OMT: Turismo mundial cresce 3,9%
Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Turismo, em 2016 houve 1,2 mil milhões de turistas.
Ângelo Delgado
Anabela Freitas vai liderar Turismo Centro de Portugal até novas eleições
Boost Portugal promove campanha “Vive o inverno”
MSC World America vai oferecer 19 opções diferentes de camarotes
Quatro comunidades intermunicipais da região Centro em parceria inédita na FITUR
Espanha atinge 94 milhões de turistas internacionais, em 2024, diz ministro do Turismo espanhol
Portugueses gastam mais de mil euros por viagem, revela a CamperDays
Negócios no setor das viagens e turismo caem 4,3%, em 2024
Selo Save Water é alargado aos estabelecimentos de Alojamento Local
ALPN critica Movimento Referendo pela Habitação por não “resolver os reais problemas sociais” com referendo ao AL em Lisboa
Airbus entrega mais 31 aviões que em 2023
Foi o sétimo ano consecutivo de crescimento no sector turístico, de acordo com o Barómetro da Organização Mundial do Turismo (OMT): 3,9%. No total, foram 1,2 mil milhões de turistas em todo o mundo, mais 46 milhões que em 2015 – visitantes que pernoitam, pelo menos, uma noite.
A OMT destaca os bons resultados do sector devido, sobretudo, à crise económica e financeira de 2009 bem como aos mais recentes ataques terroristas, que fizeram abrandar os números turísticos de algumas nações como a Turquia ou mesmo o Norte de África.
“Temos reparado que o Turismo tem mostrado uma resiliência muito grande, atendendo aos mais recentes acontecimentos a nível social e económico. As viagens internacionais continuam a aumentar e, até, a consolidarem-se. Contribuem para a criação de emprego e para o bem-estar das comunidades em todo o mundo”, revelou Taleb Rifai, secretário geral da OMT.
Por regiões, destaque para a Ásia Pacífico e África (+8%) que lideram o crescimento no que diz respeito às chegadas de turistas. As Américas (4%) mantiveram um crescimento sólido, já observado em anos anteriores. O continente Europeu registou um aumento de apenas 2%, sendo de destacar o crescimento de dois dígitos em alguns países e a queda em outros. O Médio Oriente (-4%) fruto da sua instabilidade, registou uma queda, ainda que alguns destinos tenham crescido.