Nova edição: Novas rotas e capacidade animam companhias aéreas, Turismo&Arquitectura, FITUR e Alentejo/Ribatejo
A nova edição do Publituris faz capa com a realidade vivida pelas companhias aéreas e as propostas apresentadas para este verão. Além disso, temos uma “fábrica de vendas”, Turismo&Arquitetura, um “Especial” dedicado ao Alentejo/Ribatejo, balanço da FITUR 2022 e perguntamos onde param as mulheres no turismo.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A nova edição do Publituris, faz capa com a realidade vivida pelas companhias aéreas. Passado o susto da Ómicron, a aviação está novamente em sentido ascendente e, apesar das cautelas, as companhias aéreas que operam em território nacional perspetivam um verão já muito próximo dos níveis de 2019. Novidades não faltam, seja ao nível de novas rotas ou maior capacidade à partida dos principais aeroportos portugueses.
Criada no final de 2018, mas com trabalho de campo iniciado em 2019, poucos eram aqueles que vaticinavam uma pandemia ao fim de um ano e a Sales Factory não foi exceção.
Tal como o nome indica, estamos perante uma “fábrica de vendas”, ou seja, “um departamento comercial externo e que poderá assumir dois formatos: co-sourcing ou outsourcing”.
O Museu Guggenheim, em Bilbao, a Ópera de Sidney, numa das maiores cidades australianas, ou a Torre Eiffel, na capital francesa, são alguns dos exemplos que provam que a arquitetura pode funcionar como cartão-postal dos destinos turísticos, atraindo milhares e milhares de turistas anualmente.
Em Portugal, programa Turismo & Arquitetura, lançado em dezembro do ano passado, pretende tirar partido do património arquitetónico nacional para “alavancar a retoma da atividade turística”. Além de permitir reduzir a sazonalidade, este programa, que vai ser desenvolvido por fases, pretende também atrair novos públicos e com “maior poder de compra”.
O “Especial” desta edição é dedicado ao Alentejo e Ribatejo. A região fechou o 2021 com cerca de 90% dos proveitos na hotelaria e restauração face a 2019, embora com uma quebra de 20% nas dormidas. Vítor Silva, presidente da ERT e da Agência de Promoção Turística, conversou com o Publituris e diz-se mais otimista e avança que “devemos atingir este ano níveis muito parecidos aos de 2019”.
Não é pelos seus “lindos olhos”, que o Alentejo figura numa lista de 52 sítios a visitar em 2022 escolhidos pelo “New York Times”. A escolha elege sítios onde os turistas podem fazer parte da solução de problemas como o excesso de turismo ou as alterações climáticas.
Ainda no Alentejo, a apenas uma hora de Lisboa, a Comporta está no top dos destinos mundiais preferidos pelos investidores turístico-imobiliários. E os projetos que estão a nascer nesta região são prova disso mesmo.
Já no que toca ao Ribatejo, a região é fértil em experiências, sabendo criar valor e riqueza com o que tem de melhor: a terra e as suas gentes. O setor primário, sobretudo a agricultura e a pecuária, são atividades económicas geradoras de emprego, que cada vez mais se cruzam com o turismo.
Depois da realização da FITUR 2022, evento do qual o Publituris é Media Partner, fazemos o balanço da primeira feira do setor do turismo e viagens do ano. Madrid foi a capital do turismo durante cinco dias e a FITUR 2022 superou o desafio da Ómicron e ultrapassou as expectativas criadas à volta de um evento que, para muitos, poderá/deverá marcar a retoma do setor do turismo. Do lado português, o balanço foi positivo e todos esperam um “desejável” regresso à normalidade no 2.º trimestre.
Na “Análise”, há muito que se ouve falar em inclusão, direitos das minorias, defesa de diversas comunidades, bem como do papel das mulheres nos mais diversos setores de atividade. No turismo, poucas são as mulheres que ocupam lugares de topo.
As opiniões pertencem a Ana Jacinto (AHRESP), Sílvia Dias (Savoy Signature), Ana Bicho (Adclick), Susana Mesquita (ISAG), Pedro Castro (SkyExpert) e António Paquete (economista, consultor de empresas e colaborador do Publituris desde 1984).
Boas leituras!
A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.
Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 430
Nota: Se já é subscritor do Publituris entre no site com o seu Login de assinante, dirija-se à secção Premium – Edição Digital e escolha a edição que deseja ler, abra o epaper com os dados de acesso indicados no final do resumo de cada edição.