Ondas da Nazaré aumentam visitantes no ascensor e forte de S. Miguel
Autarquia diz que aumento de visitantes se deve à “mediatização das ondas grandes da Nazaré” e à “inclusão da Praia do Norte no calendário de grandes eventos internacionais de desportos de mar”.

Publituris
Fiordes do Norte da Europa são o itinerário “mais querido” da Costa Cruzeiros no mercado português
Picos de Aventura reorganiza estrutura interna
Disney anuncia sétimo parque temático em Abu Dhabi
2025 promete trazer novos e cada vez melhores navios de cruzeiro
Cruzeiros esperam verão positivo e já navegam rumo ao inverno e a 2026
Marina de Vilamoura volta a ser palco do International Boat Show
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Estratégia do turismo de VRSA mantém foco na sustentabilidade, inovação e valorização do território
Movimentação de passageiros na Europa impulsionada por voos internacionais com tráfego doméstico estagnado
V Convenção do Grupo DIT marcada para 30 de outubro a 2 de novembro em Huelva
O Ascensor da Nazaré, equipamento de transporte por cabo que liga a Nazaré à praia do Norte, transportou um total de 946 mil pessoas em 2017, enquanto o Forte de S. Miguel contabilizou 174 mil visitas, números que, segundo a autarquia local, registam um forte incremento devido à promoção mundial das ondas da Nazaré.
De acordo com uma nota da Câmara Municipal da Nazaré, citada pela Lusa, em 2016, o Ascensor da Nazaré tinha contabilizado 897 mil passageiros, menos 49 mil do que o total registado no ano passado.
Ao aumento do número de passageiros no Ascensor da Nazaré junta-se também a subida de visitantes no Forte de S. Miguel, que recebeu 174 mil visitas em 2017, mais 53 mil pessoas que no ano anterior, quando passaram pelo monumento pouco mais de 121 mil visitantes.
Para a autarquia, “a mediatização das ondas grandes da Nazaré e, ainda, a inclusão da Praia do Norte no calendário de grandes eventos internacionais de desportos de mar ajudam a explicar o grande aumento do número de visitas ao Forte de S. Miguel Arcanjo e ao Ascensor.
No caso do Ascensor da Nazaré, o número de passageiros é já superior aos contabilizados nos equipamentos semelhantes de transporte por cabo existentes em Lisboa e no Porto, tendo sido o que maior número de passageiros transportou em 2016, segundo dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), divulgados pela autarquia.
O elevador, que faz a ligação entre a praia e o Sítio, conheceu o maior crescimento de passageiros em 2015, tendo crescido 28% comparativamente a 2014, quando 675 mil pessoas efectuaram a viagem.
Já o Forte de S. Miguel recebeu 400 mil turistas em quatro anos de abertura regular ao público, segundo a Câmara Municipal da Nazaré. Em 2015, o segundo ano de experiência da abertura do monumento ao público, foram contabilizadas 80 mil visitas, em 2016 registaram-se 121.374 entradas e, em 2017, foram 174 mil visitas.
Os números do Ascensor da Nazaré e do Forte juntam-se aos dos Postos de Turismo, divulgados no dia 12, e que apontam para a passagem de turistas de 93 nacionalidades em 2017. No total, foram registados 21.456 pedidos de informação sobre o concelho no posto da Praia da Nazaré e 14.470 no Posto do Sítio (aberto apenas desde Maio de 2017).