Setor da aviação estuda emissões de combustível 100% sustentável em aviões de passageiros
Os testes servirão para garantir que o setor da aviação está preparado para a utilização em larga escala de ‘SAF’ como parte de uma iniciativa mais ampla de descarbonização da indústria aeronáutica.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Uma equipa de especialistas do setor aeroespacial lançou o primeiro estudo de emissões em voo do mundo utilizando combustível de aviação 100% de sustentável (Sustainable Aviation Fuel, SAF) num avião comercial de passageiros de grande porte.
A Airbus, o centro de pesquisa alemão DLR, a Rolls-Royce e a Neste, que produz o combustível sustentável, uniram-se para pôr em marcha o projeto pioneiro “Emission and Climate Impact of Alternative Fuels” (ECLIF3), que estuda os efeitos nas emissões e no desempenho das aeronaves da utilização 100% SAF.
As conclusões do estudo – a realizar em terra e no ar, utilizando um Airbus A350-900 equipado com motores Rolls-Royce Trent XWB – apoiarão os esforços atualmente em curso na Airbus e na Rolls-Royce para garantir que o setor da aviação está preparado para a utilização em larga escala de SAF como parte de uma iniciativa mais ampla de descarbonização da indústria aeronáutica.
As instalações da Airbus em Toulouse (França) foram escolhidas para a realização dos testes de motores e combustível, incluindo um primeiro voo para verificar a compatibilidade operacional do uso de 100% de SAF com os sistemas da aeronave.
Seguir-se-ão os testes de emissões em voo, que começarão em abril e serão retomados no outono, usando o avião Falcon 20-E da DLR para realizar medições que analisem o impacto do uso de SAF nas emissões. Entretanto, estão previstos mais ensaios no solo para medir as emissões de partículas, a fim de indicar o impacto ambiental da utilização do combustível sustentável nas operações aeroportuárias.