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Especial 2017| Aberturas, aquisições e encerramentos

Em 2017, o sector turístico voltou a mostrar um forte dinamismo, com a abertura de novos negócios e a aquisição de outros, num ano que ficou ainda marcado por alguns encerramentos.

Inês de Matos
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Especial 2017| Aberturas, aquisições e encerramentos

Em 2017, o sector turístico voltou a mostrar um forte dinamismo, com a abertura de novos negócios e a aquisição de outros, num ano que ficou ainda marcado por alguns encerramentos.

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Distribuição

Em 2017, o sector turístico voltou a mostrar um forte dinamismo, com a abertura de novos negócios e a aquisição de outros, num ano que ficou ainda marcado por alguns encerramentos.

Transportes
Na área dos transportes, 2017 trouxe diversas novidades. Na aviação, o ano ficou marcado pela abertura de rotas aéreas da China e dos EUA, entre várias outras novas ligações, mas também pela insolvência de companhias aéreas.
No caso da TAP, as aberturas de rotas foram diversas, num total de 11 – Abidjan, Toronto, Estugarda, Gran Canaria, Alicante, Budapeste, Bucareste, Colónia, Lomé, London-City e Fez.
Mas, em 2017, a TAP reabriu também o seu lounge no aeroporto de Lisboa, em Julho, e voltou a ter o Estado como principal accionista, depois do Conselho de Ministros ter aprovado a minuta que formalizou a operação. Em Setembro, a companhia mudou ainda de nome, passando a TAP Air Portugal, designação que esteve já presente na ABAV’17, em São Paulo.
As novidades da aviação foram muito além da TAP. Em Lisboa, o ano ficou marcado pelo regresso da Delta Air Lines, que retomou a rota entre Lisboa e Nova Iorque a 26 de Maio, e pela operação da Beijing Capital Airlines, a primeira companhia aérea a lançar voos directos da China, com três ligações por semana, com inicio a 26 de Julho, que foi apresentada como a “rota da seda do século XXI”.
2017 trouxe novidades também nos restantes aeroportos nacionais. O Porto passou a contar com rotas para Argel, Amesterdão e Casablanca, enquanto Faro ganhou voos para Budapeste, para as cidades francesas de Nice e Lille, para Varsóvia e para Dresden, Erfurt, Muenster e Nuremberga. Destaque ainda para a operação da Scandinavian Airlines (SAS), que passou a voar entre Faro e Estocolmo, neste Inverno IATA.
Na Madeira, o ano arrancou com o anúncio de uma operação da Iberia à partida de Santiago de Compostela, em Julho e Agosto, enquanto a Jet2.com iniciou, em Abril, uma ligação desde Londres-Stansted. Destaque ainda para os voos da Eurowings desde Dusseldorf e da easyJet à partida de Genebra, que tiveram início a 1 de Novembro.
Já nos Açores, 2017 marcou o fim das ligações da easyJet entre Lisboa e Ponta Delgada, cujo último voo decorreu a 28 de Outubro.
Na aviação, o ano ficou ainda marcado pelas insolvências da Alitalia, no início de Maio, e da airberlin, em meados de Agosto, enquanto a Monarch, que tinha lançado voos para o Porto em Abril, declarou falência e o fim imediato de todos os voos, em Outubro.  A 15 de Dezembro, cessaram ainda as operações da Niki, companhia low cost que pertencia à airberlin.
A nível internacional, destaque também para o lançamento, em Março, da LEVEL, companhia aérea low cost de longo curso do International Airline Group (IAG), que começou a voar desde Barcelona, em Junho, bem como da Joon, a nova companhia do Grupo Air France/KLM, dedicada aos millennials, que lançou voos para Lisboa e Porto no início de Dezembro.
Além da aviação, 2017 trouxe novidades também nos cruzeiros. A MSC Cruzeiros inaugurou, em Junho, o MSC Meraviglia, e já no final do ano chegou o MSC Seaside, “o navio que segue o sol” e que vai operar nas Caraíbas. A Pullmantur renovou o Monarch e a Silversea investiu 34 milhões de euros na remodelação do Silver Cloud, que vai realizar expedições polares.
Falando ainda de cruzeiros, destaque também para a abertura do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, inaugurado a 10 de Novembro pelo primeiro-ministro, num investimento de 77 milhões de euros, que pretende afirmar a capital no segmento dos cruzeiros.

