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Transportes

Ryanair faz ultimato ao PM: Ou liberta slots da TAP esta semana ou companhia retira três aviões de Lisboa

Companhia aérea ameaça retirar três aviões da base de Lisboa se o primeiro-ministro não atuar até à próxima sexta-feira, 4 de março.

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Ryanair faz ultimato ao PM: Ou liberta slots da TAP esta semana ou companhia retira três aviões de Lisboa

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A Ryanair voltou esta segunda-feira, 28 de fevereiro, a insistir na distribuição dos slots da TAP a tempo do verão e lançou um ultimato ao primeiro-ministro, António Costa, dizendo que a menos que o líder do executivo “intervenha esta semana para libertar os slots não utilizados pela TAP”, a companhia aérea “será forçada a reduzir 7 aviões para 4, na sua base no Aeroporto da Portela, em Lisboa, no final desta semana”.

Num comunicado enviado à imprensa, a Ryanair revela que voltou esta segunda-feira a “apelar ao primeiro-ministro português António Costa que tome medidas imediatas e exija à TAP a libertação de 18 slots diários – que não pode, nem irá utilizar, no verão 2022 – de forma a permitir a operação da Ryanair com 7 aviões baseados em Lisboa, poupando 20 rotas, 1 milhão de passageiros e 250 milhões de euros gastos por visitantes em Lisboa no verão 2022”.

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No comunicado divulgado, Michael O’Leary, CEO da Ryanair, queixa-se que, até à data, não recebeu qualquer resposta à missiva enviada ao primeiro-ministro a 16 de fevereiro, e explica que foi por esse motivo que voltou agora a escrever ao governante, pedindo-lhe “que intervenha urgentemente para salvar estes aviões, rotas, passageiros, e postos de trabalho em Lisboa, para o verão 2022″.

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A Ryanair explica que, se os timings previstos forem seguidos, os slots apenas vão estar disponíveis no próximo inverno, mas a companhia diz que, nessa altura já será tarde que “a Ryanair não precisará destes slots após o verão 2022″.

“Uma vez que a TAP não utilizará estes slots no verão 2022, estes serão desperdiçados, a menos que o primeiro-ministro intervenha e solicite à  TAP o empréstimo destes slots à Ryanair, apenas para o verão, para salvar 20 rotas, 1 milhão de visitantes, e os 250 milhões de euros gastos por estes, em Lisboa. Pedimos ao primeiro-ministro António Costa que intervenha esta semana”, diz a Ryanair, que vai esperar resposta até ao final da semana.

“Caso não obtenhamos uma resposta positiva do seu Gabinete, a 4 de Março, estes aviões e rotas em Lisboa serão cancelados apenas para o Verão 2022”, acrescenta Michael O’Leary.

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Transportes

TAP apoia mais três entidades através do programa “Miles&Go”

A partir de agora, os clientes TAP Miles&Go podem doar as suas milhas permitindo a ajuda a comunidades carenciadas através do apoio a três novas entidades.

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tagsTAP

A TAP Air Portugal vai apoiar três novas organizações sociais até 2026. Através do programa TAP Miles&Go, a companhia vai possibilitar a doação de milhas às entidades Apoiar, Orbis e Sol Sem Fronteira, selecionadas de entre mais de 100 candidaturas apresentadas ao programa TAP Donate Miles, triénio 2024-2026.

Às milhas doadas pela TAP, junta-se a generosidade dos clientes TAP Miles&Go que, ao doarem milhas, oferecem a estas entidades a possibilidade de realizarem viagens solidárias na rede de destinos TAP. Cada uma das três entidades recebe um milhão de milhas, oferecidas pela TAP no ano de adesão ao programa TAP Donate Miles, e mais um milhão oferecidas pelos clientes, que são depois trocadas por viagens para levar a ajuda onde é necessária.

O TAP Donate Miles “Causas com Asas” é a iniciativa de responsabilidade social da TAP criada em 2007 que ajudou até ao momento mais de 60 entidades sociais cujos projetos se adequam aos objetivos definidos pela companhia no âmbito da sua rota de sustentabilidade.

A APOIAR – Associação Portuguesa de Apoio a África é uma Organização Não Governamental portuguesa criada em 1995 que promove projetos de desenvolvimento nas áreas da Nutrição, Saúde, Educação e Formação, estando desde 2012 focada em Moçambique. Num país em que 35% da população vive em situação de insegurança alimentar e nutricional, a APOIAR já ajudou cerca de 15 mil pessoas.

