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Chegou a neve

O frio está aí e a neve já deu sinais de vida. O Publituris contactou os vários ‘players’ e destinos para saber quais as novidades no mercado para destinos de […]

Raquel Relvas Neto
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Chegou a neve

O frio está aí e a neve já deu sinais de vida. O Publituris contactou os vários ‘players’ e destinos para saber quais as novidades no mercado para destinos de […]

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O frio está aí e a neve já deu sinais de vida. O Publituris contactou os vários ‘players’ e destinos para saber quais as novidades no mercado para destinos de neve e quais as expectativas para esta temporada.

GRANDVALIRA_FAMILY (2)

Depois de um extenso Verão, o Inverno chegou e veio para ficar durante uns largos meses. Apesar de ser considerada época baixa no sector turístico, no período de Inverno os portugueses também viajam, seja motivados pelos desportos de neve, seja para conhecer destinos que assumem o seu esplendor nesta época do ano.
No mercado são vários ‘players’ que apostam numa oferta diversificada para esta altura, de forma a corresponder à procura específica para estes destinos. A reintrodução e aposta no destino Boí Taüll, em Espanha, é uma das novidades da Sporski. Margarida Gaivão, responsável de Marketing e Comunicação, acrescenta que vão continuar a oferecer os programas para famílias “Preço único Família”, “um produto âncora e único no mercado desenhado para os períodos de férias escolares. Sendo um produto muito económico inclui um conjunto super alargado de serviços mínimos para umas férias na neve em família”. Em breve, o website da Sporski vai sofrer um ‘upgrade’, no sentido de poder “ter a venda online a funcionar em pleno dos nossos programas temáticos Sporski para as principais datas da temporada”.

Quanto à oferta da Leski, do Grupo Barceló, Nuno Fouto indica que vão continuar com a programação que oferece as principais estâncias de Espanha, assim como Andorra, Pirinéus, Alpes franceses, suíços, austríacos e italianos, assim como Bulgária, Estados Unidos da América e Canadá. O responsável explica que “todo o nosso produto, encontra-se sob campanha de reservas antecipadas até ao final de Novembro e cujos preços, disponibilidades e restantes serviços poderão serem encontrados em www.leskionline.com”. No site do operador turístico, além da comercialização do hotel, é também possível reservar todos os serviços inerentes ao produto, desde o ‘forfait’, aluguer de material, refeições nas pistas, cursos em grupo e outras actividades.

Também a Solférias apresenta uma oferta diversificada para os destinos de neve. João Cruz, gestor de produto no operador turístico, refere que “este Inverno 2016/2017, além da abertura de alguns alojamentos em França, começámos a trabalhar com a estância de Flaine, no Domínio de Grand Massif, com cerca de 250 km de pistas com muita neve (por estar ao lado do Mont-Blanc) e a cerca de uma hora do Aeroporto de Genebra”.

Mas não são apenas os destinos para a práctica de desportos de Inverno que fazem parte da oferta existente no mercado. A Nordictur apresenta alternativas. Helena Amorim, directora do operador turístico, explica que a operação vai contar com ”os destinos normais: Capitais escandinavas, Islândia, Fiordes, Auroras Boreais, Aldeia do Pai Natal, hotéis, restaurantes, capelas de gelo e Lapónia com a programação de neve”. Entre as novidades da Nordictur este ano conta-se com uma oferta de alojamento “maior e mais vasta com novos hotéis e hotéis temáticos”. Mas não só. “Em Abril, sairão dois charters para a Islândia com voo directo de Lisboa (13 a 17 de Abril – 27 de Abril a 1 de Maio), em que dispomos de várias sugestões: Circuito pelo sul com guia em espanhol, um ‘self drive’ e um pacote em Reykhavik (alojamento e tours)”. Quanto à agência de viagens SlideIn, especializada no produto neve, as novidades são mais incidentes no seu portal. Nuno Roxo, responsável da SlideIn, refere que foram melhoradas “as ferramentas do site de forma a que os clientes possam consultar disponibilidades por critérios, indicando preço, tipo de transporte e tempo de estadia. Já é possível efectuar reserva online”. Também a informação por destino foi “melhorada e complementada com filmes, fotografias, descrições locais, consulta do estado da meteorologia, bem como, possibilidade de visualizar o estado do tempo no momento através das webcams”.