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No que aos destinos portugueses diz respeito, o ano ficou marcado sobretudo por inaugurações e aberturas de novos espaços de eventos, desporto, centros interpretativos, comerciais e de lazer.
Logo no segundo mês do ano, Lisboa assistiu à inauguração Pavilhão Carlos Lopes. Reaberto a 17 de Fevereiro, após uma reabilitação que manteve a sua história e o transformou num espaço multiusos, o novo Pavilhão Carlos Lopes motivou um investimento de oito milhões de euros, por parte da Associação de Turismo de Lisboa.
No mesmo dia da reabertura do Pavilhão Carlos Lopes, entrou também em funcionamento o Centro Internacional de Alto Rendimento da Marina de Vilamoura, no Algarve, dedicado à vela e, no mês seguinte, foi a vez de abrir o Casino de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores. A infraestrutura era aguardada há muito e disponibiliza 51 máquinas e mais de 200 jogos.
Em Maio, Seia ganhou um novo Centro de BTT para apoio aos praticantes da modalidade, inaugurado no dia 14, poucos dias antes do novo Parque Aventura de Vila Real de Santo António, aberto a 17 de Maio.
Com o Verão à porta, abriu também a primeira praia do Grande Lago Alqueva, no Centro Náutico de Monsaraz, inaugurada a 1 de Junho, num mês que ficou ainda marcado pelo golfe, com a abertura do campo de 18 buracos do West Cliffs Resort, perto de Óbidos.
Em Castelo Branco, o bordado tradicional passou a contar com um Centro Interpretativo, espaço que foi inaugurado a 25 de Julho, pelo ministro da Cultura, e que pretende divulgar e promover esta peça artesanal. No dia seguinte, 26 de Julho, foi o Douro que ganhou um novo acesso directo, com a inauguração do Cais do Ferrão, junto à Quinta Nova, em Sabrosa.
No Dia Mundial do Turismo, o grande destaque foi para a inauguração da Experiência Pilar 7 – Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril, uma nova atracção para os turistas que visitam Lisboa, que motivou um investimento de 5,3 milhões de euros e que integra um miradouro panorâmico à altura do tabuleiro rodoviário e uma experiência de realidade virtual no pilar da ponte, localizado na Avenida da Índia, em Alcântara.
Já no fim do ano, a 21 de Novembro, foi a vez do Freeport Lisboa Fashion Outlet apresentar o resultado das remodelações que permitiram aumentar a área comercial do centro, que se quer afirmar como o “melhor destino de compras de moda em Lisboa”.

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 Agentes e operadores
Novidades não faltaram também no que diz respeito ao mundo das agências de viagens e operadores. As aberturas de agências foram constantes e, logo nos primeiros dias de Janeiro, a Orbita Viagens abriu o seu 20.º balcão, em Braga. Poucos dias depois, a 11 de Janeiro, o Grupo Flagworld anunciou a adquisição das agências Meliá em Coimbra, Leiria, Lisboa e Loulé.
No início de Fevereiro, foi a vez do grupo Mercado das Viagens abrir uma nova agência em Guimarães, enquanto a Bestravel abriu a sua 17.ª agência no distrito de Lisboa, a 23 de Fevereiro, localizada em Campo de Ourique. A abertura de agências continuou em Março, com a Abreu a abrir uma loja no GuimarãeShopping e a Bestravel a inaugurar outro espaço em Lisboa, concretamente nas Picoas.
Em Abril, o destaque foi para o anúncio da MTS Globe, que adquiriu parte da Desert Gate, como forma de acelerar o seu crescimento na região dos Emirados Árabes Unidos, Omã e Qatar e, a terminar o primeiro semestre, o Grupo GEA anunciou a entrada no Peru, contando com um total de 10 agências de viagens no País, enquanto a Picos de Aventura iniciou operações na ilha Terceira, Açores, depois de 14 anos de actividade apenas em São Miguel.
Já em pleno Verão, a 29 de Agosto, chegava o anúncio de que a American Express Global Business Travel, representada em Portugal pelo Grupo Travelstore, tinha adquirido a Banks Sadler, multinacional de gestão de eventos sediada em Londres, que passou a integrar a divisão de reuniões e eventos da empresa americana.
Setembro voltou a ser marcado pela abertura de novas agências, com a TopAtlântico a inaugurar uma loja no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, enquanto a Bestravel anunciava a abertura de quatro agências até ao fim do ano, na Maia, Chaves, Odivelas – Colinas do Cruzeiro e Lisboa – Bairro Azul, tal como o grupo Mercado das Viagens, que anunciou, a 17 de Outubro, a abertura de quatro agências no sul do país, passando a contar com 16 unidades. Já a EmViagem inaugurou, a 13 de Outubro, uma agência em Ponta Delgada e a Bestravel abriu, a 24, o seu primeiro centro de formação, nas instalações do master franchising, em Lisboa.

Em Novembro, o Grupo Barceló através da marca Avoris assumiu a marca Latitudes do Grupo Globalia e a distribuição dos destinos de longo curso para os quais a companhia aérea Air Europa não voa, além de ter adquirido também a Halcón Viagens em Portugal, numa operação divulgada a 20 de Novembro.

