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Madeira nomeada pela primeira vez para melhor destino de cruzeiros da Europa nos ‘World Cruise Awards’

Atenas, Barcelona, Croácia, Kotor (Montenegro), Lisboa, Londres, Mónaco, Nice Costa D´Azur, Oslo e Roma são os destinos que concorrem com a Madeira ao titulo de melhor destinos de cruzeiros da Europa. A votação decorre até 7 de agosto.

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Madeira nomeada pela primeira vez para melhor destino de cruzeiros da Europa nos ‘World Cruise Awards’

Atenas, Barcelona, Croácia, Kotor (Montenegro), Lisboa, Londres, Mónaco, Nice Costa D´Azur, Oslo e Roma são os destinos que concorrem com a Madeira ao titulo de melhor destinos de cruzeiros da Europa. A votação decorre até 7 de agosto.

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A Madeira está nomeada, pela primeira vez, nos ‘World Cruise Awards’ enquanto melhor destino de cruzeiros da Europa, prémio que vai disputar com destinos como Atenas, Barcelona, Croácia, Kotor (Montenegro), Lisboa, Londres, Mónaco, Nice Costa D´Azur, Oslo e Roma, e cuja votação decorre até 7 de agosto.

Num comunicado enviado à imprensa, os Portos da Madeira sublinham a importância desta nomeação que a Madeira obteve pela primeira vez, com Rui Barreto, Secretário Regional da Economia da Madeira, a sublinhar que só a nomeação para estes prémios já representa um “reconhecimento do trabalho realizado na região, em prol do turismo de cruzeiros”.

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Já Paula Cabaço, presidente do Conselho de Administração da APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, lembra que os dois últimos anos foram “difíceis para a indústria de cruzeiros, devido à pandemia, mas simultaneamente foram pautados por um grande espirito de união e de diálogo entre todos os parceiros do setor”, o que tornou possível uma retoma efetiva da atividade nos portos madeirenses a partir de outubro do ano passado.

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A votação para eleger o melhor destino de cruzeiros da Europa decorre até 7 de agosto e está aberta ao público através do site https://worldcruiseawards.com/award/europe-best-cruise-destination/2022.

Os Portos da Madeira recordam que, no ano passado, o Porto do Funchal foi mesmo o porto nacional líder no movimento de escalas de navios de cruzeiros, registando 113 escalas, 114 767 passageiros e 70 815 tripulantes.

Na última época alta da indústria dos cruzeiros, que teve início em outubro de 2021 e terminou em maio deste ano, os Portos da Madeira registaram 294 escalas, mais 17 do que na época comparável de 2018-2019, e 273 699 passageiros, número que segundo a empresa que gere os portos madeirenses ainda “não chegou aos movimentos anteriores à pandemia, devido aos condicionalismos impostos pelas próprias companhias”.

Recorde-se que os ‘World Cruise Awards’ foram atribuídos, pela primeira vez, no ano passado, num evento que é considerado “irmão” dos ‘World Travel Awards’, criados em 1993 e considerados os “óscares do turismo”, onde a Madeira já conquistou por oito vezes o galardão de “Melhor Destino Insular da Europa” e por sete vezes, o de “Melhor Destino Insular do Mundo”.

 

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Porto e Faro entre os aeroportos com mais tráfego na Vinci Airports no 1.º trimestre

Nos três primeiros meses de 2025, o tráfego nos aeroportos da Vinci Airports cresceu 6% face ao mesmo período de 2024, somando perto de 73 milhões de passageiros. A nível nacional, o destaque em termos de crescimento do tráfego foi para os aeroportos do Porto e Faro.

Os aeroportos do Porto e de Faro foram os que registaram o tráfego mais elevado em Portugal no primeiro trimestre do ano, avança a Vinci Airports, concessionária da ANA Aeroportos de Portugal, revelando que, entre janeiro e março, foram registados perto de 73 milhões de passageiros nas infraestruturas aeroportuárias geridas pela empresa.

“Quase 73 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos da rede VINCI Airports no primeiro trimestre de 2025, 4 milhões a mais que em 2024 (+6%)”, lê-se num comunicado da Vinci Airports, que explica que o crescimento foi “impulsionado principalmente pela Ásia e pelo regresso do tráfego com a China a níveis acima dos níveis pré-Covid”.

Entre os destaques encontram-se os aeroportos portugueses geridos pela Vinci Airports, que apresentaram, nos três primeiros meses de 2025, um crescimento do tráfego de 2,4%, sendo que, tendo apenas em conta o mês de março, a subida do tráfego foi de 2,0%.

“Em Portugal, os aeroportos do Porto e de Faro registaram níveis elevados de tráfego, graças ao aumento das ofertas da Ryanair e da Transavia”, refere a Vinci Airports, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 16 de abril.

Na informação divulgada, a Vinci Airports sublinha o “aumento significativo do tráfego na Europa”, principalmente “em aeroportos que beneficiam do dinamismo das companhias aéreas de baixo custo”, como é o caso de Portugal.