Expectativas
Os resultados desta temporada, que agora se inicia, vão depender do nível de neve em alguns destinos. Contudo, as expectativas são positivas. “Registamos uma procura elevada de acordo com as expectativas”, começa por dizer a responsável da Sporski. Margarida Gaivão completa: “A neve começou a cair em força agora, o que será um bom impulso para alcançar os objectivos e crescer em relação à temporada anterior”.
Recentemente, a Sporski promoveu o evento ‘Sporski Snow Experience’, que, juntamente com as campanhas de reserva antecipada e “as campanhas feitas em parceria com o Turismo de Andorra e Espanha em curso durante os meses de Novembro e Dezembro, fomentam uma acentuada procura pelo produto neve, muito especialmente para estes destinos”. Margarida Gaivão acrescenta ainda que prevê-se “um excelente ano de neve, nomeadamente em Andorra e Espanha mas também nos Alpes. Essa expectativa também leva a que os esquiadores decidam mais cedo e reservem sem receios. (…) Registamos também esta temporada uma tendência de forte crescimento da procura para as férias do Carnaval derivada do facto de a Páscoa ser tardia”.

João Cruz realça que na Solférias “desejamos que seja um Inverno ‘normal’ (com neve de Dezembro a Abril), pois as últimas temporadas têm sido tudo menos normais, seja na Península Ibérica, seja mesmo nos Alpes. As férias escolares do Carnaval (25 de Fevereiro a 1 de Março de 2017) e da Páscoa (5 de Abril a 18 de Abril) vão ser mais tarde do que o normal e se as precipitações não forem abundantes no início da temporada, mais tarde os clientes vão reservar”. “Com todas estas alterações para este Inverno, ficamos na expectativa de saber como vai reagir o mercado, mas as perspectivas é que consigamos subir um pouco as vendas do Inverno passado”, refere o responsável da Solférias.

Também Nuno Roxo concorda que “este ano, em termos de Calendário de Férias, será um ano complicado, pois as férias de Carnaval coincidem com as férias de outros países o que tornará os preços menos competitivos. Já as férias da Páscoa, por entrarem no mês de Abril estão a criar um efeito nocivo”. Apesar desta situação, o responsável indica que “o número de reservas continua a crescer sendo que deveremos cativar os clientes com outras semanas além das férias. Este ano a temporada vai ser longa, pois já existem previsões de aberturas antecipadas e deverá terminar em finais de Abril. Assim sendo deveremos contar com as tradicionais 24 semanas”.

“Vamos já na segunda temporada de venda e divulgação da marca Leski em Portugal, naturalmente continuamos com uma perspectiva de subida, enquanto que no mercado espanhol, já estamos numa fase ‘madura’, já com alguma liderança de passageiros no mesmo”, espera Nuno Fouto.

pic_Esquiar en Garmisch_Copyright_Bayerische Zugspitzbahn Bergbahn AG

Procura portuguesa
Mas quais as preferências dos portugueses nesta altura do ano? Segundo Nuno Fouto, os destinos “habituais e tradicionalmente solicitados” costumam ser Andorra e Sierra Nevada, “apesar de sentir um incremento para os Alpes e Pirinéus franceses, muito devido à baixa das tarifas aéreas na Europa”.
Também a responsável da Sporski analisa que “os esquiadores portugueses continuam a preferir as estâncias de Andorra e Espanha, apesar de registarmos um crescimento da procura por outros destinos”.
“Andorra (Grandvalira e Vallnord) e Serra Nevada continuam a ser as zonas mais procuradas, junto com Baqueira”, indica João Cruz. O gestor de produto da Solférias acrescenta ainda que “nos Alpes, destaque para os Franceses, onde se encontram os maiores domínios esquiáveis do Mundo (Les 3 Vallées e Portes du Soleil)”, entre os destinos procurados pelos portugueses.
Na oferta da Nordictur, verificou-se um aumento da procura para “a Islândia, Gronelândia, Ilhas Faroe e Svalbard, na Noruega”. No entanto, indica Helena Amorim, “a Lapónia e o Pai Natal serão sempre o produto principal e têm proporcionado momentos únicos para férias familiares e não só”. Também as “Auroras Boreais (luzes do Norte), os hotéis de gelo e as actividades na neve (safaris com renas/husky/ motas de neve) são produtos que muitos procuram agora como alternativas aos programas habituais de neve”.

