Setores ligados aos turismo foram os que mais empresas criaram no arranque de 2023
Os setores ligados aos turismo foram os que mais empresas criaram no arranque de 2023, com destaque para os Transportes, onde foram criadas 1.121 novas empresas em janeiro e fevereiro, e para o Alojamento e Restauração, com a constituição de 898 empresas, segundo o Barómetro Informa D&B.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Os setores ligados aos turismo foram os que mais empresas criaram no arranque de 2023, com destaque para os Transportes, onde foram criadas 1.121 novas empresas em janeiro e fevereiro, assim como para o Alojamento e Restauração, que assistiu à constituição de 898 novas empresas nos dois primeiros meses deste ano, segundo a mais recente edição do Barómetro Informa D&B.
De acordo com os dados revelados esta quinta-feira, 9 de março, o grande destaque nos dois primeiros meses de 2023 foi para o setor dos Transportes, que “continua a ser o que regista a maior subida na constituição de empresas” no início deste ano.
Os dados divulgados indicam que o setor dos Transportes foi responsável pela constituição de “1.121 novas empresas, o que representa mais do dobro (102%) que no período homólogo”, num aumento sustentado essencialmente no ‘transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros’, cuja abertura de novas empresas acontece “especialmente nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal e Faro”.
Além dos Transportes, o Barómetro Informa D&B destaca também o setor do Alojamento e Restauração, que contabilizou 898 novas empresas em janeiro e fevereiro, o que corresponde a um aumento de 25%.
“Com a revitalização da atividade turística, também o setor do Alojamento e restauração regista um aumento de 25% nos dois primeiros meses do ano”, destaca o Barómetro Informa D&B.
Nos dois primeiros meses de 2023 foram constituídas 9.561 novas empresas em Portugal, que corresponde a um aumento de 3,4% face ao mesmo período do ano passado, com o Barómetro Informa D&B a salientar, no entanto, que “o crescimento na criação de empresas está a registar diferenças significativas entre os diversos setores de atividade”.
Também com os números a subir estão os setores dos Serviços gerais (+8,1), Serviços empresariais (+2,5%), Energias e ambiente (+73%) e Tecnologias de informação e comunicação (+1,9%), que segundo o Barómetro Informa D&B, “são os outros setores que contribuem para o aumento da criação de novas empresas até final de fevereiro”.
Já as Atividades imobiliárias (-19%), o Retalho -11%), as Indústrias (-18%), e a Agricultura e outros recursos naturais -24%) destacam-se entre os setores que registam um recuo na constituição de empresas face ao período homólogo.
Este relatório diz ainda que, a nível regional, a região Norte “é a única onde a criação de novas empresas desce face a 2022, com um recuo de 2,1% nas constituições”.
Apesar dos resultados animadores na constituição de novas empresas, o Barómetro Informa D&B mostra que também o número de encerramentos e insolvências aumentou, tendo-se registado, até final de fevereiro, o encerramento de 1.696 empresas e 310 novos processos de insolvência, o que traduz um aumento de 17%, ou 44 processos de insolvência a mais que em igual período do ano passado.