No entanto, esta afirmação também é válida para as  infraestruturas aeroportuárias do México e do Chile, onde o crescimento estabilizou em fevereiro e março, enquanto na Ásia foi o tráfego com a China que “acelerou fortemente”, tendo mesmo superado e permanecido acima dos níveis pré-Covid, pela primeira vez, o que levou a aumentos particularmente no Japão.

“O tráfego nos aeroportos de Kansai, com rotas para a China, foi impulsionado pelos feriados do Ano Novo Chinês e atingiu em janeiro mais de 35% acima dos níveis de 2019. O tráfego regional também continua muito dinâmico (Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong), assim como o tráfego doméstico japonês”, acrescenta a Vinci Airports.

Tal como no Japão, também no Camboja o tráfego com a China conheceu uma trajetória ascendente, sendo que também aqui “foi o principal impulsionador do crescimento neste trimestre”.

“O bom desempenho deste trimestre também é explicado pelo recorde de público em diversas plataformas da rede, associado ao dinamismo das companhias aéreas de baixo custo”, refere ainda a Vinci Airports, explicando que, no México, por exemplo, o tráfego atingiu novos recordes neste trimestre (+30% em relação a janeiro de 2019).

A nível europeu, também o aeroporto de Budapeste continuou “a registar excelentes resultados”, o que resulta do “dinamismo da Ryanair, easyJet e especialmente da Wizz Air nas rotas europeias e para o Médio Oriente”.

Já o tráfego entre a Europa e Cabo Verde continua a acelerar, com a abertura de novas rotas diretas da easyJet e da Transavia, a partir de Lisboa, Porto, Nantes e Londres Gatwick, com a operadora aeroportuária a sublinhar que, em Nantes, neste trimestre, “o tráfego subiu pela primeira vez acima dos níveis pré-Covid, beneficiando do reforço das ofertas da EasyJet, Volotea e Ryanair em destinos domésticos e na região do Mediterrâneo”.

Mas houve mais crescimentos a nível europeu, já que também no aeroporto de Edimburgo o tráfego “cresceu rapidamente”, o que se deveu essencialmente “às rotas para as principais cidades europeias e destinos no sul da Europa (Espanha, Itália, Holanda)”.

“O aumento acentuado do tráfego em Londres Gatwick em janeiro, impulsionado tanto por voos de curta distância (domésticos, sul da Europa) quanto por voos internacionais de longa distância (Oriente Médio, Ásia), estabilizou- se no final do trimestre. Em Belgrado , o tráfego está ligeiramente acima do nível de tráfego do primeiro trimestre de 2024, que já estava em níveis recordes (+56% neste trimestre em relação a 2019)”, refere também a Vinci Airports.

Na América do Sul, o mercado internacional regional também continuou “a contribuir significativamente para o crescimento do tráfego em Santiago do Chile”, ainda que, neste caso, isso se tenha devido “ao aumento da capacidade de diversas companhias aéreas, especialmente a LATAM (+13%)”, enquanto no Brasil é “a vitalidade do mercado doméstico” que está “a suportar o crescimento do tráfego na Amazónia e em Salvador da Bahia”.

Já na República Dominicana o tráfego foi penalizado neste trimestre pela estratégia de atribuição de frota da Arajet e pela desaceleração do mercado americano, associada à incerteza económica.

 

 

 

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Europcar Mobility Group tem novo CEO e assume funções a partir de 1 de maio

Sebastian Birkel assume funções como novo CEO do Europcar Mobility Group a partir de 1 de maio de 2025, e mostra-se entusiasmado com o novo desafio e por se juntar “a um dos players mais históricos do setor”.

O Europcar Mobility Group tem um novo CEO, cargo que passa a ser assumido por Sebastian Birkel, que entra em funções a 1 de maio de 2025, informou o grupo de soluções de mobilidade, em comunicado.

“Com a chegada de Sebastian Birkel, o Europcar Mobility Group ganha um gestor de topo com experiência internacional, reconhecido pela sua bem-sucedida reorganização do negócio da SIXT na América do Norte, entre outros marcos relevantes”, destaca o grupo na informação divulgada.

Com 42 anos, Sebastian Birkel vai suceder a Olivier Baldassari  no Europcar Mobility Group depois de liderar o Profection Group e de ter passado por várias empresas internacionais, a exemplo da SIXT América do Norte, onde esteve durante cinco anos, mais de três dos quais como CEO & Presidente.

Na SIXT América do Norte, Sebastian Birkel “liderou o desenvolvimento operacional e a recuperação da operação naquela região, estabelecendo com sucesso a marca SIXT num mercado altamente competitivo e assegurando um crescimento rentável”.

Após a experiência na América do Norte, o próximo CEO do Grupo Europcar Mobility assumiu a responsabilidade pelas áreas de aquisição global de viaturas, contabilidade e controlo de gestão do Grupo, integrando o conselho executivo da SIXT.