A ORBIS surgiu em 2006, com o objetivo de capacitar comunidades vulneráveis de projetos que promovam o seu desenvolvimento equitativo, integral e sustentável. Atua principalmente em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Brasil em áreas como a Educação, Saúde ou Emprego e Formação Profissional.

A Sol Sem Fronteiras tem o compromisso de “garantir que cada jovem e cada criança tenha acesso a uma educação de qualidade, promovendo a solidariedade e a justiça social” em países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

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Foto: CPK

Transportes

Varsóvia terá novo hub aeroportuário em 2032

A Central Communication Port, entidade polaca responsável pelo investimento estratégico para criar um sistema de transportes nacional eficiente, deu a conhecer o mais recente projeto para o novo hub constituído pelo novo aeroporto, ferrovia e transporte público, que ficará localizado entre Varsóvia e Lodz, cuja primeira fase será inaugurada em 2032.

Victor Jorge

O consórcio, constituído pelos gabinetes Foster + Partners e Buro Happold, e mais 30 companhias de diversos setores, entregaram à Central Communication Port o projeto final para o que será o novo hub de transportes da Polónia, constituído por um novo aeroporto, estação ferroviária e terminal de transportes públicos.

Foto: CPK

Com a construção a iniciar-se, previsivelmente, no início de 2025, estima-se que a inauguração da primeira fase deste hub acontecerá em 2032, altura em que o novo aeroporto terá uma capacidade para 34 milhões de passageiros, mas cujo objetivo é chegar aos 100 milhões anuais, com um custo de obra a rondar os 30 mil milhões de euros e considerado pelo ministro das Infraestruturas polaco, Dariusz Klimczak, como “crucial”.

Com a conclusão da obra, o novo aeroporto terá capacidade para um total de 50 a 68 aeronaves, dependente da tipologia de avião, todos com mangas o que, segundo os responsáveis pelo projeto, “aumentará o conforto dos passageiros”.

Foto: CPK

Como comparação, refira-se que o atual Aeroporto Frédéric Chopin de Varsóvia tem uma capacidade total para 22 a 27 aeronaves e movimentou, em 2023, 18,5 milhões de passageiros.

Já a área do terminal de passageiros terá aproximadamente 450.000 metros quadrados, com os serviços e ficarem distribuídos por três níveis.

Foto: CPK

O edifício principal estará ligado aos cais de embarque, permitindo que os passageiros cheguem diretamente à aeronave. Na primeira fase de implementação, o aeroporto terá capacidade para receber aproximadamente 11 mil passageiros por hora. No dia da inauguração, prevê-se que existam no seu interior cerca de 140 balcões de check-in e entrega de bagagem, com espaço reservado para a instalação de uma ilha de check-in adicional, aumentando o número de balcões para 170.

Foto: CPK

De referir que, segundo os responsáveis pelo projeto, o design deste novo hub de transportes – integrando transporte aéreo, ferroviário e rodoviário – estima-se que metade dos passageiros que se deslocarão para o novo aeroporto o farão de comboio.

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Transportes

Ryanair elimina mais 1,8 milhões de lugares a partir da Alemanha

Os cancelamentos impactam as operações nos aeroportos de Dortmund, Dresden e Leipzig e afetarão diversos destinos.

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Depois de cortar substancialmente a sua operação em Berlim, a Ryanair anunciou mais um revés nos voos a partir da Alemanha para o verão de 2025. Em nota de imprensa, a companhia aérea refere “lamentar este anúncio da redução adicional em 12% da capacidade a partir da Alemanha para o verão de 2025 como resultado do fracasso do Governo em reduzir os impostos sobre a aviação, segurança e controlo de tráfego aéreo.

Assim, a Ryanair irá eliminar 1,8 lugares e 22 rotas em consequência do encerramento das bases em Dortmund, Dresden e Leipzig, assim como a redução em 60% da oferta em Hamburgo.

De resto, a Ryanair informou que retira o seu pedido ao ministro alemão dos Transportes, Volker Wissing, e a todo o Governo para que “atuem imediatamente para reduzir os custos”, começando por abolir a taxa de tráfego aéreo, reduzir as taxas de controlo do tráfego aéreo (+100% a partir de 2019) e adiar o aumento de 50% do limite máximo da taxa de segurança (a partir de janeiro de 2025). Caso contrário, ameaçam com novos cortes até ao verão de 2025.

