Valência revalida título de cidade mais sustentável do mundo
Estudo da consultora consultora de produtos financeiros Money.co.uk elege, pelo segundo ano consecutivo, Valência como a cidade que “melhor cuida da saúde dos seus residentes e visitantes”.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A cidade de Valência, em Espanha, voltou a ser considerada como a cidade mais saudável do mundo pela consultora de produtos financeiros Money.co.uk, que voltou a eleger a cidade, pelo segundo ano consecutivo, como a que “melhor cuida da saúde dos seus residentes e visitantes”.
Num comunicado enviado à imprensa, a VisitValência explica que o estudo teve em conta vários fatores para eleger a cidade mais sustentável do mundo, como os “níveis de obesidade, esperança de vida, níveis de poluição, cuidados de saúde, segurança, taxas de criminalidade e horas de luz solar”.
Este ano, o estudo da consultora incluiu também características como o número de casas de banho por 100.000 habitantes, despesas de saúde, percentagem da população com acesso a apoio de saúde e prevalência de perturbações mentais e do uso de substâncias.
A luz de Valência foi, segundo a entidade de promoção turística, um dos aspetos mais valorizados pelo estudo, uma vez que o facto da cidade contar com 2,696 horas de luz solar por ano e uma temperatura média de 19 graus Celsius leva a que Valência seja considerada “um destino intemporal a desfrutar em qualquer estação do ano”, onde os parques, as praias, bem como os terraços contribuem para uma maior qualidade de vida.
A gastronomia sustentável e baseada em produtos da época foi outro dos fatores destacados, uma vez que “poucas cidades no mundo têm zonas naturais a partir das quais os cidadãos, mercados e restaurantes são abastecidos”, seja ao nível da agricultura ou da pesca, sendo também de lembrar que Valência acolheu o Guia Michelin Espanha & Portugal 2022.
Os baixos índices de contaminação e poluição também foram tidos em conta, pois Valência “mantem os níveis de poluição muito abaixo de outras capitais” e conta ainda com mais de cinco milhões de metros quadrados de zonas verdes, o que contribui para um “turismo mais sustentável e saudável”.
Os cuidados sanitários, pois a cidade concentra “um grande número de especialistas de topo que trabalham em centros equipados com instrumentos e tecnologia mais avançados do sector”, foi outra das características valorizadas, uma vez que Valência cidade é “lar de importantes hospitais como o IVO, nomeado durante dois anos como um dos 50 melhores centros oncológicos do mundo”.
Além de todos estes fatores, também a longa esperança de vida, que chega aos 83,5 anos, se destaca em Valência, uma vez que o “estilo de vida pacífico, acompanhado por uma dieta mediterrânica e baixos níveis de poluição, tornam a qualidade de vida ideal para manter uma boa saúde”.
“Este estudo inclui também outros fatores importantes que fazem da cidade, mais uma vez, a cidade mais saudável do mundo. É considerada uma das cidades mais seguras do mundo e tem uma baixa taxa de criminalidade”, acrescenta a VisitValência.