesmo prevista no ‘Manchester Accommodation Business Improvement District’ (ABID), plano que foi aprovado por 73 unidades de alojamento turístico da cidade e que visava acelerar a recuperação da hotelaria depois da pandemia da COVID-19.
Segundo Annie Brown, da Manchester ABID, a criação desta taxa vai contribuir para criar “um setor mais sustentável e próspero, ajudando a trazer visitantes de todo o mundo para experimentar o melhor que Manchester e Salford têm para oferecer”.
Já Kate Nicholls, diretora executiva da UK Hospitality, que representa a hotelaria britânica, lembra que o setor do alojamento turístico do Reino Unido já paga elevados impostos, apesar de concordar com os fins para os quais o montante da taxa vai ser canalizado, nomeadamente ao nível do marketing e da promoção turística.
“A UK Hospitality tem consistentemente afirmado que as taxas que são punitivas ou são direcionadas incorretamente dissuadem os visitantes, são ineficazes e devem ser evitadas a todo custo”, alerta a responsável, realçando, no entanto, que espera que esta nova taxa “possa ter um papel para financiar atividades locais de marketing e promoção”.