Para Helena Amorim, a “actividade actual de um operador está totalmente dependente de politicas económicas e sociais. Temos vindo a ver a marcação das férias serem adiadas por instabilidade nas decisões politicas ou de economia, destinos a serem postos de lado por questões de segurança. Uma vez que os destinos nórdicos por norma são calmos e seguros a procura destes destinos tem aumentado, por outro lado o nível de vida nestes países é muito elevado e os custos das viagens um pouco mais dispendioso que outros destinos europeus. Assim, sempre com os pés na terra contamos com um ano estável ou mesmo melhor do que o de 2016”. Mais perto do consumidor final, a SlideIn refere que “70% dos nossos clientes procuram as Estâncias mais próximas que permitem ir de carro e 30% voam para os Alpes. Nos Pirinéus, as mais procuradas continuam a ser Andorra – Estância de Soldeu e Pas de la Casa e a Estância espanhola de Baqueira-Beret pela aposta que fez nas melhorias das condições hoteleiras e também na preocupação que houve em alargar as áreas esquiáveis”. Mas a procura portuguesa também opta pelas estâncias de Formigal e Cerler, em Espanha, “sendo que a mais tradicional será sempre Serra Nevada, pela sua proximidade, permitindo com isso estadias mais curtas”. Nuno Roxo complementa que “Serra de Bejar também faz parte do leque das opções dos portugueses, sobretudo para fins de semana. Nos Alpes, estamos convictos na oferta italiana e austríaca. França não deixa de ser um país de eleição, até pelo bom Ski e estâncias como Morzine e Avoriaz (Domínio de Portes du Soleil ), Courchevel, a emblemática Domínio de 3 Valles”.

Formação
É mais usual o agente de viagens estar habituado a vender destinos de praia, ‘city break’s, grandes viagens, entre outros, do que destinos de neve. O próprio produto exige uma formação específica a quem o está a vender para poder, de facto, ser uma mais-valia ao consumidor final.
João Cruz admite que “temos noção que é um produto muito especializado e que temos de dar muita formação sobre o mesmo, de forma aos agentes de viagem se sentirem mais à vontade em vendê-lo”. Desta forma, a Solférias tem previsto fazer, em Novembro e Dezembro, acções de formação com as agências. No que diz respeito à Sporski, esta aposta numa ‘famtrip’ com agentes de viagens à Sierra Nevada, de 1 a 4 de Dezembro.
Questionada sobre que acções a Nordictur vai promover para fomentar a venda do produto, Helena Amorim realça que “a Nordictur manter-se-á fiel aos seus agentes de viagens – seus principais clientes. A comissão dada é a mesma para todas as agências / grupos tentando dar a todos as mesmas oportunidades de vendas”.

Novidades dos destinos

Ao longo das épocas, os próprios destinos vão apresentando uma oferta renovada. Quisemos saber também quais as novidades que este ano vão estar disponíveis. Natalia Briales, directora do Turismo Espanhol em Portugal, indica que, segundo a ATUDEM – Asociación Turística de Estaciones de Esquí y Montaña, “o investimento para esta temporada supera os 20 milhões de euros, direccionados para o melhoramento da produção artificial de neve e em todos meios mecânicos. Acresce a este número o investimento de particulares com novas unidades hoteleiras, locais de restauração, etc. Estas novidades são próprias de cada estância”.

Quanto às expectativas para Espanha nesta temporada de Inverno, Natalia Briales refere que “as estâncias de esqui de Espanha esperam para esta temporada 5,5 milhões de visitantes, contando que as condições climatéricas sejam idóneas para poder alcançar este número”. Destas, e segundo a responsável, as mais requisitadas pelos portugueses são “as dos Pirenéus, tanto as dos catalães, sendo a principal Baqueira Beret em Lleida, com a maior área esquinável, 2166 ha, 156 Km de pistas, como as dos Pirenéus aragonês como Formigal e Panticosa, em Huesca, com 176 Km esquiáveis”. A directora do Turismo Espanhol complementa ainda: “Cerler, Candanchú, Astún, Boí Taüll, etc. são muito procuradas tanto pelos esquiadores espanhóis como por muitas outras nacionalidades, onde incluímos os portugueses”. Espalhadas por todo o território espanhol existem ainda outras estâncias como Manzaneda em Ourense, Fuentes de Invierno ou Valgrande nas Asturias, Navacerrada em Madrid. “Não nos esquecemos da estância de Serra Nevada em Granada, que tanto pela sua importância como pela proximidade geográfica com Portugal é das mais procuradas pelos esquiadores, incluindo o luso, sobretudo durante os fins-de-semana alargados”, conclui.

Na Áustria, apesar de ser um destino mais distante para os portugueses, Georg Kapus, do Turismo da Áustria, sugere os mercados de Natal no país que “os visitantes de Portugal adoram”. O responsável enumera que as preferências dos portugueses recaem por Viena, a província de Tirol com a capital Innsbruck e a província de Salzburg. Segundo o Turismo da Alemanha, e apesar de não promoverem este produto no mercado ibérico, Frank Bausback explica que o destino conta “com duas grandes estâncias de neve nos Alpes da Baviera: Garmisch-Partenkirchen e Oberstdorf”. Apesar de serem mais pequenas que as existentes na Áustria, Suíça e França, o responsável indica que os portugueses podem escolher estes destinos pois podem “combinar um ‘city break’ em Munique com uma estadia nos Alpes da Baviera e, assim, esquiar na montanha mais alta da Alemanha. Por outro lado, há muitas outras actividades: caminhadas, spas ou desfrutas as especialidades gastronómicas locais”.

