Leiria espera mais turistas nacionais depois do 4.º Fórum “Vê Portugal”
Mercado nacional continua a ser o mais expressivo para a cidade, ainda que os turistas espanhóis e franceses somem já perto de 100 mil visitas, de acordo com o autarca de Leiria.
Inês de Matos
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, acredita que a cidade vai conseguir atrair um maior número de turistas nacionais graças ao 4.º Fórum Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorre na cidade até quarta-feira, 31 de Maio.
“Estes eventos têm sempre efeitos, uns mais outros menos, mas estamos a contar que haja mais gente a vir até Leiria”, afirmou o autarca à margem da iniciativa, que é promovida pelo Turismo do Centro de Portugal.
Satisfeito com a escolha de Leiria para palco deste debate sobre turismo interno, Raul Castro considera que a iniciativa “é um estímulo” para a cidade, afirmando que tudo o que se puder fazer em prol da promoção do município e da região “é importante”.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Leiria, o mercado nacional continua a ser o mais expressivo na cidade, ainda que o número de visitantes espanhóis e franceses esteja já perto dos 100 mil.
“Já vamos a caminhar para cerca de 100 mil turistas. Aquilo que queremos é crescer cada vez mais. Há um problema de contabilização que tem a ver com o turismo de passagem, as pessoas vêm a Leiria, mas vão embora porque estamos a uma hora de Lisboa e do Porto. Por isso, as pessoas vão para outros destinos, não ficam em Leiria. Mas a estimativa anda, mais ou menos, por aí, em termos de turistas estrangeiros”, explicou o autarca.
De forma a atrair outros mercados, nomeadamente britânico e alemão, a autarquia está a trabalhar na melhoria da oferta, no âmbito da qual vão arrancar, em breve, as obras de reabilitação do Castelo de Leiria e dos acessos ao monumento e, no próximo mês, vai ser inaugurado um centro de diálogo intercultural, que vai ser integrado na rota das judiarias.
“Ainda não conseguimos atrair mercados como o alemão ou inglês. Estamos primeiro a arrumar aquilo que é necessário para efeitos de turismo”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, acrescentando que só depois deste trabalho estar terminado, a autarquia deverá “avançar para fazer a promoção, em conjunto com os operadores económicos”.