Turismo de Portugal lança a FOREST para agregar informação sobre sustentabilidade
A partir de agora o setor do turismo possui uma ferramenta digital inovadora para recolha, gestão e reporte dos dados associados aos indicadores setoriais de desempenho ESG, acessível, em exclusivo, às empresas aderentes ao Programa Empresas Turismo 360°.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
No âmbito do Programa Empresas Turismo 360º, o Turismo de Portugal (TdP) lança a FOREST – Ferramenta Organizacional de Reporte da Sustentabilidade no Turismo, uma ferramenta de analytics e reporting do desempenho em sustentabilidade, com o objetivo de promover as diretrizes da sustentabilidade na cadeia de valor do setor e dinamizar o seu potencial no quadro da Agenda 2030.
Esta nova ferramenta, disponível a partir de agora para todos os aderentes ao Programa Empresas Turismo 360º, permite, segundo o Turismo de Portugal, “automatizar a recolha, gestão e reporte dos dados associados às métricas ESG, obter um relatório de sustentabilidade adaptado ao setor e preparado de acordo com os standards globais e captar e agregar dados de business intelligence que possibilitem a comparabilidade das informações”.
Com a disponibilização da FOREST, o TdP reforça o quadro de intervenção do Programa Empresas Turismo 360°, proporcionando uma ferramenta digital gratuita concebida para contribuir, de forma mensurável, para a resiliência das empresas atentos os desafios ambientais, sociais e económicos da atualidade e para a competitividade continuada do setor do turismo, tendo sempre em vista alcançar as metas da ET27 e a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
O Programa Empresas Turismo 360°, focado na construção de um modelo global de medição e avaliação do desempenho ambiental, social e de governação das empresas foi concebido em parceria com 18 entidades e acompanha as exigências do mercado e as atuais expetativas da sociedade através de um modelo que pretende orientar as empresas para uma atuação mensurável no domínio da sustentabilidade, garantindo uma adaptação estrutural do setor a novas realidades e desafios.
“A preocupação de criar meios para as empresas analisarem ineficiências e vulnerabilidades nos seus sistemas e desenvolverem mecanismos de compensação e de crescimento” esteve na base da conceção de um portefólio exclusivo que abarca todo o processo de recolha, medição, relato e monitorização das práticas ambientais, sociais e de governação, e que está ancorado nos fatores ESG – Environmental, Social and Governance.