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Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025

Nos três primeiros meses do ano, Marrocos recebeu um total de quatro milhões de turistas internacionais, número que representa um novo recorde para o país e que traduz um crescimento de 22% face ao mesmo período de 2024.

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2025 começou da melhor forma para o setor turístico marroquino, já que o país recebeu, nos três primeiros meses do ano, um total de quatro milhões de turistas internacionais, número que representa um novo recorde para o país e que traduz um crescimento de 22% face ao mesmo período de 2024.

De acordo com informação divulgada pela imprensa marroquina, que cita o Ministério do Turismo, Artesanato e Economia de Marrocos, o número total inclui 2,1 milhões de turistas internacionais e 1,9 milhões de marroquinos que vivem no estrangeiro e que visitaram o país de origem nos primeiro meses de 2025.

A diversidade da oferta marroquina é, segundo a imprensa do país, a principal razão apontada para o crescimento registado no primeiro trimestre, contribuindo para afirmar Marrocos como um destino para visitar ao longo de todo o ano.

O destaque vai para o mês de março que, apesar do Ramadão, viu chegar a Marrocos perto de 1,4 milhões de turistas provenientes do estrangeiro, o que traduz um crescimento de 17% comparativamente a março de 2024.

“Estes resultados evidenciam a significativa transformação da oferta turística de Marrocos. O setor adaptou-se com sucesso às diferentes expectativas dos viajantes”, considera Fatim-Zahra Ammor, ministra do Turismo de Marrocos.

Os resultados do primeiro trimestre contribuem para que Marrocos estabeleça objetivos ambiciosos para 2025 e para o futuro, uma vez que o país se quer afirmar com um dos destinos de destaque do Mediterrâneo e vai ser palco, conjuntamente com Espanha e Portugal, do Mundial de Futebol de 2030.

 

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Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália

A medida entrou em vigor esta quinta-feira, 10 de abril, devido à falta de reciprocidade destes três países e prevê que, a partir de agora, os turistas americanos, canadianos e australianos tenham de realizar um pedido online e pagar uma taxa de 80,90 dólares (72,29 euros) para entrar no Brasil.

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O Brasil voltou a exigir visto para que os turistas dos EUA, Canadá e Austrália possam visitar o país, numa medida que reverte a decisão de 2019, do ex-Presidente Jair Bolsonaro, e que de deve à falta de reciprocidade destes três países, que continuam a exigir visto aos turistas brasileiros.

O decreto entrou em vigor na passada quinta-feira, 10 de abril, e prevê que, a partir de agora, os turistas americanos, canadianos e australianos tenham de realizar um pedido online e pagar uma taxa de 80,90 dólares (72,29 euros) para poderem entrar no Brasil.

De acordo com a Lusa, a decisão de reverter a anterior exceção deve-se à falta de reciprocidade dos três países e já tinha sido anunciada em maio de 2023, apesar de, em setembro do mesmo ano, o ministro das Relações Exteriores do país, Mauro Vieira, ter dito que o Brasil estava disposto a negociar a isenção de visto com os países envolvidos dentro de um conceito de reciprocidade.

“Ou seja, ao país que aceitar que os brasileiros viajem sem visto físico, daremos a mesma vantagem”, disse, na altura, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.

A Lusa recorda que o Japão também constava nessa lista, mas firmou um acordo com o Brasil em 2023, pelo que os cidadãos de ambos os países deixaram de ter que apresentar vistos de entrada em viagens de curta duração.

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Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional

A Embratur lança o programa Novas Rotas, iniciativa inédita voltada para a internacionalização de destinos turísticos brasileiros ainda fora dos roteiros tradicionais, através da capacitação de profissionais do setor e da valorização de experiências sustentáveis e autênticas.

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O programa pretende promover o desenvolvimento de regiões próximas a destinos já consolidados no mercado internacional, incentivando a criação de roteiros temáticos e prolongando a permanência do turista estrangeiro no Brasil. A proposta é fortalecer a cadeia produtiva do turismo, ampliar o consumo local, gerar emprego e distribuir melhor o fluxo de visitantes pelo território nacional.

O lançamento oficial marca o início de uma série de ações em todo o país, incluindo ações de formação em sustentabilidade, dados e inovação, voltados para gestores públicos, empresários, operadores de turismo e demais atores do setor. O programa também prevê a criação de uma plataforma online de ensino à distância, além de incluir os destinos emergentes nas ferramentas de promoção internacional da Embratur, de acordo com a maturidade e perfil de cada localidade.