Mais recentemente, o responsável desempenhou ainda funções de CEO do Profection Group, um prestador internacional de serviços de recursos humanos e gestão imobiliária, que conta com mais de 30.000 colaboradores.

Sebastian Birkel iniciou a sua carreira em 2007 na Roland Berger, onde prestou apoio estratégico a empresas em processos de reestruturação.

“Estamos muito satisfeitos por contar com Sebastian Birkel como novo líder do Europcar Mobility Group. Face aos desafios atuais, traz consigo a combinação ideal de competência operacional, visão estratégica e experiência internacional. Com o seu know-how, irá certamente conduzir o Grupo num caminho de crescimento sustentável. Bem-vindo ao comando do Europcar Mobility Group”, afirma Christian Dahlheim, presidente do Conselho de Supervisão do Europcar Mobility Group e CEO da Volkswagen Financial Services AG.

Já Sebastian Birkel mostra-se entusiasmado com o novo desafio e por se juntar “a um dos players mais históricos do setor”, revelando que a sua prioridade passa por “orientar” o grupo, ao mesmo tempo que pretende potenciar os seus “pontos fortes para construir um futuro sustentável”.

Com a entrada de Sebastian Birkel, o Conselho de Administração do Europcar Mobility Group passa a ser composto, a partir de 1 de maio, pelo novo CEO, assim como por Joachim Hinz, novo Chief Financial Officer, que conta com 25 anos de experiência internacional no setor automóvel e de mobilidade e que é proveniente da SEAT, e ainda Olivier Baldassari, que vai continuar ligado ao grupo como Chief Operating Officer.

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IATA lança portal para melhorar bem-estar e transporte de animais

O LAR Verify é um novo portal lançado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que pretende contribuir para melhorar o bem-estar e o transporte de animais vivos por via área.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) lançou o LAR Verify, um novo portal que pretende contribuir para melhorar o bem-estar e o transporte de animais vivos por via área.

De acordo com um comunicado da IATA, este novo portal reúne todos os requisitos dos operadores aéreos e destinos que constam do Regulamento de Animais Vivos da IATA (LAR).

“O novo portal oferece uma solução de conformidade automatizada para remessas de animais vivos, simplificando o planeamento, a reserva, a aceitação e o manuseio”, explica a IATA.

Os dados da IATA indicam que, no ano passado, houve cerca de 200.000 remessas de animais vivos, o que representa um aumento de 11% face a 2019, estimando-se que este tipo de transporte continue a crescer.

“O volume de carga especializada — em particular, animais vivos — continua a crescer. Para gerir essa oportunidade com segurança e eficiência, um portal digital único que forneça acesso às regulamentações LAR relevantes e facilite o a partilha de dados é essencial”, considera a IATA, que defende, por isso, que o lançamento do portal LAR Verify “é um marco fundamental”.

A IATA revela também que este novo portal pode ser incorporado nos sistemas de gestão de carga, de forma a “facilitar a integração nos fluxos de trabalho existentes”, uma vez que fornece informação sobre a regulamentação para destinos e operadores, assim como sobre os requisitos de documentação, como licenças de importação por destino.

A classificação animal juntamente com normas técnicas, como requisitos sobre os containers e rotulagem, assim como atualizações ao vivo sobre embargos regionais e regulamentações comerciais, incluindo requisitos sobre a gestão de surtos de doenças, são também fornecidos pelo LAR Verify.

A IATA revela ainda que os operadores aéreos responsáveis pelo transporte de animais também podem enviar a documentação para verificação, sendo que, após os documentos estarem confirmados, as companhias aéreas podem emitir uma aceitação física da carga, eliminando a necessidade de transportar animais vivos até que a sua viagem seja confirmada.

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FlixBus reforça operação para a Páscoa

A FlixBus anunciou um reforço da sua operação doméstica e internacional para dar resposta à procura por viagens para as férias da Páscoa, disponibilizando um aumento de 11% nas linhas domésticas, de 47% nas viagens para França e de 38% para Espanha.

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A FlixBus anunciou um reforço da sua operação doméstica e internacional para dar resposta à procura por viagens para as férias da Páscoa, disponibilizando um aumento de 11% nas linhas domésticas, de 47% nas viagens para França e de 38% para Espanha.

A nível nacional, a FlixBus revela que as ligações entre Lisboa e o Porto aumentam 22%, com 152 viagens previstas (76 em cada sentido), enquanto entre Lisboa e Porto há 70 ligações diárias, o que representa um crescimento de 25% face ao ano passado, estando ainda previsto um reforço de 13% no norte do país, uma vez que as ligações do Porto a Braga e a Guimarães vão ter até 88 viagens diárias.

A nível internacional, destaque para o crescimento das ligações a França, que vão crescer 47%, assim como de 38% para Espanha, com a FlixBus a indicar que, diariamente, há até 16 viagens entre Lisboa e Madrid (oito em cada sentido), mais 11 do que no ano passado, enquanto nas ligações entre Faro e Sevilha o aumento é de 30%, estando disponíveis até 16 ligações diárias.

