Marrocos retoma ligações marítimas com Espanha, França e Itália
Os navios de transporte de passageiros voltaram esta segunda-feira a navegar entre Marrocos, França e Itália, enquanto as ligações com Espanha vão ser retomadas de forma gradual, a partir desta terça-feira, 12 de abril.

Publituris
“Murais de Almada nas Gares Marítimas” reforçam oferta turística de Lisboa
João Ferreira entra na equipa comercial da GEA para a zona centro
O RoadShow das Viagens do Publituris em menos de 5 minutos (vídeo)
Reino Unido mantém liderança no turismo em Cabo Verde com mais hóspedes em 2024
SIXT Portugal é o novo parceiro do Autódromo Internacional do Algarve
Tailândia com novo Sistema de Cartão de Chegada Digital a partir de 1 de maio
Posto de Informação e Promoção Turística da Madeira em Lisboa conquista prémio
“O Turismo é Feito de Pessoas” é mote de campanha para valorização das profissões turísticas
Guerin investe meio milhão de euros em nome da sustentabilidade
Hahnair adiciona oito companhias aéreas à sua rede
As ligações marítimas de média e longa distância entre os portos do norte de Marrocos e os de Espanha, França e Itália voltaram esta segunda-feira, 11 de abril, a funcionar, após mais de três meses de suspensão devido à COVID-19, avança a Lusa, que cita um comunicado do Ministério dos Transportes e Logística marroquino.
De acordo com a informação avançada, os navios de transporte de passageiros voltaram esta segunda-feira a navegar entre os portos marroquinos de Tanger Med e Tanger Ville e Nador aos de Sète (França) e Génova (Itália).
Além das ligações com França e Itália, o Ministério dos Transportes e Logística marroquino avança que também as ligações marítimas de passageiros com Espanha vão regressar nos próximos dias, prevendo-se uma retoma gradual a partir desta terça-feira, 12 de abril.
Numa fase inicial, os navios só vão poder embarcar passageiros sem viaturas particulares e os que viajam de autocarros, e com medidas de prevenção como o certificado de vacinação contra a COVID-19 ou teste PCR negativo realizado no máximo de 72 horas antes do embarque. Já os embarques para viaturas particular devem recomeçar na próxima segunda-feira, 18 de abril.
A Lusa recorda que, na passada sexta-feira, 8 de abril, o Governo marroquino autorizou as empresas de transporte de passageiros no seu país a retomarem as viagens com Espanha a partir dos portos das cidades do norte de Tânger, Nador e Al Hoceima.
A autorização surgiu após uma reunião no dia anterior, que decorreu em Rabat, e que juntou o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e o rei marroquino Mohammed VI, para normalizar as relações bilaterais através da reabertura gradual das fronteiras terrestres e marítimas, entre outras medidas, para assim encerrar as divergências de 2021.
Na sequência da COVID-19, Marrocos encerrou as suas fronteiras marítimas em 29 de novembro do ano passado como uma medida preventiva contra a propagação do novo coronavírus e da variante Ómicron, e a sua reabertura foi sendo adiada com a implementação de outras restrições.