Hotelaria
Mas 2017 foi definitivamente o ano da hotelaria, marcado por sucessivas aberturas e aquisições, ainda que tenham existido alguns encerramentos.
O mês de Janeiro trouxe as aberturas do Eurostars Cascais, o nono hotel da cadeia espanhola do Grupo Hotusa em Portugal, que aproveitou a ocasião para anunciar que, ainda antes do Verão, seriam também abertos o Eurostars Cais de Santarém, de cinco estrelas, o Exe Porto Centro e o Exe Almada Porto, ambos situados na Cidade Invicta.
Fevereiro marcou a abertura do AVANI Avenida Liberdade Lisbon Hotel , naquela que foi a primeira unidade da AVANI Hotels & Resorts na Europa, bem como a aquisição da Momondo pela The Priceline Group, num negócio avaliado em 500 milhões de euros. Neste mês, deu-se ainda a passagem da gestão das Termas do Luso para o Grande Hotel do Luso, e abriu o Maria Nova Lounge Hotel, em resultado da renovação do antigo Hotel Porta Nova, em Tavira.
Em meados de Março, a Hoti Hotéis abria mais uma unidade em Lisboa, o Star inn Lisbon – Smart Choice Hotel, naquela que é a segunda unidade da marca, localizada ao lado do Hotel Tryp Aeroporto. Poucos dias depois, chegava o novo Tivoli Avenida Liberdade, que reabriu profundamente renovado, depois de um investimento de 15 milhões de euros.
Na Madeira, foi em Abril que abriu o Santa Cruz Boutique Hotel, localizado junto ao Mercado Municipal, na localidade homónima, enquanto o Grupo Onyria abriu, a 24 de Abril, o novo Onyria Palmares Beach House, na Meia-Praia, em Lagos, Algarve.
Em Maio, a Madeira voltou a abrir uma nova unidade, o Pestana Royal, resultado da reconversão do antigo Regency Palace, que passou a ostentar a categoria de cinco estrelas, enquanto no Crato abriu o Olive Residence and Suites. Fátima ganhou igualmente um novo hotel, com a inauguração, a 18 de Maio, do hotel Essence inn Marianos.
Já o hotel Le Consulat, que resulta da reconversão do edifício do antigo Consulado do Brasil em Lisboa, foi inaugurado a 25 de Maio, e foi também neste mês que o Grupo Stay Hotels adquiriu o mais antigo hotel da cidade do Porto, o Grande Hotel de Paris.
O mês de Junho voltou a ser sinónimo de aberturas. A Luna Hotels & Resorts inaugurou oficialmente, no dia 2, o Luna Hotel Turismo de Abrantes e, no dia 9, o município de Penedono abriu o Hotel Medieval. Nos Açores, reabriu o Neat Hotel Avenida, em Ponta Delgada, e o Grupo Stay Hotels deu a conhecer o Stay Hotel Porto Centro Trindade, oitava unidade do grupo e a primeira criada de raiz.
Também em Junho abriu o The Noble House Évora, a primeira unidade propriedade da Unlock Boutique Hotels, enquanto o The Lince Nordeste Azores, em Ponta Delgada, foi inaugurado no dia 30, seguido do White Exclusives Suites & Villas, em Lagoa, também em São Miguel, Açores.
Em Julho, assinalou-se a aquisição pelo Grupo Flagworld do hotel Campanile, em Setúbal, enquanto a DHM – Discovery Hotel Management abriu o Santiago Hotel Cooking & Nature, boutique hotel em Santiago do Cacém, e o Funchal viu nascer o o SBH – Sé Boutique Hotel.
O sétimo mês do ano trouxe ainda um encerramento, com a Pousada do Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira, Oliveira do Hospital, a encerrar portas, enquanto, em Agosto, houve novidades na hotelaria do Porto e Algarve, com a Invicta a abrir o Eurostars Porto Centro, na rua Sampaio Bruno, bem como o Sea Porto Hotel, em Matosinhos. No Algarve, a Luna Hotels & Resorts adquiriu o Hotel Soláqua, em Albufeira, que vai passar a Luna Soláqua e o Jupiter Hotel Group abriu o Jupiter Marina Portimão.
Em Setembro chegou o novo hotel-escola do ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão, bem como o cinco estrelas Corpo Santo Lisbon Historical Hotel, em Lisboa. Também neste mês, o grupo hoteleiro MGM Muthu Hotels adquiriu o Hotel Raga, na Madeira, onde abriu também, a 18 de Setembro, Tiles Madeira Hotel. Também em Setembro, a Starwood Capital Group realizou um investimento estratégico de 210 milhões de euros no Yotel, com vista à aquisição de 30% do seu capital.
Em Outubro, começou a funcionar a nova escola de Hotelaria da Covilhã e,  dia 11, abriu o Iberostar Lisboa, o primeiro hotel da Iberostar Hotels & Resorts em Portugal. Neste mês foi ainda anunciada a aquisição do capital do Grupo Mantra pela AccorHotels, tendo decorrido também a abertura do Vila Galé Porto Ribeira, no Porto, assinalando-se ainda, neste mês, a abertura do WC Beautique Hotel, em Lisboa.
Novembro trouxe o encerramento do Bairro Alto Hotel, em Lisboa, que fechou no dia 1 para expansão, bem como da Herdade do Touril, na Zambujeira do Mar, cuja remodelação decorre até Abril de 2018. E foi também em Novembro que o SEH United Hoteliers Group anunciou a aquisição da Hôtels-Chalets de Tradition, grupo francês de hotéis de montanha, passando a incorporar 14 hotéis em França, Suíça e Itália.