A Associação Federal das Companhias Aéreas Alemãs (BDF) – composta pela Lufthansa, Condor, Eurowings e TUIfly – reagiu ao anúncio da Ryanair, afirmando que “não é uma surpresa”.

“A espiral descendente da Alemanha como centro de tráfego aéreo continua”, lamentou o diretor executivo da BDF, Michael Engel, que prevê que esta não será a última notícia negativa para o programa de voos da Alemanha, especialmente no aeroporto de Hamburgo, cujo gestor pretende aumentar as taxas em 10% durante o próximo ano.

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Emirates investe 44M€ em equipamentos e sistemas de formação para aviões A350

Segundo a Emirates, este investimento inclui “três simuladores de voo completos, um dispositivo de treino fixo, um treinador de evacuação de emergência e um simulador de portas”.

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A Emirates investiu um total de 44 milhões de euros em novos equipamentos e sistemas de formação para preparar os seus pilotos e tripulação de cabine para a integração dos novos Airbus A350 na sua frota, informou a companhia aérea em comunicado.

Segundo a Emirates, este investimento inclui “três simuladores de voo completos, um dispositivo de treino fixo, um treinador de evacuação de emergência e um simulador de portas”.

“Com esta nova infraestrutura, a Emirates reforça o compromisso de garantir os mais elevados padrões de formação e segurança operacional nos processos de treino das suas equipas”, refere a nota informativa divulgada.

Um dos principais destaques é o Sistema de Suporte aos Pilotos (PSS), que foi desenvolvido internamente pela Emirates e  que consiste numa “tecnologia pioneira na indústria”, que foi concebida para “otimizar a experiência de formação dos pilotos”.

“Durante a fase de briefing, os formandos podem realizar uma configuração interativa do cockpit, incluindo a criação de um plano de voo, num ambiente totalmente imersivo. Posteriormente, essa configuração é replicada no simulador, permitindo a continuidade do treino”, explica a Emirates, relativamente ao PSS.

A companhia aérea revela que o “primeiro simulador A350 da Emirates já recebeu a aprovação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), obtendo a qualificação de nível D, a mais elevada para este tipo de equipamento”.

“A aprovação do segundo simulador está prevista para novembro. Com esta nova tecnologia, a companhia aérea prevê aumentar em 54% a sua capacidade de formação de pilotos”, acrescenta a companhia aérea.

A Emirates prevê que, até final de novembro, mais de 50 pilotos tenham concluído “o treino no simulador A350, preparando-se para a entrada deste modelo em operação”.

A companhia aérea lembra que, em junho, estabeleceu uma parceria com a IATA e a Airbus para desenvolver um programa de treino e avaliação baseados em competências, especificamente desenhado para a certificação do A350.

“A inovação está no coração do ADN da Emirates, e isso reflete-se nos novos conjuntos de equipamentos de formação do A350 e na nossa avançada instalação de treino para pilotos, que será inaugurada ainda este ano. Estamos orgulhosos por aumentar a nossa capacidade de formação de pilotos em 54%. Com os investimentos em novos simuladores e sistemas, os nossos pilotos e tripulação de cabine estão equipados, treinados e totalmente confiantes para gerir qualquer desafio operacional com segurança e competência”, afirma o Capitão Bader Al Marzooqi, vice-presidente Sénior de Treino de Voo da Emirates.

As novas instalações de formação de pilotos da Emirates contam com uma área total de 5.900 m², e vão albergar seis simuladores de voo completos, dedicados às aeronaves A350 e Boeing 777X, o que aumenta para 17 0 número de simuladores de voo utilizados pela companhia aérea, permitindo 130.000 horas de formação anualmente.

Recorde-se que a Emirates tem encomendados 65 aparelhos Airbus A350 e 205 Boeing 777X, numa estratégia que visa expandir a sua rede de rotas e melhorar o serviço nas rotas já existentes.

 

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Transportes

Costa Cruzeiros abre vendas para 2026 e destaca itinerários no Mediterrâneo, Norte da Europa e Ilhas Gregas

A Costa Cruzeiros informou que as vendas para 2026 já se encontram abertas, disponibilizando diversos itinerários entre abril e novembro, com destaque para o Mediterrâneo e Norte da Europa, além das Ilhas Gregas e Turquia.