“As ligações internacionais com o norte de Espanha foram também reforçadas nestas miniférias, de forma a dar resposta à procura que se tem feito sentir para esta região de Espanha”, refere ainda a FlixBus.

Segundo Tiago Cavaco Alves, diretor das Operações da FlixBus em Portugal, “as viagens de autocarro são cada vez mais uma alternativa ao carro particular e ao avião na hora de viajar, não só para os portugueses como para os milhares de turistas” que visitam o país neste período festivo.

“Os chamados expressos são complementares ao comboio e fundamentais para garantir uma rede de transporte coletivo multimodal e eficiente”, defende o responsável, considerando que “ao oferecer ligações diretas entre cidades e regiões que muitas vezes não são suficientemente servidas por outros meios de transporte, os chamados expressos desempenham um papel essencial na coesão territorial e na promoção da mobilidade sustentável”.

A FlixBus lembra ainda que tem mantido a aposta na expansão da sua rede doméstica em Portugal, com o lançamento de uma nova linha entre as cidades de Braga e Guimarães, que conta com até 10 viagens diárias, cinco em cada sentido, e cujos bilhetes apresentam preços desde 0,99 euros.

Também no norte do país, a FlixBus lançou também viagens para Valença do Minho, que passa a contar com ligações ao Porto, ao aeroporto do Porto e a Vigo, sendo que, neste caso, o preço dos bilhetes começa nos 4,99 euros.

“Continuamos a desenvolver a nossa rede em Portugal, porque acreditamos que retirar carros das estradas é uma prioridade que deve ser assumida não só pelos operadores, mas também pelas políticas públicas. Continuamos a investir no País e a oferecer cada vez mais opções de viagens confortáveis, económicas, e sustentáveis tanto a nível nacional como internacional, de forma a dar aos portugueses mais opções de mobilidade coletiva multimodal”, defende ainda Tiago Cavaco Alves.

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LATAM Airlines investe 30M$ na renovação de lounges e abertura de salas VIP

A LATAM Airlines vai investir mais de 30 milhões de dólares na renovação dos seus lounges e na abertura de salas VIP, previstas para o Peru, Brasil, Miami e Colômbia.

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A LATAM Airlines vai investir mais de 30 milhões de dólares na renovação dos seus lounges e na abertura de salas VIP, previstas para o Peru, Brasil, Miami e Colômbia, informou a companhia aérea.

Num comunicado enviado à imprensa, a LATAM Airlines explica que as novas salas VIP vão seguir o modelo da sala “já existente em Santiago, com uma arquitetura e design de interiores renovados e de alto padrão”. 

“Esta nova geração de salas VIP — mais modernas e confortáveis — destaca-se por incorporar um toque local único, refletido no design, na gastronomia e na hospitalidade de cada país”, explica a LATAM Airlines.

A primeira destas novas salas VIP vai abrir no Aeroporto Jorge Chávez, em Lima, Peru, representando um investimento de 10,5 milhões de dólares, seguindo-se a sala VIP do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, Brasil, que vai motivar um investimento de 18 milhões de dólares e que tem abertura prevista para 2027.

A nova sala VIP do aeroporto peruano tem inauguração prevista para os próximos meses e vai contar com dois espaços independentes, o Signature e o Premium, que vão partilhar uma área de recepção comum, contando com uma área total de 2.450 metros quadrados, que deverá receber mais de 24.000 passageiros por mês até 2026.

Já a nova sala VIP do Aeroporto de Guarulhos, que fica localizada no Terminal 3 da infraestrutura, vai contar com 4.700 metros quadrados, tornando-se na maior da América Latina, ultrapassando a de Santiago, no Chile.

Além disso, no final de fevereiro, a LATAM iniciou a remodelação da sua sala VIP no Aeroporto Internacional El Dorado e, nos próximos anos, planeia expandir a sala no Aeroporto Internacional de Miami (EUA).

Na Colômbia, a companhia aérea está a avançar com a renovação da sua sala VIP para “oferecer uma experiência mais confortável já a partir de maio”, uma vez que a nova sala vai contar com 136 lugares e uma área total de 650 metros quadrados, representando um investimento de 500 mil dólares.

“Estas novas infraestruturas reforçam o nosso compromisso em oferecer espaços mais sofisticados e acolhedores. Estarão alinhadas com a sala já em funcionamento em Santiago desde 2022, com áreas modernas e confortáveis inspiradas na arquitetura, cultura, hospitalidade e elementos nacionais sul-americanos”, afirma Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM Airlines.

