Revive Natureza abre novos concursos para duas estações ferroviárias e integra mais cinco imóveis
Os dois novos concursos para atribuição dos direitos de exploração são relativos às antigas estações ferroviárias da Lousã e Serpins, ambas localizadas no concelho da Lousã. As candidaturas decorrem até 5 de janeiro de 2023.
Publituris
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
A Turismo Fundos abriu esta quarta-feira, 7 de setembro, dois novos concursos para concessão das estações ferroviárias localizadas no concelho da Lousã e anunciou a integração de cinco casas florestais neste programa que visa a reabilitação de edifícios históricos para fins turísticos.
Segundo um comunicado enviado à imprensa pelo Ministério da Economia e do Mar, os dois novos concursos para atribuição dos direitos de exploração, sobre imóveis do Domínio Público Ferroviário, são relativos às antigas estações ferroviárias da Lousã e Serpins, ambas localizadas no concelho da Lousã.
O concurso para atribuição da concessão das duas estações ferroviárias do concelho da Lousã estão abertos à apresentação de candidaturas por parte dos interessados até 5 de janeiro de 2023.
“Estas duas antigas estações ferroviárias serão objeto de requalificação e valorização, promovendo o desenvolvimento regional e local, através de novas utilizações para fins turísticos, ficando sujeitas a várias regras de utilização e de gestão em rede, como o uso da marca Revive Natureza, o consumo de produtos locais, a sustentabilidade ambiental e a valorização do território”, explica a informação divulgada.
Os dois novos concursos agora abertos vêm aumentar para 60 o total de concursos já lançados pela Turismo Fundos no âmbito do Revive Natureza, 40 dos quais respeitantes a antigos postos fiscais e casas de guardas-florestais e 20 relativos a estações de caminho de ferro desativadas.
“Este Fundo tem promovido a sua atividade de forma consistente, em resultado do interesse manifestado pelos privados”, acrescenta o Ministério da Economia e do Mar, no comunicado divulgado esta quarta-feira.
Além do lançamento dos dois novos concursos, a Turismo Fundos anunciou também a integração de outros cinco imóveis no Revive Natureza, todos localizados na Serra da Lousã e que, em tempos estiveram ao serviço da intervenção florestal do Estado, concretamente a Casa de Guarda de Hortas, a Casa de Guarda do Porto Espinho, a Casa de Guarda do Estoirão, a Casa de Guarda do Braçal e a Casa de Guarda da Mata do Sobral.
“A integração destas duas estações localizadas na Lousã no Acordo celebrado entre a IP Património e a Turismo Fundos, em 2021, é um bom exemplo, não só da excelente interação entre estas entidades e os municípios, como também da importante função que o Revive Natureza desempenha na dinamização da economia e do nosso património, proporcionando a sua requalificação num contexto de atividades económicas relacionadas com o turismo”, considera Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.