Num primeiro momento o programa centra-se no estado do Rio de Janeiro, em que cada região será dividida em polos. Serão criados o Polo Costa Verde, com Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro; o Polo Agulhas Negras/Vale do Café, com Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda; e o Polo Centro Sul, com Areal, Levy Gasparyan, Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Mendes, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras.

A iniciativa conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais de turismo, operadores regionais, observatórios turísticos e outros parceiros estratégicos, formando uma ampla rede de cooperação nacional.

“A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais do que os seus cartões-postais tradicionais. Queremos revelar novas paisagens, culturas e experiências, de forma sustentável, inteligente e inovadora”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que considera este “um passo importante para descentralizar o turismo internacional e gerar desenvolvimento em todas as regiões do país”.

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Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€

O mercado emissor espanhol baterá novamente recorde de gastos em férias, 2,6% a mais que em 2024, devendo chegar aos 55 mil milhões de euros este ano, de acordo com as conclusões do novo relatório do Barómetro do Turismo da Andersen Consulting.

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Se o ambiente macroeconómico e geopolítico for favorável, os gastos dos espanhóis relacionados com férias tanto no país como no exterior, devem atingir este ano os 55 mil milhões de euros, estima a consultora, que avança um aumento de 2,6% face a 2024 (53,197 mil milhões de euros), superando significativamente os níveis de 2019, que fecharam com um volume de 40,853 mil milhões de euros. A grande procura e a crescente internacionalização das viagens continuarão a impulsionar os valores dos gastos.

A Andersen Consulting prevê que os gastos com viagens nacionais representem 67,7% do total este ano, em comparação com 32,3% para viagens internacionais, que mesmo assim, estão a ganhar espaço à medida que novas gerações aderem ao movimento.

No entanto, a análise da Andersen Consulting detecta um ligeiro declínio no número de viagens, chegando a 164,6 milhões em 2025, uma queda de 1,3% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas um total de 166,8 milhões de viagens, atribuindo a queda à perda de poder de compra devido à inflação persistente, apesar de ter diminuído, e à incerteza geopolítica. Mesmo assim, a consultora prevê um aumento nas viagens internacionais.

 

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Táxis voadores autorizados na China

A China pode conquistar a “pole position” na corrida dos táxis voadores. Veículos não tripulados do fabricante local EHang foram certificados para voos comerciais, e os primeiros podem começar já em junho deste ano.

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Apesar de vários projetos na Europa e nos Estados Unidos e até no Médio Oriente, a China poderá ser pioneira no setor de táxis voadores de transporte de passageiros. É o que parece confirmar a nova homologação concedida ao fabricante chinês EHang.  A Autoridade de Aviação Civil (CAAC) deu sinal verde para o transporte de passageiros a bordo de táxis voadores não tripulados, pelo menos em duas cidades chinesas: Guangzhou e Hefei. Os primeiros voos podem começar já em junho.

Este marco permite que cidadãos chineses e visitantes comprem passagens aéreas para turismo de baixa altitude, passeios pela cidade e vários serviços comerciais de transporte de passageiros em locais operacionais relevantes em Guangzhou e Hefei.

Entretanto, espera-se que a Archer Aviation, sediada na Califórnia, consiga lançar táxis aéreos em Abu Dhabi até o final de 2025. A empresa desenvolveu uma aeronave elétrica de descolagem e pouso vertical (eVTOL), que está a aguardar a certificação da licença das autoridades americanas. A aeronave, batizada de Midnight, pode transportar até quatro passageiros, além do piloto, e pode viajar até 160 km a uma velocidade máxima de 241 km/h.

 

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Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros

A nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista a Luís Pedro Martins, presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ATPNP), que assinalou recentemente três décadas de existência. Além disso, publicamos um artigo sobre o Japão e outro sobre a DS Travel, a fotorreportagem da 10.ª edição do Publituris Roadshow das Viagens, assim como entrevistas ao CEO da TAAG e ao manager da Camping Car Park. O dossier é dedicado aos cruzeiros.

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A nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista a Luís Pedro Martins, presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que assinalou recentemente três décadas de existência.

Ao Publituris, o responsável faz um balanço positivo dos 30 anos da associação, ainda que realce que, para o futuro, é preciso investir, defendendo igualmente intervenções no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Além da entrevista a Luís Pedro Martins, esta edição traz também, na secção Destinos, um artigo sobre o Japão, que, este ano, recebe a Exposição Universal até outubro, e que é um dos destaques da programação do operador turístico do Grupo Ávoris, CATAI.

