Turismo do Luxemburgo promove oferta de lazer e eventos em Lisboa
O turismo foi um dos setores incluídos no Portugal-Luxembourg Economic Fórum, que decorreu esta quinta-feira, 12 de maio, em Lisboa.

Inês de Matos
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
O Turismo do Luxemburgo realizou esta quinta-feira, 12 de maio, uma apresentação em Lisboa para dar a conhecer a oferta do país para turismo de lazer e eventos, na qual participaram várias empresas luxemburguesas, sob o mote “Inspiring travel and meeting experiences in Luxembourg”.
A iniciativa, que estava incluída no Portugal-Luxembourg Economic Fórum, que teve lugar no Hotel Ritz, em Lisboa, deu a conhecer o novo conceito de promoção turística do país, que se assume como um destino ideal para um short-break, para férias na natureza e para a realização de eventos.
“Acredito que, no geral, esta ação é importante para estabelecermos relações estáveis com Portugal, incluindo também no turismo”, disse ao Publituris Sebastian Redekker, CEO do Luxembourg for Tourism, considerando que o Luxemburgo “não é um país que os portugueses devam visitar apenas para ver familiares e amigos”, apesar de contar com uma vasta comunidade portuguesa e de um em cada seis luxemburgueses terem raízes lusas.
De acordo com o responsável, que apresentou o destino e a oferta do Luxemburgo em conjunto com Noémie Schuler, Gestora de Marketing e Comunicação do Luxembourg Convention Bureau, apesar de ser “um país pequeno”, o Luxemburgo é um destino “diverso, estável, próspero e seguro”, que se localiza “no coração da Europa, entre França, Alemanha e a Bélgica” e que conta com uma oferta variada.
Além do turismo de lazer e da gastronomia e vinhos, o Luxemburgo está também a apostar no turismo de natureza, uma vez que, como diz Sebastian Redekker, este é um dos produtos que “mais turistas atrai ao Luxemburgo”.
“O turismo de natureza é um dos nossos principais produtos e um dos que mais turistas atrai ao Luxemburgo. Durante a pandemia, muitos turistas dos países vizinhos vieram ao Luxemburgo para explorar a natureza e descobrir a nova oferta que temos de hiking e biking. Temos três dos melhores trilhos para caminhadas da Europa, ou seja, estamos entre a melhor oferta europeia”, destacou o responsável.
O Luxemburgo tem ainda a vantagem de ser um país pequeno, onde todas as regiões ficam a menos de uma hora de viagem de carro, o que, destaca o CEO do Luxembourg for Tourism, é também ideal para a realização de eventos, já que oferece uma grande variedade de programas sociais.
“Somos um país pequeno, mas extremamente diverso e, por isso, para um evento que aconteça no centro do país ou numa das principais cidades do Luxemburgo, é possível organizar um programa atrativo e a uma curta distância”, acrescentou.
Além disso, o Luxemburgo conta também com ligações aéreas provenientes das principais capitais e maiores cidades europeias, o que funciona como uma “vantagem para atrair eventos que tenham um espírito mais internacional”, sendo também muito fácil chegar do aeroporto ao centro da cidade.
A sessão dedicada ao turismo contou ainda com a intervenção de Jeanne Tonnar, diretora-geral do Turismo do Luxemburgo, em representação do ministro da Economia do país, que destacou o facto deste workshop funcionar como uma “ótima oportunidade para fazer negócios e criar parcerias”, nomeadamente na área dos eventos.
“Queremos ser um parceiro de confiança para os vossos eventos”, afirmou, defendendo que o Luxemburgo é também um “destino perfeito para um short-break”, uma vez que tem uma oferta variada, naquilo que a responsável considera ser “uma terra de contrastes, com lindas paisagens verdes”.
Além da apresentação, a sessão dedicada ao turismo contou ainda com um workshop com a participação de cerca de duas dezenas de empresas luxemburguesas da hotelaria, aviação, centro de eventos, DMC e DMO, organizadores de eventos e da Capital Europeia da Cultura, titulo que, este ano, é ostentado também pela cidade luxemburguesa de Esch-sur-Alzette.
A par do turismo, o Portugal-Luxembourg Economic Fórum contou também com sessões sobre a economia digital, indústria espacial e construção sustentável, além do seminário oficial, onde marcou presença o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.