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A Costa Cruzeiros informou que as vendas para 2026 já se encontram abertas, disponibilizando diversos itinerários entre abril e novembro, com destaque para o Mediterrâneo e Norte da Europa, além das Ilhas Gregas e Turquia.

Segundo a companhia de cruzeiros, em 2026, a Costa Cruzeiros vai ter seis navios em operação, com o Costa Fortuna a realizar os itinerários da Grécia e Turquia, que vai contar com um período de operação mais alargado, entre o início de maio até ao início de outubro.

“Com partida de Atenas todas as sextas-feiras, parte à descoberta de Istambul e das belas ilhas gregas de Mykonos e Santorini. Na primavera e no outono, o itinerário passará ainda por Vólos (Tessália), uma nova paragem ao programa Costa, a partir do qual será possível visitar Meteoros, e Izmir (Turquia). Durante o verão, o itinerário incluirá no programa Creta e Rodes, destinos ideais para desfrutar do mar e das paisagens gregas. A fórmula proposta é o pacote “voo+cruzeiro”, disponível nos principais países europeus”, explica a Costa Cruzeiros.

Além deste itinerário, a Costa Cruzeiros propõe um novo itinerário no Costa Fascinosa, que visita quatro ilhas em Itália, Grécia e Malta, incluindo Argostoli, em Cefalónia, Mykonos, Sicília (Catânia), e Malta (Valletta), bem como Taranto e Atenas.

No Mediterrâneo Ocidental vão estar os navios-irmãos Costa Smeralda e Costa Toscana, que vão realizar cruzeiros de uma semana por Itália, França e Espanha, com o Costa Toscana a sair de Barcelona a partir de 27 de março, visitando Cagliari, Nápoles, Civitavecchia/Roma, Génova e Marselha, enquanto o Costa Smeralda vai ter partidas de Barcelona para visitar Palma de Maiorca, Palermo, Civitavecchia/Roma, Savona e Marselha. Durante o verão, a escala de Palma vai ser substituída por Ibiza.

O Costa Favolosa e o Costa Diadema vão ainda navegar pelo norte da Europa, estando disponíveis cinco itinerários no Costa Favolosa, à partida de Hamburgo, para visitar os fiordes noruegueses, a Islândia, o Cabo Norte e as Ilhas Lofoten, na Escócia, entre meados de maio até ao início de outubro.

Já o Costa Diadema vai realizar cruzeiros de uma semana de Kiel a Copenhaga e aos fiordes noruegueses, passando por destinos como as cascatas de Hellesylt, e os fiordes de Geiranger e Stavanger.

Na primavera e no outono, a Costa Cruzeiros vai ainda realizar minicruzeiros de três e quatro dias pelo Mediterrâneo Ocidental com o Costa Fascinosa e o Costa Diadema, enquanto o Costa Fortuna, Costa Diadema, Costa Fascinosa e Costa Favolosa disponibilizam o “Costa Voyages”, ou seja, viagens mais longas que vão passar por Lisboa, Marrocos, Canárias, Grécia e Turquia, em viagens de nove a 14 dias.

O Costa Favolosa e Costa Diadema vão também disponibilizar viagens entre o Mediterrâneo e o norte da Europa, com a Costa Cruzeiros a indicar que estes itinerários de 2026, a bordo do Costa Deliziosa e do Costa Pacifica, “vão estar disponíveis para reserva nas próximas semanas”.

 

 

 

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Transportes

Segundo navio da Explora Journeys fez escala inaugural em Lisboa

O EXPLORA II realizou no sábado, 12 de outubro, a sua escala inaugural na capital portuguesa, depois de ter sido inaugurado em Civitavecchia, Roma,no dia 15 de setembro.

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O segundo navio da Explora Journeys, o EXPLORA II, realizou no sábado, 12 de outubro, a sua escala inaugural em Lisboa, momento que foi assinalado com a tradicional cerimónia de troca de placas comemorativas e com uma apresentação do navio a um grupo de agentes de viagens portugueses.

A cerimónia contou com a presença de Serena Melani, comandante da Explora II, assim como de Eduardo Cabrita e Pedro Vasco, diretor-geral e diretor comercial da MSC Cruzeiros, além de vários representantes das autoridades portuárias nacionais.