MI
Na área de MI houve menos novidades, mas ainda assim dignas de destaque. Em Março, a Abreu PCO mudou de nome, passando a Abreu Events, e a área metropolitana do Porto ganhou um novo centro de congressos, localizado na Maia e destinado à organização e gestão de eventos particulares empresariais e institucionais.

Nota do editor: artigo publicado na edição do Publituris nr. 1357, de 15 de Dezembro

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Foto: The Walt Disney Company
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Disney anuncia sétimo parque temático em Abu Dhabi

A The Walt Disney Company e a Miral anunciaram ter chegado a acordo para a construção do sétimo parque temático Disney em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), mais concretamente, na ilha de Yas.

Depois de Orlando, Califórnia, Paris, Tóquio, Hong Kong e Xangai, a The Walt Disney Company anunciou o sétimo parque temático a ser construído em Abu Dhabi, tornando-se no primeiro complexo de parques temáticos da empresa no Oriente Médio.

Sem divulgar quando ficará pronto e nem qual o seu nome oficial, sabe-se que o futuro parque Disney ficará localizado na ilha de Yas onde já figuram o Ferrari World, o Waterworld, o Warner Bros. World e o Sea World.

Certo é que a construção do parque ficará sob responsabilidade da Miral, o principal criador de destinos e experiências imersivas em Abu Dhabi, destacando Robert A. Iger, Chief Executive Officer da The Walt Disney Company, e Mohamed Khalifa Al Mubarak, Chairman da Miral, que “os Emirados Árabes Unidos estão localizados a apenas quatro horas de voo de um terço da população mundial, o que os torna um importante ponto de entrada para o turismo”.

Já Josh D’Amaro, presidente da Disney Experiences, refere no site da Disney que “o nosso resort em Abu Dhabi será o destino mais avançado e interativo do nosso portefólio. A localização do nosso parque é verdadeiramente única – situado junto a uma deslumbrante zona ribeirinha – o que nos permitirá contar as nossas histórias de formas totalmente novas. Este projeto irá chegar a um público completamente novo, acolhendo mais famílias do que nunca para viverem a magia da Disney. No fundo, será uma celebração do que é possível quando a criatividade e o progresso se unem.”

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Marina de Vilamoura volta a ser palco do International Boat Show

A Marina de Vilamoura volta a ser o palco privilegiado para a apresentação das principais novidades do setor náutico. A 28ª edição do International Boat Show terá lugar entre os dias 7 e 15 de junho de 2025, das 11h00 às 21h00, com entrada livre.

Esta edição, organizada conjuntamente pela Marina de Vilamoura e FIL – Feira Internacional de Lisboa aposta nos novos lançamentos das principais marcas, inovações tecnológicas e experiências exclusivas, reunindo os principais protagonistas da indústria náutica nacional e internacional.

Desde 1997, este evento tem contribuído para afirmar Vilamoura como um destino de excelência na náutica de recreio, e este ano, a organização promete que não será exceção, já que a maior marina do país proporciona condições únicas para a exposição de embarcações na água, num formato que respeita os mais altos padrões internacionais

O Marina de Vilamoura International Boat Show atrai empresas líderes do setor, que aproveitam o evento para apresentar embarcações novas e seminovas (brokerage), assim como as últimas novidades em acessórios, equipamentos e serviços integrados. As reservas de espaço já começaram e a expectativa aponta para uma edição com participação recorde.

Todos os anos, o evento recebe compradores, investidores, media, reguladores, entusiastas da náutica e público em geral, tornando-se um verdadeiro ponto de encontro entre profissionais e apaixonados pelo mar.

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Estratégia do turismo de VRSA mantém foco na sustentabilidade, inovação e valorização do território

O novo Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Vila Real de Santo António (VRSA), é um documento orientador que estabelece a visão, os objetivos e as ações prioritárias para posicionar o concelho como um destino turístico mais competitivo, atrativo e sustentável. São 38 iniciativas para concretizar até 2030.

