Fundação INATEL promove conferência sobre Turismo Sustentável
Iniciativa decorre a 6 de Dezembro, no Teatro da Trindade, em Lisboa.
Publituris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
A Fundação INATEL vai promover, a 6 de Dezembro, a Conferência Internacional “Turismo Sustentável: Políticas, Práticas e Actores”, a decorrer no Teatro da Trindade, em Lisboa, a partir das 10h00.
Em nota à imprensa, a Fundação INATEL divulga o programa da iniciativa, que arranca com a sessão de abertura, incluindo as intervenções de Francisco Madelino, presidente da Fundação INATEL, e Cordula Wohlmuther, da Organização Mundial do Turismo (OMT), além dos ministros do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e da Economia, Caldeira Cabral.
O primeiro painel começa às 10h30 e vai ser dedicado ao tema “O Turismo e a sustentabilidade ambiental”, com Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS), a abordar o tópico “Turismo e ambiente (des)equilíbrio sustentável?”. A “Certificação ambiental e acessibilidade na hotelaria e Turismo – imagem de marca ou responsabilidade social?” será a temática seguinte.
Pelas 11h50, vão ser apresentados alguns casos de estudo e, depois do almoço, o debate é retomado com o tema “Sustentabilidade social e económica – Desafios para o turismo em Portugal”, no qual está incluídos os tópicos “Os desafios da sustentabilidade e o turismo para todos – impactos no território”, seguindo-se “A importância do Património Cultural para o desenvolvimento responsável do Turismo”, a “Agroecologia e Turismo: uma parceria sustentável” e ainda “Educação e intergeracionalidade – Como formar e educar para um turismo sustentável”.
Pelas 16h20, vão ser apresentados mais dois casos de estudo, com a sessão de encerramento a decorrer pelas 17h30, novamente com a presença dos ministros da do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e da Economia, Caldeira Cabral, aos quais se junta ainda o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.