Num comunicado enviado à imprensa, a Explora Journeys, marca de luxo do MSC Group, explica que o EXPLORA II foi construído no estaleiro Fincantieri em Sestri Ponente, perto de Génova, Itália, e foi inaugurado no dia 15 de setembro, em Civitavecchia, perto de Roma.

Com 461 suítes, penthouses e residências de frente para o mar, o EXPLORA II conta também com seis restaurantes diferentes, 12 bares e lounges, quatro piscinas e uma grande variedade de locais de bem-estar.

“Em colaboração com os principais designers de super iates e de hospitalidade, todos os aspetos do novo navio foram concebidos para evocar um “Ocean State of Mind” para refletir a abordagem de luxo da Explora Journeys”, refere a companhia de cruzeiros.

A companhia de cruzeiros indica que o navio, assim como o EXPLORA I, o primeiro navio da Explora Journeys, vão ser reposicionados nas Caraíbas para a temporada de Inverno, oferecendo itinerários que passam em destinos como Gustavia em St. Barts, Oranjestad em Aruba e St. John’s em Antígua.

“No Verão de 2025, o Explora II navegará no Mediterrâneo Ocidental visitando portos como Barcelona, em Espanha, St.Tropez, em França, Monte Carlo e Porto Cervo em Itália”, lê-se ainda na informação divulgada. 

Os navios da Explora Journeys dispõem ainda de tecnologias ambientais e marinhas modernas, incluindo sistemas de redução catalítica seletiva, ligação plug-in de energia em terra, sistemas de gestão do ruído subaquático para proteger a vida marinha e uma gama vasta de equipamentos de eficiência energética a bordo, concebidos para otimizar a utilização do motor e reduzir as emissões.

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Tomas Ingason – chief Commercial Officer (CCO) da Icelandair

Aviação

Icelandair abre rota para Lisboa com “números muito positivos” e sem medo da concorrência

A rota que a Icelandair abriu entre Lisboa e Reiquiavique conta com dois voos por semana, às sextas e segundas-feiras, e é operada num avião B737-800 MAX, com capacidade para 166 passageiros.

Inês de Matos

A Icelandair abriu sexta-feira, 11 de outubro, uma nova rota que liga a capital portuguesa a Reiquiavique, na Islândia, que disponibiliza dois voos por semana e que, segundo Tomas Ingason, chief Commercial Officer (CCO) da Icelandair, está a apresentar “números muito positivos”, que levam a transportadora a mostrar-se confiante na operação e “sem medo da concorrência”.

“Temos visto números muito positivos neste arranque de operação. Tivemos um voo cheio na vinda para Lisboa, que foi o voo inaugural e correu muito bem”, afirmou o responsável esta segunda-feira, 14 de outubro, durante um encontro com a imprensa portuguesa que serviu para apresentar a operação e o acordo de code-share recentemente estabelecido com a TAP.

Segundo o responsável, “as reservas estão a correr melhor” do que aquilo que a Icelandair esperava, até porque se trata de uma rota que arranca na temporada de inverno e com apenas dois voos por semana, às segundas e sextas-feiras, ainda que os planos da transportadora passem por manter os voos ao longo de todo o ano e por um aumento de frequências na temporada alta.

Os voos da Icelandair entre Lisboa e Reiquiavique são operados em aviões B737-800 MAX, com capacidade para 166 passageiros, incluindo 16 assentos SAGA Premium, a cabine superior da companhia aérea islandesa.

Tomas Ingason revelou ainda que, neste arranque de operação, o tráfego é maioritariamente do segmento de lazer e essencialmente ponto-a-ponto, ainda que seja expectável que, devido ao code-share com a TAP, que abrange várias rotas da companhia aérea portuguesa na América do Sul, África e Europa, assim como da Icelandair na América do Norte, o tráfego corporate venha também a ser significativo.

“Neste arranque de operação, temos visto que o público islandês está a demonstrar muito interesse por Lisboa. É um mercado que está a começar forte, na maior parte com foco no lazer, mas com o code-share com a TAP também esperamos ter tráfego de negócios para a América do Sul, África porque é a forma mais conveniente de ligar ambos os destinos. Portanto, acreditamos que o tráfego será uma mistura de ambos”, explicou, revelando que 5% das reservas nos voos de Lisboa têm conexão à América do Norte.