A LATAM Airlines lembra que, em Santiago, a sua sala VIP dispõe de três secções, sendo a Signature Lounge destinada a membros LATAM Pass das categorias Black Signature e Black, e a passageiros da Premium Business, enquanto a sala Premium é destinada a membros LATAM Pass da categoria Platinum ou a passageiros que viajam na cabine Premium Economy da LATAM, e a sala WorldMember é reservada para clientes Santander WorldMember e WorldMember Limited.

“Em média, cerca de 1.500 pessoas passam por esta sala diariamente, o que a torna, até à data, a maior sala VIP da América do Sul”, sublinha a companhia aérea, lembrando que, atualmente, opera salas VIP internacionais em cinco dos aeroportos da sua rede, concretamente em Santiago (Chile), no Aeroporto Arturo Merino Benítez; em São Paulo (Brasil), no Aeroporto de Guarulhos; Bogotá (Colômbia), no Aeroporto El Dorado; Buenos Aires (Argentina), no Aeroporto de Ezeiza; e Miami (EUA), no Concourse J.

Paralelamente, a LATAM Airlines introduziu também uma área dedicada ao check-in de passageiros frequentes, denominada Signature Check-in, um “espaço exclusivo para membros LATAM Pass das categorias Black Signature e Black (os níveis mais altos do programa de fidelização), concebido para proporcionar maior privacidade, eficiência e hospitalidade aos membros elite que viajam para destinos internacionais”.

“O Signature Check-in, disponível 24 horas por dia e complementando uma instalação semelhante já em funcionamento no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, Brasil, está localizado no Terminal 2 do Aeroporto de Santiago, em frente à Porta 6, junto ao Premium Check-in (Ilha H)”, indica a LATAM Airlines, explicando que esta área de check-in dispõe de “tablets e impressoras portáteis que permitem um processo de check-in mais rápido e simples”.

 

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Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo

A escala inaugural em Lisboa foi assinalada com a tradicional cerimónia de troca de placas a bordo, que contou com a participação do capitão Diego Michelozzi, assim como de representantes do Porto de Lisboa e de várias autoridades nacionais.

Inês de Matos

O EXPLORA I, primeiro navio da Explora Journeys, a companhia de luxo do grupo da MSC Cruzeiros, realizou esta segunda-feira, 14 de abril, a primeira escala em Lisboa, momento que foi assinalado com uma cerimónia a bordo e que aconteceu durante a viagem de reposicionamento do navio no Mediterrâneo, onde vai ficar até outubro.

A escala inaugural em Lisboa foi assinalada com a tradicional cerimónia de troca de placas a bordo, que contou com a participação do capitão Diego Michelozzi, assim como de representantes do Porto de Lisboa e de várias autoridades nacionais.

Após a cerimónia, Silvia Oliveira, sales executive da Explora Journeys em Portugal, realizou uma pequena apresentação do EXPLORA I, navio que inaugurou os cruzeiros de luxo da Explora Journeys, uma marca que tem raízes “no profundo respeito pelos Oceanos”, assim como nas tradições marítimas.

Com “461 suítes, todas vista mar, e com varandas que são as maiores do setor”, cujas áreas variam dos 35 aos 280 metros quadrados, o EXPLORA I é um navio de perto de 65 mil toneladas, que prima pelo “design minimalista”, assim como pela qualidade do serviço a bordo, como indica o rácio de 1,25 passageiros para cada tripulante.

Destaque merece também a gastronomia a bordo, que é apontada mesmo como “um ex-libris”, já que os passageiros têm à disposição seis restaurantes, todos incluídos na tarifa, com exceção do Anthology, que é “um restaurante com chef com estrela Michelin, com sete degustações” e que está apenas incluído nas tarifas superiores.

Emporium Market Place, que é uma espécie de buffet com oito estações gastronómicas; Sakura, dedicado à cozinha oriental; Marble & Co, que aposta nas carnes; Fil Rouge, de cozinha francesa; e Med Yacht Club, de gastronomia mediterrânica, constituem as restantes opções gastronómicas.

O EXPLORA I conta ainda com três piscinas exteriores climatizadas, uma interior com cobertura retrátil, ginásio com zona interior e exterior, 64 cabanas e jacuzzis, assim como Spa com cerca de mil metros quadrados e zona termal, com piscina interior.

Disponíveis estão ainda vários lounges e bares, incluindo um bar de charutos e o Malt Whisky Bar, casino, assim como um espaço dedicado aos mais novos, já que o navio também está pensado para famílias, dispondo, por isso, de 78 suítes comunicantes.

A tarifa inclui também bebidas ilimitadas, incluindo vinhos de excelência e licores premium, Wi-Fi a bordo, assim como programas de bem-estar e fitness, taxas, e transporte do porto para o centro da cidade.

Verão 2025 no Mediterrâneo

O EXPLORA I fez também a sua escala inaugural em Ponta Delgada, na passada sexta-feira, 11 de abril, num itinerário que vai ainda passar por Espanha e que vai colocar o navio no Mediterrâneo, onde vai ficar ao longo do verão de 2025.

