Rota Norte é a nova roadtrip para conhecer o Norte de Portugal
A Rota Norte é uma nova roadtrip circular que se estende por 777 quilómetros e que une o litoral ao interior, passando por quatro regiões, oito distritos e 34 municípios no Norte de Portugal.
Publituris
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Encontro sobre Turismo Arqueológico dia 30 de novembro em Braga
O Norte de Portugal ganhou uma nova roadtrip, a Rota Norte, uma rota circular que se estende por 777 quilómetros e que une o litoral ao interior, passando por quatro regiões, oito distritos e 34 municípios.
Segundo Marco Neiva, fundador da Rota Norte, esta roadtrip “conecta duas estradas épicas, a Nacional 103 e a Nacional 222”, num “verdadeiro corredor turístico para gerar e estabelecer riqueza nos territórios do interior”.
A Rota Norte pode ser realizada de bicicleta, mota, carro ou autocaravana e passa pelas regiões do Minho, Trás-os-Montes, Douro e Porto, interligando “territórios de alta densidade com os de baixa densidade”, pelo que, defende o responsável, esta roadtrip “reduz a assimetria regional e reforça a coesão territorial”, refletindo “um destino turístico de excelência”.
“É uma Rota que une o Norte, que respeita os dialetos típicos que não se perdem com a evolução do tempo, é a combinação perfeita entre o património natural e as construções feitas pelo homem”, acrescenta Marco Neiva, num comunicado enviado à imprensa.
De acordo com o responsável, as roadtrips são “uma tendência em crescimento em Portugal”, uma vez que tanto os turistas estrangeiros como os nacionais “adoram conhecer Portugal através de estradas históricas”.
“A Estrada Nacional 2, a Estrada Nacional 103, a Estrada Nacional 222, são
atualmente as estradas mais percorridas em registo de aventura e lazer. Estas 3
estradas tem presença no Norte de Portugal”, destaca Marco Neiva.
Para apoiar a iniciativa, está já a ser criado um mapa digital interativo, que vai estar acessível para telemóvel e computador, e que vai contar com recomendações de locais de visitação, alojamento, restaurantes e experiências turísticas.
A Rota Norte conta ainda com um passaporte turístico, conceito que, segundo o responsável, registou uma “excelente receptividade por parte dos turistas e viajantes” e que está disponível através da App PortugalPlay.
“Este processo de validação dos carimbos através de GPS, leva as famílias e
grupos a desafiarem-se a si próprios para completar o passaporte”, sublinha Marco Neiva.