Sem medo da concorrência da Play Airlines

Os números que a Icelandair está a registar nesta rota levam também o CCO da companhia aérea a afirmar que não existe qualquer receio face à concorrência da Play Airlines, companhia aérea low cost islandesa, que já voa para Lisboa e Porto, e que começa esta terça-feira, 15 de outubro, a voar também para a Madeira.

“Conhecemos a operação da Play Airlines, eles estão a fazer o trabalho deles, são uma companhia aérea bastante diferente. Mas, para responder à questão de forma direta, não, não temos medo da concorrência, de forma alguma”, disse o responsável, em resposta a uma questão do Publituris.

Tomas Ingason considerou ainda que o code-share com a TAP é uma vantagem para a Icelandair e revelou que a companhia aérea está a assistir a uma forte procura pela sua cabine superior, a Saga Premium, que esteve completamente cheia no voo inaugural, o que o leva a acreditar que as transportadoras vão servir públicos diferentes e que existe mercado para ambas.

“Acreditamos que vamos crescer no mercado português, temos um produto forte e que é bastante diferente e, por isso, acredito que vamos servir um segmento diferente de passageiros. Temos esta cooperação com a TAP que é obviamente uma grande vantagem e temos visto que a nossa cabine Saga Premium está completamente cheia, isso mostra-nos que há uma forte procura premium neste momento. Portanto, não, não temos medo”, explicou.

A Icelandair conta também com um GSA no mercado português, a Discover the World, que está já a trabalhar com agências de viagens e operadores turísticos nacionais para, segundo o responsável, construir “um produto forte para o mercado português”.

Os voos da Icelandair partem de Lisboa às 22h30 e chegam à capital islandesa às 02h00, enquanto em sentido contrário as partidas de Reiquiavique acontecem às 16h10, com os voos a chegarem a Lisboa às 21h30. O voo tem uma duração de cerca de 4,5 horas.

 

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Transportes

Aeroportos nacionais movimentam mais de 47 milhões de passageiros até agosto

De acordo com o INE, os aeroportos nacionais movimentaram 7,4 milhões de passageiros durante o mês de agosto de 2024. No acumulado dos primeiros oito meses do ano, o número está perto dos 47,5 milhões.

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Em agosto de 2024, nos aeroportos nacionais movimentaram-se 7,4 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 3,1% face a agosto de 2023 (+2,6% no mês anterior), revelam os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No oitavo mês de 2024, 80,7% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 2,9 milhões de passageiros (+3,6%), na maioria provenientes do continente europeu (66,1% do total), correspondendo a um aumento de 2,2% face a agosto de 2023. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 9,4% do total de passageiros desembarcados (+8,7%).

Relativamente aos passageiros embarcados, 81,5% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 3,1 milhões de passageiros (+3,1%), tendo 67,5% do total como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um crescimento de 1,3% face a agosto de 2023. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (9,5% do total; +11,0%).

“O movimento diário de aeronaves e passageiros é tipicamente influenciado por flutuações sazonais e de ciclo semanal. Os valores diários mais elevados são geralmente encontrados no período de verão e o sábado foi, no ano passado, o dia da semana com maior número de passageiros desembarcados”, refere o INE.

Em agosto de 2024, registou-se o desembarque médio diário de 116,5 mil passageiros, valor superior em 3,2% ao registado em agosto de 2023 (112,9 mil).

Em agosto, Lisboa continuou a ser a principal porta de entrada, com perto de 3,4 milhões de passageiros (+2,7%), seguindo-se o Porto com perto de 1,7 milhões (+3,8%) e Faro com 1,1 milhão (+1%).

Durante os primeiros oito meses de 2024 os aeroportos nacionais registaram perto de 47,5 milhões de passageiros, um aumento de mais de dois milhões de passageiros face aos 45,4 de período homólogo de 2023, ou seja, +4,5%.

Destes 47,5 milhões de passageiros, 23,4 milhões passaram pelo aeroporto de Lisboa (+4,4%, 49,3% do total), enquanto o Porto (22,6% do total) registou um aumento de 5,3% para 10,7 milhões de passageiros, com Faro a receber mais 2,1% de passageiros que em igual período de 2023, totalizando 6,8 milhões de passageiros.

