Eurodeputada portuguesa quer mais fundos europeus para PME do Turismo
Cláudia Monteiro de Aguiar quer uma linha de financiamento específico para apoiar as pequenas empresas de Turismo no próximo Quadro Financeiro Plurianual.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
A eurodeputada portuguesa Cláudia Monteiro de Aguiar quer uma linha de financiamento específico para apoiar as pequenas empresas de Turismo no próximo Quadro Financeiro Plurianual, defendeu a eurodeputada do PSD esta segunda-feira, 27 de Novembro, na conferência de Alto-Nível “Turismo – Uma Indústria-Chave para Investir no Futuro da Europa”, em Innsbruck, Áustria.
“As PME, directa e indirectamente ligadas ao Turismo, enfrentam desafios enormes no que respeita ao acesso a financiamento. Este apoio financeiro é fulcral para dar resposta à necessidade de formação em digitalização e em novas competências dos seus recursos humanos”, afirmou Cláudia Monteiro de Aguiar.
A eurodeputada portuguesa defende que é importante “desburocratizar processos e procedimentos” que impedem estas empresas de fazer “uma aposta mais célere, por exemplo na internacionalização e na conquista de novos mercados”.
“Estas empresas precisam ganhar escala para poder aceder ao Plano Juncker, por isso é importante que o sector encontre uma plataforma comum que garanta melhor acesso ao financiamento Europeu. O que não impede que façamos também o nosso trabalho ao encontrar formas de apoiar estas empresas, à sua escala e, consoante as suas necessidades mais específicas”, referiu ainda na sua intervenção Cláudia Monteiro de Aguiar.
A eurodeputada do PSD referiu ainda que “a Europa fez uma aposta enorme em infraestruturas”, apostou no “hardware”, mas considera que agora é necessário acelerar a criação de novo “software”, com novas funcionalidades de apoio ao sector do Turismo.
A Conferência de Alto-Nível no Tirol reuniu em Innsbruck várias individualidades do sector para debater o investimento no Turismo e foi seguida do Fórum do Investimento no Turismo. Além da eurodeputada portuguesa, a conferência contou também com a participação da Comissária Europeia Elzbieta Bienkowska, do ministro do Turismo da Roménia, Mircea-Titus Dobre, e do ministro do Turismo da Áustria, Harald Mahrer.
Cláudia Monteiro de Aguiar participou no debate “Turismo – um motor para o desenvolvimento regional e investimento”, juntamente com o Ministro da Agricultura austríaco, Andrä Rupprechter, com o director executivo do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, Wilhelm Molterer, e com o presidente da NECSTouR, Patrick Torrent.