Turismo do Centro premeia as melhores ideias de empreendedorismo turístico e teses académicas do setor
Estão abertas, até 15 de março, as candidaturas ao Concurso de Empreendedorismo Turístico e ao Concurso de Teses Académicas promovidos pela Turismo Centro de Portugal.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Turismo Centro de Portugal voltou a abrir os concursos anuais para os prémios Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves” e Teses Académicas. As candidaturas a ambos os prémios podem ser submetidas até ao dia 15 de março.
Com estas duas iniciativas, a Turismo Centro de Portugal aposta, por um lado, na deteção e apoio às melhores ideias de negócio turístico geradas na região, por outro, na valorização do conhecimento científico produzido sobre a atividade turística no último ano. Os vencedores serão conhecidos até ao dia 15 de maio de 2023.
Já na sua oitava edição, o Prémio José Manuel Alves é o concurso de empreendedorismo turístico mais antigo do país. Nas sete edições anteriores, recebeu um total de 342 candidaturas, tendo distinguido 56 projetos e premiado 20.
O concurso tem como missão distinguir e apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal, distinguindo as melhores novas ideias de negócio no setor. Podem candidatar-se ideias e projetos que ainda não tenham iniciado a atividade turística.
Após a submissão das candidaturas, um júri intermédio, composto por individualidades ligadas ao turismo e ao empreendedorismo, seleciona os oito projetos finalistas. Posteriormente, um júri final irá determinar os vencedores.
Ao vencedor do Concurso de Empreendedorismo Turístico é atribuído o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de Apoio ao Investimento Turístico da região Centro de Portugal. Os três primeiros classificados são galardoados com um prémio financeiro.
Uma das características mais singulares deste concurso é o facto da ligação aos projetos participantes não se extinguir após a sua participação no concurso, como acontece na generalidade dos eventos similares a nível nacional. No Prémio José Manuel Alves, há um acompanhamento contínuo da totalidade dos projetos participantes, que se prolonga por todas as fases de crescimento destes empreendimentos. A entidade organizadora – o Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico (NAIT) da Turismo Centro de Portugal – estabelece uma relação umbilical e indissociável de todos os projetos, estando disponível para auxiliá-los em diversas dúvidas ou dificuldades, seja no enquadramento na legislação, na informação sobre sistemas de incentivo disponíveis ou no apoio no contacto com entidades licenciadoras.
Em paralelo, estão a decorrer as candidaturas para o VII Concurso de Teses Académicas da Turismo Centro de Portugal, que premeia as melhores teses de mestrado e de doutoramento apresentadas sobre o tema do Turismo.
Promovido pela Turismo Centro de Portugal desde 2017, o Concurso de Teses Académicas tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e aproximá-lo das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.
O concurso tem duas categorias, uma dedicada às teses de Mestrado e outra dedicada às teses de Doutoramento. Podem concorrer, na categoria Mestrado, todas as dissertações, relatórios de estágio e projetos com vista à obtenção do grau de mestre já avaliadas e, na categoria Doutoramento, dissertações de doutoramento já defendidas e avaliadas, cujo tema incida sobre o setor do Turismo, preferencialmente na região Centro de Portugal – seja em exclusivo ou englobada num estudo de âmbito nacional -, entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022.
Após a submissão das candidaturas, há um júri intermédio que seleciona cinco teses finalistas em cada categoria. Posteriormente, um júri final determina os dois vencedores, que serão galardoados com um prémio financeiro.