Parceria APAVT/Deco é caso de sucesso
A APAVT e a Deco estabeleceram um novo compromisso para dinamizar um serviço prestado pela Deco de apoio e consultoria exclusivo e reservado às agências de viagens e turismo associadas da APAVT.
Carolina Morgado
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A APAVT e a Deco estabeleceram um novo compromisso para dinamizar um serviço prestado pela Deco de apoio e consultoria exclusivo e reservado às agências de viagens e turismo associadas da APAVT, anunciou Vasco Colaço, presidente da direção da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
O que se pretende, segundo Vasco Colaço, que falava no Congresso da APAVT, que decorre em Aveiro, sobre o tema “Num mundo moderno, agências de viagens e consumidores reforçam parceria” é “ajudar os associados da APAVT a prestarem um serviço mais próximo, eficaz e transparente, que contribua para a melhoria da confiança entre o cliente e a sua agência e permita às agências de viagens estarem sempre atualizadas face ao desenvolvimento do mercado, anteciparem novas tendências e cumprirem rigorosamente com as normas aprovadas”.
Este trabalho conjunto, disse “permitirá que cada agência possa valorizar o relacionamento com os seus clientes através da publicitação de uma menção distintiva da Deco que irá reforçar a confiança dos consumidores quando contratam com as associadas da APAVT. Assim, convidou os agentes de viagens a contatarem a APAVT e a Deco para conhecer melhor este serviço, as suas vantagens e o seu potencial.
Conforme lembrou Vasco Colaço, começou por ser uma parceria “improvável porque junta duas associações que aparentemente têm causas e interesses antagónicos, mas que na verdade têm o objetivo comum que é servir o melhor possível os consumidores e clientes”.
Esta parceria entre a APAVT e a Deco nasceu em 2005 justamente com o objetivo de “dar uma melhor resposta às queixas dos consumidores de forma a tornar essas respostas mas rápidas, isentas e eficazes”, referiu o responsável, para acrescentar que o seu sucesso “é hoje inquestionável uma vez que 90% das queixas relativas às viagens organizadas passaram a ter uma resolução satisfatória.
Reconheceu ainda que “para este sucesso é justo realçar o papel fundamental desempenhado pelo Provedor do Cliente das agências de viagens e turismo, cuja criação em 2003, é o reconhecimento da importância que a APAVT dá à promoção da defesa dos direitos dos consumidores, mas é também o reconhecimento da importância que dá à criação de uma relação de confiança e de transparência entre o cliente e as agências de viagens”.
Vasco Colaço explicou que ao longo destes 16 anos de cooperação, a Deco e a APAVT “assumiram posições conjuntas relativas à proteção dos consumidores face a insolvências massivas, apresentaram iniciativas conjuntas relativamente à legislação do sector, e garantiram soluções aos consumidores face a disrupções do mercado”, e que esta parceria “tornou-se tão exemplar que foi considerada pelo Parlamento Europeu como um caso único internacional de relacionamento entre a indústria do turismo e os consumidores”.
A recente pandemia veio confirmar os benefícios dessa cooperação, assegurou Vasco Colaço, para recordar que, em fevereiro de 2020, numa altura em que se realizavam as viagens de Carnaval, que se pagavam as de finalistas, e se decidiam os destinos de verão a Deco foi submersa por uma avalanche de queixas dos consumidores que foram confrontados com cancelamentos de voos, encerramentos de hotéis e restrições sanitárias. A legislação não respondia com clareza a essas incertezas e tanto os consumidores como os operadores turísticos corriam o risco de não verem ou não serem reembolsados.
Assim, “durante esse período de emergência, a Deco e a APAVT trabalharam intensamente para encontrar soluções que salvaguardassem o mercado e defendessem os direitos dos consumidores”, destacou, para apontar que “vivemos momentos muito intensos e de grande incerteza, sujeitos a enorme pressão e, se foram ultrapassados, foi porque trabalhámos em conjunto, numa base de confiança e respeito.
No entanto, a indústria das viagens e turismo confronta-se com novos desafios e exigências. O presidente da Deco está convicto que “a confiança na responsabilidade e transparência são hoje aspetos muito importantes na tomada de decisão dos consumidores. A comunicação e a proximidade com o consumidor nunca foram tão importantes como hoje, sobretudo numa altura em que o mercado produz, de uma forma cada vez mais rápida, novos produtos e serviços de turismo”.
Para responder a todas essas novas exigências e desafios a APAVT e a Deco voltaram a trabalhar em conjunto para formalizar novo protocolo com o objetivo de reforçar a proteção dos direitos dos consumidores no que diz respeito à informação e à capacitação das agências de viagens. É neste quadro que se insere a dinamização deste apoio e consultoria exclusivo e reservado às agências de viagens e turismo associadas da APAVT por parte da Deco.