A sessão de apresentação do documento, que aconteceu em Monte Gordo, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Álvaro Araújo, do vice-presidente, Ricardo Cipriano, e do restante executivo, e reuniu dezenas de empresários e profissionais ligados ao setor do turismo e da restauração. A apresentação técnica esteve a cargo do IPDT – Turismo e Consultoria, parceiro na elaboração do plano.

O plano, de acordo com a autarquia, resulta de um processo participado, que envolveu a auscultação da comunidade local e dos agentes económicos do setor. O objetivo foi garantir que o documento final refletisse as necessidades reais do território e propõe respostas ajustadas à identidade de Vila Real de Santo António.

Segundo a estratégia traçada, o concelho deve afirmar-se como um destino turístico de excelência, capaz de gerar valor durante todo o ano, com base na valorização dos seus recursos naturais e culturais, na qualificação da oferta e na diversificação das experiências propostas aos visitantes.

A ação prevista está estruturada em quatro eixos estratégicos:  Governança e sustentabilidade; Qualificação e valorização territorial; Promoção e comunicação; e Inovação e empreendedorismo.

Estes eixos definem a linha de rumo para os próximos anos e enquadram um conjunto ambicioso de sete grandes objetivos estratégicos, entre os quais se destacam o reforço da notoriedade de Vila Real de Santo António enquanto destino turístico, a captação de investimento privado, a redução da sazonalidade da procura, a qualificação dos profissionais do setor, a promoção da transformação digital, a valorização do património identitário, e o equilíbrio entre crescimento económico e sustentabilidade ambiental.

Para dar corpo a esta estratégia, o plano define três grandes programas de ação, que se desdobram em 38 iniciativas estratégicas e que incluem, nomeadamente o reforço da promoção do destino em mercados prioritários, a criação de novas experiências turísticas, com enfoque em produtos náuticos, culturais e de natureza, a dinamização da marca turística do concelho, a valorização da Baía de Monte Gordo e do património do Guadiana e a estruturação de redes e parcerias estratégicas com operadores e entidades regionais.

O apoio ao empreendedorismo e à inovação nos setores relacionados com o turismo e o compromisso político com uma estratégia de longo prazo são outras matérias consideradas fundamentais pelo novo plano, cuja implementação será feita de forma faseada, com avaliações periódicas e espaço para adaptação à evolução do setor. O município compromete-se com uma ação coordenada, sustentável e em proximidade com a comunidade, apostando numa nova etapa para o turismo local.

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Faturação do setor da restauração cresceu 5,2% em 2024, apura Informa D&B

A faturação do setor da restauração nacional somou 5 595 milhões de euros em 2024, valor que traduz um aumento de 5,2% face a 2023, segundo uma análise setorial da Informa D&B.

A faturação do setor da restauração nacional somou 5 595 milhões de euros em 2024, valor que traduz um aumento de 5,2% face a 2023, avança uma análise setorial da Informa D&B, cujos resultados foram divulgados esta terça-feira, 6 de maio.

De acordo com a análise da consultora, entre os fatores que impulsionaram esta evolução estão “o crescimento da procura, em particular do turismo estrangeiro, bem como a subida dos preços”.

Os dados da Informa D&B mostram que os restaurantes com serviço de mesa têm a maior parte do volume de negócios, com 3 750 milhões de euros, enquanto o segmento de fast food continua a ganhar quota de mercado, representado 29% do total em 2024, com 1 640 milhões de euros.

Já as vendas dos autosserviços tradicionais ascenderam a 205 milhões de euros, um acréscimo de 5% face ao ano anterior.

Nesta análise, a Informa D&B nota que o “setor de restauração mostra um elevado grau de atomização empresarial, sendo a oferta constituída maioritariamente por operadores independentes e de pequena dimensão, nos quais a propriedade do capital coincide habitualmente com a gestão da empresa”, ainda que, nos últimos anos, exista uma “tendência para a concentração do negócio, em consequência do desenvolvimento das principais cadeias, tanto de fast food como de outro tipo de restauração”.

Em 2023, acrescenta a Informa D&B, havia em Portugal 34 538 empresas gestoras de estabelecimentos de restauração, o que representa um aumento de 3,3% face ao ano anterior.

Já as cinco principais empresas, por volume de negócios, detinham em 2024 uma quota de mercado conjunta de cerca de 15%, enquanto a das 10 principais era de 20%.

 

 

 

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4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial realiza-se no Algarve

Portimão e São Brás de Alportel foram os locais escolhidos para o 4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial a realizar nos dias 13 e 14 de maio.

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O Algarve vai acolher, nos dias 13 e 14 de maio de 2025, o 4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial (RPTI), que terá lugar em Portimão e São Brás de Alportel.

O evento reúne representantes de entidades nacionais e regionais ligadas ao Turismo Industrial, com o objetivo de promover a troca de boas práticas, fomentar a colaboração e valorizar o património industrial enquanto ativo turístico, cultural e educativo.

