Espanha não suspende voos para as Canárias apesar de erupção vulcânica
Com a entrada em erupção do vulcão na ilha de La Palma, nas Canárias, foi ativado o procedimento de atuação para as cinzas vulcânicas, que prevê que os voos sejam confirmados antes da partida.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
A empresa que gere a navegação aérea em Espanha, Enaire, ativou o procedimento de atuação para as cinzas vulcânicas, na sequência da entrada em erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, mas não suspendeu as ligações aéreas para as Canárias, numa decisão que deverá ser tomada pelas companhias aéreas.
De acordo com a Lusa, a ativação do protocolo para os voos num cenário de cinzas vulcânicas é uma decisão tomada em coordenação com o centro europeu de controlo de voos e tem em conta a altitude do fumo e a evolução das cinzas procedentes do vulcão que entrou em erupção no domingo em Las Palma, o que prevê que os voos tenham de ser confirmados antes da partida, tendo em conta a evolução da situação.
Apesar das ligações não estarem oficialmente paradas, a empresa de navegação aérea emitiu uma recomendação, como medida preventiva, para que os voos para a ilha de La Palma sejam suspensos, cabendo a decisão final às companhias aéreas.
A Binter, por exemplo, avançou que a sua operação para o arquipélago está a decorrer normalmente, embora o fumo que sai da zona de Cabeza de Vaca “possa afetar a visibilidade”, o que já levou um dos aviões da companhia aérea a regressar ao ponto de origem, quando realizava um voo entre Tenerife e La Palma.
O Cumbre Vieja de La Palma é um dos complexos vulcânicos mais ativos das ilhas Canárias, sendo o responsável por duas das três últimas erupções nas ilhas, o vulcão San Juan (1949) e o Teneguía (1971).
Com 85 mil habitantes, La Palma é uma das oito ilhas das Canárias e uma das mais turísticas do arquipélago, distando apenas 460 quilómetros da ilha portuguesa da Madeira.