Já na secção Distribuição, o destaque vai para um artigo sobre a DS Travel, que quer chegar às 100 unidades nos próximos três anos, acreditando que o crescimento da procura por experiências de viagens personalizadas e o seu modelo inovador de expansão, vão permitir alcançar esse crescimento.

Nesta edição, merece ainda destaque a reportagem fotográfica sobre a 10.ª edição do Publituris Roadshow das Viagens, que decorreu entre 25 e 27 de março, e que passou pelo Porto, Coimbra e Lisboa, reunindo 45 expositores, que puderam mostrar a sua oferta a mais de 450 agentes de viagens.

Em Transportes, saiba quais são os planos da TAAG – Linhas Aéreas de Angola, que se está a reinventar para estar ao nível dos gigantes da aviação africana, de acordo com Nélson Oliveira, CEO da transportadora aérea angolana.

Ainda na secção Transportes, publicamos também uma entrevista com Rui Monteiro, manager da Camping Car Park em Portugal. Esta rede de gestão de áreas de serviço para autocaravanas já está presente em território nacional desde 2013 e tem planos ambiciosos para chegar às 100 áreas de serviço nos próximos anos.

Esta edição, conta ainda com um Dossier dedicado aos cruzeiros, que traz as novidades das companhias e operadores de cruzeiros que atuam em Portugal para este verão, mas também para o inverno e para o verão do próximo ano. Neste trabalho, conheça também os navios que vão chegar ao mercado em breve, assim como o EXPLORA II, o segundo navio da Explora Journeys, a companhia de luxo do grupo que detém a MSC Cruzeiros, que esteve em Lisboa no final de março.

Já as opiniões desta edição, que conta também com o Pulse Report, são assinadas por Fransciso Jaime Quesado (economista e gestor), Rui Terroso (CEO e fundador da Living Tours) e Pedro Castro (docente e diretor da SkyExpert Consulting).

Leia a edição aqui.

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Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas

O 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas, que terminou esta quinta-feira, na Zâmbia, delineou planos concretos para alcançar objetivos comuns, com foco na inovação, cooperação técnica, conectividade , investimentos em turismo e confiança do turista através da segurança.

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De acordo com dados da ONU Turismo, ambas as regiões recuperaram dos impactos da pandemia: em 2024, a África recebeu 74 milhões de chegadas internacionais, mais 7% face a 2019 e mais 12% em comparação com o 2023, enquanto as Américas acolheram 213 milhões, o que equivale a 97% das chegadas pré-pandemia. O encontro da Zâmbia deixou claros os fortes vínculos entre as duas regiões, tanto em termos de visitantes entre as regiões e dentro delas, como em termos de mercados de origem e destinatários de investimentos.

O Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, afirmou que este encontro “é prova do compromisso duradouro da África e das Américas com a cooperação além das fronteiras e dos oceanos”, para avançar que “o nosso propósito é promover o crescimento inclusivo e garantir que o turismo continue a ser um motor de prosperidade partilhada. Acima de tudo, ao focar em formação e desenvolvimento de competências, estamos a dar às pessoas, especialmente aos jovens, os meios para ter sucesso no mundo competitivo de hoje.”

Aumentar e direcionar o investimento para o turismo é um dos pilares fundamentais da Declaração de Punta Cana. Na Zâmbia, a ONU Turismo partilhou as suas conquistas nessa área prioritária. Até o momento, foram publicadas 18 edições das “Diretrizes para Negócios no Turismo ” para investimentos para destinos na África e nas Américas, enquanto outras 10 estão em desenvolvimento.

As diretrizes destacam o enorme potencial de investimento em turismo dentro e entre as regiões. Entre 2019 e 2024, a África investiu cerca de 3,9 milhões de dólares em 36 projetos nas Américas, enquanto a América Latina e as Caraíbas investiram o mesmo valor em 34 projetos na África. Com o objetivo de elevar esses níveis, a ONU Turismo anunciou planos para organizar uma Conferência Bienal de Investimento em Turismo África-Américas. A conferência reunirá governos, instituições financeiras, atores do setor privado e parceiros de desenvolvimento com o objetivo de impulsionar os fluxos de investimento intercontinentais e direcionar o investimento através de prioridades partilhadas.

Com mais de 50% da força de trabalho do turismo com menos de 25 anos, o setor oferece vastas oportunidades para os jovens, especialmente na África – o continente mais jovem do mundo – e nas Américas. Para colocar em prática os objetivos educacionais da Declaração de Punta Cana, a ONU Turismo está a promover ações de formação em ambas as regiões, pretendendo alcançar cerca de 2.000 beneficiários em África e nas Américas através dos seus novos cursos via WhatsApp para desenvolvimento profissional.