Em novembro, o EXPLORA I regressa à América Central e Caraíbas, onde vai ficar até março de 2026, altura em que regressa novamente ao Mediterrâneo para mais uma temporada de verão.

“Em novembro, o navio vai estar posicionado na América Central e nas Caraíbas, habitualmente fazemos os portos mais emblemáticos e outros menos conhecidos”, revelou Silvia Oliveira, explicando que, na Explora Journeys, as “travessias mais lentas para o cliente aproveitar mais, as excursões são diferentes” e existem “overnights para aproveitar o tempo em escala”.

“A filosofia é o Ocean State of Mind, ter tempo e espaço”, resumiu a responsável.

 

 

 

 

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PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos

A PLAY Airlines lançou uma nova campanha de descontos com reduções de 25% em vários voos e que visa assinalar o início da rota entre Faro e Reiquiavique, que a companhia aérea islandesa inaugurou este sábado, 12 de abril, com duas ligações por semana, até 29 de outubro.

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A PLAY Airlines lançou uma nova campanha de descontos, que oferece reduções de 25% em vários voos e que visa assinalar o início da rota entre Faro e Reiquiavique, que a companhia aérea islandesa inaugurou este sábado, 12 de abril.

“A campanha decorre de 12 a 19 de abril, para voos a partir de Faro, e ainda Lisboa, Madeira e Porto, com destino a Reiquiavique”, lê-se numa nota informativa da PLAY Airlines, que passa agora a disponibilizar dois voos por semana entre a capital algarvia e Reiquiavique, aos sábados e quartas-feiras, até 29 de outubro.

Segundo a companhia aérea islandesa, o período de reservas desta campanha inclui os meses de abril, maio, setembro e dezembro de 2025, sendo que, para usufruírem do desconto, os interessados devem colocar o código FLYPLAY25 aquando da realização da reserva do voo.

A oferta aplica-se a reservas realizadas online, para voos de ida e volta, e inclui apenas a tarifa aérea, excluindo taxas, impostos, serviços adicionais e encargos da transportadora aérea.

A campanha está também sujeita à disponibilidade de lugares, sendo o desconto anunciado automaticamente deduzido da tarifa aérea. As reservas podem ser realizadas aqui.

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Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa

Segundo a AirAdvisor, os funcionários de assistência em terra no Aeroporto de Londres Gatwick confirmaram oficialmente uma greve entre 18 e 22 de abril, que deverá ter um forte impacto sobre a operação da TAP.

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Os funcionários de assistência em terra no Aeroporto de Londres Gatwick confirmaram oficialmente uma greve entre 18 e 22 de abril, que deverá ter um forte impacto sobre a operação da TAP, uma vez que a Red Handling é a empresa que está “no centro da disputa”, sendo também a responsável por prestar os serviços terrestres essenciais à operação da companhia aérea nacional neste aeroporto da capital britânica.

De acordo com a AirAdvisor, empresa especialista na defesa dos passageiros aéreos, os “voos da TAP entre Londres Gatwick e as cidades portuguesas de Lisboa e Porto deverão sofrer perturbações significativas durante o período de greve, com cerca de 30 a 40 voos provavelmente afetados”.

“Isto poderá impactar entre 4.500 e 6.000 passageiros durante a greve de cinco dias”, acrescenta a AirAdvisor, lembrando que a greve afeta essencialmente a Red Handling, que é a empresa que fornece serviços de check-in, tratamento de bagagem e despacho de voos à TAP, no Aeroporto de Gatwick.

Anton Radchenko, CEO da AirAdvisor, alerta que esta “greve confirmada pode apanhar muitos viajantes desprevenidos devido à baixa divulgação”, aconselhando, por isso, os passageiros a começarem já a preparar-se para “minimizar o impacto nos seus planos de viagem”.

“Gatwick é um importante centro para os viajantes portugueses que chegam e partem do Reino Unido, especialmente durante o fim de semana da Páscoa, quando muitas pessoas viajam para visitar familiares ou fazer pequenas pausas. Esta greve, se não for gerida adequadamente pelas companhias aéreas, pode causar sérios transtornos aos passageiros de ambos os lados”, afirma o responsável.

Por isso, o CEO da Air Advisor aconselha os passageiros com voos nessas datas a consultarem antecipadamente o estado das suas ligações, chegando ao aeroporto com a maior antecedência possível, sendo ainda prudente possuir “um plano flexível para o caso de atrasos ou cancelamentos”.

“As companhias aéreas são responsáveis ​​por garantir que os seus passageiros são atendidos durante interrupções — mesmo quando a causa é de terceiros”, acrescenta Radchenko, lembrando que, se um voo for cancelado ou sofrer um atraso significativo, “a companhia aérea deverá oferecer atempadamente a remarcação, refeições ou alojamento em hotel, quando necessário”.

Em caso de greve, acrescenta o responsável, “é altamente improvável que haja indemnização”, ainda que os passageiros tenham “direito a reembolso ou remarcação, bem como a assistência”.

