SUSTOUR apresenta novas ferramentas de sustentabilidade na ITB
A SUSTOUR vai apresentar novas ferramentas de sustentabilidade desenvolvidas especificamente para agências e operadores turísticos, bem como mostrar as melhores práticas premiadas pela Travelife na ITB Berlim, evento que se realiza de 7 a 9 de março.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O projeto SUSTOUR, financiado pela UE-COSME, prepara-se para apresentar os objetivos e concretizações do projeto, reunir operadores turísticos e agentes de viagens participantes de toda a Europa e mostrar as ferramentas desenvolvidas no âmbito do SUSTOUR durante a ITB Berlim.
Cada vez mais viajantes demonstram preocupação com os impactos económicos, sociais e ambientais do turismo, referindo os responsáveis pelo projeto que “é essencial que os operadores turísticos sejam capazes de atender essas expectativas crescentes”. O projeto SUSTOUR (2020 – 2023) existe para ajudar os pequenos e médios agentes de viagens e operadoras de turismo a firmarem-se no mundo da sustentabilidade, oferecendo ferramentas de formação para melhorar o desempenho em sustentabilidade.
Três novas ferramentas foram desenvolvidas no âmbito do projeto e serão apresentadas na ITB em Berlim no stand da SUSTOUR (216 no pavilhão 4.1b).
Entre essas ferramentas está um kit de Redução de Plástico. As ferramentas de gestão de plástico fornecem aos operadores turísticos e hotéis orientações práticas e fáceis de entender para mudar para alternativas mais sustentáveis ao plástico de uso único. O kit de ferramentas inclui, entre outros, 11 esquemas de decisão para a redução de plástico no contexto de diferentes negócios, gráficos de classificação para o impacto de diferentes alternativas de plástico, procedimentos operacionais padrão para implementar alternativas mais sustentáveis ao plástico passo a passo e manuais de iniciação para umas “férias sem poluição plástica”.
Também está disponível uma “Calculadora” para calcular a pegada de carbono das viagens. O CARMACAL é uma ferramenta que permite aos operadores turísticos medir a pegada de carbono completa e detalhada dos seus pacotes turísticos, incluindo não apenas o transporte de/para o destino, mas também alojamento, transporte local e atividades. O CARMACAL foi atualizado para torná-lo mais intuitivo e fácil de usar para os operadores turísticos.
Por fim, a SUSTOUR apresenta, também “Códigos de Boas Práticas de Atividade”. Trata-se de uma compilação de padrões de sustentabilidade para várias atividades turísticas que os operadores turísticos podem compartilhar com os seus fornecedores de atividades, existindo 36 códigos de atividade diferentes.
Frank Oostdam, presidente da ECTAA, refere, em comunicado, que “a sustentabilidade pode ser esmagadora para muitas pequenas empresas no setor das viagens. Estamos confiantes de que as novas ferramentas permitirão que as operadoras de turismo integrem melhor a sustentabilidade nos seus negócios e ajudem a capacitar os consumidores a fazer melhores escolhas”.
No dia 7 de março, a SUSTOUR dará uma visão geral do projeto, examinará a relevância da certificação da sustentabilidade para as empresas de turismo e mostrará os kits de ferramentas desenvolvidos. Além disso, esta é também a oportunidade de destacar os operadores turísticos e agentes de viagens que conquistaram o prémio “Travelife Partner” e “Travelife Certified” pelo compromisso e excelência em sustentabilidade.
De referir que o SUSTOUR é um projeto COSME financiado pela UE para desenvolver e implementar ferramentas e padrões para ajudar os operadores turísticos e agentes de viagens a melhorar o seu desempenho na área da sustentabilidade. O projeto fornece, igualmente, um orçamento de apoio a PME de 600.000 euros para implementar um extenso esquema de apoio à formação e certificação para operadores turísticos e agentes de viagens. O projeto é gerido por um consórcio de sete organizações, incluindo a ECTAA e a portuguesa APAVT, e apoiado por 24 associações comerciais de viagens.