OMT e UNESCO debatem Turismo e Cultura em Omã
II Conferência Mundial sobre Turismo e Cultura decorre em Omã, a 11 e 12 de Dezembro.

Publituris
Fiordes do Norte da Europa são o itinerário “mais querido” da Costa Cruzeiros no mercado português
Picos de Aventura reorganiza estrutura interna
Disney anuncia sétimo parque temático em Abu Dhabi
2025 promete trazer novos e cada vez melhores navios de cruzeiro
Cruzeiros esperam verão positivo e já navegam rumo ao inverno e a 2026
Marina de Vilamoura volta a ser palco do International Boat Show
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Estratégia do turismo de VRSA mantém foco na sustentabilidade, inovação e valorização do território
Movimentação de passageiros na Europa impulsionada por voos internacionais com tráfego doméstico estagnado
V Convenção do Grupo DIT marcada para 30 de outubro a 2 de novembro em Huelva
A 11 e 12 de Dezembro, a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) promovem a II Conferência Mundial sobre Turismo e Cultura, iniciativa que decorre em Mascate, capital de Omã, e que vai reunir mais de 20 ministros do Turismo e Cultura de todo o mundo.
Esta será a segunda Conferência Mundial sobre Turismo e Cultura – a primeira decorreu em 2015, no Cambodja – e coincide com o Ano Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, motivo pelo qual o debate se vai centrar nas alianças que é possível estabelecer entre os sectores do Turismo e da Cultura, no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos 17 objectivos traçados.
“O Turismo Cultural está a crescer em popularidade, em importância e em diversidade, incorporando a inovação e a mudança. No entanto, esse crescimento implica uma maior responsabilidade em proteger os nossos activos culturais e naturais”, afirma Taleb Rifai, secretário-geral da OMT.
A conferência vai arrancar com um debate sobre Turismo, Cultura e Desenvolvimento Sustentável, no qual participam ministros do Turismo e Cultura, que vão falar sobre as políticas necessárias para fomentar a sustentabilidade, bem como sobre a promoção de intercâmbios culturais e a salvaguarda do património material e imaterial como instrumento para impulsionar a sustentabilidade.
Previsto está ainda um debate sobre Turismo Cultural e o seu potencial para promover a paz e a prosperidade, bem como três mesas redondas sobre o “Desenvolvimento do Turismo e a protecção do património cultural e a promoção de uma gestão responsável e sustentável nos locais Património da Humanidade”, outra sobre “A Cultura e o Turismo no desenvolvimento urbano e criatividade” e uma terceira sobre a importância das paisagens culturais no turismo sustentável.