APAVT e DECO criam selo “Checked” para garantir confiança e segurança aos consumidores das agências de viagens
A partir de outubro, as agências de viagens físicas e online associadas da APAVT vão poder ostentar o selo “Checked by DECO”, que visa garantir mais confiança e segurança aos consumidores nas suas viagens, reduzindo assim as reclamações, foi anunciado, em conferência de imprensa, pelos presidentes da APAVT e da DECO.
Carolina Morgado
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Este projeto comum, segundo o presidente da APAVT, pretende “dar diferenciação às agências de viagens e confiança aos seus clientes. É mais um passo para trazer mais credibilidade ao setor”. As agências de viagens não são obrigadas a aderir ao selo, mas Pedro Costa Ferreira espera que a maioria o faça, pois vai dá-las maior credibilidade.
Este novo serviço passa a oferecer às empresas, no domínio da consultoria, cooperação e monitorização do seu relacionamento contratual com os consumidores, à luz das exigências legais e melhores práticas do mercado, ao mesmo tempo que procurará garantir que os consumidores beneficiam de uma informação mais transparente, segura e com qualidade. A falta de informação é, segundo a DECO, um dos motivos de reclamação mais frequentes.
Por sua vez, o presidente da DECO, Luís Silveira Rodrigues, explicou que se trata de um serviço prestado pela DECO que “procura pegar nas agências de viagens e levá-las à excelência que a defesa do consumidor exige”. Acrescentou que as agências de viagens interessadas em exibir esta menção devem preencher um formulário, respondendo a diversas questões. Se tudo bater certo, poderão receber o certificado em cerca de três semanas. Serão auditadas periodicamente e até receber a visita do “cliente mistério”.
O dirigente da Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor apontou que se a agência for aceite, recebe o selo; senão, os especialistas da DECO fazem recomendações e pode haver nova submissão. A certificação tem a validade de um ano e se a agência der viagens tiver deixado de cumprir os critérios, pode ser-lhe retirada. Ou seja, a DECO irá não só auditar como fornecer formação às empresas do setor que se candidatarem à iniciativa.
“Este é mais um passo do trabalho da DECO junto dos consumidores na prevenção de conflitos e na garantia de que as empresas adotam critérios de excelência no seu relacionamento com os clientes”, realçou Luís Silveira Rodrigues, reforçando que a DECO quer, assim, ajudar os consumidores a escolher as agências de viagens com melhores práticas.