O primeiro dia dos trabalhos (13 de maio) decorre no Museu de Portimão, com sessões temáticas, apresentação de projetos de referência de norte a sul do país e uma mesa-redonda dedicada aos desafios do setor. Está também prevista a intervenção da representante portuguesa na ERIH – European Route of Industrial Heritage, Alexandra Alves, bem como visitas ao Centro Interpretativo do Salva-Vidas e à antiga Lota de Alvor.

O segundo dia (14 de maio) será dedicado a visitas técnicas em São Brás de Alportel, com passagem por três recursos locais de turismo industrial: a Eco-Fábrica da Cortiça, o Museu do Traje e a Casa Memória da EN2.

A iniciativa é promovida pelo Grupo Dinamizador da RPTI, em parceria com a Região de Turismo do Algarve, e conta com o apoio dos municípios anfitriões.

De referir que o Algarve conta, atualmente, com 22 parceiros na rede nacional, que integra mais de 200 recursos em todo o país.

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Portugal patrocina 10.º aniversário do Espaço Luxury do Festuris 2025

A 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado decorre entre 6 e 9 de novembro, em Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil, sob o tema “Reimaginando o Amanhã” e espera a participação de mais de 15 mil profissionais de turismo.

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Portugal vai patrocinar a “celebração do décimo aniversário” do Espaço Luxury da 37ª edição Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que decorre entre 6 a 9 de novembro, em Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa pela organização do certame, o Espaço Luxury tem já cerca de 70% da sua área comercializada, o que reafirma “o Festuris como um dos principais encontros do turismo segmentado na América Latina”.

“Nesta edição, além de celebrar seu crescimento e consolidação, o Espaço Luxury comemora 10 anos de bons negócios. São 10 anos apostando em conexões estratégicas e encontros de alto nível que proporcionam aos expositores acesso exclusivo a buyers nacionais e internacionais especializados no segmento premium, todos selecionados”, lê-se no comunicado divulgado.

A organização diz também que países como Espanha e Argentina “estão investindo forte” no Espaço Luxury, que vai contar também com uma “parceria revigorada com a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association)”.

“A nossa ideia é causar impacto. Estamos num momento marcante para o Luxury, planeando um layout instigante e com experiências para quem estiver connosco. Vamos agregar novas marcas, trazer ações culturais e seguir olhando com atenção para o tema da sustentabilidade e hospitalidade”, antecipa Marta Rossi, CEO do Festuris.

Além de patrocinar o aniversário do Espaço Luxury, Portugal vai também ser o convidado de honra da próxima edição do Festuris, depois de um convite formalizado durante a BTL pelos responsáveis pela feira de turismo, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, que foi prontamente aceite por Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.

Recorde-se que a 37.ª edição do Festuris acontece de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado, sob o tema “Reimaginando o Amanhã”, sendo esperada a participação de mais de 15 mil profissionais do turismo.

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Turismo da ONU quer incorporar moda no turismo cultural

O Turismo da ONU e a Università della Svizzera Italiana fazem parceria para incorporar produtos relacionados com a moda, como tecidos, joias, perfumes e acessórios no turismo cultural.

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O Turismo da ONU indica que os destinos estão a concentrar-se cada vez mais na moda para melhorar as experiências turísticas e empoderar as comunidades locais, especialmente entre as populações indígenas, bem como criadores e empresas de pequena escala.

No entanto, como deixa claro um novo relatório da ONU Turismo e da Università della Svizzera Italiana (USI) – universidade pública suíça com 4.500 alunos e 1.400 professores e pesquisadores de mais de 110 países, os próprios turistas ainda precisam ter maior conscientização sobre o comportamento responsável e apreciação mais profunda por contextos culturais específicos, através de educação e engajamento.

As duas entidades confirmam que apesar do crescimento da globalização e do comércio eletrónico, produtos relacionados com a moda, como tecidos, joias, perfumes e acessórios, ainda têm maior valor quando adquiridos nos seus destinos de origem, para reforçar que esses itens são mais do que souvenirs — são poderosos contadores de histórias que conectam os viajantes à cultura, à história e à identidade dos lugares que visitam.

Com base em estudos de casos de 11 países (Indonésia, Itália, Líbano, México, Nigéria, Peru, República da Coreia, Arábia Saudita, Espanha, Suíça e Tanzânia), o relatório mostra como a moda e o turismo estão interligados para valorizar criadores locais e atrair públicos diversos.

Neste sentido, a análise sugere recomendações sobre como criar sinergias benéficas para todos entre os principais participantes do setor da moda e do turismo, promove ferramentas que criam um ambiente propício para que essas partes interessadas cocriem novos produtos, ao mesmo tempo que aborda estratégias de marketing, branding e princípios de sustentabilidade.

