EHT Portalegre promove formação de escanção e guia intérprete para profissionais
Formações vão decorrer ao longo do ano letivo e visam capacitar os profissionais do setor que queiram trabalhar como escanção e guia intérprete.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre (EHT Portalegre) vai promover, com início no final de outubro, duas formações para profissionais, uma das quais para escanção e outra para guia intérprete, informou o estabelecimento de ensino em comunicado.
De acordo com a EHT Portalegre, ambos os cursos vão decorrer ao longo do ano letivo e pretendem fornecer aos formandos “os conhecimentos e as ferramentas” necessárias para que possam exercer as profissões de escanção e guia interprete.
“Numa fase em que a aposta no enoturismo se tem incrementado, o curso de escanção é uma resposta clara da EHT Portalegre para melhorar o nível de todos os agentes que trabalhem nesta área. Na criação desta proposta formativa, foi desenvolvido um programa curricular, em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal, que contará com formadores com grande experiência na área”, destaca a EHT Portalegre.
“Viticultura e Enologia”, “Provas Organoléticas – Princípios e Prática”, “Serviço de Vinhos” e “Enogastronomia” são alguns dos temas que vão ser abordados durante a formação de escanção, que tem uma duração de 300 horas.
Já o curso Guias Intérpretes Regionais – Alentejo procura, segundo a EHT Portalegre, “atribuir competências a profissionais que pretendam desempenhar as funções inerentes à função de Guia Intérprete e, assim, contribuir para a especialização dos recursos humanos afetos ao setor do turismo na região Alentejo”.
A formação de guia intérprete tem uma duração de 600 horas em horário pós-laboral e, segundo o estabelecimento de ensino, “foi pensado e organizado para que os participantes recebam um conjunto de conhecimentos multidisciplinares aprofundados como Inglês e Espanhol Técnico, Itinerários e Circuitos Turísticos, História e Cultura Portuguesa, Património Natural e Cultural, entre outros”.
“A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre reforçou a aposta na formação para profissionais e executivos durante a pandemia com o recurso ao formato online. A possibilidade de podermos voltar a alguma normalidade no ano letivo 2021/22 permite-nos sustentar este plano com a criação de soluções de formação em modo presencial. Neste sentido, criamos os cursos de escanção e de guia intérprete para responder às necessidades do setor do turismo no Alentejo. A qualificação é um fator diferenciador que permite elevar o serviço e dar maior sustentabilidade a esta área de atividade”, explica Maria Conceição Grilo, diretora da EHT Portalegre.
O curso de escanção arranca a 25 de outubro de 2021 e decorre até 4 de julho de 2022, em formato presencial, enquanto o curso de guia intérprete regional vai ter início a 15 de novembro e termina a 6 de maio, neste caso em formato híbrido, já que vai ter lugar online e presencial.
Os interessados podem consultar mais informações sobre as duas formações através da Academia Digital do Turismo de Portugal, na página sobre o curso de escanção e na página sobre o curso de guia intérprete regional.