Em sintonia com a educação, a Declaração de Punta Cana coloca a inovação no centro da cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento do turismo. Em Livingstone, a ONU Turismo anunciou o lançamento de uma primeira Competição de Startups para as regiões. O desafio “Pontes de Inovação” procurará empresas prontas para enfrentar desafios nas áreas de sustentabilidade, inclusão e transformação digital, com foco nas comunidades locais.

O investimento também será o principal objetivo do primeiro Escritório Temático de Turismo da ONU em Marrocos. O escritório pretende ser um centro de inovação, com programas de aceleração para startups regionais, pesquisa e desenvolvimento, e para celebrar novos talentos através de Aventuras Tecnológicas no Turismo.

No que diz respeito à conetividade e segurança turística, refira-se que a 2ª Conferência Ministerial sobre Turismo e Transporte Aéreo em África, que terá lugar realizada em Angola em julho, terá como foco IA e inovação para conectividade, e na Zâmbia, o encontro destacou o progresso da ONU Turismo na elevação dos padrões de segurança para turistas, aumentando assim a confiança em viagens para ambas as regiões.

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Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva

Além das expectativas para o período da Páscoa, a 73.ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT – Turismo e Consultoria procurou também saber o impacto que os especialistas do setor esperam que as próximas eleições autárquicas tenham no turismo, assim como a importância do segmento MICE.

Inês de Matos

A 73.ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT – Turismo e Consultoria traz expectativas positivas para o próximo período festivo da Páscoa, com a maioria dos inquiridos a anteciparem um aumento nas receitas do turismo do mercado interno, assim como do mercado externo.

“Relativamente aos indicadores analisados, verifica-se uma perspectiva de evolução positiva na rentabilidade dos negócios do turismo durante o período da Páscoa de 2025. Cerca de 56% dos membros do Barómetro do Turismo antecipam um aumento nas receitas do turismo do mercado interno, apontando para um desempenho superior face ao período homólogo de 2024”, lê-se na informação divulgada pelo IPDT.

Os membros do Barómetro do Turismo antecipam também que “o número de dormidas e de hóspedes no mercado interno apresentará um comportamento semelhante ao verificado na Páscoa de 2024”, com 61% dos inquiridos a defenderem que “estes indicadores deverão manter-se estáveis”.

O Barómetro do Turismo do IPDT apurou ainda que também em relação ao mercado externo as expectativas estão em alta, uma vez que “as previsões para o mercado externo revelam-se mais positivas do que as apresentadas para o mercado interno”.

“Cerca de 66% dos membros do Barómetro do Turismo antecipam um crescimento das receitas do turismo durante o período da Páscoa de 2025 face ao período homólogo de 2024”, acrescenta a informação divulgada.

Os resultados do Barómetro do Turismo mostram também que o “indicador número de dormidas verifica uma tendência de crescimento no mercado de externo, com cerca de 49% dos membros do painel a considerarem que este irá melhorar face ao ano transato”.

O inquérito que serve de base à 73.ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT decorreu entre 19 a 27 de fevereiro de 2025, reunindo 46 respostas válidas.

Além das expectativas para a Páscoa, o estudo mostra também que, em fevereiro de 2025, o nível de confiança no setor turístico registou 85,2 pontos, naquele que é “o valor mais elevado da série histórica”, com um crescimento de 2,3 pontos face à última edição.

“Este valor indica que apesar dos fatores exógenos, como a instabilidade política global e os cenários de guerra, os membros do painel apresentam-se confiantes face ao crescimento positivo do turismo”, lê-se na informação divulgada.

O estudo procurou ainda avaliar o impacto que os membros do Barómetro do Turismo esperam que as eleições autárquicas, que vão decorrer no último semestre do ano, venham a ter no setor, apurando que 78% dos especialistas não preveem que as eleições autárquicas 2025 representem impacto para o turismo, ainda que “33% consideram que a colaboração entre as autarquias e os empresários é baixa, apontando para a necessidade de maior coordenação”.

Outro dos temas em destaque foi o MICE, com a pesquisa do IPDT a indicar que a “captação de grandes eventos é essencial para o crescimento do setor MICE em Portugal”.

“Os membros do Barómetro do Turismo destacam a segurança e a estabilidade política (23%) e a relação custo-benefício (19%) como os principais atrativos de Portugal para o turismo de negócios. Para impulsionar o setor MICE, 65% dos especialistas indicam a captação de grandes eventos e 63% o investimento em infraestruturas especializadas”, refere ainda o IPDT.

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Inês de Matos

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Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

A nova campanha insere-se no Programa de Comunicação e Gestão de Branding do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, lançado pelo Turismo do Algarve e pela ERT do Alentejo para “regenerar, valorizar e promover os territórios de Aljezur, Monchique e Odemira”, que foram “severamente afetados pelos incêndios do verão de 2023”.