Por outro lado, o documento deixa clara a necessidade de conscientizar os turistas, incentivando comportamentos responsáveis ​​e uma apreciação mais profunda de contextos culturais específicos.

Ao misturar expressões de moda tradicionais com inovação, esses exemplos mostram diferentes maneiras pelas quais as indústrias criativas podem servir como uma ferramenta para oportunidades comerciais, crescimento inclusivo e intercâmbio cultural em todo o mundo.

 

 

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Liverpool também introduz taxa turística e passa a cobrar mais de 2€ a partir de junho

A partir de junho, a cidade britânica de Liverpool vai passar a cobrar uma taxa de duas libras (2,40 euros) sobre o alojamento em estabelecimentos turísticos da cidade.

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A cidade de Liverpool, no Reino Unido, também vai passar a cobrar uma taxa turística a partir de junho, cobrando duas libras, ou seja, 2,4 euros por noite aos turistas que pernoitem num dos hotéis da cidade.

A medida foi aprovada depois dos 83 hotéis da cidade terem votado favoravelmente a introdução desta taxa, que se espera que venha a contribuir para dinamizar a cidade e atrair eventos de grande dimensão para Liverpool.

“Esta taxa de duas libras por noite vai contribuir para dinamizar a economia e o turismo de Liverpool, ajudando a cidade a atrair eventos maiores e com mais pessoas”, afirma Bill Addy, diretor executivo da Liverpool BID Company, empresa privada que representa vários dos hotéis da cidade e que foi uma das principais impulsionadoras da criação da taxa turística, segundo o Hosteltur.

A medida vai entrar em vigor em junho, prevendo-se que possa gerar uma verba de 9,2 milhões de libras, cerca de 10,78 milhões de euros, em dois anos, dos quais 6,7 milhões de libras (7,85 milhões de euros) vão ser destinados a “apoiar a economia turística da cidade através de um fundo de subvenções”.

“Sempre dissemos que a indústria devia opinar sobre se quer ou não que se aplique esta taxa”, acrescenta Bill Addy, que considera que a “experiência de outras cidades europeias sugere que este modelo traduzirá as pernoitas num investimento importante”.

Liverpool vai, desta forma, seguir o exemplo de várias outras cidades europeias e britânicas, uma vez que também Manchester cobra uma taxa turística de uma libra por noite (1,17 euros) desde abril de 2023, enquanto a capital escocesa de Edimburgo vai passar a cobrar 5% do preço do alojamento como taxa turística, a partir de julho de 2026.

 

 

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Dubai recebe 5,31M de visitantes internacionais até março e diz estar no “caminho para estabelecer novos recordes” em 2025

Até março, o Dubai recebeu 5,31 milhões de visitantes internacionais, crescimento de 3% face ao mesmo período de 2024 e que, segundo o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), mostra que o destino está no “caminho para estabelecer novos recordes após dois anos históricos consecutivos”.

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Até março, o Dubai recebeu 5,31 milhões de visitantes internacionais, número que representa um crescimento de 3% face ao mesmo período de 2024 e que, segundo o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), mostra que o destino está no “caminho para estabelecer novos recordes após dois anos históricos consecutivos”.

Num comunicado enviado à imprensa, o DET explica que a Europa Ocidental foi, até março, a principal região emissora de visitantes para o Dubai, com 1,15 milhões de visitantes, o que representa 22% do total.

Também as regiões europeias CEI e Europa de Leste estiveram entre os principais emissores para o Dubai até março, contando com 891.000 visitantes, o que representa 17% do total, enquanto o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) contribuiu com 772.000 visitantes, cerca de 15%.

Já a Ásia do Sul e a região MENA surgem em quarto e quinto lugar, com 752.000 (14%) e 620.000 visitantes (12%), respetivamente, seguindo-se as regiões do Nordeste e Sudeste Asiático, que registaram 474.000 visitantes (9% do total), seguidas das Américas com 374.000 (7%), África com 197.000 (4%) e Australásia com 78.000 (1%).

O elevado número de visitantes contribuiu para que também o setor da hotelaria apresentasse “um desempenho sólido”, com o preço médio por noite (ADR) a subir 2% em termos homólogos para 647 AED, enquanto as noites de quartos ocupados atingiram os 11,19 milhões e a Receita por Quarto Disponível (RevPAR) fixou-se nos 528 AED, “em linha com os resultados de 2024”.

“O turismo e a hotelaria continuam a ser motores fundamentais do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Dubai, com o sector da hotelaria e restauração a registar um aumento de 3,7% nos primeiros nove meses de 2024, alcançando um valor de 11,5 mil milhões de dirhams. Estes sectores também desempenharam um papel crucial na atração de investimento direto estrangeiro (IDE) para o emirado. Em 2024, o Dubai foi novamente classificado como o principal destino mundial para projetos de IDE Greenfield, pelo quarto ano consecutivo, sendo também líder global nos sectores de alimentos e bebidas (F&B) e turismo”, acrescenta o DET.