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Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR

A Iberia explica que a utilização deste avião, que tem “fuselagem estreita mas é capaz de atravessar o Atlântico”, permite o aumento de quatro para seis voos por semana até agosto, passando a rota a contar com voos diários em setembro e outubro.

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A Iberia retoma este sábado, 12 de abril, os voos para Washington D.C., capital dos EUA, numa operação que arranca com seis voos por semana e que, mais tarde, passa a voos diários, e que vai decorrer ao longo de todo o ano, em aviões B321XLR.

Num comunicado enviado à imprensa, a Iberia explica que a utilização deste avião, que tem “fuselagem estreita mas é capaz de atravessar o Atlântico”, permite o aumento de quatro para seis voos por semana até agosto, passando a rota a contar com voos diários em setembro e outubro.

Os voos da Iberia têm partida prevista do Aeroporto Aldolfo Suárez Madrid-Barajas, na capital espanhola, pelas 11h50, chegando ao Aeroporto Internacional Washington-Dulle pelas 15h00.

Na informação divulgada, a Iberia realça que a capital norte-americana se torna no seu segundo destino nos EUA servido com o avião A321XLR, depois dos voos para Boston, que também estão a ser realizados com este aparelho.

“A incorporação do novo A321XLR nos próximos meses reforçará a aposta da Iberia nos Estados Unidos, país com maior número de destinos na rede intercontinental da companhia aérea”, realça a transportadora espanhola do Grupo IAG.

Este verão, a Iberia vai disponibilizar 1,1 milhões de assentos e operar 140 voos semanais entre Espanha e os EUA, número que representa um aumento de 14% face ao verão de 2024.

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Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão

Depois de 2024 ter ditado o crescimento do tráfego aéreo em Portugal, que recebeu cerca de 69 milhões de passageiros, as empresas de defesa dos direitos dos passageiros aéreos estimam que o próximo verão volte a ficar marcados por novos aumentos de tráfego, que deverão voltar a ser acompanhados por várias perturbações, fruto da capacidade esgotada dos aeroportos nacionais e de novas greves, entre outros desafios que devem marcar a época alta da aviação em 2025.

Inês de Matos

No verão do ano passado, cerca de 39% dos passageiros que passaram pelos aeroportos nacionais experimentaram algum tipo de perturbação nos seus voos, numa tendência que se mantém há alguns anos e que, segundo as empresas de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, se deverá voltar a manifestar também este verão, até porque Portugal é cada vez mais visto como um destino turístico de referência, o que tem levado a um aumento da procura de voos para o país e do número de passageiros aéreos que Portugal recebe.

“Naturalmente, na AirHelp não conseguimos prever o que vai acontecer no futuro, mas se o verão passado servir de exemplo, podemos antecipar algumas tendências que poderão ocorrer. Em primeiro lugar, esperamos um aumento da procura de voos, uma vez que Portugal continua a revelar-se um destino de viagem cada vez mais popular, especialmente cidades como Lisboa e Porto”, começa por dizer ao Publituris a AirHelp, confirmando que a sua base de dados mostra que “um número crescente de passageiros tem voado para Portugal”.

E 2025 não deverá ser diferente, uma vez que, acrescenta a AirHelp, “com um crescente número de companhias aéreas europeias e de longo curso a aumentar o número de rotas e voos para Portugal”, a previsão é que exista “um desenvolvimento das rotas internacionais, com as companhias a adaptarem-se à procura por parte de turistas e de viajantes de negócios”.

Opinião idêntica manifesta o advogado Anton Radchenko, CEO da AirAdvisor, que lembra que, em 2024, Portugal foi o “9.º maior mercado aéreo da Europa” e registou um crescimento de 12% no turismo internacional, números que o levam a mostrar-se convicto de que “o próximo verão deverá voltar a bater recordes”, uma vez que “as operações aéreas em Portugal vão certamente continuar a aumentar este verão, e os aeroportos já estão a preparar-se”. “A AirAdvisor prevê um crescimento do tráfego aéreo, com aumento médio de 3,7% nos voos para 2025, atingindo os 11,1 milhões de voos”, refere o responsável, que lembra que o Aeroporto de Lisboa tem em curso “um projeto de expansão de 233 milhões de euros, enquanto a Horta e Ponta Delgada estão a fazer atualizações nos seus terminais” de forma a lidar com os aumentos de procura esperados.

Novos recordes, os mesmos problemas

O aumento do tráfego aéreo tem levado, segundo a AirHelp, ao aumento também das perturbações nos voos, às quais Portugal não é exceção. “No verão de 2024 assistimos em toda a Europa ao pico em termos de perturbações nos voos. Portugal não foi exceção neste contexto, com greves do controlo de tráfego aéreo a causarem perturbações em julho e agosto, bem como greves do pessoal de assistência em terra e das companhias aéreas”, indica a empresa ao Publituris, sublinhando que os meses de “julho e agosto de 2024 registaram alguns dos números mais elevados de passageiros com perturbações”.