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O Turismo do Algarve e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo lançaram o Programa de Comunicação e Gestão de Branding do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, iniciativa que visa “regenerar, valorizar e promover os territórios de Aljezur, Monchique e Odemira”, que foram “severamente afetados pelos incêndios do verão de 2023”, no âmbito do qual se destaca a campanha “Ao Natural é melhor!” para reforçar o posicionamento destes territórios como destinos autênticos e sustentáveis.

“Financiado pelo Turismo de Portugal no âmbito da Linha + Interior Turismo – Aviso “Regenerar Territórios”, o programa estende-se até agosto de 2026 e representa uma aposta firme na coesão territorial, na sustentabilidade e na valorização da identidade local”, lê-se num comunicado conjunto do Turismo do Algarve e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

A nova campanha de branding, que “posiciona o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina como um refúgio de autenticidade, onde a natureza dita o ritmo, e onde o essencial volta a ter protagonismo”, assenta num conjunto de mensagens que “convidam os visitantes a abrandar e reconectar-se com os valores mais simples e puros da vida”.

“Troca as notificações por sensações”, “Faz refresh com os dedos dos pés. Na relva e no mar” ou “Ver casas caiadas de branco, é natural” são as mensagens desta campanha que, segundo a informação divulgada, apresenta um “tom poético e provocador, promovendo uma nova forma de estar no território — descomplicada, presente e consciente”.

Este programa tem também associadas várias iniciativas, a exemplo da já executada reposição da ponte de madeira sobre a Ribeira de Seixe, que é vista como um “símbolo da união entre o Algarve e o Alentejo e que havia sido destruída pelos incêndios”.

“Esta intervenção é parte de um conjunto mais vasto de medidas de qualificação da oferta turística, que inclui também a recuperação de trilhos pedestres e cicláveis da Rota Vicentina, permitindo devolver aos residentes e visitantes o acesso seguro e sustentável à paisagem protegida”, acrescenta o mesmo comunicado.

O plano contempla igualmente a definição e implementação da imagem da campanha, a produção de conteúdos multimédia e materiais de suporte à promoção, bem como um vasto conjunto de ações de comunicação e relações públicas nos mercados nacional e espanhol.

“Entre estas ações destaca-se o evento promocional que terá lugar no Consulado de Portugal em Sevilha e um evento de animação dedicado ao turismo de natureza, a realizar-se em simultâneo nos dois territórios, no último trimestre de 2025. A promoção será reforçada através da participação em feiras internacionais, visitas de familiarização com operadores e jornalistas, e ações de comunicação dirigidas a diferentes públicos e plataformas, em Portugal e na Andaluzia”, referem as duas entidades.

Este programa, refere ainda o comunicado, “traduz uma resposta ambiciosa e estratégica à necessidade de regenerar o território, reposicionando-o como um destino de experiências genuínas, ancorado na natureza, na cultura local e na hospitalidade das suas gentes”, uma vez que, “mais do que um simples destino turístico, o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina apresenta-se como um lugar onde é possível viver devagar, saborear o tempo e recuperar a ligação com o mundo natural”.

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WTTC saúda o comissário europeu do Turismo em reunião com a CE

Durante uma reunião em Bruxelas com a Comissão Euroeia, o WTTC saudou a nomeação de Apostolos Tzitzikostas como comissário europeu para Transporte e Turismo Sustentáveis, que considera marcante para a União Europeia e para o setor de viagens e turismo.

Esta pasta dedicada sinaliza um foco renovado num setor que sustenta milhões de meios de subsistência em todo o continente e desempenha um papel vital na promoção do crescimento económico, da inclusão e da inovação, diz o organismo.

O WTTC também aplaudiu o anúncio do comissário sobre uma futura Estratégia para o Turismo Sustentável e espera contribuir para o desenvolvimento deste roteiro crítico para o futuro das viagens e turismo na UE.

A presidente e CEO do WTTC, Julia Simpson, enalteceu, na ocasião que “o setor de viagens e turismo da UE continua a demonstrar resiliência, impulsionando empregos, inovação e crescimento regional”, para realçar que “a próxima década é uma oportunidade para construir um ambiente mais conectado e sustentável, fortalecendo a resiliência em destinos turísticos estabelecidos e abrindo novos em toda a Europa”.

A responsável referiu ainda que a nomeação de um comissário com uma pasta dedicada ao turismo “é um forte sinal de que a UE reconhece o poder do setor para apoiar as comunidades e impulsionar a prosperidade”, para avançar que “estamos ansiosos para trabalhar com o comissário Tzitzikostas para moldar políticas que correspondam à escala e às oportunidades do setor”.

 

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