Portugal ganha nova Grande Rota para os adeptos de caminhadas e BTT
É apresentada oficialmente no próximo dia 01 de julho, na aldeia de Felgueira (em Arões, Vale de Cambra). Trata.se da Grande Rota das Montanhas Mágicas.

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
A GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas liga inúmeros locais de grande beleza e interesse natural, patrimonial e cultural, para serem apreciados de bicicleta ou a pé. Une os municípios de Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, São Pedro do Sul, Castro Daire, Sever do Vouga e Cinfães, ao longo de 280 quilómetros.
Desenhado para os amantes do turismo de natureza e turismo aventura e permitindo uma imersão total no território, o trajeto quer ser a breve trecho uma referência nacional e internacional nas áreas do “Cycling” e do “Walking”, conforme indica a entidade promotora do projeto, a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG).
Esta oferta turística “diferenciadora e estruturada”, atravessa as serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro, assim como os vales dos rios Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira. Daí João Carlos Pinho, coordenador da ADRIMAG, entender que estamos perante um produto turístico “que muito vai valorizar este território”, para destacar que “tem também um grande potencial para dinamizar, por arrasto, toda a economia dos concelhos atravessados pelo traçado, da restauração à hotelaria, do comércio às empresas de animação turística”.
O mapa da GR60 contempla ainda inúmeros pontos de interesse, como os da Rota da Água e da Pedra, e, também, quatro zonas especiais classificadas na Rede Natura 2000 e o Arouca Geopark Mundial da UNESCO. Estes últimos cinco locais somam, aliás, mais de 50% da área total do território em causa.