Por isso, a empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos considera que, “atendendo ao que se tem passado nos últimos anos no verão, é expectável que existam perturbações” também nesta época alta. “À medida que mais pessoas viajam para Portugal, os seus aeroportos e sistemas vão ficando cada vez mais sobrecarregados, o que pode levar a uma intensificação dos conflitos laborais dos trabalhadores da aviação sobre as condições de trabalho, o que pode então levar a perturbações nos voos ali operados”, refere a AirHelp, lembrando que, de julho a setembro de 2023, 37% dos passageiros que passaram pelos aeroportos nacionais enfrentaram perturbações, percentagem que subiu para 39% no verão do ano passado e que, segundo a AirHelp, demonstra “uma tendência para um aumento de ano para ano”.

Anton Radchenko concorda e, apesar de reconhecer que os aeroportos mais movimentados estão “a fazer melhorias antes da época de alta temporada”, defende que estas infraestruturas “ainda têm um caminho desafiante pela frente”, até porque Lisboa não deverá ver a sua capacidade aumentada antes de 2027, esperando-se, por isso, que “este verão provavelmente veja a mesma sobrelotação do verão passado”.

Ainda assim, o responsável lembra que até “houve menos atrasos e cancelamentos no ano passado em comparação com o ano anterior”, pelo que também esta tendência se deverá manter em 2025. “As interrupções de voos caíram de 38% para 36,4% no verão passado, pelo que esperamos que esta tendência se mantenha”, indica Anton Radchenko, prevendo um aumento moderado de 3% nas interrupções de voos em Portugal em 2025 por culpa de desafios como “os problemas operacionais das companhias aéreas, as possíveis greves e o aumento do tráfego aéreo”.

Oportunidades à vista, apesar dos desafios

O certo é que ambas as empresas de defesa dos direitos dos passageiros aéreos preveem que 2025 traga vários desafios aos aeroportos nacionais, a par de algumas oportunidades.

No caso da AirHelp, a previsão indica que, este verão, “embora a procura de voos continue a aumentar, existem alguns estrangulamentos que o setor da aviação português poderá enfrentar”, a começar pelo facto do “Aeroporto Humberto Delgado estar a funcionar quase na sua capacidade máxima, especialmente durante os meses de verão”. “Recebe atualmente um número de passageiros muito superior ao que foi inicialmente projetado, o que provoca constrangimentos no check-in, na segurança e na recolha de bagagens”, denuncia a AirHelp, que fala também num “número crescente de greves laborais e de questões relacionadas com o pessoal”, que podem “causar perturbações quando se trata de viajar para ou a partir de Portugal”.

Além disso, a AirHelp alerta que, “dado que o setor da aviação ainda está a recuperar da escassez de pessoal provocada pela pandemia de Covid-19, algumas companhias aéreas e aeroportos poderão continuar a enfrentar problemas no recrutamento e retenção de pessoal qualificado, o que tem impacto para os passageiros aéreos”.

Preocupado com os desafios que podem levar a perturbações está ainda Anton Radchenko, que considera que “as questões relacionadas à capacidade em Faro e Lisboa continuarão a ser problemáticas”, existindo ainda “outras preocupações que podem tornar o verão particularmente desafiante para a aviação comercial”, a exemplo dos “problemas da cadeia de abastecimento que têm sido um problema crescente desde há algum tempo”, assim como do “afastamento das metas climáticas de 2050”, o que tem vindo a ser provocado pela “crescente procura de viagens aéreas e crescimento subsequente da indústria da aviação em geral”.

No entanto e apesar dos desafios, também há oportunidades, sendo que tanto a AirHelp como a AirAdvisor são perentórias em afirmar que Portugal pode tornar-se numa referência no que diz respeito à sustentabilidade ambiental na aviação, com destaque o SAF – Combustível Sustentável para a Aviação.

No caso da AirHelp, a empresa destaca que Portugal pode tornar-se numa referência quanto à sustentabilidade “devido ao crescimento contínuo no setor do turismo, bem como à expansão da conectividade regional e doméstica”. “À medida que a sustentabilidade se torna uma prioridade a nível mundial, o setor da aviação em Portugal pode aproveitar o momento para liderar as práticas de aviação mais ecológica. Os investimentos em aeronaves mais eficientes e sustentáveis, a implementação de programas de compensação de carbono e os Combustíveis de Aviação Sustentáveis ​​​​(SAF) podem melhorar a imagem de Portugal como líder no turismo e na aviação sustentáveis”, explica a AirHelp ao Publituris.

Por parte da AirAdvisor, a perspectiva é semelhante, com Anton Radchenko a considerar que “há grandes oportunidades para o mercado português da aviação no próximo ano”, com destaque para a produção de SAF, “que pode posicionar Portugal como líder do setor, especialmente devido à alocação governamental de 40 milhões de euros destinada a ajudar na descarbonização”.

 

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