Os números foram revelados durante a Arabian Travel Market (ATM), que decorreu entre 28 de abril e 1 de maio, no Dubai World Trade Centre, no Dubai.

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Um maio em cheio para a promoção do Turismo do Algarve

A Associação Turismo do Algarve (ATA) – a agência responsável pela estratégia de promoção turística deste destino junto dos mercados externos -, acaba de divulgar um conjunto de ações que vai levar a cabo durante este mês de maio.

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“A diversidade da nossa agenda para maio reflete o compromisso contínuo do Turismo do Algarve em reforçar a promoção do destino a nível global”, num mês que “será marcado por uma forte aposta em ações no terreno, porque acreditamos que sentir o Algarve em primeira mão tem um impacto único e transformador”, comenta André Gomes, presidente da ATA, sobre a vasta agenda de promoção da agência este mês.

Assim, “vamos acolher quatro visitas de familiarização com profissionais do setor, grande parte em parceria com companhias aéreas como a Norwegian, a PLAY, a United Airlines e a easyJet”, refere o presidente do Turismo do Algarve, que sublinha que estas ações “irão permitir que agentes e operadores vivenciem a região de forma pessoal e levem consigo uma imagem mais autêntica e inspiradora do nosso destino”.

Por outro lado, “reforçamos o nosso trabalho junto da imprensa internacional, recebendo sete visitas de jornalistas provenientes de vários mercados europeus como a Alemanha, Islândia, França, Polónia, Áustria e Suíça”, para confirmar que “estes profissionais continuam a ser aliados cruciais na construção da notoriedade do Algarve além-fronteiras e estas visitas são oportunidades valiosas para aprofundar o conhecimento sobre o destino, resultando, na sua maioria, em conteúdos editoriais diferenciadores, com grande alcance mediático junto de públicos com elevado potencial de visita”.

Os mercados mais distantes também não ficam esquecidos. Em maio, segundo André Gomes, “o Algarve marcará presença, de forma relevante, no continente americano, através de eventos como o Portugal Roadshow, a ILTM e o L.E. Miami, momentos-chave para promover o destino junto de mercados estratégicos como os Estados Unidos, o Canadá e o Brasil”.

Por último destaca a participação do Turismo do Algarve na Convenção Europeia da IAGTO, um evento de referência global para os profissionais do turismo de golfe. “Sendo este um dos pilares mais emblemáticos da nossa oferta, o Algarve terá aqui a possibilidade de, mais uma vez, reafirmar o seu estatuto como destino de eleição, amplamente reconhecido e procurado por jogadores, operadores e especialistas de todo o mundo”, observou o dirigente regional.

De 5 a 8 de maio o Turismo do Algarve vai participar na ILTM Latin America, em São Paulo, um dos principais eventos internacionais dedicados ao segmento de viagens de luxo, enquanto, de 13 a 15, no Reino Unido, estará presente num evento promovido pela companhia aérea britânica Jet2.com e pelo operador turístico Jet2holidays, dedicado aos seus principais parceiros estratégicos. Para além da partilha de conhecimento, este encontro vai permitir aprofundar relações comerciais, explorar novas vias de colaboração e fortalecer a posição do Algarve enquanto destino preferencial para o mercado britânico.

Entre os destaques, conta-se, igualmente, a participação na Convenção Europeia da IAGTO – International Association of Golf Tour Operators –, que este ano decorre na ilha de Gran Canária, de 19 a 21 de maio 2025.Considerado um dos principais encontros do setor na Europa, o evento reúne cerca de 800 profissionais de mais de 40 países, com dois dias de reuniões pré-agendadas entre compradores e fornecedores.

Já, de 19 a 22, o Algarve estará presente no evento L.E./Miami, considerado um dos mais exclusivos eventos dedicados ao turismo de luxo no continente americano. Esta participação será uma importante montra para promover e posicionar a região como um destino de eleição para experiências autênticas e exclusivas. O programa inclui uma agenda preenchida de reuniões personalizadas e diversas experiências de networking entre os participantes, potenciando novas parcerias e o reforço da notoriedade da região neste segmento de elevado valor acrescentado.

De 20 a 22 o Turismo do Algarve volta a marcar presença na IMEX Frankfurt, uma das mais relevantes feiras internacionais dedicadas ao segmento de reuniões, incentivos, congressos e eventos, integrando o stand de Portugal, em conjunto com 19 empresas associadas. Esta participação visa criar sinergias e reforçar a promoção do destino neste segmento junto de compradores e decisores internacionais. Através de uma intensa agenda de reuniões e do encaminhamento de contactos qualificados para os parceiros presentes, pretende-se gerar novas oportunidades de negócio e aumentar a captação de eventos associativos e corporativos para o Algarve.

 

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