Airbnb já gerou perto de 5M€ em taxas turísticas em Lisboa
Durante o corrente ano, a Airbnb soma já 3,1 milhões de euros provenientes da taxa turística aplicada às dormidas na capital.

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
A Airbnb já gerou perto de cinco milhões de euros em taxas turísticas em Lisboa desde Maio de 2016, receita que só durante o corrente ano atingiu os 3,1 milhões de euros, informou a plataforma de alojamento local e comunitário.
“Com base na parceria entre a Airbnb e a Câmara Municipal de Lisboa – relativa à coleta da taxa turística no valor de um euro por cada noite passada na capital – desde 1 de maio de 2016 a Airbnb já recolheu e entregou às autoridades do município de Lisboa um total de quase cinco milhões de euros”, refere a plataforma em nota à imprensa.
Entre Janeiro e Novembro deste ano, o valor da receita proveniente da taxa turística aplicada às dormidas chegou já aos 3,1 milhões de euros, montante que, segundo a Airbnb, é “uma importante fonte de receitas para os governos”.
“Desde os nossos primeiros acordos com as cidades em 2014, recolhemos mais de 430 milhões de euros em taxas hoteleiras, turísticas e de ocupação em todo o mundo. Em algumas cidades, as receitas geradas por esta taxa são uma fonte significativa de novos rendimentos e é provável que o seu crescimento esteja dependente do alargamento da comunidade Airbnb”, lê-se na mesma informação.
A partir de 1 de Dezembro, a Airbnb vai ter como novidade uma nova ferramenta para números de registo, funcionalidade que vai tornar “mais fácil aos anfitriões introduzir o seu número de registo de alojamento na página do seu anúncio” e que vai permitir à Airbnb ser a “primeira plataforma a desenvolver uma ferramenta automática para incluir o número de registo na própria página dos anfitriões”.
“Queremos ser bons parceiros para Portugal e, por isso mesmo, estamos orgulhosos de introduzir esta ferramenta de registo e de ajudar as famílias locais a partilhar as suas casas e a seguir todas as regras. Estamos também cientes de que o alojamento local é um motor económico que ajuda os governos a aumentar as suas receitas fiscais e as comunidades. Os anfitriões querem pagar a sua justa parte de impostos e estamos muito satisfeitos por trabalhar com o governo para ajudá-los, ao mesmo tempo que continuamos a liderar esta indústria neste tema”, destaca Arnaldo Muñoz, Country Manager da Airbnb em Portugal.