SET diz que resultados de 2017 mostram que PENT “valeu a pena”
Ana Mendes Godinho participou no X Fórum do Turismo “Portugal – América Latina”, organizado pelo IPDAL, que decorreu esta quinta-feira, em Lisboa.
Inês de Matos
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, considera que os resultados turísticos de 2017 são a prova de que o Plano Estratégico Nacional para o Turismo (PENT), lançado há 10 anos, estava certo e que “valeu a pena haver uma estratégia” para o sector.
“É bom ver que, passados 10 anos, valeu a pena haver uma estratégia, uma aposta de conjugação dos vários interesses para atingirmos objectivos comuns e, agora, chegamos ao final de 2017 com números que nos deixam a todos muito confiantes”, congratulou-se a governante, durante o X Fórum do Turismo “Portugal – América Latina”, organizado pelo Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL), que decorreu esta quinta-feira, 15 de Fevereiro, em Lisboa.
Ana Mendes Godinho diz que “Portugal vive, claramente, um bom momento” e lembrou que quando o PENT foi lançado, há 10 anos, foi criticado pelo “excesso de optimismo” e por ser ambicioso nas metas traçadas, considerando que os números agora conhecidos mostram que, afinal, os objectivos eram acertados.
“Há 10 anos, precisamente, estávamos a lançar o Plano Estratégico Nacional para o Turismo, o PENT, em que se discutia e éramos acusados, na altura, de excesso de optimismo e ambição para os números. Na altura, apontávamos para chegar ao final de 2016 com o Turismo a representar 15% das exportações. Neste momento, já ultrapassa os 17% das exportações”, sublinhou.
A secretária de Estado do Turismo destacou os números da hotelaria divulgados esta quarta-feira, 14 de Fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), segundo os quais Portugal terá contabilizado, pela primeira vez, mais de 20 milhões de hóspedes em 2017, enquanto os proveitos turísticos subiram 16% e as receitas 19,7%.
“Isto é fantástico, no fundo, porque demonstra que estamos cada vez mais a atingir os mercados que deixam mais valor quando vêm a Portugal. E também a conseguir que o Turismo, cada vez mais, assuma um papel importante, concretamente na criação de emprego”, sublinhou, referindo que, só no ano passado, o Turismo “criou 53 mil novos postos de trabalho”.