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais nos primeiros oito meses de 2024, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados (+1,7%, igual a 3,3 milhões de passageiros) e embarcados (+2%, igual a 3,2 milhões de passageiro) face ao mesmo período de 2023. No sentido contrário, França registou decréscimos no número de passageiros desembarcados (-2,8%, representando 2,9 milhões) e embarcados (-3,1%, representando 2,8 milhões), e ocupou a 2ª posição. Espanha, Alemanha e Itália ocuparam a 3.ª, 4.ª e 5.ª posições, respetivamente, como principais países de origem (2,5 milhões, 1,7 milhões e 1,1 milhões, respetivamente) e de destino 2,4 milhões, 1,7 milhões e 1,1 milhões pela mesma ordem).

Em agosto de 2024, aterraram nos aeroportos nacionais 25,1 mil aeronaves em voos comerciais. Já no acumulado do ano, aterraram nos aeroportos nacionais 166 mil aeronaves.

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Foto: Lineas

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easyJet nomeia novo diretor Financeiro

Jan De Raeymaeker, atual diretor Financeiro do operador ferroviário Lineas, junta-se à easyJet a 20 de janeiro de 2025, em substituição de Kenton Jarvis, que se vai tornar CEO da companhia aérea logo no arranque do ano.

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A easyJet anunciou a nomeação de Jan De Raeymaeker para o cargo de diretor Financeiro, profissional que entra em funções a 20 de janeiro de 2025, em substituição de Kenton Jarvis, que vai suceder  a Johan Lundgren como CEO a 1 de janeiro de 2025.

Segundo a easyJet, “Jan De Raeymaeker é atualmente diretor Financeiro da Lineas, o maior operador privado de transporte ferroviário de mercadorias na Europa, onde supervisiona as equipas financeira, jurídica e de compras”.

Antes deste cargo, o responsável passou também pela Brussels Airlines como diretor Financeiro, onde desempenhou “um papel fundamental na transformação da função financeira da empresa, enquanto conseguiu um crescimento significativo do número de passageiros no âmbito do reposicionamento comercial da companhia aérea”.

No início da sua carreira, Jan De Raeymaeker desempenhou ainda funções de gestão na Arthur D. Little e na De Valck Consultants, centrando-se na estratégia empresarial e na tecnologia.

“Estamos muito satisfeitos por nomear Jan De Raeymaeker como nosso Diretor Financeiro. Jan tem uma boa experiência nos sectores das companhias aéreas e dos transportes, bem como fortes pontos de referência na Europa continental. Aguardo com expetativa a oportunidade de trabalhar com Jan e Kenton na concretização da nossa ambição de ser a companhia aérea mais amada da Europa, conquistando clientes, acionistas e os nossos colaboradores”, afirma Stephen Hester, presidente da easyJet.

Já Kenton Jarvis, diretor Executivo designado da easyJet, sublinha que o novo diretor financeiro da companhia aérea “traz consigo um profundo conhecimento do setor dos transportes e das companhias aéreas”, o que será “um benefício significativo para a easyJet no futuro”, até porque Jan De Raeymaeker  tem uma “perspicácia financeira e comercial” que será fundamental para que a easyJet atinja os seus objetivos a médio prazo.

O próprio Jan De Raeymaeker mostra-se “entusiasmado” com o novo desafio profissional e por se juntar à equipa da easyJet “nesta fase importante do seu percurso de crescimento”.

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Boeing 737-700

Aviação

TAAG opera dois voos especiais para Havana em outubro

A TAAG vai realizar dois voos especiais entre as capitais angolana e cubana em outubro, cujas partidas de Luanda decorrem a 17 e 29 de outubro, enquanto os voos de regresso acontecem a 19 e 31 de outubro.

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A TAAG vai operar dois voos especiais entre Luanda e Havana, em Cuba, no mês de outubro, cujas partidas da capital angolana decorrem a 17 e 29 de outubro, informou a TAAG, numa nota enviada à imprensa.

“Em outubro teremos dois voos especiais para si entre Luanda e Havana”, informa uma nota da companhia aérea, que revela que os voos de regresso à capital angolana têm partida de Havana nos dias 19 e 31 de outubro.

A TAAG lembra que estes voos são também indicados para os passageiros que tenham conexão a outros destinos africanos, como Maputo, em Moçambique; São Tomé ou Joanesburgo, na África do Sul.

Os bilhetes para estes voos especiais da TAAG para Havana, em outubro, já se encontram disponíveis para reserva através das lojas da companhia aérea, pela linha de atendimento +244 923 190 000 ou ainda através do website da companhia aérea, que pode ser consultado aqui.

 

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